Contabilidade Consultiva

Os desafios de definir metas e objetivos para o escritório contábil

17 nov

Qual o seu propósito na Contabilidade? Já parou para pensar nisso? Seu propósito é o principal guia na hora de definir metas e objetivos para o escritório contábil.

Estratégias de marketing digital para você aplicar em seu escritório contábil

Neste kit, você encontrará métodos que te ajudarão a vender seus serviços contábeis. Desde o Marketing Digital (emails e redes sociais) até métodos de proposta!

Objetivos são pontos de chegada, algo que você deseja realizar. Eles devem sempre estar alinhados com seu propósito. É uma espécie de sonho, que o motiva diariamente na busca da realização pessoal/profissional. Pessoalmente, pode ser comprar um apartamento. Na carreira, fazer um MBA. Nos negócios, aumentar a área de atuação do escritório. 

Já as metas são objetivos quantificados, tarefas específicas que devem ser cumpridas em determinado tempo. Pequenas atitudes realizadas com frequência para atingir ao objetivo proposto. Para comprar um apartamento, seria economizar X por mês durante 10 anos. Ou seja, as metas correspondem às ações necessárias para atingir ao objetivo.

Você sabe a importância e os desafios de definir metas e objetivos para o escritório contábil? Sabe como fazer isso? Falamos bastante sobre isso neste post.

Acompanhe!

A importância de definir metas e objetivos 

Definir metas e objetivos para o escritório contábil é importante para todos, seja empresário ou seus profissionais. Ter um ponto de chegada é uma forma de motivar. Afinal, as pessoas encontram um propósito naquelas ações diárias que realizam e se sentem parte de um plano maior. 

Qual profissional não se sente diariamente desafiado e motivado para, por exemplo, tornar o escritório referência em seu segmento? O ponto de chegada é vantajoso para todos, principalmente quando se trata de um contador, profissional fundamental para qualquer empresa. Ter seu nome vinculado a um escritório de renome é incrível, certo?

Basicamente, definir metas e objetivos para o escritório contábil é dar propósito às suas ações. Em um âmbito maior, metas e objetivos dão sentido à própria existência humana. Ao atingi-los, a sensação é indescritível. E o ciclo se repete, a energia produtiva se renova, e assim vivemos para atingir satisfação pessoal e profissional.

Desafios de definir metas e objetivos

Apesar da importância de se definir metas e objetivos para o escritório contábil, há muitos desafios que podem atravessar os caminhos.

O primeiro grande desafio é o planejamento. Como em qualquer negócio, um gestor precisa de disciplina e organização para que tenha sucesso. O planejamento é exatamente a ferramenta que traça os caminhos e dá origem ao plano de negócios, que, por sua vez, estabelece estratégias para alcançá-los. 

A ausência de um planejamento pode ser comparada a um barco em alto-mar sem bússola. Você pode até desejar chegar em algum lugar em certo tempo (ter objetivos e metas), mas não sabe como fazer isso. É um desafio e tanto. 

Além do planejamento, outro grande desafio é a dedicação da equipe. Os profissionais do seu escritório devem ter não só disciplina e comprometimento, mas motivação. Para alcançar metas e objetivos para o escritório contábil é preciso querer. O papel do líder é conduzir a equipe em direção ao ponto final, sempre mantendo-a motivada e com vontade de cooperar. No entanto, esse é um ponto bem sensível em qualquer negócio.

Em muitos casos, os profissionais não conseguem manter o foco no objetivo ou na meta traçada. Assim, é difícil manter as ações alinhadas ao planejamento, o que garantiria o êxito ao final de cada meta alcançada. Essa “desatenção” leva à falta de disciplina (rigor nas ações diárias) e de comprometimento. E a consequência é a falta de vontade de concretizar um objetivo.

A resistência à mudança também pode ser considerada um desafio ao definir metas e objetivos para o escritório contábil. Afinal, nós tendemos a permanecer em uma zona de conforto. Quando há uma nova proposição, um objetivo que provocará grande mudança nas estruturas do escritório, temos uma reação quase imediata de resistência.

Imagine que você quer se tornar referência em Contabilidade Consultiva em sua região até 2022. Essa é uma meta. Mas sua equipe está preparada para deixar as tarefas burocráticas de lado e atuar de forma consultiva? Eles já estão acostumados a fazer apenas a contabilidade “darfeira”. Mais uma vez, será preciso um grande trabalho do líder para conduzi-la à mudança e motivá-la.

Por fim, vale ainda destacar outros desafios ao definir metas e objetivos para o escritório contábil. Eles se ligam mais à ordem pessoal ou emocional. São eles:

  • Autoengano: a necessidade de pertencimento e de aprovação de terceiros podem enganar o gestor na hora de definir metas e objetivos para o escritório contábil, fazendo com que ele trace tudo considerando o olhar do outro, e não seus próprios desejos;
  • Escassez de recursos: muitos empresários deixam metas e objetivos para o escritório contábil de lado pela ausência de recursos financeiros, mas existem desejos, como, fazer networking para ganhar autoridade, que independem de dinheiro;
  • Falta de foco: profissionais que se rendem à procrastinação podem até ter boas metas e objetivos para o escritório contábil, mas não conseguem evoluir, pois se perdem em distrações;
  • Indecisão do gestor: quem não sabe onde deseja chegar com seu negócio terá muitas dificuldades em definir metas e objetivos para o escritório contábil, pois emprega esforços em vão.

Definindo metas e objetivos para o escritório contábil

Definindo metas e objetivos para o escritório contábil

Os desafios de definir metas e objetivos para o escritório contábil estão interligados. Basta que um ponto esteja fora do lugar para que todo o resto seja afetado. E o ponto que conecta tudo isso é exatamente o planejamento.

Por isso, o primeiro passo para definir metas e objetivos para o escritório contábil é realizar um planejamento estratégico.

Fazer um planejamento estratégico

O planejamento estratégico é fundamental em qualquer negócio, pois serve para guiar as ações que levarão aos resultados desejados. Essa espécie de GPS, que aponta o melhor caminho, depende de um ponto final para que seja calculada a rota até o destino. 

Existem vários caminhos para se chegar a um destino, mas qual será o melhor? Quais os possíveis obstáculos e desafios de cada um? Existem desvios que podem atrasar o percurso ou te tirar dele? Um bom planejamento considera tudo isso.

Para criar um planejamento, trace inicialmente metas e objetivos para o escritório contábil. O gestor deve avaliar o cenário interno e externo para identificar forças e fraquezas nos dois âmbitos. Isso porque é preciso traçar algo específico e atingível. Você deverá pensar também em:

  1. Estratégias e ações que devem ser adotadas para atingir objetivos e metas;
  2. Recursos indispensáveis para chegar ao ponto final e eventuais dificuldades pelo caminho;
  3. Levantamento de responsabilidades, considerando inclusive a delegação de tarefas;
  4. Prazos relacionados a cada atribuição.

Defina metas realistas e trabalhe com prioridades

A partir do planejamento e das análises internas e externa, o gestor deve traçar as metas anuais. Apesar de ser importante sonhar alto, é fundamental trabalhar com o real. É preciso pensar em objetivos possíveis, considerando o contexto em que o escritório está inserido.

Se depois de avaliar tudo isso, você se deparar com muitas metas e objetivos para o escritório contábil, é preciso priorizar. Isso pode ser feito dentro de cada prazo, ou seja, dentro das metas de curto prazo, estabeleça quais devem ser alcançadas primeiro.

Além disso, é preciso avaliar o impacto da realização de cada uma nas seguintes. Se existe uma meta de resolver a desorganização interna com a adoção de um software contábil, ela deve vir antes das outras, porque causará um impacto positivo nas demais ações do negócio.

Adote uma metodologia para definir metas e objetivos para o escritório contábil

Partindo para a parte prática de definir metas e objetivos para o escritório contábil, o gestor pode utilizar alguma metodologia. As duas mais famosas são SMART e 5W2H.

O método SMART foi criada por George Doran em seu artigo “There’s a S.M.A.R.T. Way to Write Management’s Goals and Objectives”. Por trás da sigla, existe uma explicação:

  1. Specific (específica): a meta deve ser específica, passível de ser compreendida por qualquer pessoa;
  2. Measurable (mensurável): a meta deve ser medida e monitorada;
  3. Attainable (atingível): a meta deve ser alcançável, para que todos empreguem esforços em algo que está dentro da sua realidade;
  4. Relevant (relevante): a meta deve ser relevante para seu negócio, de modo que traduz um objetivo importante, e não uma vontade passageira;
  5. Time based (temporal): a meta deve ter um prazo para ser alcançada.

O método 5W2H é também uma ótima ferramenta para definir metas. Ele traz um grupo de diretrizes que levam o gestor rumo aos objetivos traçados. Veja a seguir:

  • What (o que será feito?): esforços necessários para concluir as metas com sucesso;
  • Why (por que será feito?): motivos para realizar as metas;
  • Who (por quem será feito?): pessoas envolvidas no processo para realizar as metas;
  • Where (onde será feito?): onde os esforços serão empregados para que se alcancem as metas;
  • When (quando?): prazos para a entrega das metas;
  • How (como?): como será feito o planejamento das ações do processo e seus respectivos responsáveis;
  • How much (quanto?): quanto custará cada etapa para conquista a meta traçada.

Metas mais comuns para um escritório contábil

É difícil precisar quais seriam metas e objetivos para o escritório contábil, porque cada negócio está em um estágio. O importante é sempre avaliar o cenário atual e pensar no planejamento que citamos. Quem possui uma boa base de dados sobre o negócio certamente terá mais facilidade na hora de definir metas e objetivos. 

No entanto, podemos ver algumas constantes em escritórios contábeis quando o assunto é a definição de metas e objetivos.

Uma meta comum diz respeito ao faturamento do escritório, como reduzir os custos em 15% até o fim de julho de 2021. Essa é uma meta relevante, atingível, específica, mensurável e com prazo determinado. Para atingi-la, você deverá olhar seu histórico financeiro e o fluxo de caixa, categorizar despesas e encontrar as variações da performance financeira do escritório. 

A partir daí, poderá traçar as ações e seus responsáveis. Conscientizar a equipe para otimizar o uso de recursos, como água, telefone e luz, é um passo. Adotar um sistema para automatizar ações rotineiras e proporcionar mais tempo aos profissionais é outra.

A seguir, listamos alguns objetivos que podem ser especificados para que se transformem em metas. Eles são bastante comuns em um escritório contábil:

Perceba que você pode definir metas e objetivos para o escritório contábil que digam respeito a um profissional ou a toda equipe. No caso das equipes, como aumentar as vendas de pacotes contábeis em 30%, o sentimento de cooperação e motivação tomam a frente. Porque basta que a equipe conclua a meta em conjunto para todos ganharem. 

E é bastante interessante estipular recompensas, como bônus no salário para aumentar a motivação dos profissionais.

Seja qual for o tipo de meta, lembre-se de construir os objetivos em parceria com seus profissionais, porque eles serão fundamentais no processo de atingi-los. E não se esqueça de utilizar uma das metodologias apontadas na hora de definir as metas.

Mensurando metas

Mensurando metas

De nada adianta definir metas e objetivos para o escritório contábil se não existe mensuração. Afinal, como você saberá se realmente atingiu ao proposto? E mensurar o desempenho é um dos grandes desafios dos empresários contábeis.

Isso acontece, porque os resultados sofrem influências de fatores externos (concorrência, situação econômica) e interno (qualidade na entrega, produtividade). Um único fator pode justificar um mau desempenho.

E como driblar esse problema? Definindo indicadores que serão avaliados, que servirão como padrões mínimos aceitáveis. São eles que devem ser atingidos pela equipe na hora de agir para atingir as metas. É a maneira de avaliar se as estratégias adotadas estão certas. 

Estatísticas, pesquisas, softwares, não importa qual o método que o empreendedor utilizará para mensurar as metas. A única certeza é que ele deve ser adequado ao seu negócio. A partir da avaliação dos indicadores você poderá corrigir rotas, analisar melhorias ou mudanças que trabalharão para alcançar resultados satisfatórios.

Indicadores de desempenho

Indicadores de desempenho são indicadores que podem avaliar alguns pontos. Os principais são:

  • Produtividade: tempo para realizar determinado processo;
  • Qualidade: padrão mínimo aceitável ao processo;
  • Lucratividade: comparação com o faturamento.

Seja qual for o ponto abordado, o importante é o gestor definir parâmetros preferencialmente numéricos para tornar a avaliação do cumprimento de metas mais simples. 

Imagine que o objetivo é tornar mais ágil o atendimento a uma demanda contábil específica do empresário. Quando se define um limite de tempo para realizar a tarefa, é possível utilizar o indicador de produtividade. A partir do resultado, você verá se ele é satisfatório ou não, se a expectativa foi ultrapassada ou não, dentre outros pontos. Todas as informações poderão ser utilizadas para aprimorar suas ações.

Você já ouviu falar em OKR (Objective and Key Result)? Essa metodologia de planejamento ágil é uma forma simples de estabelecer objetivos e meios de mensurar seu atingimento (ou não). Com ela, você pode definir objetivos e resultados-chave da empresa, de cada membro da equipe ou da área. 

Na hora de definir como os objetivos serão atingidos, você estabelece os indicadores que serão acompanhados para concluir se o objetivo está ou não próximo de ser conquistado. Utilize no máximo 3 indicadores para medir e acompanhar.

Definir metas e objetivos para o escritório contábil é desafiador, mas possível. É com eles que o gestor coloca seu negócio na rota do sucesso. Para que isso aconteça, é fundamental monitorar os resultados, mensurando as metas a partir de indicadores. Assim, você terá clareza se está conseguindo ou não os resultados esperados.

Está com dúvidas sobre a gestão do escritório? Veja algumas questões sobre a Gestão contábil para contabilidade!

Deixe um Comentário

  • […] Definir metas e objetivos para ter um norte de ação. […]

  • […] sonhos profissionais, que fazem você levantar diariamente para conquistar algo mais? Apesar dos desafios de definir objetivos e metas para o escritório contábil, você precisa fazer isso. E nós apresentamos a seguir alguns motivos para essa […]

  • […] acompanhamento dos resultados é outro ponto essencial nessa jornada. Afinal, de nada adianta definir metas e objetivos se você não mensurá-los, […]

  • >
    >