Contabilidade Consultiva

Diferencial competitivo da contabilidade: como definir o seu?

08 dez

Você conhece algum diferencial competitivo da contabilidade? Não? Pois saiba que seu negócio está em risco!

O diferencial é aquilo que te faz destacar em seu ramo de atuação. É a peça-chave para um cliente escolher você como contador, e não seu concorrente. De acordo com o Sebrae, “é a chave mestra que faz os clientes passarem a ter uma predileção pela empresa, são atributos que fazem ela ser única e superior aos seus concorrentes”. 

Estratégias de marketing digital para você aplicar em seu escritório contábil

Neste kit, você encontrará métodos que te ajudarão a vender seus serviços contábeis. Desde o Marketing Digital (emails e redes sociais) até métodos de proposta!

Competências técnicas são importantes para ter um diferencial competitivo da contabilidade, mas não resolvem a questão. Para realmente sanar o problema de uma empresa, o contador precisa ter visão sistêmica daquele negócio. Não basta cumprir as obrigações acessórias e manter a conformidade legal. 

Por tudo isso, pontuamos neste post como definir o seu diferencial competitivo e os motivos para adotar essa prática o quanto antes. Por fim, confirmamos o que nós sempre falamos: a Contabilidade Consultiva é um diferencial competitivo da contabilidade.

Acompanhe!

Como é o diferencial competitivo da contabilidade?

O diferencial competitivo na contabilidade é um elemento determinante para o sucesso na carreira do contador ou de seu escritório contábil. E o motivo é simples: a concorrência é pesada!

Conforme dados da Coordenadoria de Registro do Conselho Federal de Contabilidade, existem 73.610 organizações contábeis (sociedades, empresários, MEI e EIRELI) e 519.673 profissionais ativos nos Conselhos Regionais de Contabilidade (técnicos e contadores). 

No entanto, esse não é o único motivo para buscar um diferencial competitivo da contabilidade. Outro fator motivador é o fato de que poucos escritórios contábeis têm essa preocupação, porque continuam atuando de forma burocrática. E a burocracia é igual em todos os lugares.

Atividades de marketing, atuação estratégica e apoio à gestão empresarial dos clientes são atividades secundárias para a maioria dos escritórios. Por isso, a diferenciação perante a concorrência começa aqui, aproveitando o tempo disponível para ganhar mais espaço ao invés de se manter em tarefas repetitivas. 

Por que definir um diferencial competitivo?

O que a Apple fez para se tornar uma gigante de tecnologia? Unir a experiência do usuário e o pioneirismo tecnológico. Qualquer experiência vivida pelo consumidor com os produtos da marca é relevante e fundamental para aprimorá-los.

Por que o Cirque du Soleil não é uma companhia de espetáculo circense qualquer? Porque criou um novo conceito da arte, despertando no público a curiosidade de ver um espetáculo tão incrível.

Esses dois empreendimentos, em outras palavras, definiram um diferencial competitivo para se tornar referência em seus mercados. Ter esse diferencial não objetiva somente alcançar prestígio, mas obter um retorno inestimável que só empresas reconhecidas pelo público e pelos concorrentes têm. No caso da contabilidade, esse retorno é a própria sustentabilidade do escritório contábil.

Reconhecimento vem acompanhado de credibilidade, e é isso que fideliza clientes e os tornam promotores do seu negócio. Com o tempo, torna-se um negócio escalável, que, com os mesmos recursos, aumenta o faturamento.

É isso que a definição de um diferencial competitivo da contabilidade pode fazer por você: se tornar um escritório com uma marca de autoridade no seu segmento de atuação.

Como definir seu diferencial competitivo?

Como definir seu diferencial competitivo?

Para definir um diferencial competitivo da contabilidade é preciso ir além de preço baixo e atendimento personalizado. É preciso encontrar as ações capazes de transformar o seu negócio em pioneiro e capaz de oferecer reais vantagem aos clientes. 

O diferencial deve ser claro, perene e difícil de ser copiado pelos concorrentes. Dessa forma, poderá alavancar as vendas do escritório contábil e provocar um crescimento exponencial. Quais são os atributos que podem se converter em boas condições para competir no seu mercado de atuação? 

Eles devem fazer parte do seu planejamento estratégico e fortalecer a imagem do escritório. Devem, em igual sentido, trazer vantagens claras para colocar sua marca no imaginário do cliente. 

Em suma, são ações que geram valor para o cliente e que apresentem uma entrega além das expectativas de seus serviços. E, para encontrá-las e definir seu diferencial competitivo da contabilidade, o primeiro passo é conhecer seu negócio e a concorrência.

Conheça seu negócio e a concorrência

Você conhece o propósito do seu negócio? Na hora de fazer um planejamento estratégico, você deve traçar missão, visão, valores e propósito. Não adianta focar em vender a qualquer custo. 

O ideal é ter um olhar analítico para os serviços que você oferta ao mercado – e o porquê deles. Mais do que lucratividade, que é mera consequência de solidificar um diferencial competitivo da contabilidade, você precisa conquistar o consumidor por meio do seu propósito. A partir daí, ele poderá criar uma relação de empatia com seu negócio, o que facilita tudo.

Além de conhecer seu negócio, você deve entender também a concorrência e seu mercado de atuação. É assim que você conseguirá definir um diferencial competitivo da contabilidade. Com pesquisas de mercado, você pode entender como terceiros enxergam seu negócio. Se você entrega o valor ao qual se propõe, excelente. Se não, olhe novamente para dentro para ajustar ações e, só então, pensar em se diferenciar.

Conheça seu cliente

Após se conhecer, você deve buscar entender a fundo seu público-alvo. O que os empresários esperam de um contador? Pense em uma representação semi-fictícia do seu cliente ideal (persona) para identificar hábitos de consumo, necessidade e interesses. 

Na Contabilidade, se você atua em um nicho específico, você já tem um recorte. O que o empresário de serviços de saúde espera de você? Uma atuação estratégica, capaz de orientá-lo em períodos de grande demanda, como na pandemia. O que tira o sono desse empresário? Faça perguntas-chave para compreender onde você pode atuar de maneira diferenciada.

Conhecer o cliente é a melhor maneira de direcionar corretamente seus serviços. A partir daí, será possível definir um diferencial competitivo da contabilidade que ninguém ainda está oferecendo ao seu público-alvo.

Tenha uma equipe qualificada e comprometida com seu diferencial

Seu escritório contábil é composto por quantas pessoas? Imagine que você tem 5 contadores, 1 gestor, 1 advogado, 2 profissionais de marketing, 2 profissionais de vendas, 2 profissionais de atendimento e 1 profissional de TI. Vocês são 15 pessoas no total. Se todos não tiverem uma qualificação suficiente, você pode até traçar um diferencial competitivo da contabilidade, mas não conseguirá executá-lo.

Há muitos escritórios contábeis vendendo o mesmo serviço. Mas você encontrou um nicho que o possibilita atuar de maneira diferenciada. Na hora de prestar serviços contábeis, porém, você precisará de toda a sua equipe para criar soluções mais adequadas ao empresário. Se algo não está no lugar, sua estratégia vai por água abaixo.

Por isso, mantenha um time de excelência e motivado a trabalhar seu diferencial competitivo. Além de boa cultura organizacional, promova treinamentos para capacitá-los sempre e busque a integração dos setores. Se todos trabalham em prol de um único objetivo, é possível que vocês, inclusive, encontrem soluções mais criativas e diferenciadas para seus clientes.

Seus profissionais devem se sentir diretamente responsáveis pelo sucesso do seu escritório. E uma remuneração justa também faz parte das ações para ter uma boa equipe, não se esqueça disso. 

Atente-se para as inovações para criar um serviço melhor

Para definir um diferencial competitivo da contabilidade, você deve estar sempre atento às inovações do setor para oferecer um serviço melhor. A tecnologia é uma grande aliada do contador, porque possibilita a ele destinar seu tempo para atividades estratégicas.

Como apontamos no início do texto, poucos escritórios contábeis estão antenados às possibilidades de atuação na contabilidade. Eles se limitam a fazer o que a contabilidade digital já realiza. O que não sabem é que a tecnologia, além de suprir sua mão-de-obra, pode inclusive oferecer soluções que aumentam a geração de valor para o cliente.

As soluções vão muito além da automação de processos e fluxos internos para aprimorar o workflow. É claro que estas ferramentas são ótimas formas de reduzir os custos do escritório contábil, o que aumenta as possibilidades de investimento. Mas a ideia é pensar em inovações que geram valor ao empresário cliente, como os dashboards e os relatórios interativos. Isso seria criar espaços inexplorados.

A propósito, existe uma metodologia interessante para criar espaços inexplorados. É a chamada estratégia do Oceano Azul, um conjunto de ações que resultam em serviços relevantes e capazes de criar novos mercados. Aplicada à Contabilidade, as principais estratégias do Oceano Azul seriam: 

  • Atentar-se aos espaços do mercado contábil mercado inexplorados, como a Contabilidade Consultiva, para aproveitar essas oportunidades;
  • Mais do que vencer concorrentes, é tornar a concorrência irrelevante, em que ela passa a ser mera participante do mercado;
  • Ao mesmo tempo em que torna a concorrência irrelevante, é preciso focar no serviço que você presta, e não na competição;
  • Compreender que as estruturas do mercado contábil não são imutáveis e podem ser reconstruídas. 
  • Criar e capturar novas demandas.

Retomando o Cirque du Soleil como exemplo, a companhia inovou na forma de criar espetáculos. Tornou-se referência no meio artístico e solidificou seu espaço no mercado com um valor intangível. Em outras palavras, não importa o preço da sessão, porque as pessoas pagarão para sanar a curiosidade. 

Invista na experiência e no sucesso do cliente

Prestar um atendimento diferenciado já é um alvo de muitos escritórios contábeis. Todos desejam e investem em práticas para superar as expectativas dos clientes no atendimento. A equipe deve conhecer seu público-alvo para oferecer boas soluções sempre que for acionada pelos clientes empresários.

Todo o mundo da contabilidade já deve estar pensando nisso. O que muitos não pensam é investir na experiência e no sucesso do cliente. Os termos Customer Success e Customer Experience não estão integrados ao mundo contábil ainda. Por isso, essa é uma lacuna que você pode aproveitar na hora de definir seu diferencial competitivo da contabilidade.

Pense em como seu negócio se diferencia da concorrência ao mesmo tempo em que gera um valor agregado para seus clientes. Encontrou uma resposta? Se não, é sinal de que a experiência e o sucesso do cliente ainda não são práticas implementadas. 

Isso porque o diferencial só é reconhecido se há uma resposta dos seus clientes sobre ele. Para tanto, além do conhecimento sobre o próprio negócio e uma equipe qualificada, você precisa ter uma linha direta com o empresário.

A comunicação de qualidade é fundamental para que você divulgue seus diferenciais, atraia e fidelize clientes, e ainda obtenha feedbacks para fortalecer suas ações. Aliada a ela, existe a relação profunda com o cliente e com o seu negócio. O valor intangível dos serviços que você presta se conecta aos benefícios que suas entregas conferem aos clientes.

Mais uma vez, vale destacar a tecnologia como meio de trabalho em conjunto para oferecer uma experiência diferenciada aos empresários. Com ela, você poderá sempre exceder as expectativas. Quanto mais você entrega, melhor a experiência e o sucesso do cliente. Ele sequer dará atenção às marcas concorrentes, porque você satisfaz as necessidades que ele apresenta.

E não se esqueça de que a qualidade é a maior aliada na entrega. Você conseguirá ter pioneirismo de mercado quando você entregar algo espetacular de maneira espetacular. Se o empresário não entende a linguagem contábil, use meios para transformá-la em linguagem gerencial. Assim, os dados apresentados realmente servirão para uma tomada de decisões fundamentada.

Contabilidade Consultiva é um diferencial competitivo?

Contabilidade Consultiva é um diferencial competitivo?

A Contabilidade Consultiva é um diferencial competitivo da contabilidade. Ela, na verdade, poderia ser um exemplo da estratégia Oceano Azul, inserida nas inovações para criar um serviço melhor. Isso porque o contador consultivo não só cumpre a lei, mas analisa e interpreta dados para ajudar seus clientes a tomar melhores decisões. Ele passa do papel burocrático para atuar em áreas estratégicas, como finanças, processos e vendas.

É a pura aplicação da contabilidade como ciência da riqueza. É o contador estrategista de negócios que atua para preservar a saúde financeira das empresas. Dessa forma, consegue potencializar recursos e resultados. Por isso, agrega um valor enorme ao empresário, tornando-se referência em seu segmento de atuação.

Em igual sentido, essa contabilidade do futuro atua para definir outros diferenciais competitivos. Isso porque aprimora o relacionamento com os clientes e atende às suas necessidades, aumentando também sua fidelização. Ao gerar e transmitir valor, aumenta a competitividade de mercado e cria autoridade. É, em suma, o diferencial competitivo da contabilidade que abrange muitos outros.

Ter um diferencial competitivo da contabilidade demanda estudo e comprometimento com o cliente. Para isso, é preciso dedicar tempo às atividades estratégicas e que geram valor.

Com a Contabilidade Consultiva, você se diferencia no mercado e coloca seu escritório contábil no caminho do sucesso. Conheça mais sobre os pilares da Contabilidade Consultiva!

Deixe um Comentário

>
>