Contabilidade Consultiva

8 tendências da contabilidade empresarial que você precisa entender

29 set

Controle financeiro e de fluxo de caixa, planejamento tributário e estratégico, Contabilidade Consultiva. Essas são algumas funções da contabilidade empresarial que impactam direta e positivamente na gestão da empresa

Estratégias de marketing digital para você aplicar em seu escritório contábil

Neste kit, você encontrará métodos que te ajudarão a vender seus serviços contábeis. Desde o Marketing Digital (emails e redes sociais) até métodos de proposta!

Nos últimos anos, vimos aparecer outras soluções e práticas importantes neste campo. Elas ajudam o contador a prestar um serviço mais qualificado ao fornecer informações relevantes aos gestores para que tomem melhores decisões.

Neste post, apontaremos 8 tendências da Contabilidade Empresarial que você precisa entender e avaliar para incorporar aos seus serviços contábeis. Confira!

A importância de acompanhar tendências e estar atualizado na Contabilidade Empresarial

Contabilidade Empresarial é a área que inclui todos os processos contábeis para que uma empresa opere em pleno funcionamento e em conformidade com o governo. Aspectos fiscais, previdenciários, tributários, legais e trabalhistas devem ser obedecidos.

No entanto, no mundo atual, isso não é suficiente. O contador que se porta como um profissional que executa tarefas repetitivas e rotineiras não transmite muito valor, porque não lida com as dores reais dos empresários.

Para que essa concepção mude, é preciso ter uma atuação próxima. Um bom contador, ao fazer a Contabilidade Empresarial, faz parte da tomada de decisões contábeis e financeiras de um negócio. 

Não basta controlar o capital de giro e monitorar o fluxo de caixa. É preciso ter um papel crucial na gestão empresarial. É preciso ser um profissional ágil e flexível, que demonstra valor ao acompanhar de perto a saúde financeira da empresa, identificando oportunidades e orientando seus clientes. É ser um parceiro de negócios.

Para exercer a real Contabilidade Empresarial, porém, o contador deve estar por dentro das novidades do mercado. As tendências apontam para o futuro, e é exatamente onde o empresário quer estar. O que você pode fazer para ajudar? O que precisa conhecer e aplicar para levá-lo à prosperidade?

Apontamos, a seguir, 8 tendências da Contabilidade Empresarial!

8 tendências da Contabilidade Empresarial

8 tendências da Contabilidade Empresarial

Contabilidade Consultiva

O carro-chefe da Nucont é também uma das tendências da Contabilidade Empresarial que está se consolidando. A Contabilidade Consultiva é a atuação do contador como cientista da riqueza, e não como burocrata.

Em outras palavras, o trabalho de um contador não é apenas cumprir obrigações acessórios e prezar pela conformidade legal. O profissional é, na verdade, um consultor do empresário, um parceiro do negócio. É, então, fundamental para a tomada de decisão e para a prosperidade.

As informações contábeis e financeiras de uma empresa podem não dizer nada ao empresário. Quem sabe traduzi-las para a linguagem gerencial é exatamente o contador consultivo. Ou seja, é a partir dele que o empresário terá uma visão completa do negócio.

Caso você ainda não tenha entendido, Contabilidade Consultiva “é o modelo de negócios em que o contador tem como foco o relacionamento com o cliente e utiliza a Contabilidade para diagnosticar e cuidar da saúde financeira de pequenas empresas”.

Contabilidade digital

A contabilidade digital deixou de ser tendência para se tornar realidade há alguns anos, principalmente com o Sistema Público de Escrituração Digital (SPED), da Receita Federal. A partir do momento em que os contribuintes passaram a cumprir suas obrigações fiscais no meio digital, a contabilidade deu um salto no mesmo sentido.

Atualmente, o contador deve fazer a escrituração das empresas de forma online, com assinatura eletrônica. Mas não é apenas isso. A contabilidade empresarial foi transportada para o mundo digital para ter processos mais ágeis e eficientes.

Além do próprio sistema da Receita, os contadores utilizam atualmente softwares e ferramentas que automatizam tarefas repetitivas. Assim, têm mais tempo para atuar de forma estratégica e melhorar a qualidade dos serviços. 

Inteligência artificial na contabilidade

Seguindo a linha da contabilidade digital, outra tendência que ganhou força nos últimos anos é a inteligência artificial (IA) na contabilidade.

Uma pesquisa publicada pela Sage em 2019 (Sage Practice of Now) aponta que mais da metade (58%) dos contadores entendem que a IA é essencial para automatizar tarefas contábeis. Ela também é capaz de melhorar a eficiência de seus serviços.

De fato, a IA na contabilidade empresarial apresenta-se, entre outras formas, como uma ferramenta de análise de grandes volumes de dados (Big Data). Essa análise gera insights e previsões sobre as finanças da empresa em pouco tempo, além de automatizar registros e conduzir auditorias de forma automática. 

Contabilidade na nuvem

Ainda abordando o papel da tecnologia na Contabilidade, outra tendência que aparece para a contabilidade empresarial é a contabilidade na nuvem. Já pensou em migrar todos os dados da empresa para um ambiente 100% online, que pode ser acessado a qualquer hora e de qualquer lugar com acesso à internet?

É exatamente essa a proposta da contabilidade na nuvem. AO invés de operar em infraestrutura física (servidores locais e softwares instalados nas máquinas), o contador utilizada sistemas em nuvem, remotos e alocados em plataformas totalmente online. A organização dos serviços e a gestão da empresa será muito maior.

A grande vantagem da contabilidade da nuvem é reduzir os custos com infraestrutura de TI, organizar as rotinas, ter maior produtividade e segurança de dados, e ter mais tempo para atender ao cliente.

Se você quiser se aprofundar no tema, temos um post completíssimo sobre contabilidade na nuvem!

Comunicação e marketing digitais

A comunicação e o marketing digitais são tendências há algum tempo na contabilidade empresarial, mas ainda se destacam bastante. Principalmente devido à posição de segundo plano que ocupam nos escritórios contábeis que ainda não se deram conta de sua importância.

Comunicar-se com o cliente hoje pressupõe presença digital. Vivemos na chamada Economia da Atenção, em que a atenção humana é uma mercadoria escassa diante de tantos estímulos. Quem não se encontra no ambiente digital não consegue se comunicar.

Mesmo que o empresário tenha interesse em seu próprio negócio (obviamente) e que o contador seja fundamental para o sucesso, é você, contador, o responsável por abrir a comunicação. WhatsApp, Skype ou qualquer outra ferramenta para se comunicar digitalmente deve ser incorporado à sua rotina.

Se não der para visitar o cliente naquela semana, faça uma reunião por chamada de vídeo. Mostre-se capaz de conseguir a atenção do empresário para realmente fazer a diferença no negócio dele. 

O marketing digital segue o mesmo conceito. Se você quer atuar na contabilidade empresarial fidelizando e atraindo clientes, o marketing é seu maior aliado. Ele envolve ações desde a captação até o pós-venda, então não o negligencie. 

São muitas as estratégias de marketing digital, como marketing de conteúdo, inbound marketing, links patrocinados e mídias sociais que você pode utilizar.

Além de permitir que você seja encontrado por potenciais clientes, são ferramentas que auxiliam a criar relacionamentos com seu público online.

Economia do compartilhamento

Economia do compartilhamento ou economia colaborativa está presente atualmente em todos os setores econômicos e também na Contabilidade Empresarial. Colaborar e compartilhar informações, serviços ou espaços físicos só traz benefícios aos envolvidos, inclusive.

Alguns escritórios contábeis menores que atuam na Contabilidade Empresarial apresentam dificuldades naturais frente aos grandes. Por isso, muitos estão se associando no ambiente digital para trocar conhecimentos e compartilhar diretrizes, gastos com marketing e captação de clientes.

No ambiente físico, também se tornou uma tendência compartilhar o escritório. Os espaços de coworking, por exemplo, são ótimos para quem deseja reduzir os custos de negócios com uma infraestrutura bastante interessante.

Personalização de serviços e contabilidade de nicho

Contabilidade empresarial e personalização de serviços guardam íntima relação atualmente. Essa tendência é um grande diferencial competitivo e permite aos contadores atenderem aos clientes dentro de sua realidade mais bem definida.

A personalização se liga diretamente à contabilidade de nicho, outra grande tendência. O contador que se especializa em um nicho específico de atuação consegue segmentar seus serviços e prestá-los com excelência em todos os pontos de contato com os empresários.

Com mais facilidade de se posicionar no mercado com os diferenciais e atingir o público certo, o escritório contábil consegue ter melhores resultados.

Customer Success e Customer Experience

Você já ouviu falar em Customer Success e Customer Experience? Ambos envolvem práticas cujo foco maior é o cliente. No caso da Contabilidade Empresarial, o empresário. E por que são tendências?

Porque são poucos os profissionais contábeis que atuam com base neste conceito. O Customer Success ou sucesso do cliente é a reunião de esforços que têm como objetivo fazer com os clientes alcancem sucesso com o serviço prestado. 

A preocupação maior é transmitir valor. O empresário deve perceber valor no serviço que contratou, mas para isso você deve estar atento ao negócio dele e desenvolver a habilidade de analisar e fazer recomendações.

Notou que o empresário teve queda no resultado? O profissional de Customer Success do seu escritório contábil deve analisar o que aconteceu e reunir-se com o cliente para dar sugestões, como redução de despesas, formas de aumentar as receitas e outras práticas.

Já o Customer Experience ou experiência do consumidor é a relação do cliente com sua marca e seus serviços. São as interações e as percepções que ele tem quando se relaciona com seu escritório. 

Você está oferecendo uma boa experiência ao empresário? Existe uma conexão e uma relação de confiança e lealdade? Você visita a empresa para entender a realidade? Tudo isso faz parte da experiência.

Se você consegue colocar em prática essas duas tendências, verá um grande diferencial nos seus serviços. Afinal, eles se parecem com a Contabilidade Consultiva, certo? 

Acompanhar o cliente de perto, sanar dúvidas, traduzir informações para a linguagem gerencial, garantir que as expectativas sejam atendidas, solucionar problemas, analisar e sugerir melhorias. Tudo isso faz parte do sucesso e da experiência do cliente, mas também da Contabilidade Consultiva.

Dicas para se manter sempre atualizado

Dicas para se manter sempre atualizado

Estar atualizado com a Contabilidade Empresarial é uma premissa para realizar um bom trabalho. Afinal, estamos falando de uma das legislações mais complexas do mundo. São milhares de normas contábeis e tributárias brasileiras que podem mudar a qualquer instante.

Por isso, se você quer ser um verdadeiro parceiro dos empresários, precisa estar atualizado em relação ao cenário contábil. Mas é fundamental ir além e se atualizar também quanto às tendências, pois pode ser seu grande diferencial. 

Para ter uma boa estratégia gerencial e ser um aliado dos gestores, você deve encontrar novas formas de ver a Contabilidade, como é o caso da Contabilidade Consultiva. Dessa forma, você sempre será visto como um contador de valor.

Mas como se atualizar e ficar atento às tendências? Veja a seguir!

Participar de eventos

Eventos diversos do ramo são oportunidades de obter mais conhecimento em um ambiente propício para isso, além de possibilitar ao contador ampliar sua rede de contatos, promovendo compartilhamento e troca com outros profissionais. 

Alguns eventos interessantes da Contabilidade são o Synergy, a Conescap (Convenção Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das empresas de assessoramento, perícias, informações e pesquisas) e o CBC (Congresso Brasileiro de Contabilidade).

Fazer cursos online

Atualmente, existem muitos cursos online de qualidade sobre diversos tópicos da Contabilidade. Se você deseja continuar os estudos, aprimorar a prática contábil e/ou manter-se atualizado, é uma boa ideia. 

Na Universidade Nucont, por exemplo, você encontra diversos cursos para se manter atualizado quanto à Contabilidade Empresarial e quanto aos seus processos de trabalho. Que tal aprender a bater metas de vendas em seu escritório?

Além do nosso portal, existem muitos cursos de renomadas universidades e portais que podem ser encontrados na internet, inclusive que fazem a ponte com tecnologia, algo importante nos dias atuais.

Fazer um MBA ou pós-graduação

Estudar, estudar, estudar. Quem deseja se manter atualizado com as tendências da Contabilidade Empresarial precisa voltar para a sala de aula em algum momento. Um MBA ou uma pós-graduação podem ajudá-lo a atualizar conhecimentos, abrir novas possibilidades e aprimorar sua prática. 

Se você, por exemplo, atua junto a um empresário que deseja internacionalizar a empresa, pode ser interessante fazer um MBA (Master of Business Administration) em contabilidade internacional. 

Ter um mentor ou tornar-se um mentor

O mentor é aquela pessoa inspiradora, que possui conhecimento sobre o seu campo e que você admira. Em geral, são profissionais inquietos, que estão sempre em busca de conhecimento e estão atualizados com seu campo de atuação.

Por isso, ter um mentor para motivá-lo a crescer e se atualizar é uma ótima ideia. No mesmo sentido, ser o mentor de alguém fará com que você esteja sempre em movimento, procurando novas formas de ver a Contabilidade. Ensinar também é uma das formas de aprender.

Ao estar sempre atualizado e incorporar as tendências em sua prestação de serviços, você será visto como um contador de valor no mercado da Contabilidade Empresarial. Isso não só trará novos clientes, como fidelizará os atuais. Seu escritório contábil agradece!

Que tal começar aprendendo a metodologia completa para se tornar um contador consultor?

Deixe um Comentário

>
>