Contabilidade Consultiva

Como a contabilidade consultiva pode ser seu diferencial competitivo?

01 dez

Diferenciar-se no mercado contábil é fundamental para quem deseja ter uma carreira próspera. A Contabilidade Consultiva pode ser o diferencial competitivo de um profissional ou organização contábil. E, acredite em nós, é uma forma sólida de se destacar diante da concorrência.

Estratégias de marketing digital para você aplicar em seu escritório contábil

Neste kit, você encontrará métodos que te ajudarão a vender seus serviços contábeis. Desde o Marketing Digital (emails e redes sociais) até métodos de proposta!

De acordo com dados da Coordenadoria de Registro do Conselho Federal de Contabilidade, são 519.673 profissionais ativos nos Conselhos Regionais de Contabilidade (técnicos e contadores), e 73.610 organizações contábeis (sociedades, empresários, MEI e EIRELI). Diante desses dados, é importante se destacar, certo? Por isso, estamos falando da Contabilidade Consultiva.

Veja a seguir como ela pode fazer você ter um grande destaque no mercado.

O que é contabilidade consultiva?

Contabilidade Consultiva, na visão de alguns, é o novo papel do profissional contábil. Para estes, é uma nova forma de atuar, pois o contador não se destina mais a executar somente as obrigações fiscais de uma empresa.

De fato, o contador que aplica a Contabilidade Consultiva possui um papel abrangente, agindo como um consultor de negócios que cumpre a lei, analisa e interpreta dados para auxiliar empresários na tomada de decisão. Em outras palavras, vai além da conformidade e atua em áreas estratégicas, como processos, vendas, finanças e outras.

E onde reside o erro na frase “novo papel do profissional contábil”? Na palavra “novo”. A contabilidade sempre foi uma ferramenta de tomada de decisão, pois é a ciência da riqueza. Mas os próprios profissionais fizeram os empresários acreditarem que nós éramos mero burocratas, pois muitos se limitavam a cumprir as obrigações legais.

A Contabilidade Consultiva é, assim, a retomada do contador como um estrategista de negócios. É o profissional atuando para preservar a saúde financeira das empresas, orientando decisões para potencializar recursos e resultados e apontando os melhores caminhos para o sucesso da empresa.

É a contabilidade do futuro. Soluções tecnológicas já assumem apuração de tributos, demonstrações contábeis e demais tarefas burocráticas. Ao contador, resta atuar de forma mais estratégica para ajudar as empresas a alcançarem resultados positivos.

Por que a contabilidade consultiva é um diferencial?

Por que a contabilidade consultiva é um diferencial?

O próprio conceito de Contabilidade Consultiva já traz uma ideia de porque ela é um diferencial competitivo no mercado. No entanto, apontamos os desdobramentos da sua aplicação tanto para os clientes empresários quanto para seu escritório contábil. 

Porque aprimora o relacionamento com os clientes

O que separa um negócio de sucesso de um negócio que consegue lucrar bem pouco? Podemos apontar diversos fatores, como administração financeira e marketing. Mas o principal é o relacionamento com os clientes. As abordagens e as estratégias utilizadas para se relacionar com o público-alvo é o que determinará o real sucesso de um escritório contábil. Afinal, sem eles, não há negócio.

O contador deve ter em mente que atende a diversos empresários, com muitas demandas e necessidades diferentes. Mas todos desejam ter um contador parceiro de negócios, que influencia positivamente na tomada de decisões. E é aqui que a Contabilidade Consultiva entra como diferencial.

A relação entre um contador consultivo e seu cliente empresário ultrapassa o de burocrata. Ele realmente se torna um parceiro que fará a diferença da saúde financeira da empresa. É quase impossível ver um relacionamento com o cliente neste nível se o profissional apenas executa atividades burocráticas. Afinal, ele faz o mesmo que a tecnologia.

E ser um parceiro é utilizar essa relação próxima para entender todos os aspectos do negócio, encontrando os gargalos e os pontos fortes que envolvem a Contabilidade. Neste caso, a confiança é desenvolvida de forma natural.

Inclusive, você sabia que 82% dos clientes interrompe negócios se não é atendido de modo adequado? Ou que 91% dos brasileiros entendem que o atendimento ao cliente é um diferencial para que se fidelizem a uma empresa? A palavra chave é relacionamento, entregar o que se espera de um contador que aplica a Contabilidade Consultiva.

Porque atende às necessidades dos clientes

Na mesma linha do aprimoramento da relação com clientes, a Contabilidade Consultiva também é um diferencial competitivo porque atende às necessidades dos empresários. Sim, ele precisam de alguém para garantir a conformidade com suas obrigações fiscais, mas precisam de mais do que isso.

O contador consultor, com uma escuta atenta e visitas à empresa, consegue entender de fato o que o empresário precisa. Consegue, inclusive, antecipar necessidades. Isso também leva a um relacionamento sólido, pois há oferta de um serviço relevante e personalizado. 

Uma pesquisa realizada pelo SEBRAE (Relação das MPE com os contadores) traz dados interessantes acerca das necessidades dos empresários e suas expectativas em relação aos contadores.

Mais de 80% dos empresários querem priorizar o planejamento tributário do negócio. Mais de 70% deseja que o contador ofereça recomendações para aprimorar o negócio, dê apoio na gestão financeira e no acesso a linhas de crédito, além de elaborar relatórios de desempenho e diagnósticos. 

Outros 67% dos entrevistados demandam a elaboração de Plano de Negócios, enquanto 66% deseja que o contador preste serviços de soluções de dívidas e pagamentos atrasados.

Sabendo disso, pense em quais âmbitos a Contabilidade Consultiva pode entrar para atender às necessidades dos empresários. Já adiantamos: TODOS. Porque, ao aplicar essa metodologia, o contador conhecerá a fundo os negócios de seus clientes. E isso é o primeiro passo para resolver todas essas questões. 

É exatamente isso que os clientes querem de uma consultoria contábil e o que você precisa fazer para ter um diferencial competitivo.

Porque gera valor e o transmite aos empresários

Dentre as práticas exercidas por um contador que aplica a Contabilidade Consultiva, estão: 

  • Recomendações e conselhos para crescimento do negócio e alcance das metas estipuladas;
  • Elaboração de planejamento tributário, relatórios de diagnósticos e desempenho;
  • Apoio à gestão financeira da empresa, e outras.

Perceba que todas elas atuam diretamente nas necessidades dos clientes que acabamos de apontar. Em qualquer negócio, se você atende às expectativas do seu público-alvo, ele o considera “bom de serviço”. Em outras palavras, ele vê valor naquilo que você oferece, porque você resolve um problema.

E esse é o grande diferencial da Contabilidade Consultiva: gerar e transmitir valor do trabalho contábil. Durante muitos anos, os contadores sofreram com a fama de burocratas. Apesar de as atividades burocráticas serem essenciais ao crescimento de um negócio, eram encaradas como “mal necessário”. O empresário não via valor neste trabalho. E a atuação consultiva mudou isso.

O empresário passou a ver no contador um parceiro do negócio, alguém que traz diversos benefícios. O conhecimento sobre o mercado e sobre a atividade do cliente faz com que o profissional exerça grande diferença no desenvolvimento do negócio. A atuação estratégica é eficaz e promove bom relacionamento, exatamente porque transmite valor. 

Porque aumenta a fidelização de clientes

E se transmite valor, o cliente fica satisfeito com o trabalho. E um cliente satisfeito é o primeiro passo para a fidelização de clientes. Mais do que captar novos clientes, o contador deve se preocupar em manter aqueles que já possui. Além de ser mais barato, é mais interessante para os negócios do escritório contábil.

Isso porque os empresários já conhecem sua forma de trabalhar. Educar o cliente contábil é algo difícil, então, se ele já está educado e acostumado com a Contabilidade Consultiva, melhor. 

E um cliente fidelizado vale muito, porque ele também é um promotor dos seus serviços. Certamente, você ganhará mais indicações e, naturalmente, verá sua carteira de clientes crescer. 

Porque aumenta a competitividade de mercado e cria autoridade

Até agora, vimos que a Contabilidade Consultiva aprimora o relacionamento com os clientes, porque o profissional passa a atender às necessidades dele, gerando e transmitindo valor. Com isso, consegue sua fidelização e pode ver surgir novas indicações. 

Somando tudo isso, é natural que seu escritório contábil passe a ter mais poder de fogo no mercado, certo? Afinal, ele passa a ser reconhecido por prestar um trabalho diferenciado, que atua diretamente na saúde financeira dos negócios. Essa boa fama começa a correr, principalmente se você atua em um nicho específico.

Sua competitividade aumenta bastante com esse diferencial. Ao se envolver nos processos de uma empresa e melhorar seus resultados, você se destaca da concorrência. A Contabilidade Consultiva é o seu diferencial competitivo, ao mesmo tempo que o reforça constantemente.

E se você gera resultados reais para os clientes, conquista autoridade de mercado. Seu escritório contábil será visto como um negócio que atua de maneira eficiente e estratégica. Excelente, não?

Como apresentar o serviço para a clientela?

Como apresentar o serviço para a clientela?

A Contabilidade Consultiva é um grande diferencial competitivo, como acabamos de mostrar. Ao trabalhar a contabilidade em sua essência (ciência da riqueza), você se torna um parceiro de negócios do empresário, ajudando-o a atingir a prosperidade. 

Para Fernanda Rocha, especialista no tema, a “aplicação da Contabilidade Consultiva vai mudar a forma com que os clientes enxergam a contabilidade. Por isso, é preciso trabalhar a mudança de mindset na prática, com profissionais atuando de maneira próxima aos empresários. Afinal, o trabalho começa após a elaboração do balancete”.

E é aqui que mora o problema. Na cabeça do empresário, o contador cumpre obrigações acessórias, trabalha com os números e faz o balancete. Ele não sabe que o trabalho da Contabilidade Consultiva começa após o balancete. Como você demonstrará os benefícios dessa metodologia?

De forma simples, falando a língua do empresário. E para isso, você precisa se comunicar bem e utilizar a tecnologia.

Comunique-se bem

Uma comunicação clara e objetiva é a melhor forma de explicar aos seus clientes o que é a Contabilidade Consultiva. Se você ainda não é muito bom com as palavras, nossa dica é aprimorar a oratória para contadores. Com ela, você não apenas se sentirá mais confortável em discursos, mas transmitirá mais autoridade.

Essa comunicação será fundamental para educar o cliente, mas também para o relacionamento com ele. Comunicação é uma troca de informações, então você deverá estar pronto para eventuais questionamentos.

De início, sugerimos que você explique as ações práticas que envolvem a Contabilidade Consultiva. Foque no ponto de que as obrigações burocráticas serão realizadas, mas não são o foco. O foco é sempre atuar de forma estratégica. É assim que se cria autoridade ao ofertar seus serviços. 

Em qualquer momento, nossa outra dica é escutar. Para oferecer algo adequado, você deve saber quais são as necessidades do seu cliente. Por isso, ouvidos atentos e abertos para conhecer cada dor do cliente. Dessa forma, você conseguirá apresentar a Contabilidade Consultiva focando nas soluções para resolver os problemas. 

Neste treinamento de Fernanda Rocha, ela mostra como educar os clientes para a Contabilidade Consultiva:

[TREINAMENTO] Como Educar seus Clientes para a Contabilidade Consultiva – YouTube

Use a tecnologia

A tecnologia acessível é um dos pilares da Contabilidade Consultiva. De forma simples, ela substitui tarefas que não geram valor, deixando ao profissional as atividades estratégicas. E é também ela que o ajudará a apresentar seus serviços ao cliente.

Para trocar a linguagem contábil por um linguagem empresarial, o contador pode gerar relatórios gerenciais com recomendações ao empresário em termos que ele compreende. E para fazer essa ponte, você pode utilizar os dashboards da Nucont. Eles servirão para transformar dados financeiros e contábeis dos clientes em informações sobre a saúde de suas empresas.

O contador pode importar balancetes gerados por qualquer software contábil e integrar dados financeiros facilmente com ContaAzul, Nibo e Excel. Com a NANDA (Inteligência Artificial da Nucont), você terá, em segundos, diagnósticos da saúde de seus clientes. Por fim, seus dados se transformam em indicadores, gráficos e insights de negócio. 

Um exemplo: a N.A.N.D.A. pode, a partir dos dados importados, identificar um padrão de comportamento de indicadores de capital de giro que colocou certa empresa na condição de pré-insolvente. Com essa informação, você poderá demonstrar ao empresário que é preciso atuar para que a saúde financeira não piore.

Se ele perguntar de onde veio essa situação, a N.A.N.D.A. também apresenta as causas que a levaram àquela condição. A tecnologia também aponta possíveis soluções para resolver os problemas identificados.

Em outras palavras, ela interpreta e faz análises gerenciais, identificando causas e soluções para os problemas empresariais. O seu trabalho como contador consultivo será sempre focado no relacionamento com o cliente, para conduzi-lo rumo à prosperidade.

A Contabilidade Consultiva é um grande diferencial competitivo que pode colocar seu escritório em outro patamar. Ela gera valor, fideliza clientes e aumenta a competitividade de seu próprio negócio.

Que tal começar o curso sobre a metodologia da Contabilidade Consultiva na Universidade Nucont?

Deixe um Comentário

  • […] todos os benefícios da Contabilidade Consultiva, e também entendeu se tratar de um importante diferencial competitivo no meio contábil. Agora, chegou o momento de colocar tudo isso em prática, […]

  • […] outras palavras, além de ajudar os clientes a alcançarem a prosperidade, a Contabilidade Consultiva é um importante diferencial competitivo para o seu escritório […]

  • >
    >