Tecnologia na contabilidade: o que esperar do mercado?

Publicado por Kadu em

Tecnologia na Contabilidade

A tecnologia na contabilidade se tornou um tema polêmico e controverso. Com todas as atualizações e novos programas, existem automações se tornando cada vez mais inteligentes.

E aí começam os questionamentos: será que estamos chegando na era Skynet (inteligência artificial altamente avançada)? Será que perderemos nossos empregos? Como será a contabilidade na era da tecnologia?

Já adianto que não há motivo para se desesperar. Um bom profissional precisa se manter atualizado, e quanto mais você se capacitar e investir no seu diferencial profissional, melhor será seu futuro como empresário contábil.

Quer entender mais sobre o tema? Continue a leitura.

Como a tecnologia na contabilidade está mudando o mercado

Tecnologia na Contabilidade

Em 2016, a Ernst & Young afirmou que o contador seria extinto em 2025 graças aos avanços tecnológicos e desenvolvimento do mercado.

Nesse contexto, acredita-se que até 2025 existirão tecnológicas capazes de calcular os impostos de forma automatizada, além de fazer toda a entrega das declarações e das obrigações acessórias.

Tudo isso aconteceria graças aos sistemas que integram as informações presentes nos sistemas públicos e privados. Essas informações estariam disponíveis sem precisar, necessariamente, de uma pessoa no comando.

A pesquisa, que foi divulgada aqui no Brasil pela Globo recebeu até uma retificação por parte da própria empresa de reportagem, dizendo que não é o contador que será extinto, e sim o preparador de declaração de impostos.

Mas será que a profissão de contador vai acabar? 

O contador não é apenas uma pessoa que entrega a folha de pagamento. Além de todas as obrigatoriedades fiscais, esse profissional também é responsável por se relacionar com o cliente, prestando o melhor atendimento possível.

Os únicos profissionais que, diante a evolução do mercado, irão sumir, são aqueles que não desenvolverem suas habilidades de relacionamento.

Uma das mudanças do mercado é a necessidade transformar aquele trabalho braçal e robótico em algo diferenciado, que fuja da mesmice e que quebre o estereótipo de um trabalho contábil comum.

O ideal é se atualizar e fazer novas tarefas. Apesar de existirem cada vez mais plataformas que facilitam o trabalho contábil, todas as pessoas envolvidas naquele processo querem um ser humano por trás das operações.

As tarefas, quando realizadas sem o calor e a paixão humana, se tornam robóticas. Tenha paixão por aquilo que realiza, ou fracassará.

O simples fato de ser humano nos faz diferentes! A criatividade muda tudo. O próprio Murilo Gun já gravou um vídeo falando um pouco sobre isso:

Como os relacionamentos se tornaram diferenciais na contabilidade?

Tecnologia na Contabilidade

As profissões que terão destaque no futuro abordam a interação humana e a emoção, ou seja, todas as profissões onde há interação entre pessoas, onde há conexão, são profissões que estarão garantidas.

Alguns exemplos são o enfermeiro, o psicólogo e o gestor de pessoas. Esses exemplos possuem um ponto bastante comum que é justamente, entender para ajudar. Entender a dor do cliente, entender o que o outro está passando e resolver o seu problema.

A tecnologia pode facilitar e tornar os negócios mais fáceis, automatizações podem otimizar processos.Mas, só os relacionamentos podem desenvolver bons processos.

A tecnologia deve ser sua aliada. Ela deve te ajudar a construir relações de sucesso através de um trabalho diferenciado:

  • facilidade de coletar dados;
  • ferramentas que permitem o cruzamento de informações para análise;
  • facilidade de comunicação com os clientes;
  • contato mais rápido e prático;
  • pesquisas sobre mercado e concorrência;
  • acompanhar o que está sendo dito sobre a empresa;
  • ter insights valiosos sobre o crescimento do negócio.

O ser humano desenvolveu facilitadores de seu trabalho para que consiga deixar de lado o operacional, focando no estratégico e na comunicação!

Tome cada atualização de sistema como uma ajuda! Uma Inteligência Artificial, por exemplo, pode otimizar buscas, ajudar a analisar de forma mais assertiva os números, ou até te mostrar o melhor restaurante para aquele jantar especial de aniversário de namoro. ​

Mas, não se esqueça de unir a rapidez com a sua presença. Só desenvolver processos escaláveis e que custam menos (em todos os sentidos) não vai imortalizar sua profissão.

É preciso estar lá!

Os benefícios da tecnologia na contabilidade

Tecnologia na Contabilidade

Apesar de alguns profissionais acharem que a contabilidade vai acabar devido aos avanços tecnológicos, vimos até agora que isso não procede.

A verdade é que são vários os benefícios da tecnologia para contabilidade, e aqueles profissionais que se adequarem ao novo mercado poderão colher os frutos.

Atendimento com tecnologia

O relacionamento com os clientes, como dito anteriormente, está se tornando um dos fatores mais valiosos dentro do mercado contábil.

Dessa forma, os profissionais precisarão desenvolver habilidades de comunicação e relacionamento e, junto a isso, utilizar a tecnologia a seu favor.

Reuniões através de Google Hangouts e Skype, por exemplo, serão uma boa pedida.

Um recurso que está ganhando cada vez mais espaço é o WhatsApp Business. Essa ferramenta permite que você crie um cenário empresarial mesmo dentro da plataforma do WhatsApp, estreitando a relação com os clientes.

Se essas tecnologias forem utilizadas de forma estratégica, você conseguirá não só melhorar o relacionamento com clientes atuais, como fidelizá-los e conquistar novos consumidores, oferecendo conteúdos diferenciados e respostas rápidas.

Armazenamento virtual dos documentos

Um dos maiores pesadelos de todo escritório é a quantidade de papéis e documentos.

O armazenamento virtual desses arquivos se tornou uma das soluções mais notáveis para escritórios e profissionais contábeis.

Isso acontece porque, com essa possibilidade, você terá não só mais espaço físico, como mais organização, segurança e praticidade para encontrar os arquivos que precisa no dia a dia.

Existem, inclusive, ferramentas que permitem armazenar documentos na nuvem de forma criptografada.

Isso significa que os arquivos da sua empresa ficarão protegidos não só de danos físicos, como alagamentos e incêndios, como também de danos virtuais, como hackers e vírus.

Um bom exemplo disso é o Nibo Obrigações, uma ferramenta que permite que as empresas subam todos os seus documentos referentes à contabilidade, e com isso, o contador recebe tudo de forma rápida e organizada, mantendo uma transação simples e otimizada.

Transformação nos processos

A tecnologia na contabilidade também transformou os processos, tornando-os mais práticos, rápidos e seguros.

Dentre os benefícios, encontramos:

  • aumento da segurança da informação;
  • redução do uso de espaços físicos para armazenamento de papéis;
  • economia de tempo;
  • processos e atendimento muito mais ágeis;
  • digitalização de documentos;
  • automação de processos e tarefas;
  • facilidade na organização de documentos e informações;
  • maior facilidade de execução de tarefas;

Sistema de integração

Uma outra vantagem notável é a facilidade de integração de diversos sistemas.

Hoje, existem softwares que são capazes de integrar as informações do cliente com o contador. Esse, por sua vez, poderá usar programas para integrar suas informações aos programas do Governo Federal.

Um exemplo marcante dessa integração é a possibilidade de usar um sistema de emissão de notas fiscais e o SPED fiscal e contábil. Essa junção torna o dia a dia muito mais eficiente.

Esse processo otimizado permite que você reduza o tempo de trabalho em tarefas braçais e na entrega de documentos, o que lhe dá muito mais tempo para ser estratégico e oferecer um atendimento diferenciado.

Como se adequar às novas demandas do mercado

Tecnologia na Contabilidade

Na mesma lista das profissão fadadas a extinção, haviam as profissões do futuro. Entre elas estavam duas que quero tratar com maior enfoque: o consultor estratégico e analista de gestão.

Essas duas profissões, perfeitas para serem absorvidas pelo contador.

O mercado contábil está em Y, não há dúvida sobre isso. Escolher um caminho não é mais uma simples escolha.

A melhor escolha para sua profissão é aquela que te trará valorização: a Contabilidade Consultiva!

Para isso, você precisa aprender a se adequar às novas demandas de mercado e identificar onde estão suas oportunidades de crescimento.

Torne-se um contador consultivo

A contabilidade consultiva se tornou uma tendência no mercado de contabilidade.

Nesse contexto, o contador possui uma nova postura profissional, e atua diretamente como consultor de negócios, sendo capaz de identificar quais são os problemas e dores enfrentados pelos empresários, auxiliando-os a resolver cada uma dessas pendências.

Esse novo profissional será responsável por fazer um diagnóstico da empresa e descobrir quais são os passos para melhorar o desempenho do negócio e otimizar os resultados.

Acompanhe as mudanças na legislação

Antes mesmo de virar a chave para um contador consultivo, você precisa sempre se manter por dentro de todas as mudanças e atualizações na legislação.

Uma dica para que você se mantenha atualizado é utilizar boletins técnicos de empresas que são especializadas nesse setor, como Econet, Fiscosoft, IOB e Cenofisco, por exemplo.

Além disso, também é fundamental criar uma rotina de acessos a portais e entidades contábeis, como o Conselho Federal de Contabilidade.

No Brasil, lidamos diariamente com uma quantidade muito extensa de leis. Por isso, quanto mais ferramentas você tiver para se atualizar sobre cada uma delas e suas variações, melhor!

Participe de treinamentos das Entidades de Classe

Mesmo que você esteja investindo em se tornar um contador consultivo, manter-se atualizado com os cursos, seminários e treinamentos oferecidos pelo Conselho Regional de Contabilidade é necessário.

Esses materiais e formações oferecidas costumam ser rápidas e práticas, com foco exatamente naquilo que está sendo prometido.

É uma ótima oportunidade para se manter atualizado com as novidades e tendências do mercado.

Invista em capacitação profissional EAD

Tecnologia na Contabilidade

Tudo bem, você já é um contador formado e segue todas as melhores práticas para se manter atualizado sobre seu mercado. E agora, o que estudar?

Aproveite para se capacitar profissionalmente, em ensinos à distância, para outras áreas que podem otimizar seu trabalho e te tornar um contador ainda mais diferenciado no mercado.

Algumas sugestões de estudos são:

As escolas que oferecem ensino à distância são uma excelente opção para aqueles profissionais que estão com a rotina corrida, mas que ainda assim querem estudar.

Eles permitem que você os adeque à sua rotina, além de contar com valores muito mais acessíveis para o investimento.

Esteja presente em redes sociais e fóruns

Os fóruns e redes sociais são ambientes de discussão e crescimento profissional, caso você os utilize de forma correta.

Dentro dessas plataformas, diversos profissionais do seu segmento estão discutindo sobre assuntos referentes ao seu mercado.

Se você for estratégico, e aproveitar o potencial dessas ferramentas, conseguirá ter insights, acompanhar discussões e criar estratégias diferenciadas para os seus clientes.

Uma outra alternativa dentro desses grupos é a participação em discussões.

Quanto melhor você se posicionar nessas plataformas, maiores as chances de você ser visto como uma referência de mercado.

Se você tem interesse em participar de comunidades que tem como objetivo mudar a forma como a contabilidade é vista no mercado (assim como enriquecer o seu networking), existe o Movimento #CSC que promove o encontro de contadores inconformados com o atual mercado e que juntos buscam a valorização da profissão, pensando e promovendo o segmento de forma inovadora. 

Acompanhe os avanços tecnológicos

E, claro, sempre acompanhe os avanços tecnológicos.

O mercado contábil, assim como diversos outros, está sendo impactado diretamente pelo desenvolvimento tecnológico que, como mostramos, pode trazer muitos benefícios para os escritórios.

O que antes era feito em papel e entregue pessoalmente, hoje pode ser otimizado online.

Mesmo que você esteja no processo de se aperfeiçoar em outras áreas, dominar a tecnologia é fundamental para se destacar no mercado.

Atualize sua rotina e garanta que seu trabalho está sendo feito da forma mais estratégica e prática possível.

Dessa forma, você conseguirá realizar todas as entregas com tempo de sobra para ser estratégico e investir em outros detalhes do relacionamento com o cliente, como um atendimento mais consultivo.

Acompanhe a concorrência

Muitas empresas torcem o nariz quando falamos sobre a necessidade e importância de acompanhar a concorrência.

No entanto, manter essas pessoas no radar é fundamental para que você consiga receber em primeira mão algumas novidades e analisar as estratégias que estão sendo utilizadas.

Afinal, podemos aprender muito com os erros e acertos dos outros. E isso pode trazer insights diferenciados e cheios de potencial para a sua rotina enquanto profissional.

Conclusão

O mercado contábil mudou, e a tecnologia na contabilidade deixou de ser uma possibilidade e se tornou a realidade de todos esses profissionais.

Por isso, para que você consiga manter seus resultados e seja capaz de se preparar para uma nova demanda do mercado, é preciso se atualizar.

Uma das tendências para os próximos anos é a transformação do contador em um contador consultor.

Como dito anteriormente, esse é o profissional do futuro da contabilidade

Que tal aprender mais sobre o tema? Baixe gratuitamente nossa websérie Entenda o que é e como aplicar a contabilidade consultiva.


Kadu

Especialista em Marketing de Conteúdos, SEO e redação. Apaixonado por música, pela Contabilidade e por um mundo melhor. Ativo na luta contra todas as chatices da vida.

>