Contabilidade Consultiva

Marketing pessoal para contadores: como fazer?

01 jan

Realizar marketing pessoal para contadores é fundamental para quem deseja se destacar em um mercado tão disputado. Mas realizar publicidade que não é fundamentada em uma ação concreta é um tiro no pé. Sua promoção pessoal deve ser condizente com sua atuação profissional. Já pensou ser chamado de “propaganda enganosa”?

Fale com um especialista

Entraremos em contato em breve!

Considerando essa importante estratégia na carreira, apontamos o que é marketing pessoal para contadores, sua importância e como aplicá-lo. É uma maneira de preparar melhor o profissional no tocante à sua publicidade e, com isso, conquistar a confiança dos clientes e do mercado.

Vamos lá?

O que é marketing pessoal? 

O que é marketing pessoal?

Marketing Pessoal é uma estratégia que foca na promoção pessoal por meio de ferramentas do marketing tradicional. A ideia não é promover um negócio ou produto, mas o nome e a imagem de um profissional. Por isso, fortalece a reputação e transforma quem a utiliza em autoridade ou referência devido à sua influência em outras pessoas.

Esse conceito é muito associado a profissionais autônomos, que precisam captar clientes de maneira constante. No entanto, ele é necessários em todas as formas e áreas de atuação. Afinal, qual profissional não deseja ser reconhecido no mercado como uma autoridade de sua área no desempenho de suas funções?

O marketing pessoal para contadores é exatamente isso. Seja atuando de maneira autônoma, como dono de escritório de contabilidade ou profissional contratado de uma empresa, é preciso criar uma imagem influente. Para tanto, é preciso explorar os pontos fortes do profissional, como habilidades, experiências, capacidade de networking etc. Dentre as formas utilizadas para isso, temos a presença online constante, a criação de conteúdo e outras, que citaremos adiante.

Qual a importância do marketing pessoal para contadores?

Qual a importância do marketing pessoal para contadores?

O mercado contábil está cada vez mais inchado e exigente. São milhares de profissionais atuando em diversos segmentos, seja como liberal ou não. Mas qual a capacidade deles de se destacar e conseguir ter uma carreira de sucesso? Essa capacidade está diretamente conectada ao marketing pessoal para contadores. Há um espaço limitado de atuação, que é ocupado por quem sabe trabalhar sua própria imagem para atrair novos clientes.

Em outras palavras, o marketing pessoal para contadores é uma forma de garantir empregabilidade. É o seu poder. Ele pode trazer benefícios para quem investe nele, como estes que listamos a seguir.

Conseguir atenção

Uma pesquisa do CareerBuilder aponta que 70% dos empregadores conferem as redes sociais do candidato antes de contratá-lo. O que isso quer dizer? Que as empresas estão atentas ao seu perfil profissional de contador. Seu LinkedIn ou Facebook podem ter influência direta na sua contratação ou não. Isso porque a mera presença online é uma das medidas do marketing pessoal para contadores. Conseguir atenção é um dos benefícios e consequências disso.

Mas, conforme demonstraremos adiante, seus perfis online devem demonstrar suas qualificações, publicar informações relevantes e outras estratégias. Além de conseguir atrair os olhares de potenciais clientes, é preciso demonstrar qualidade. 

Mostrar suas competências

Utilizar bem o marketing pessoal para contadores é um caminho para demonstrar suas competências. Um profissional com um portfólio bacana pode conquistar muitos clientes. Afinal, eles querem saber seu modo de trabalho, os resultados positivos e sua interferência na criação de um projeto. Na contabilidade, o empresário está de olho em suas habilidades de trazer benefícios financeiros e patrimoniais.

Com um bom marketing pessoal para contadores, você consegue evidenciar seus cases de sucesso e sua forma de trabalho.

Conquistar a confiança de clientes

O marketing pessoal para contadores é uma estratégia que foca em construir uma reputação para o profissional. E isso é fundamental para conquistar a confiança de clientes. 

Um estudo da Harvard Business Review concluiu que as pessoas ficam mais propensas a enviar dinheiro para um completo estranho quando ele triplica o montante e investe em outra pessoa que faria o mesmo. Trazendo a pesquisa para o universo contábil, podemos entender que a taxa de confiança de um potencial cliente aumenta quando ele sabe o que o contador fará com o dinheiro investido no serviço contábil. 

Mais uma vez, destacar sua forma de atuação e seus resultados por meio do marketing pessoal para contadores é um ótimo passo para conquistar seus clientes.

Como aplicar o marketing pessoal para contadores? 

Como aplicar o marketing pessoal para contadores?

Existem várias ações de marketing pessoal para contadores que podem ser feitas em sua rotina para que consiga atenção, mostre suas competências, conquiste novos clientes e se torne referência no mercado. Listamos algumas delas para você.

Cuide da sua imagem

A imagem do profissional é fundamental quando se trata de marketing pessoal para contadores. Já reparou que uma empresa tem enorme preocupação com branding? É a marca que transmite impressões aos stakeholders de um negócio. A imagem é diretamente responsável pela credibilidade, que por sua vez interfere na margem de lucro. Não à toa, um iPhone pode custar o dobro do preço de um smartphone com Android. E o marketing é responsável por essa concepção de valor.

Por este motivo, os contadores que desejam se destacar e ser referência no mercado contábil precisam cuidar de sua imagem. É uma boa maneira de se construir credibilidade e autoridade. E isso envolve algumas práticas, como:

  • Posicione-se de maneira coerente com sua atuação, evitando contradições em seu posicionamento que possam atrapalhar seu perfil profissional e seus ideais;
  • Defina parâmetros que o posicionem como marca (missão, visão e valores), norteando a estratégia do negócio e deixando explícitos seus objetivos;
  • Preocupe-se com sua aparência e seus trajes de trabalho, porque são importantes para causar uma primeira boa impressão.

Frequente eventos para desenvolver networking

Frequentar eventos da área contábil é uma estratégia que visa aumentar seu conhecimento técnico, compartilhar experiências e conhecer pessoas relevantes para a sua carreira. É, assim, uma maneira eficiente de marketing pessoal para contadores. Essa participação em eventos deve ser constante para que possibilite o desenvolvimento do networking, da rede de contatos.

E isso envolve frequentar também eventos que dizem respeito ao seu segmento de atuação em relação aos clientes. Se você atua com clínicas da área de saúde, os eventos deste setor são interessantes para conseguir novos clientes e parceiros. Fique atento!

Tenha perfis ativos nas redes sociais 

Se o mundo inteiro se conecta por meio da internet, especialmente das redes sociais, você não pode ficar de fora. Trabalhar as redes sociais e ter perfis ativos é fundamental para o marketing pessoal para contadores. Isso possibilita o profissional a se comunicar com o seu público e apresentar seus serviços, bem como tirar dúvidas dos seus possíveis clientes. 

E as redes são, sem dúvida, a melhor oportunidade para fazer marketing, pois são acessíveis a todos os profissionais. 

O LinkedIn se mostra uma excelente plataforma para construir sua autoridade e conquistar um mercado diferenciado. Ao contrário do Facebook e do Instagram, o LinkedIn é totalmente focado no mercado de trabalho: a rede social mostra o currículo dos usuários e permite que você se conecte com diversos profissionais.

Também é possível compartilhar artigos e conteúdos de portfólio sempre que desejado. Para ter uma estratégia consistente e conseguir estruturar sua imagem nessa rede social, é preciso ter uma rotina de produção de artigos relevantes para o seu público, além de engajar nas discussões de outros usuários, aumentando sua rede de influência.

Mas se todos estão na internet, como ter visibilidade? O ponto chave das conexões virtuais está em oferecer um conteúdo relevante para se destacar em meio a tantos profissionais. É o que possibilita um profissional em início de carreira conseguir mais destaque do que um concorrente que dispõe de mais recursos.

Produza conteúdo de qualidade

Produza conteúdo de qualidade 

Produzir conteúdos de qualidade para seus clientes e para o público-alvo é uma medida crucial no marketing pessoal para contadores. É por meio dela que se cria autoridade no mercado. O principal quanto à produção de conteúdo relevante é saber quem é sua persona (perfil ideal do público-alvo), utilizar as palavras-chave corretamente para ter um bom diálogo com seus consumidores e oferecer conteúdos que irão sanar suas dúvidas.

A produção de conteúdo, seja em um blog pessoal ou nas redes sociais, é fundamental para aproximar a sua contabilidade daqueles consumidores. 

Para produzir artigos e posts mais assertivos, é importante que você se questione: quais são as dificuldades dos meus clientes? Que tipo de dúvidas eles têm? Para quais questionamentos eles buscam respostas?

Com base nessas perguntas, você será capaz de produzir um artigo ou post em redes sociais com potencial de engajamento.

Blog pessoal

O blog é um canal de comunicação importante para o marketing pessoal para contadores. Ele permite a construção da imagem ao longo do tempo, já que o profissional compartilhar blogposts de interesse do público-alvo conforme o estágio em que se encontra (jornada de compra). Lembra-se do funil de vendas e da condução de leads para a conversão? É exatamente esse o papel de produção de conteúdos em blogs.

Em geral, o blog está no site do profissional, mas também pode ser independente dele.

Seja observador 

Você consegue identificar novas oportunidades de mercado? É capaz de saber os pontos fortes e fracos da concorrência? Ser observador é uma boa habilidade no marketing pessoal para contadores, porque faz com que o profissional consiga manter ou ganhar seu espaço no mercado. 

Muitos profissionais, por exemplo, se limitam a seu próprio campo de atuação. Não vão além de seu escopo de trabalho. Isso pode ser um empecilho para se tornar autoridade, porque restringe as conexões à contabilidade ou ao segmento do cliente. É importante que o contador seja mais flexível e se disponha a auxiliar profissionais de outras áreas para agregar valor ao seu trabalho.

Ser observador também envolve ter empatia, uma escuta ativa do empresário, para que seja possível conhecer suas reais dores e problemas. Um bom contador observa todos os detalhes em torno do negócio e consegue enxergar oportunidades onde outros não veem. Vá muito além dos números e amplie sua visão sobre sua atuação diante do cliente.

Inclusive, existe uma técnica, chamada Rapport, que fala sobre a criação deste ambiente amigável, que propicia uma conexão de sintonia e empatia com outra pessoa. É um método importante no mundo empresarial, especialmente no marketing pessoal para contadores.

Acompanhe o mercado de perto 

Outra prática importante para o marketing pessoal para contadores é acompanhar o mercado e suas variações. Essa é uma maneira de se manter sempre atualizado sobre as novas demandas dos consumidores. É também um passo importante do planejamento de marketing contábil, pois é preciso conhecer tanto a situação atual do mercado quanto suas tendências. Afinal, o profissional que realiza marketing almeja ser mais participativo no mercado.

Na hora de fazer seu estudo de mercado constante, você deve considerar os fatores internos (da empresa) e externos (do local e do mercado) que influenciam sua atuação. Deve, também, conhecer bem sua concorrência, especialmente os pontos positivos e negativos que eles apresentam ao oferecer serviços. Dessa forma, é mais provável conseguir mais clientes.

Se atualize profissionalmente 

Um erro de muitos contadores é parar no tempo e deixar de se atualizar. Você nunca pensou em fazer especializações e continuar aprendendo diariamente para entregar uma boa performance para os clientes e garantir um currículo interessante? Então está deixando de lado um ponto muito importante do marketing pessoal para contadores.

A atualização constante é fundamental para qualquer pessoa em termos profissionais e de desenvolvimento, mas também em termos de divulgação e fortalecimento da imagem no mercado. Por isso, cursos online ou presenciais que agregam valor aos seus conhecimentos, seja na sua área de atuação ou em outra de seu interesse, são muito bem vindos. Mesmo que você seja referência em sua área de atuação, sempre há algo novo para aprender.

Quer saber como fazer isso? Acompanhe blogs de seu segmento para conhecer as tendências do mercado contábil e do mercado de seus clientes. Atente-se às inovações tecnológicas que podem otimizar sua gestão e seu trabalho. 

Seja o melhor amigo da tecnologia

Seja o melhor amigo da tecnologia 

Você automatizou todos os seus processos contábeis para se dedicar a funções estratégicas na contabilidade. Mas você sabia que existe a automatização também no marketing? A tecnologia é uma grande aliada no marketing pessoal para contadores. Já falamos bastante das redes sociais e da produção de conteúdos relevantes para o blog. Eles são apenas alguns exemplos de como a tecnologia pode atuar na publicidade do contador.

O chatbot (robôs de automação destinados à comunicação com o público-alvo) não é só uma ferramenta que facilita o atendimento básico a um cliente ou potencial cliente. Ele também passa a impressão de um negócio sério e estruturado. Afinal, o interessado consegue informações sobre seus serviços imediatamente. E esse atendimento ao cliente rápido e eficiente melhora bastante a imagem de um negócio.

Por isso, pesquise as soluções tecnológicas que podem agregar valor ao seu serviço. Certamente, você será visto com olhos mais generosos.

Trabalhe com cases de sucesso 

Resultados positivos reforçam a criação de autoridade. Por esse motivo, uma das práticas que devem ser adotadas no marketing pessoal para contadores é trabalhar com cases de sucesso. Eles ajudarão seus clientes e prospects a terem muito mais confiança no seu negócio, visto que você realmente apresenta resultados eficientes.

Essa apresentação é um dos motivos que faz com que um interessado escolha seus serviços ao invés do concorrente, pois você demonstra autoridade. Quer um exemplo prático? Imagine que você possui uma forma de atuação próxima ao cliente, fazendo-se presente na empresa para entender todo seu funcionamento. Essa atuação faz com que você dê informações relevantes para o empresário tomar decisões, e isso influencia positivamente na margem de lucro. Esse case de sucesso pode ser sua carta na manga, motivo pelo qual deve estar presente no seu marketing pessoal para contadores.

Invista em contabilidade consultiva

Você já ouviu falar em contabilidade consultiva? Essa estratégia eficiente de marketing pessoal para contadores trabalha diretamente com a forma de atuação do profissional. A contabilidade consultiva é o modelo de negócios focado no relacionamento com o cliente. O contador se aproxima do empresário para diagnosticar e cuidar da saúde da empresa por meio da Ciência da Riqueza. 

Ao invés de se limitar a fazer relatórios contábeis perfeitos, o profissional realiza a análise e a interpretação da informação contábil contida nesses documentos. Devido a essa conduta, consegue identificar situações sobre a saúde financeira e patrimonial da empresa, levando tais informações ao empresário para que ele tome decisões de maneira fundamentada. 

Para Fernanda Rocha, a Contabilidade Consultiva é a contabilidade em sua essência. Veja nesse vídeo

E quais são os benefícios que ela traz? A redução de custos, porque esse tipo de atuação depende da automação de processos internos dos contadores para que os profissionais sejam mais eficientes e tenham mais tempo para se dedicarem à relação próxima com o cliente. Ela também propicia uma entrega de valor, já que o contador atua significativamente para melhorar a saúde financeira da empresa, fazendo com que o empresário enxergue retorno no investimento realizado.

Além disso, é uma forma mais moderna de ver a contabilidade, inclusive com o uso de inovações que afetam positivamente a vida do contador e do empresário. Como consequência de tudo isso, a contabilidade consultiva deixa o empresário satisfeito, e esse é o maior passo para sua fidelização.

Diante desse cenário bastante positivo, a contabilidade consultiva é uma maneira incrível de se fazer marketing pessoal para contadores. Ela atua diretamente na prospecção de clientes, pois agrega valor à empresa do cliente, demonstrando que o contador vai muito além da burocracia, sendo um verdadeiro parceiro de negócios. Quer algo melhor para ter uma imagem ótima perante o mercado?

Quer algo melhor para ter uma imagem ótima perante o mercado

O marketing pessoal para contadores é crucial para qualquer profissional que deseja ter uma carreira de sucesso. As práticas ajudam a construir sua autoridade no mercado e trazem mais clientes para seu negócio. Cuidado com a imagem, networking, atualização constante, presença virtual e contabilidade consultiva são estratégias eficientes que devem estar no seu planejamento de marketing pessoal para contadores.Com elas, a prospecção de clientes se tornará muito mais fácil. Falando nisso, já conhece nosso curso de contador vendedor? Confira na Universidade Nucont!

Deixe um Comentário

  • […] única que contribui para o sucesso profissional. Em outra oportunidade, explicamos um pouco sobre marketing pessoal, lembra? Essa estratégia focada na promoção pessoal se utiliza de ferramentas do marketing […]

  • >
    >