Contabilidade Consultiva

Oratória para contadores: qual a importância?

10 nov

Já pensou em desenvolver a oratória para contadores? Essa técnica traz muitos benefícios para os profissionais, e um deles é ser alguém diferenciado no mercado. Se pararmos para pensar que a oratória é a habilidade de falar bem em público, é possível entender suas vantagens.

Estratégias de marketing digital para você aplicar em seu escritório contábil

Neste kit, você encontrará métodos que te ajudarão a vender seus serviços contábeis. Desde o Marketing Digital (emails e redes sociais) até métodos de proposta!

Você se lembra de estar em um congresso ou evento contábil e não conseguir tirar os olhos de um palestrante? Parecia que havia um magnetismo nas palavras e no jeito daquela pessoa. Sem dúvidas, é alguém que tem certo domínio da oratória.

Mostramos a seguir a importância da oratória para contadores. Acompanhe!

O que é a oratória?

Oratória é a habilidade de falar bem em público. Esse discurso deve ser definido e estruturado, de forma a influenciar e atrair a atenção dos ouvintes. Um bom orador não é aquele que chega em um local e fala o que vem à mente. Ele utiliza regras e técnicas que o auxiliam a construir um discurso eficiente.

Na vida profissional, a oratória para contadores está sempre presente, seja dentro do ambiente de trabalho ao falar com os demais profissionais ou na empresa do cliente. Por isso, dominar essa técnica é fundamental.

Como a oratória pode influenciar o dia a dia do contador?

Na Faculdade de Contabilidade, você deve ter tido dois tipos de professor. 

Um deles é aquele profissional gabaritado, com conhecimento técnico invejável e muita experiência, cursos e certificados. No primeiro dia de aula, você está com a expectativa lá em cima, porque é um professor conhecidíssimo. Mas já nos primeiros 30 minutos você percebe que ele não prende sua atenção, que a aula é toda desconexa. Aí bate o desânimo.

Mas como nem tudo é horrível, chega aquela professora jovem, cheia de energia, experiente, mas nem tanto, que prende sua atenção em 5 minutos de conversa. Ela tem conhecimento técnico suficiente para ser uma grande professora, ainda que não tenha décadas de experiência, como o outro professor. Ela te ganha na oratória e, por isso, é muito respeitada no mercado.

Quando falamos de oratória para contadores, esse exemplo é perfeito. Porque ele demonstra que não basta conhecimento técnico para ser reconhecido no mercado. É preciso saber se comunicar bem para que todos te entendam. Clientes, colegas de trabalho, parceiros, fornecedores. Falar com objetividade e clareza é passar uma mensagem exatamente como ela é, sem interpretações duvidosas.

Por que é importante investir em oratória para contadores?

Por que é importante investir em oratória para contadores?

Considerando o exemplo que acabamos de dar, você já pode imaginar porque é importante investir em oratória para contadores. Mas não custa destrinchar os motivos de forma mais profunda. Vamos lá?

Porque melhora o marketing pessoal

Marketing pessoal é uma prática cujo objetivo é promover a imagem e o nome de um profissional. Para transformá-lo em autoridade e referência em seu mercado, utiliza ferramentas do marketing tradicional e digital. 

Por melhor que seja o marketing, porém, é preciso ter “insumos” para trabalhar. Porque dar publicidade a alguém que não faz a menor ideia do que está fazendo não adianta quando falamos de mercado de trabalho. Não a longo prazo, quando se pensa em carreira.

Por isso, para que o marketing pessoal dê certo, você precisa trabalhar os pontos fracos e reforças seus pontos fortes. E é aqui que entra a oratória para contadores, porque ela auxilia a criar e solidificar sua marca pessoal, um dos objetivos do marketing pessoal.

Com a oratória, você poderá desenvolver o personal branding, gerenciando o que te torna um profissional único no mercado. Poderá, também, reforçar o marketing pessoal para atender às necessidades dos destinatários do seu discurso, aumentando a relevância de sua marca. 

Mais uma vez, se você consegue transmitir uma mensagem de maneira clara e objetiva, estará à frente de muitos. Só a capacidade técnica não te dará insumos para um bom marketing pessoal. Mas demonstrar segurança, confiança e equilíbrio ao conversar com seus stakeholders sim. E é isso que o marketing pessoal pode explorar.

Porque você se comunica melhor com seus stakeholders

A oratória para contadores adota técnicas para falar com clareza e objetividade. Se você deseja se comunicar melhor com seus clientes, colegas de trabalho, fornecedores, parceiro e qualquer pessoa ou entidade que se relacione com seu negócio, ela é fundamental. Afinal, as técnicas facilitam a expressão do seu discurso.

Imagine que você precisa explicar ao empresário que, devido à crise econômica, é interessante pensar em um novo enquadramento tributário. Se você não conseguir concatenar seu conhecimento técnico para que ele entenda, é improvável que ele te ouça. Você, como cientista da riqueza, deve ter uma comunicação que possa ser compreendida pelo destinatário.

No mesmo sentido, em um evento contábil, você precisa ter capacidade de abordar um potencial parceiro para seu negócio. A fala precisa demonstrar credibilidade e confiança para que a parceria se concretize.

Ambas as situações demonstram a necessidade da oratória para contadores. Nossa dica é a mesma: desenvolva!

Porque aumenta sua credibilidade

Quem argumenta bem e consegue posicionar suas ideias de forma inequívoca é melhor compreendida. Sem ruídos de comunicação, as partes em um diálogo sentem mais confiança uma na outra. A oratória para contadores também trabalha neste sentido de transmitir credibilidade em uma conversa ou exposição.

Pense no cenário atual. Com uma grande produção de conteúdo, relevante ou não, estamos bombardeados por informações e ideias. Apesar de ter seu lado vantajoso, esse boom facilitou a circulação de dados errados, boatos e notícias falsas. Isso fez com que a credibilidade das informações sofresse um baque. Até aquele jornal que sempre teve correção na apuração dos fatos passou a ser questionado.

Quando trazemos esse contexto para a Contabilidade, o cenário é o mesmo. Ninguém mais sabe em qual curso confiar ou se aquele certificado é realmente relevante.

Neste ponto, os profissionais que conseguem transmitir credibilidade, utilizando a expressão a seu favor, passa a se destacar no mercado. Demonstrar domínio de conhecimento técnico (embasado em dados, principalmente) e emocional leva segurança, tranquilidade e confiança para quem nos ouve. Sem dúvidas, você será levado em consideração. 

Porque te auxilia a dominar a linguagem

Qual a sua habilidade para falar com outras pessoas, independentemente do número de ouvintes? Você tem domínio de como se posicionar em um palco para dar uma palestra ou de falar diante dos funcionários do escritório contábil? Se não tem, é importante desenvolver a oratória para contadores, porque ela ajuda a dominar a linguagem corporal e falada.

O domínio da linguagem corporal é uma forma de entender como o corpo fala. Nossa postura, as mãos, o olhar e a expressão facial dizem muito aos interlocutores. Ficar de braços cruzados pode ser um sinal de tédio, por exemplo. Passar demais a mão no cabelo pode dar impressão de inquietude ou insegurança.

Por isso, a oratória para contadores trabalha a forma como seu corpo se porta em público. É uma maneira de prender a concentração das pessoas no seu discurso, não nos seus gestos.

Além disso, vale destacar que a oratória também aumenta a habilidade de improvisar, de falar sem preparação prévia. Claro que isso não é a situação ideal, porque uma maneira de desenvolver a oratória é exatamente se preparar para discursar. Mas em muitas situações é preciso improvisar. Então, quando for necessário, a oratória te auxiliará a não “enganar” as pessoas com um discurso vazio.

Porque elimina o medo de falar em público

Pessoas tímidas, introvertidas e/ou inseguras apresentam uma característica em comum: têm medo de falar em público. Esse medo limita bastante a expressão de personalidade e, no ambiente de trabalho, do potencial do profissional. Você pode ser um contador brilhante, mas está “enclausurado” em si mesmo, é difícil mostrar o brilhantismo.

Por isso, as técnicas de oratória para contadores também trabalham a autoconfiança. Assim, você pode desenvolver sua exposição pessoal na hora de conversar e dialogar com as pessoas, eliminando o medo de falar em público. Esse será um marco em sua vida, porque traz um impacto positivo na vida profissional e pessoal. Em outras palavras, ajudará você a aproveitar e criar melhores oportunidades na carreira.

Afinal, você passa a se preocupar menos com o que os outros falarão quando você se expressa. A baixa autoestima dá lugar à positividade e à autoconfiança.

Porque melhora seus relacionamentos profissionais

A oratória para contadores faz com que o profissional se comunique melhor com seus interlocutores. Ao mesmo tempo, aumenta a credibilidade e auxilia no domínio da linguagem falada e corporal. Por trabalhar também a autoconfiança, elimina o medo de falar em público.

Diante de tantos benefícios, é possível imaginar que uma comunicação certeira, a oratória também melhora os relacionamentos profissionais. Isso porque as partes da relação conseguem se compreender sem ruídos de comunicação. Se não existem conflitos por causa disso, a relação começa e permanece sólida.

Além disso, a oratória para contadores aumenta a capacidade de o profissional lidar melhor com eventos do mercado. Isso contribui diretamente para o networking e outras relações profissionais.

Porque impulsiona sua liderança

Uma pesquisa realizada em 2018 pela Gatehouse (“State of the Sector – Internal Communication & Employee Engagement”) revelou que 70% dos entrevistados, que compõem organizações de 70 países, consideram a existência de poder da comunicação interna qualificada em cargos de liderança. A comunicação dos gestores é prioridade para muitos. 

Se você possui um escritório contábil, deve investir em oratória para contadores para desenvolver sua liderança. Comunicar-se bem é algo imprescindível para líderes, porque está diretamente conectado à gestão de pessoas. A comunicação eficiente evita confusões, otimiza os processos internos e serve para motivar pessoas.

Como apontamos anteriormente, para quem tem medo de falar em público, a oratória é um ótimo remédio. Um líder não pode demonstrar essa falta de autoconfiança para expor ideias, porque ele é espelho e inspiração para muitos do ambiente de trabalho.

E é por isso que os líderes “naturais” são tão raros. Liderança é também uma habilidade a ser desenvolvida, assim como a oratória. Por isso, invista nas habilidades de se comunicar bem para performar uma boa liderança em seu escritório. Isso interfere positivamente na reputação do seu negócio no mercado, inclusive.

Porque faz você desenvolver mais soft skills

As soft skills passaram a ser muito valorizadas nos últimos anos. As maiores empresas do mundo procuram por profissionais que saibam lidar com suas emoções e buscar sempre o equilíbrio. Essas competências emocionais, como empatia, resiliência, colaboração e comunicação distinguem profissionais incríveis de profissionais medianos.

Para colocá-las em prática, a oratória é um excelente meio. Isso porque conhecer e lidar com as próprias emoções é a base de uma comunicação de qualidade. O desenvolvimento de um discurso parte de um processo baseado em comportamento. Diante de uma objeção, como você se comportará? Será explosivo por ser contrariado ou saberá argumentar com seu interlocutor?

Desenvolver a oratória te ajuda a lidar bem com as emoções. Diante de uma pergunta bastante constrangedora, você conseguirá se manter equilibrado, argumentar sem atacar e dar uma resposta que transmita confiança. Em outras palavras, quando você aplica a oratória para contadores está desenvolvendo sua inteligência emocional.

Porque te ajuda a lidar com conversas difíceis

Como bom gestor contábil, você sabe que terá conversas delicadas. Redução de pessoal ou notícias ruins para o empresário são duas situações complicadas pelas quais você certamente já passou ou passará. 

Uma das chaves para lidar melhor com diálogos difíceis é exatamente a oratória para contadores. O primeiro passo é o planejamento do assunto que será discutido, inclusive com a simulação de possíveis cenários como consequência. Se for uma conversa de demissão, é natural que o funcionário se sinta triste ou fique nervoso. Nessas horas, entra sua habilidade de lidar com a situação de forma calma, como pontuamos nas soft skills.

Planejar com antecedência dá segurança para que você não se esqueça de falar o que é necessário e resolva as pendências de maneira clara. 

A oratória para contadores tem fundamental importância para profissionais que desejam crescer e se destacar no mercado. Além de contribuir para o marketing pessoal, para o desenvolvimento da liderança e das soft skills, as técnicas de oratória promovem um desenvolvimento pessoal inestimável. Mais autoconfiança, credibilidade e segurança para falar sem dúvidas são boas notícias, certo?

Está pronto para treinar na frente do espelho? Veja dicas para melhorar a oratória para contadores!

Deixe um Comentário

>
>