Contabilidade Consultiva

11 serviços contábeis que você pode oferecer no escritório

22 dez

Oferecer bons serviços contábeis é uma prática aliada da rentabilidade do escritório de Contabilidade. Se você quer aumentar os lucros, deve conhecer todas as possibilidades que pode ofertar aos clientes. Alguns trabalhos são mais estratégicos, enquanto outros são operacionais. Para conhecer todos eles, é preciso contextualizar com a diversidade do mercado contábil. 

Estratégias de marketing digital para você aplicar em seu escritório contábil

Neste kit, você encontrará métodos que te ajudarão a vender seus serviços contábeis. Desde o Marketing Digital (emails e redes sociais) até métodos de proposta!

Veja a seguir 11 serviços contábeis!

A diversidade do mercado contábil

O mercado contábil atual pode ser resumido em dois modelos de negócio: atuação operacional e estratégico. No primeiro caso, é basicamente preparar documentos e lidar com tributos e obrigações acessórias. No segundo caso, os profissionais têm como foco o relacionamento com o cliente, atuando de forma estratégica em seus negócios.

O modelo de negócios baseado em atividades operacionais pode sumir em poucos anos, porque a tecnologia aplicada à Contabilidade vem assumindo diversas tarefas neste campo. A Contabilidade Digital é uma realidade utilizada por muitos escritórios inclusive. Mesmo assim, é um setor ainda popular, que inclui inúmeras tarefas essenciais de diversas naturezas.

Quem deseja se manter no mercado, porém, deve dar especial atenção ao modelo estratégico. Isso demanda compreensão sobre o cenário econômico, os negócios dos clientes, e as soluções que podem auxiliar na tomada de decisões. Contadores, neste caso, serão verdadeiros consultores de negócios com boas capacidades e habilidades comportamentais (soft skills).

Seja qual for o modelo de negócios preferencial, o mercado contábil é bastante amplo e tem muitas possibilidades de atuação. A diferença sempre estará na forma com que o contador lida com seus clientes – e com a tecnologia. 

5 serviços contábeis operacionais que podem ser oferecidos

5 serviços contábeis operacionais que podem ser oferecidos

Admissões e demissões de funcionários

Os serviços contábeis relativos a pessoal envolvem admissões e demissões de funcionários, bem como processamento da folha de pagamento.  A admissão e demissão é uma tarefa que integra os serviços contábeis, especialmente nas tarefas burocráticas.

O empresário faz a seleção de profissionais, realiza exames admissionais (demissionais) e assina a carteira ou a rescisão. O contador pega as informações e documentos fornecidos pelas partes para emitir os documentos a serem assinados e realizar os cálculos.

Entrega de obrigações acessórias

Dentre os serviços contábeis mais conhecidos pelos empresários está a entrega de obrigações acessórias. As exigências legais são inúmeras, mudam constantemente e deixam os donos de negócios completamente perdidos. Ter um profissional capacitado para auxiliá-los nisso é fundamental.

Ao mesmo tempo, eles enxergam que esse é um “mal necessário”, exatamente por ser um trabalho extremamente burocrático. E o que inclui este serviço? Veja exemplos:

  • Declaração de Imposto Retido na Fonte: dados de pagamentos e recebimentos com imposto de renda retido;
  • Declaração de Informações Fiscais e Socioeconômica (DEFIS): exigida de optantes pelo Simples Nacional;
  • Relação Anual de Informações Sociais (RAIS): dados da folha de pagamentos.

Emissão de guias de tributos e Certidões Negativas de Débitos (CNDs)

Seguindo o sentido da entrega de obrigações acessórias, a emissão de guias de tributos e CNDs também é um dos serviços contábeis prestados a empresas. As guias derivam do processo de apuração tributária da empresa, e o contador precisa repassá-las ao cliente para que ele realize o pagamento. 

Um profissional comum, pelo menos, se limitará a isso. Mas um contador que se preocupa em gerar valor com a Contabilidade aproveita este serviço para analisar se o regime de tributação está adequado às operações.

Além das guias, as certidões negativas provam a regularidade do empreendimento em relação a suas obrigações tributárias e acessórias, sendo um dos serviços contábeis oferecidos pelos profissionais de contabilidade.

Escrituração contábil

Qualquer empresa deve cumprir a obrigação de realizar a escrituração contábil, e é fundamental que ela seja feita de maneira correta para evitar problemas com o Fisco. 

Para tanto, o contador deverá organizar documentos e informações, selecionando aqueles idôneos para base da contabilidade. Deverá, também, emitir livros, documentos contábeis e balancetes mensais de conferência, registrar as movimentações financeiras e provisões, realizar a conciliação bancária e conferir débitos e créditos após os registros.

O profissional que adota a contabilidade online, por exemplo, consegue realizar a escrituração contábil sem muitas dificuldades, pois integra a gestão financeira da empresa com tecnologias específicas. Acompanhar as rotinas financeiras dos clientes em tempo real será muito mais fácil e proveitoso.

Processamento da folha de pagamentos

O contador pode oferecer outro serviço contábil relativo ao pessoal. É o processamento da folha de pagamentos, que envolve apurar e emitir contracheques de funcionários, guias de INSS, FGTS e imposto de renda retido na fonte, pró-labores de sócios ou recibo de pró-labore do proprietário, relatórios dos dados da folha, e Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED).

É um dos serviços contábeis burocráticos, mas fundamentais para a conformidade da empresa. Esse processamento também inclui procedimentos de efetivação do 13° salário e pagamentos de férias.

6 serviços contábeis estratégicos que podem ser oferecidos

6 serviços contábeis estratégicos que podem ser oferecidos

Para o contador que está se adequando à real contabilidade, que é a ciência da riqueza e a atuação estratégica, há boas possibilidades de oferecer serviços contábeis. Para poder dar atenção ao cliente, porém, o contador deve facilitar ao máximo sua rotina, o que pode acontecer com o uso da contabilidade digital. É otimizar os processos internos e atuar melhor.

Muito comum nos dias de hoje, ela facilita toda a escrituração contábil por meio do uso de inteligência artificial e computação em nuvem. Com ela, o profisisonal pode acompanhar de perto as rotinas contábeis do cliente e prestar serviços de valor. Com agilidade e praticidade no atendimento, a satisfação do empresário aumenta.

E quais são esses serviços contábeis estratégicos, de valor?

Abertura e fechamento de empresa

Abrir e fechar uma empresa pode ser uma tarefa muito complicada por vários motivos. Na maior parte dos casos, a formalização do negócio demanda o auxílio de contadores, advogados e outros profissionais. 

Neste momento, além de executar algumas formalidades legais para o futuro empresário, o contador tem uma atuação importante para o negócio. Definição do tipo empresarial, do regime tributário mais adequado e dos códigos de atividade do negócio são alguns dos serviços contábeis prestados. 

Definir indicadores financeiros para a gestão do negócio e elaborar o plano de serviços contábeis mais apropriados também fazem parte das atribuições do contador na hora de abrir uma empresa.

Assessoria para planejamento tributário

Na linha da tarefa de escolher o melhor regime tributário ao abrir uma empresa, um dos serviços contábeis valiosos ao empresário é a assessoria para planejamento tributário. Com essa assessoria, o contador pode encontrar formas legais de reduzir o valor pago a título de tributos e de entregar menos obrigações acessórias. 

É um serviço muito importante para a gestão do negócio, ao lidar diretamente com o orçamento da empresa e a gestão financeira empresarial. No entanto, pode ser também positivo para a imagem e a reputação no mercado, pois há possibilidade de aproveitar renúncias fiscais relativas ao patrocínio de projetos culturais, sociais e esportivos.

Auditoria contábil

Auditoria contábil é um dos serviços contábeis muito valiosos para o cliente preocupado com compliance. Este é um processo de análise da situação financeira empresarial, capaz de atestar a correção e precisão dos registros contábeis. Com a análise, o auditor identifica irregularidades, fraudes na gestão e falhas de controle.

O auditor contábil possui atribuições importantes, veja:

  • Exame de documentos contábeis (fluxo de caixa, Demonstração de Resultado de Exercício e balanço patrimonial);
  • Apuração de informações junto a fontes externas;
  • Inspeções internas.

De acordo com o livro Auditoria contábil (Iesde Brasil), de Mariano Yoshitake, a auditoria é desenvolvida em 6 etapas:

  1. Pesquisa ambiental: consulta de documentos e reconhecimento preliminar das operações empresariais;
  2. Planejamento de auditoria: traça estratégias efetivas de acordo com a situação da empresa;
  3. Controle interno: documentação do sistema contábil e dos controles contábeis;
  4. Teste de controle (ou de observância): verificação dos procedimentos de controle interno;
  5. Teste substantivo: execução de procedimentos substantivos que asseguram a exatidão das informações das demonstrações contábeis;
  6. Parecer do auditor: avaliação dos resultados obtidos nos testes e, se necessário, revisão das ações, bem como elaboração do parecer de auditoria.

Vale destacar que o auditor contábil pode ter uma atuação em âmbito interno, como funcionário contratado da empresa. Neste caso, ele é responsável por verificar os processos empresariais constantemente, analisar os dados contábeis, e garantir a legalidade dos procedimentos. 

O auditor contábil externo, por sua vez, é uma forma de oferecer serviços contábeis. Ele é contratado temporariamente pela empresa para analisar processos. Um processo de compra, por exemplo. Ele verificará especificamente aquele processo. Mas a empresa pode contratar um auditor externo também para analisar, de forma global, as atividades contábeis e financeiras da empresa naquele ano.

Business Valuation

Você já prestou serviços contábeis que demonstram nitidamente o papel do contador como um profissional de valor? O Business Valuation, ou serviço de estimativa de valor de uma empresa, é um deles. O contador soma a percepção que o mercado tem da empresa e os modelos quantitativos para estipular tal valor. 

Quando o empresário tem em mãos o valor real do negócio, consegue definir estratégias e rumos da empresa com mais segurança, identificando problemas que geram as deficiências e as possíveis resoluções. O Business Valuation também auxilia o empresário a negociar com investidores e sócios.

Se você pretende oferecer esse serviço contábil, tenha em mente a definição dos aspectos do mercado que posicionam a empresa em seu segmento. Risco da empresa, estimativa de fluxo de caixa e definição de taxa de desconto são alguns deles.

É um dos serviços contábeis perfeitos para quem gosta de desenvolver competências analíticas e inteligência de dados.

Consultoria financeira empresarial e controle patrimonial

Quantas empresas você conhece que estão com problemas no CNPJ, como nome sujo e muitas dívidas? As empresas possuem muita dificuldade com a área financeira, e o contador pode aproveitar essa demanda para oferecer serviços contábeis de consultoria financeira empresarial e controle patrimonial

A contabilidade trabalha com diversas informações financeiras, desde pequenos gastos até altos investimentos. A gestão dese fluxo é fundamental e tem relação direta com o controle patrimonial.

O controle patrimonial da empresa aborda ativos tangíveis e intangíveis e muitas tarefas. Tomando como exemplo uma compra de imobilizado, empresários precisam enviar as notas fiscais para imobilização dos itens e iniciar a depreciação. No entanto, é preciso também apurar impostos dos itens, ver se é possível recuperar tributos, definir a política de controle e a baixa de imobilizados. 

É uma boa oportunidade para oferecer serviços contábeis, porque poucos escritórios o oferecem. 

Contabilidade gerencial

A contabilidade gerencial (ou contabilidade de gestão) foi conceituada por nós, em outra oportunidade, como o conjunto de procedimentos e técnicas contábeis destinadas a fornecer informações valiosas aos gestores para que eles tomem as melhores decisões possíveis em suas empresas. 

É, em outras palavras, a combinação entre análise das demonstrações contábeis e contabilidade financeira e de custos. O contador tem em mãos muitos dados para passar aos gestores, mas estes nem sempre entendem a linguagem. Por isso, deve interpretá-los e modificá-los para uma linguagem gerencial, de modo a influenciar positivamente na organização.

No contexto empresarial, essa foca no usuário interno. A partir de uma base de informações alimentada por planilhas e relatórios, os contadores elaboram orçamentos, fazem comparações e contribuem para definir objetivos e metas empresariais.

Porém, essas informações também são valiosas na análise do mercado, pois permite a comparação entre empresas do mesmo setor e a compreensão do contexto de trabalho. 

Tudo isso ajuda o contador a analisar previsões e tendências para projetar o futuro das atividades. Por isso, diz-se que o papel do contador gerencial é duplo: gerar relatórios de rotina com informações de controle de custos e planejamento e controle de operações, ao mesmo tempo em que produz relatórios na linguagem gerencial para ajudar o gestor a tomar decisões.

Sem dúvidas, é um dos serviços contábeis mais estratégicos para uma empresa.

Planejamento estratégico

Por fim, o último serviço contábil estratégico que um contador pode oferecer é o planejamento estratégico. Qualquer empresa precisa se planejar para atuar, realizar previsões e definir metas para se desenvolver. Anualmente, portanto, o empresário reserva um tempo para a reorganização de sua atividade.

Com o auxílio de um contador, poderá estipular metas reais e coerentes com a vida da empresa. Na prática, o profissional contábil terá grande interferência nos planos de ação e uma ótima oportunidade de demonstrar valor contábil. Principalmente se o planejamento der muito certo ao final de um ano!

A especialização como diferencial competitivo

A especialização como diferencial competitivo

Com o advento da tecnologia na Contabilidade, o mercado contábil passou a lidar com algumas dificuldades. Profissionais meramente burocratas perderam espaço para ferramentas automatizadas. Se você ainda está nesse grupo, é preciso se especializar para ter um diferencial competitivo no mercado.

Aprimorar suas habilidades e seus conhecimentos é a única forma de abrir novas oportunidades de trabalho. Se você pretende ofertar serviços contábeis estratégicos, mas não tem conhecimento, ficará para trás. Você precisa de alternativas para agregar valor, porque a burocracia foi assumida pela tecnologia.

E uma das especializações que está em alta é a Contabilidade Consultiva, a verdadeira entrega dos serviços contábeis, a aplicação real ciência da riqueza. Neste modelo de negócios, o contador atua de forma próxima aos empresários, focada neste relacionamento para compreender suas demandas, diagnosticar e cuidar da saúde empresarial. O objetivo é levar a empresa à riqueza e à prosperidade.

Se você ainda está ofertando serviços contábeis burocráticos, como entrega de obrigações acessórias e escrituração contábil, cuidado! Em pouco tempo, já não haverá espaço para você. O ideal é buscar especialização em áreas estratégicas para manter um diferencial competitivo.

Conheça nosso curso sobre a metodologia da Contabilidade Consultiva!

Deixe um Comentário

  • […] fornecer informações sobre custos, giro de capital e dos encargos e tributos. O serviço contábil é o muito procurado entre os empreendedores, além de ser considerado uma das mais […]

  • […] No entanto, a fim de prestar um atendimento mais completo aos clientes, e também contribuir para que não tenham problemas com os órgãos reguladores, esse acaba sendo um serviço comum nos escritórios de contabilidade. […]

  • >
    >