Contabilidade Consultiva

Como e por que aplicar a contabilidade estratégica com seus clientes?

19 maio

A contabilidade estratégica é uma evolução da contabilidade, que permite que o profissional atue de uma forma muito mais diferenciada e pontual no dia a dia da empresa. Nesta rotina, são adicionadas às disciplinas de gestão empresarial, e o contador se transforma em uma peça chave para seus clientes.

Estratégias de marketing digital para você aplicar em seu escritório contábil

Neste kit, você encontrará métodos que te ajudarão a vender seus serviços contábeis. Desde o Marketing Digital (emails e redes sociais) até métodos de proposta!

A contabilidade estratégica irá ajudar os empresários a estruturarem planos e estratégias focadas na economia do negócio;  permitir a implementação de ideias dentro do negócio; melhorar a comunicação sobre as mudanças e novas estratégias para todos da empresa; avaliar, controlar e monitorar as etapas das novas mudanças; melhorar e garantir o alcance das metas mensalmente para os clientes.

Todos esses quesitos irão ajudar a empresa a melhorar seus resultados e o contador a ser muito mais eficiente e estratégico em suas atividades do dia a dia.

Além disso, o contador poderá atuar com:

  • o aumento da eficiência dos recursos financeiros utilizados na empresa;
  • a melhora da tomada de decisão dentro do negócio;
  • a criação de uma estrutura de custos;
  • o controle das atividades da empresa;
  • a avaliação da concorrência;
  • a avaliação do desempenho da empresa após a implementação das mudanças;
  • o planejamento das táticas futuras;
  • o aperfeiçoamento da comunicação interna e externa da empresa;
  • o auxílio na definição de preços, junto ao cliente, tanto para serviços quanto para mercadorias.

Quais são os benefícios da contabilidade estratégica 

Quais são os benefícios da contabilidade estratégica

A contabilidade estratégica pode trazer diversos benefícios para os clientes e para os contadores. Para o primeiro grupo, sem dúvidas, ter um braço direito que entende de mercado, entende de contabilidade e está plenamente envolvido na sua empresa fará uma grande diferença no crescimento e desenvolvimento do negócio.

Para o contador, por sua vez, sem dúvidas, atuar de forma estratégica e muito mais eficiente dentro da empresa poderá trazer não só a fidelização do cliente como aumentar o valor agregado no serviço oferecido para os empresários.

Os benefícios são vários, e se você ainda tem dúvidas sobre manter uma atuação mais estratégica, confira alguns que pontuamos:

Aumento da competitividade de mercado

A contabilidade estratégica pode ser um diferencial. Infelizmente ainda vemos vários profissionais que não se atentam à necessidade de atuarem de forma consultiva junto com seus clientes, e isso apenas reforça o estereótipo do contador burocrático que lida com a papelada e emite contracheques.

Quando você consegue se envolver com os processos da empresa e atuar efetivamente no seu crescimento e nas otimizações internas para melhorar os resultados, sem dúvidas, você se destaca da concorrência, e acaba reforçando seu diferencial competitivo.

Aumento da fidelização de clientes

Um outro detalhe que faz toda a diferença é a fidelização de clientes. Em qualquer mercado, ter um cliente fidelizado vale muito! Por isso, para os contadores, o esforço precisa acontecer para gerar valor para essas pessoas e elas enxergarem sua prestação de serviço como algo além do básico.

Quando você se transforma no braço direito dos seus clientes, você consegue fazer com que eles realmente vejam o valor do trabalho que está sendo executado, e sintam no dia a dia a importância e a necessidade do seu serviço. Isso faz com que essas pessoas sejam fidelizadas, se mantenham satisfeitas e, posteriormente, acabem indicando seu negócio para outras empresas.

Conquistar autoridade de mercado

Por fim, trabalhar de forma estratégica, sendo capaz de gerar resultados reais para seus clientes é uma forma de conquistar autoridade de mercado.

Nesse contexto, você irá identificar quais são as maiores necessidades do seu público, que tipo de auxílio eles precisam no dia a dia e como o contador pode atuar de maneira eficiente para ajudá-los a encontrarem as soluções.

Ainda nessa estratégia, pode ser interessante produzir conteúdos diversos explicando sobre mercado, estratégias e resultados para empresas. Ao fim de todo esse processo, é comum que você comece a ser visto como uma autoridade no assunto, se destaque da concorrência e consiga atrair cada vez mais clientes para o seu escritório contábil.

Atender de forma diferenciada e realmente eficiente é o que te ajudará a se diferenciar e conquistar uma parcela de clientes muito mais significativa para o seu negócio.

Como aplicar a contabilidade estratégica? 

Como aplicar a contabilidade estratégica?

A contabilidade estratégica gira em torno, como o próprio nome diz, da construção e execução de estratégias no dia a dia. Essas estratégias englobam: custos, preços, pessoal, finanças e investimentos.

Estratégia de custos

A estratégia de custos é pautada na possibilidade de reduzir os gastos e no uso mais inteligente da verba que está disponível pela empresa.

Dentro desse contexto, é necessário que o contador seja capaz de realizar um diagnóstico das despesas dos seus clientes, identificar quais são necessárias, quais extrapolaram o previsto e quais estão no grupo de não planejadas.

Após pontuar todos esses gastos e identificar quais são os pontos que estão sugando mais a verba da empresa, é hora de realizar os cortes, fazer os ajustes e reorganizar o orçamento mensal do negócio, de forma estratégica e diferenciada, para conseguir absorver e produzir muito mais, gastando muito menos.

Para explicar as estratégias de contenção de custos, é importante que o contador elabore um relatório com todas as informações importantes e necessárias para que as otimizações sejam feitas, explicando para seus clientes qual foi o raciocínio por trás dessas sugestões.

Estratégia de preços 

Na estratégia de preços, é necessário ter cuidado com um dos pilares mais importantes das empresas: o preço dos produtos e dos serviços que são oferecidos.

Os preços dos produtos e serviços não são definidos apenas conforme os objetivos dos gestores ou proprietários, é preciso considerar outros fatores importantes, como as despesas, os custos de produção, a média de lucros e, claro, a realidade do mercado que aquela empresa está inserida.

Nesse momento, cabe ao contador ajudar o seu cliente a entender e enxergar esses dados de uma forma mais estratégica: é hora de realizar uma boa pesquisa na concorrência, identificando os valores praticados pelo mercado e avaliando se os valores das empresas realmente fazem sentido. Junto a isso, também é importante considerar todas as variáveis que influenciam na definição do preço dos produtos.

Uma boa análise da concorrência e do mercado permitirá que os clientes identifiquem, por exemplo, quais produtos e serviços são mais consumidos pelos seus clientes, quais são suas objeções de compra, quais são suas maiores necessidades e como a empresa deve atuar para suprir cada uma delas.

Estratégia pessoal 

Na estratégia pessoal, é necessário trabalhar com uma gestão estratégica de pessoas. Uma das bases mais importantes das empresas, dos mais diversos ramos, pe a sua equipe. Uma equipe satisfeita, feliz e motivada será capaz de levar a empresa a um outro patamar.

Por isso, é importante que os clientes do contador sejam capazes de recrutar os profissionais mais interessantes para a empresa. O contador irá auxiliar o setor de recursos humanos a identificar os riscos de cada possível candidato para a empresa. Feito isso, é hora de criar um plano de ação para manter esses colaboradores engajados e satisfeitos com a empresa.

Dentre as ações, temos: 

  • elaboração de planos individuais de capacitação;
  • elaboração de planos de carreira, pontuando os requisitos para as promoções;
  • propor possíveis incentivos, recompensas e bonificações, por exemplo.

Ainda na estratégia de pessoas, o contador irá ajudar a conectar o gestor / empresário com a empresa, permitindo que esses responsáveis sejam capazes de enxergar todas as qualidades e defeitos da empresa, para identificar também as oportunidades de melhorar a eficiência e a atuação em cada um dos setores.

Estratégia financeira 

Durante a estratégia financeira, o contador irá trabalhar juntamente com o departamento financeiro, e ajudará a interligar as áreas através de informações como fluxo de caixas, demonstrações, balanços e similares. Assim, a contabilidade conseguirá garantir uma troca eficiente de informações junto com o setor financeiro da empresa, de forma quase sincronizada, fazendo com que o trabalho desses dois profissionais seja muito mais eficiente e alinhado, mantendo prazos, informações e dados em dia.

Estratégia de investimento 

Para quem tem uma atuação na área de investimentos, é necessário estar atento às complexidades e às possibilidades de identificar as melhores oportunidades nas aplicações.

Os investidores precisam se aprofundar nesse assunto para conseguirem fazer a empresa crescer da melhor forma possível, e é nesse momento que a contabilidade estratégica entra. 

O contador irá apresentar dados contábeis, econômicos e financeiros da empresa para ajudar a tomar decisões muito mais assertivas diante os objetivos do negócio. Além disso, ele irá ajudar a emitir debêntures, adquirir ações e outras categorias de investimentos para a empresa. 

É fundamental que essas ações sejam tomadas considerando sempre as melhores práticas, para garantir a segurança do cliente, a rentabilidade das ações que foram escolhidas e sempre seguir às diretrizes e os objetivos de curto, médio e longo prazo da instituição.

O contador estratégico

O contador estratégico

O contador estratégico precisa atuar de forma diferenciada junto aos seus clientes. Tendo em suas mãos todas as ferramentas necessárias para a execução do trabalho, ele irá ajudar os gestores e administradores da empresa a tomarem as melhores decisões para o negócio.

Dentre as habilidades necessárias para atuar nessa área, destacam-se:

  • capacidade de guiar a empresa para o sucesso, reduzindo as possíveis ameaças e erros cometidos ao longo do tempo;
  • habilidade de apresentar e explicar a contabilidade e os dados empresariais para todas as pessoas da instituição que precisam ter acesso às informações;
  • avaliar e entender possíveis falhas do passado, conseguindo identificar novas oportunidades para a empresa e otimizações nos processos para que elas não se repitam, em qualquer nível do negócio;
  • ser capaz de entender e conhecer as preferências dos clientes e poder desenvolver um trabalho que converse diretamente com essas pessoas;
  • ser proativo;
  • ser um bom comunicador;
  • saber trabalhar com inteligência emocional;
  • ser flexível e ágil;
  • ter a habilidade de trabalhar em equipe;
  • capacidade de se adaptar e ser criativo;
  • ter espírito de liderança e resiliência.

Um contador estratégico precisa ser capaz de conversar diretamente com o empresário e se tornar o braço direito dos seus clientes. Através de estratégias específicas para cada caso, ele conseguirá ajudar seus clientes a crescerem com suas empresas e transformarem a realidade do mercado.

O resultado? Um contador diferenciado, especialista e referência no mercado.Para ajudar a atender os clientes da melhor maneira possível e conseguir entregar valor para cada uma dessas empresas, confira nosso kit para cuidar dos seus clientes em tempos de crise.

Deixe um Comentário

>
>