Tecnologia na Contabilidade: Os robôs vão substituir os seres humanos?

Publicado por Kadu em

O tema de hoje é um pouco polêmico e controverso. Com todas as atualizações e novas programações, os seres artificiais têm se tornado cada vez mais inteligentes. Será que estamos chegando na era “Skynet”? Os robôs dominarão o mundo? Você perderá seu emprego?

Será que a famosa profecia, feita pela Ernst & Young, em 2016, de que o contador será extinto em 2025 se concluirá? Você consegue se imaginar sem atuar na contabilidade daqui 6 anos??

Entenderemos melhor, nesse artigo, os resultados da integração da tecnologia na contabilidade e o futuro do empresário contábil

A tecnologia na contabilidade está mudando o jogo 


A pesquisa que citei acima dizia que o contador seria extinto em 2025, porque até lá existiriam tecnologias capazes de calcular impostos sozinhas e fazer toda a entrega das declarações e das obrigações acessórias.

Tudo isso feito de forma a integrar as informações presentes nos sistemas públicos e privados. Os sistemas se integram e as informações ficam disponíveis sem precisar necessariamente de ter uma pessoa produzindo e enviando essas informações.

A pesquisa, que foi divulgada aqui no Brasil pela Globo (confira a matéria) recebeu até uma retificação por parte da própria empresa de reportagem, dizendo que não é o contador que será extinto, e sim o preparador de declaração de impostos.

Reflita comigo:

Hoje, o contador que só entrega guia e folha de pagamento, além das obrigações acessórias, não é nada além de um preparador de documentos, não é mesmo?

representação-documentos-tecnologia-na-contabilidade

O contador que fica ali, apegado com o operacional, preocupando-se com os prazos para a entrega das guias, das folhas de pagamento, livro diário etc. O contador que fica tão infiltrado, tão ocupado com essas obrigações acessórias impostas pelo governo que acaba não sobrando tempo para atender o seu cliente.

Sinto dizer que esse será extinto...

“Se você trabalha feito um robô, você pode ser substituído por ele” - Murilo Gun

robos-trabalhando-tecnologia-na-contabilidade

Essa frase é de matar, não é?! O que ela nos traz é um grande ensinamento para elaboração do nosso mindsetPrecisamos fugir da mesmice, dos padrões, dos algoritmos robóticos que tornam nosso trabalho comum! 

Se você realiza seu trabalho roboticamente, além de odiá-lo, você vai perdê-lo! O mercado não procura mais do mesmo. Querem diferenciais, querem sentir que aquilo está em constante atualização e está sempre em transição. 

Até os mais altos níveis da operação devem estar se atualizando e fazendo tarefas novas! Seus clientes, seus chefes, todos querem um ser humano por trás de seu trabalho! Não chamo só trabalho automáticos de robóticos. As tarefas, quando realizadas sem o calor e a paixão humana, se tornam robóticas. Tenha paixão por aquilo que realiza, ou fracassará.

A tecnologia na contabilidade precisa algo inserido de forma a otimizar e não excluir sua humanidade!

O simples fato de ser humano nos faz diferentes! A criatividade muda tudo. O próprio Murilo Gun já gravou um vídeo falando um pouco sobre isso:

A tecnologia na Contabilidade deve ser a aliada dos RELACIONAMENTOS


As profissões que terão destaque no futuro abordam a interação humana e a emoção, ou seja, todas as profissões onde há interação entre pessoas, onde há conexão, são profissões que estarão garantidas.

Alguns exemplos são o enfermeiro, o psicólogo e o gestor de pessoas. Esses exemplos possuem um ponto bastante comum que é justamente, entender para ajudar. Entender a dor do cliente, entender o que o outro está passando e resolver o seu problema!

A tecnologia pode facilitar e tornar os negócios mais fáceis.

Automatizações podem otimizar processos.

Mas, só os relacionamentos podem desenvolver bons processos!

A tecnologia deve ser sua aliada. Ela deve te ajudar a construir relações de sucesso.

O ser humano desenvolveu facilitadores de seu trabalho para que consiga deixar de lado o operacional, focando no estratégico e na comunicação! Você não pode temer a tecnologia. A era do exterminador do futuro não está nem próxima.  

tecnologia-na-contabilidade-arnold-exterminador


Tome cada atualização de sistema como uma ajuda! Uma Inteligência Artificial por exemplo pode otimizar buscas, pode te ajudar a analisar de forma mais assertiva os números, ou até te mostrar o melhor restaurante para aquele jantar especial de aniversário de namoro. 

Mas, não se esqueça de unir a rapidez com a sua presença!

Só desenvolver processos escaláveis e que custam menos (em todos os sentidos) não vai imortalizar sua profissão.

É preciso estar lá!

Mas e aí? O que fazer para ter de fato Sucesso no futuro da Contabilidade?


Na mesma lista das profissão fadadas a extinção, haviam as profissões do futuro. Entre elas estavam duas que quero tratar com maior enfoque: O consultor estratégico e analista de gestão.

Essas duas profissões, perfeitas para serem absorvidas pelo contador.

O mercado contábil está em Y, não há dúvida sobre isso. Escolher um caminho não é mais uma simples escolha.

A melhor escolha para sua profissão é aquela que te trará valorização: A Contabilidade Consultiva!

Seja você também um Contador Consultor!

Baixe o conteúdo completo para que consiga tirar as ideias do papel e transformar sua Empresa Contábil!

Acesse a série de vídeos e não perca tempo!


O petróleo do futuro são os Dados e os empresários contábeis possuem e podem interpretar esses dados.

Você tem a maior riqueza do mundo em suas mãos!

Aproveite-a e acabe com essa "profecia"!

Conclusão:


Entendeu o recado? Relaxe, os robôs não vão sair por aí matando e saqueando empregos. A tecnologia é uma otimizadora de processos e está aqui para maximizar suas formas de atuação! 

Não basta também só usar das tecnologia e escalar processos desumanizados. Você precisa desenvolver presença e usar dados a seu favor.

A tecnologia no mercado contábil só tem a te ajudar. Não "perca" para ela.

Mas, use-a com sabedoria e...

NÃO ESQUEÇA DA SUA ALMA HUMANA!

RELACIONE-SE!


PARTICIPE DO FUTURO! 


Sobre Nós:


Somos uma startup de BH e trabalhamos com brilho no olho e sangue no olho para que todos saibam, de uma vez por todas, que o contador é o cientista da riqueza e da prosperidade. Acreditamos que a contabilidade consultiva é o futuro da profissão contábil. Desenvolvemos, com muito amor, tecnologias para facilitar a vida dos contadores.


Kadu

Especialista em Marketing de Conteúdos, SEO e redação. Apaixonado por música, pela Contabilidade e por um mundo melhor. Ativo na luta contra todas as chatices da vida. Contato: [email protected]

>