7 áreas de atuação e especialização em contabilidade

Publicado por Brenda Flammo em

7 áreas de atuação e especialização em contabilidade

A contabilidade é uma ciência que fornece ao profissional inúmeras possibilidades de trabalho. Seja no mercado corporativo ou no poder público, há uma necessidade de atuação estratégica, que vai além da burocracia própria da profissão. Por este motivo, a especialização em contabilidade é uma necessidade para quem deseja se destacar no segmento.

Mas qual especialização em contabilidade fazer? Essa pergunta deve ser respondida somente após uma análise profunda das ambições e desejos de cada um. No entanto, para facilitar essa escolha, pontuamos como o mercado se comporta atualmente, as inúmeras possibilidades de áreas de especialização em contabilidade e como se destacar em cada área. 

Acompanhe!

Como é o mercado de contabilidade?

Como é o mercado de contabilidade?

O mercado de contabilidade atual é muito diferente do mercado de alguns anos atrás. A tecnologia invadiu o setor, como fez com qualquer segmento econômico ao redor do mundo. A transformação digital trouxe novas formas de relações profissionais e pessoais. E isso inclui também a atuação do contador.

Se antes esse profissional era exclusivamente responsável pela coordenação e controle dos registros financeiros e patrimoniais de uma empresa, hoje ele pode ir muito além. Isso porque o mercado contábil se apresenta atualmente em formato de Y. É uma estrada que bifurca e que leva o contador para dois caminhos possíveis, mas com premissas bastante diferentes. São, em suma, dois modelos de prestação de serviços diferentes:

  • Contabilidade Online: cuida da parte burocrática da contabilidade, oferecendo ao cliente o serviço por um baixo custo devido à presença de automação e tecnologia. Não há necessidade de aproximação entre o profissional e o empresário.
  • Contabilidade Consultiva: contabilidade encarada como ciência da riqueza e da prosperidade, que auxilia os empresários a tomarem decisões de forma fundamentada. É um serviço altamente personalizado, de alto valor agregado e alto preço. Demanda muita proximidade com os clientes.

No primeiro caso, existem plataformas online que já realizam esse trabalho. Por isso, em nossa visão, o contador que pretende sobreviver à contabilidade do futuro deve atuar de forma consultiva em suas variadas possibilidades de atuação. Para tanto, é preciso conhecer as áreas de especialização em contabilidade em que pode atuar.

Conversar com especialistas que com foco na modernização dos escritórios de contabilidade para ter um norte sobre qual área você deve focar primeiro.

Quais as áreas de atuação e especialização em contabilidade?

Quais as áreas de atuação e especialização em contabilidade?

Existem várias áreas de especialização em contabilidade para pessoas com perfis e interesses distintos. Afinal, ela está presente em todos os setores, desde o controle financeiro pessoal até o setor público, incluindo o mercado corporativo. Qualquer atividade que exija controle e análise de movimentações financeiras e patrimoniais envolve o contador. 

Porém, cada uma delas possui especificidades que demandam habilidades pontuais do profissional. Considerando esse cenário amplo, a especialização em contabilidade é uma necessidade. Pontuamos as 7 áreas para que você perceba que seu campo de atuação pode ser muito grande, mas demanda conhecimento.

1. Contador de escritório

Ser contador de escritório é uma porta de entrada no mercado. Muitos profissionais se formam e passam a integrar o quadro de empresas ou escritórios. O início se dá com um cargo de assistente, mas conforme o aprendizado e a capacitação profissional (especialização em contabilidade), há muitas possibilidades de evolução para diversas funções.

A atuação nos escritórios contábeis é muito parecida com aquela que mencionamos na contabilidade online. Ela envolve lançamento de notas, cálculo de tributos que os clientes devem pagar, orientações detalhadas sobre a saúde financeira, controle de receitas e despesas, e outras situações. O contador, neste caso, atua baseando-se nas obrigações acessórias.

Para se destacar nesse ramo, é interessante pensar na segmentação de mercado a partir da escolha de um setor de atuação, como área de saúde, tecnologia etc.

2. Contador consultor 

O contador consultor é uma das atuações que demanda especialização em contabilidade e muita experiência profissional. Afinal, a consultoria contábil permite ao contador se aprofundar em segmentos específicos, como tributos, análise financeira, contabilidade internacional, comércio exterior, finanças e outros.

Nesse tipo de trabalho, o contador pode ser contratado por um escritório que presta consultoria empresarial ou pode atuar como autônomo. Em qualquer caso, a experiência adquirida com o passar dos anos é uma grande aliada da credibilidade, aumentando as chances de contratação. 

Para te ajudar nisso, existe a Metodologia do Curso Contabilidade Consultiva, que tem como objetivo fazer com que o Contador evolua para o próximo nível e dê um salto largo rumo ao sucesso profissional.

3. Contador analista

Se você deseja atuar como analista contábil ou financeiro , deve saber exatamente qual sua principal função: subsidiar as decisões dos empresários

Atuando em empresas de pequeno, médio ou grande porte, você será responsável por analisar as demonstrações e os relatórios contábeis e financeiros do cliente. A partir da análise e interpretação dos documentos, deve fornecer informações detalhadas para a gerência. Assim, ela terá condição de tomar decisões assertivas em relação aos negócios e transações de sua empresa.

Além disso, também poderá analisar as informações sobre lucro e prejuízo para orientar os gestores a escolherem um regime tributário mais adequado para as atividades.

Em qualquer caso, é desejável que o contador analista tenha alguma especialização em contabilidade que o auxilie a saber mais sobre negócios e gestão. Afinal, indiretamente, ele participa das decisões empresariais.

4. Contador gestor 

Dentro desse contexto do contador que auxilia nas decisões do mundo corporativo, aparece a figura do contador gestor, o profissional que exerce funções gerenciais dentro de uma empresa. São três possibilidades:

  • Gerente Financeiro;
  • Controller;
  • Diretor.

O gerente financeiro é, em geral, um cargo destinado a contadores mais experientes, pois é o grande responsável pela saúde financeira da empresa. Dentre suas atribuições e conhecimentos, estão:

  • Conhecer a fundo a atividade para saber sobre o pagamento de tributos, benefícios e incentivos fiscais, dentre outras nuances;
  • Realizar análises de relatórios contábeis e interpretar os dados para a alta cúpula empresarial;
  • Apontar falhas nos processos, encontrando as melhores formas de solucioná-las;
  • Atualizar-se sobre a legislação tributária e fiscal.

O controller é um profissional muito capacitado. A especialização em contabilidade, como mestrado ou doutorado, é pré-requisito para desempenhar essa função. Além disso, é desejável conhecimento em línguas estrangeiras e habilidades para tomar decisões estratégicas. Mas por quê? Porque o controller exerce muitas funções de alto valor para a empresa, tais como:

  • Auxiliar nos processos de compra ou venda, de contratação ou demissão de funcionários;
  • Analisar custos de todas as transações empresariais, sejam internas ou externas;
  • Fornecer informações contábeis aos gestores;
  • Administrar questões tributárias e financeiras.

Em outras palavras, é o braço direito do diretor e está entre os cargos mais altos dentro de uma organização. Está abaixo somente dos diretores e sócios do negócio.

Para aquele profissional que tem especialização em contabilidade, já exerceu a função de controller em outras empresas e carregam vasta experiência, uma possibilidade de atuação de contador gestor está na diretoria.

O diretor está acima do gerente financeiro e do controller. É ele quem direciona e fiscaliza a atuação dos demais profissionais que se situam abaixo na hierarquia. Com poder de decisão e argumentação junto aos diretores presidente da empresa, possui grande capacidade analítica e gerencial. Mas a alta experiência é acompanhada de grande responsabilidade, porque pode ser responsabilizado legalmente em casos de problemas tributários e fiscais.

Contador de órgãos públicos

5. Contador de órgãos públicos

Para quem sempre sonhou com a estabilidade e com a carreira pública, ser contador de órgãos públicosé a melhor opção. Esse profissional pode ingressar no poder executivo municipal, estadual ou federal, nos tribunais (como Tribunal Regional do Trabalho e Tribunal de Contas), no Ministério Público e em outros órgãos. 

O ingresso pode se dar por concurso público ou em cargo de confiança. Na segunda opção, não há estabilidade profissional após os 3 anos de estágio probatório, e o profissional pode ser exonerado a qualquer tempo. 

Suas funções variam de acordo com o órgão, mas, geralmente, envolve analisar dados financeiros, elaborar relatórios, atentar-se aos dados patrimoniais e orçamentários, manter as contas em dia, cumprir a legislação vigente a todo o momento, dentre outras tarefas.

No Tribunal de Contas, o contador é o responsável pela análise das contas de prefeituras e estados. Sua função é controlar o uso do dinheiro público, alertando sobre fraudes e prejuízos ao erário.

Se o profissional deseja ser contador de órgãos públicos, deve se capacitar para os concursos e para sua atuação. Uma especialização em contabilidade é, por isso, fundamental.

6. Contador auditor

O contador auditor pode atuar interna ou externamente. Em ambos os casos, o trabalho de auditoria contábil é fazer uma análise completa das atividades financeiras e patrimoniais da empresa. Verificar registros e balancetes, analisar as finanças, identificar falhas na gestão. Tudo isso é responsabilidade desse profissional, que exerce atividade essencial para garantir a regularidade do negócio. 

Por ter grande impacto nos negócios, a especialização em contabilidade é a forma de garantir uma atuação bem fundamentada e com credibilidade. Veja a diferença entre o auditor interno e externo:

  • Auditor interno: verifica os processos empresariais, analisa os dados contábeis e garante a legalidade de todos os procedimentos. Neste caso, atua como funcionário contratado e tem todos os direitos trabalhistas assegurados.
  • Auditor externo: contratado pela empresa para desempenhar um trabalho temporário de análise dos processos. A auditoria, neste caso, pode ocorrer uma vez por ano ou quando ela estiver em um processo de compra.

7. Contador perito 

O perito contábil exerce um trabalho de extrema importância para a sociedade, pois comprova o desvio ou má utilização de recursos financeiros por empresas ou órgãos públicos. Ele atua em processos judiciais, seja contratado por uma das empresas envolvidas ou pela própria Justiça.

Sua atribuição fundamental é analisar as provas nos autos processuais e oferecer informações necessárias para subsidiar o magistrado a resolver o litígio. Essa análise envolve encargos financeiros. Além de ser ético e transparente em suas ações, o perito precisa realizar uma especialização em contabilidade para ter uma atuação de excelência.

Qual área é mais interessante?

Qual área é mais interessante?

Para decidir sobre qual especialização em contabilidade realizar, você deve avaliar quais são suas expectativas e interesses. Não existe uma área mais interessante, mas sim aquela na qual você quer atuar e se capacitar.

Uma carreira sólida depende da graduação em Ciências Contábeis, com o respectivo registro profissional no Conselho Regional de Contabilidade (CRC), exclusivo aos bacharéis. O profissional que possui apenas curso técnico pode atuar, desde que tenha sido aprovado no Exame de Suficiência, promovido a cada dois anos. No entanto, somente a especialização em contabilidade pode ampliar seu campo de atuação.

Diante do cenário atual, como pontuamos no início, é importante ter bastante conhecimento. Se você atuará no setor público, a especialização em contabilidade pública é fundamental. Se você quer atuar como contador consultor, analista ou gestor, o conhecimento em empreendedorismo, gestão e negócios pode auxiliar bastante. Para isso, uma especialização em contabilidade consultiva pode ser uma boa saída.

Tudo dependerá de seu desejo e interesse.

Como se destacar em cada área de atuação?  

Como se destacar em cada área de atuação?

Para se destacar no mercado contábil, o profissional deve reunir habilidades técnicas e comportamentais. Algumas podem ser adquiridas em especialização em contabilidade, enquanto outras são assimiladas de outra maneira, como cursos e experiência profissional. Existem algumas habilidades, porém, que são comuns a todas as áreas:

  • Conhecimento da legislação tributária e fiscal brasileira, sendo necessário, em alguns casos, conhecer leis específicas do campo de atuação (leis aplicáveis a empresas, poder público, leis trabalhistas);
  • Habilidades de relacionamento interpessoal e de comunicação;
  • Domínio do conhecimento contábil.

Além dessas, podemos destacar outros pontos que auxiliam o contador a se tornar uma referência no mercado: especialização em contabilidade, atendimento diferenciado e uso de tecnologia.

Especialização

O curso de bacharel em Ciências Contábeis prepara o profissional para o básico. Com disciplinas nas áreas de matemática, investimento, economia, finanças, contabilidade, planejamento, legislação e outras, dá um panorama geral para que o contador faça um bom trabalho. No entanto, diante da competitividade do mercado, é interessante que o profissional faça especialização em contabilidade.

Além de dedicação, os empregadores demanda muito conhecimento para que os contadores façam um trabalho de alto valor agregado. Em alguns casos, como a contabilidade pública, fazer especializações pode ajudar o interessado a passar no concurso público e elevar seu salário ao ingressar. Para os contadores que atuam no mundo corporativo, a especialização em contabilidade que envolve temas de gestão, leis trabalhistas e outros pontos podem otimizar o trabalho.

Seja qual for a especialização em contabilidade, o contador poderá experimentar um ambiente relevante de troca de experiências profissionais e discussões de temas de extrema importância. 

Atendimento diferenciado

Outro ponto muito importante para se destacar nas áreas contábeis, além da especialização em contabilidade, é o atendimento diferenciado. É ele quem ajudará o profissional a captar e fidelizar clientes. É também a forma de agregar mais valor ao serviços prestado a empresários.

Imagine um processo de vendas. Para que o potencial cliente opte por você, ele deve concluir que seus serviços realmente são melhores. Para tanto, o profissional se aproxima dele para compreender suas reais dores e necessidades, o que possibilita a personalização fiel da proposta de serviços contábeis. 

Um atendimento diferenciado faz com que o contador consiga analisar de fato a saúde financeira do negócio, auxiliando o empresário a tomar as melhores decisões para a empresa. Dessa forma, ele verá você como alguém essencial, de valor, um parceiro do negócio. Inclusive, a contabilidade consultiva é a melhor forma de prestar esse atendimento diferenciado.

Uso de tecnologia

Um profissional que é aliado da tecnologia consegue executar seu trabalho com mais precisão e produtividade. Existem muitas ferramentas online úteis para controlar sua atividade e a rotina de seu trabalho. Digitalização, armazenamento em nuvem, pesquisa de documentação, organização de processos internos, integração com sistemas dos clientes, tudo isso é feito pela tecnologia atual. 

Algumas soluções substituem a força de trabalho humana em tarefas burocráticas e repetitivas. As plataformas de contabilidade digital, por exemplo, fazem o papel de “darfeiro”. E está tudo bem. Se a tecnologia faz o trabalho repetitivo, você tem mais tempo para investir em tarefas estratégicas para seu negócio, como visitar o cliente. E isso independe da área de atuação em que você está e da área de especialização em contabilidade. Ser estratégico é uma habilidade desejável em qualquer segmento.

A tecnologia é, por isso, fundamental para ter processos de trabalho eficientes, otimizando a prestação de serviços contábeis aos clientes. Trello (ferramenta de fluxo de trabalho), Skype (videoconferência), Slack (agiliza a comunicação), software de CRM (Gestão do Relacionamento com o Consumidor), softwares contábeis e outras soluções podem fazer parte do seu dia a dia.

A Nucont

A Nucont

Seja qual for a especialização em contabilidade que você deseja fazer ou o ramo de atuação escolhido, você percebeu que deve ser um profissional que atua de maneira estratégica. Em outras palavras, que oferece um serviço que é visto como indispensável pelo cliente por agregar alto valor. E se estamos falando de qualidade no trabalho contábil, estamos falando da Nucont.

A Nucont é uma empresa à frente de seu tempo. Seu foco é levar informação acessível, simples e de valor ao cliente. É a aplicação gráfica da Contabilidade Consultiva. Mas como assim? Por meio de um design amigável, a Nucont consegue chamar a atenção do empresário para as informações contábeis. Na verdade, permite que seu cliente entenda sua interpretação acerca da saúde financeira do negócio.

Por meio da ferramenta, o contador consegue gerar um diagnóstico limpo, simples e entendível. É a forma de você falar a mesma língua do empresário. Temos dashboards, inteligência artificial e uma equipe preparada para que seus serviços contábeis sejam transformados por completo, fazendo brilhar olhos do cliente. 

Quer saber os verdadeiros benefícios da Nucont? Temos um webinar cheio de dicas sobre a ferramenta: 

Mas não paramos por aí. Além de oferecer uma ferramenta de alto valor, que possibilita o atendimento diferenciado por meio da tecnologia, também desenvolvemos a Universidade Nucont. Na plataforma, oferecemos muitos cursos para você começar sua especialização em contabilidade nos diversos temas necessários para ser um profissional completo. Dentre eles, podemos citar os cursos para Contador Gestor e a Metodologia para Contabilidade Consultiva.

Em suma, toda a atuação da Nucont é voltada promover a união do setor contábil em torno do conhecimento e da melhor prestação de serviços. Que tal fazer parte?

Que tal fazer parte?

Um profissional contábil possui inúmeras possibilidades de atuação e de especialização em contabilidade. Seja no setor privado ou em órgãos públicos, ele deve estar pronto para atuar de forma estratégica, com conhecimento técnico e comportamental. Em outras palavras, para se destacar em qualquer área, você precisa se especializar e ter uma atuação baseada nos princípios da contabilidade consultiva. Você já começou a se capacitar?Conheça já a Universidade Nucont e veja nossos cursos, ministrados por bons profissionais do mercado, que podem fazer a diferença em sua carreira!

Categorias: Gestão Contábil

>