Contabilidade Consultiva

Gestão de pessoas no escritório contábil: tudo que você precisa saber

21 jul

Engajamento, motivação e produtividade fazem parte da mesma equação. E todas elas se ligam a um fator de primordial importância: a gestão de pessoas no escritório contábil. Gerenciar equipes é conciliar interesses e habilidades individuais em prol do coletivo e dos resultados empresariais. E isso pode ser bem desafiador.

Estratégias de marketing digital para você aplicar em seu escritório contábil

Neste kit, você encontrará métodos que te ajudarão a vender seus serviços contábeis. Desde o Marketing Digital (emails e redes sociais) até métodos de proposta!

Todos sabem da importância da gestão de pessoas no escritório contábil. Mas o que ninguém conta aos empreendedores é que há muitos desafios a serem superados. No mesmo sentido, é uma parte da gestão que merece cuidado especial. Confira!

A importância da gestão de pessoas

Imagine que você é um contador empregado de uma grande empresa. Sua chefe é uma pessoa muito carismática, que está sempre por perto perguntando se você está bem, se pode fazer algo para que você trabalhe melhor. Ela deixa o diálogo aberto, dá feedbacks importantes e faz reuniões com a equipe para entender as demandas de todos. O ambiente de trabalho é incrível, e todos conseguem contribuir bastante para os resultados

Parece sonho, mas não é. Na verdade, um dos fatores que contribui para esse cenário ótimo é a gestão de pessoas. O gestor é quem controla o trabalho e o desempenho de um grupo de funcionários. Seu objetivo é manter as equipes engajadas e motivadas com a empresa para que os objetivos traçados sejam cumpridos. 

Agora, imagine o cenário oposto. Seu chefe é autoritário, não aceita críticas e deseja que todos trabalhem da forma que ele quer. Não há troca de conhecimentos e experiências, mas imposições. É impossível ter novas perspectivas, porque ele tem a cabeça fechada. As equipes ficam desconectadas diante da falta de diálogo, e o ambiente de trabalho é ruim. Receita pronta para o desastre.

Esse segundo cenário mostra que o chefe nem sempre é um líder e que seu trabalho como gestor de pessoas é um fiasco. Por isso, quando você pensa em gestão de pessoas no escritório contábil, tenha em mente o melhor cenário. Você quer um ambiente saudável, pessoas motivadas e bons resultados. Para tanto, você precisará de um líder.

É ele quem potencializará a atividade da empresa. A gestão de pessoas eficiente promove equipes colaborativas e complementares. Cada funcionário tem um aprimoramento profissional relevante e se torna mais produtivo. O clima organizacional fica melhor. Como consequência, cumprir metas e manter a qualidade dos serviços se torna mais fácil.

Daí, é possível imaginar a importância da gestão de pessoas no escritório contábil, certo? Mas é preciso superar os desafios.

Os desafios da gestão de pessoas no escritório contábil

Os desafios da gestão de pessoas no escritório contábil

Mesmo com um bom líder, os desafios da gestão de pessoas no escritório contábil subsistem. Certamente, quanto maior a habilidade e a capacidade do líder, mais tranquilo será superá-los. Por isso, a escolha desse profissional é tão importante. Vale lembrar que ele deve garantir o bem-estar e a motivação dos funcionários, estimulando o respeito à cultura organizacional.

Um de seus desafios é, portanto, garantir que esses fatores levem à melhoria contínua de indicadores de qualidade e performance dos processos produtivos. Não basta gerar resultados, eles devem ser sustentáveis por meio da melhoria no desempenho de processos. 

Por isso, os líderes devem fazer uma gestão de pessoas eficientes baseada em 5 pilares: treinamento e aprimoramento, habilidades e competências, motivação e engajamento, trabalho em equipe, e comunicação. E é exatamente nesses pontos que os desafios aparecem.

Gerações diferentes na mesma equipe

O primeiro desafio a ser enfrentado na gestão de pessoas no escritório contábil é lidar com diferentes gerações. A multiplicidade de funcionários na questão da idade pode ser um grande trunfo quando o gestor sabe utilizar isso a seu favor. Ter uma equipe plural é sinônimo de diversidade de ideias e perspectivas, o que pode ser ótimo.

Em contrapartida, isso pode gerar conflitos devido às diferentes visões de mundo. Profissionais jovens são muito tecnológicos e inovadores, mas os antigos costumam ser tradicionais na forma de trabalhar. É preciso conciliar os interesses para que o ambiente seja produtivo e harmônico.

O papel do líder é promover um ambiente de respeito e compreensão às diferenças. Cada profissional possui suas características próprias da geração e pode contribuir com a equipe de uma forma. Não existe certo e errado. 

Identificação e retenção de talentos

A gestão de pessoas no escritório contábil também encontra desafios para identificar e reter talentos. Como encontrar profissionais qualificados e comprometidos com o escritório contábil? Após encontrá-los, o que fazer para que fiquem na empresa?

As entrevistas de emprego são o segundo passo para identificar talentos. O primeiro passo é atrair esses profissionais para a vaga. Portanto, pense no perfil de funcionário adequado aos valores e à missão do seu escritório. Em seguida, liste os critérios técnicos, sem se esquecer dos diferenciais que você oferece.

Mas identificar talentos não se limita a contratar certo. É preciso identificá-los dentro das equipes. Cada profissional possui habilidades destacadas e deficiências. Se João é impecável no trato com o cliente, e Joana é mestre em Direito, eles se prestam a funções diferentes. Aproveite seus talentos, desenvolvendo suas competências e motivação.

Essa também é a forma de reter os talentos. Existem meios eficazes de cultivar o espírito de dedicação e lealdade dos colaboradores. Progressão vertical na carreira, capacitação e treinamentos, benefícios diferenciados são apenas algumas delas.

Assim, os profissionais se sentirão parte importante da organização, o que reduz suas chances de saída em busca de melhores oportunidades.

Motivação

Outro grande desafio da gestão de pessoas no escritório contábil é a motivação. Cada profissional tem razões que impulsionam seu comportamento suas atitudes no trabalho. O conjunto delas é a motivação. E é uma tarefa do líder promover a motivação nas equipes.

A dificuldade aparece, porque somos seres suscetíveis a muitas emoções. Um problema em casa pode atrapalhar o trabalho. Um momento ruim com um colega pode influenciar no clima. É preciso saber administrar todas essas emoções.

Outro ponto que interfere na motivação é a geração do profissional. Pessoas da geração Y em diante precisam sentir conexão entre sua força de trabalho e seus propósitos pessoais. Mais do que bons salários, eles se sentem motivados quando veem que estão fazendo diferença no mundo. Em outras palavras, que fazem parte de algo maior. 

Sem dúvidas, gerenciar a motivação é uma habilidade e um grande desafio para líderes.

Manutenção do clima organizacional

Por fim, mas não menos importante, o líder pode ter dificuldades em manter o clima organizacional. O ambiente de trabalho deve ser o melhor possível para que as equipes desempenhem bem suas funções. Mas há conflitos e problemas que podem interferir negativamente nisso.

Uma eficiente gestão de pessoas no escritório contábil depende dessa habilidade de contornar os conflitos. É o que propiciará maior integração entre os colegas, estimulando diálogo e colaboração. Por isso, o diálogo é tão importante quando se fala na gestão de pessoas.

Cuidados necessários de uma gestão de pessoas eficiente

Cuidados necessários de uma gestão de pessoas eficiente

Superados os desafios, o líder deve fazer uma gestão de pessoas no escritório contábil considerando sempre o contexto vivido. No momento atual, há cuidados necessários que se mostram muito importantes.

Humanização

A humanização no ambiente de trabalho é ter sempre em mente que, acima de qualquer coisa, somos pessoas. Isso envolve sentimentos de felicidade e tristeza, de realização e frustração. Lidar com as individualidades é o maior cuidado que um líder deve ter na gestão de pessoas no escritório contábil.

Por isso, o local de trabalho mais humanizado é aquele em que o diálogo é mais valorizado. Dar abertura para os profissionais se manifestarem deve ser o padrão para a comunicação. Assim, o líder compreende o momento de cada um. Talvez, um funcionário esteja rendendo pouco, porque há luz natural demais em seu escritório. Só é possível identificar isso conversando. E o diálogo promove significado e conexão entre as pessoas. 

Além disso, o líder pode pensar em outras saídas para humanizar o ambiente de trabalho, como eventos para integrar a equipe, adoção de home office e benefícios extensíveis a família.

Integração da equipe

Você já pensou no happy hour como forma de promover o estreitamento de laços entre colegas de trabalho, certo? De fato, ele é ótimo para integrar a equipe. No entanto, é o momento de descontração em que ideias geniais podem se revelar. 

É importante que seja um momento bem definido, que não atrapalha as atividades da empresa. Mas por que não liberar todo mundo meia hora mais cedo na sexta-feira e fazer uma confraternização? Ou então um almoço? 

Desde que não ultrapasse o limite do tolerável para um ambiente corporativo, a integração da equipe pela descontração é importante para a gestão de pessoas.

Home office

Um outro cuidado que se mostrou muito necessário com a pandemia do novo coronavírus foi a inserção do home office. No entanto, essa modalidade de trabalho sempre teve muitas vantagens, principalmente para os profissionais. Por que não permitir o trabalho remoto uma ou mais vezes na semana?

Isso pode interferir diretamente na produtividade dos profissionais, que não perdem tempo (nem paciência) com deslocamento. É também uma medida que favorece o bem-estar e o bolso, pois não há gastos com combustível, passagem de transporte público ou alimentação. Sem contar que é possível se vestir mais à vontade.

Por isso, vale a pena avaliar a medida certa para implementar o home office. Se a equipe se mostrar produtiva, basta ajustar o trabalho remoto aos poucos, inclusive quanto aos equipamentos necessários. Ao líder, cabe ter o cuidado de avaliar para quais funcionários essa modalidade de trabalho é indicada. Uma boa conversa resolve.

Equilíbrio entre vida profissional e pessoal

Por fim, uma empresa deve se preocupar com o equilíbrio entre a vida profissional e a vida pessoal de seus funcionários. Mais do que proporcionar espaços de lazer dentro da própria empresa, o gestor deve se preocupar com o todo.

Atualmente, já vemos empresas disponibilizando programas de saúde e bem estar para seus profissionais de forma gratuita. Acompanhamento de educador físico, psicólogo, instrutor de yoga e meditação. Tudo isso contribui para que uma pessoa se desenvolva individualmente. A consequência é ter profissionais mais equilibrados e disponíveis no trabalho.

Dicas para fazer uma boa gestão de pessoas no escritório contábil

Dicas para fazer uma boa gestão de pessoas no escritório contábil

Como mencionamos no início do texto, toda boa gestão de pessoas no escritório contábil depende de um líder. Esse é o primeiro passo para ter eficiência nessa função. É o líder quem motiva os profissionais, conduz as equipes, troca experiências e promove o crescimento de todos. Ele tem o respeito e a confiança de todos.

Além do líder, é preciso conhecer e organizar sua equipe. Entender as necessidades e os anseios de profissionais de geração diferente, explorar as melhores habilidades de cada um na hora de delegar tarefas e promover a colaboração para suprir as deficiências são práticas fundamentais para fazer a gestão de pessoas no escritório contábil. Isso também contribui para a motivação e o pertencimento dos funcionários, bem como para a criação de confiança entre todos.

Outra dica importante na gestão de pessoas no escritório contábil é a capacitação e o treinamento de pessoal. É a melhor forma de manter os profissionais atualizados na profissão. Quando se fala de gestão de pessoas, é também um modo de aumentar o desempenho e possibilitar aprimoramento pessoal. Não se esqueça que essas capacitações devem ser condizentes com o objetivo específico das equipes.

Manter um clima colaborativo na empresa também é uma ótima forma de realizar uma gestão de pessoas no escritório contábil eficiente. Deixar de lado o sentimento de competitividade e promover a ajuda mútua é fundamental. E isso vale para o líder em relação aos liderados, mas também entre os liderados. Quanto maior a colaboração, melhores os resultados e maior a motivação.

Neste mesmo sentido, promover o diálogo transparente é importante para a gestão de equipe eficiente. A comunicação individualizada e coletiva deve ser prioridade, pois abrir o diálogo para a troca de impressões é a forma de reconhecer anseios e necessidades de cada um. É o momento em que surgem opiniões e sugestões de melhoria. Quanto mais à vontade os profissionais estiverem, mais informações valiosas o gestor receberá.

Por fim, uma gestão de pessoas no escritório contábil eficiente depende de feedback constante. Cada profissional tem desejo de melhorar e, para tanto, precisa saber suas deficiências. O líder deve adotar essa prática para aprimorar as habilidades das equipes, estando aberto para receber feedback delas. 

A gestão de pessoas no escritório contábil, quando bem feita, promove muitas melhorias no negócio. Afinal, são os profissionais os maiores responsáveis pelo sucesso de uma empresa. 

Conheça a Universidade Nucont e veja nosso Curso Contador Gestor, e aprenda ainda mais sobre a gestão de pessoas no escritório contábil.

Deixe um Comentário

>
>