14 Ferramentas que Todo Contador Deveria Conhecer

Publicado por admin em

ferramentas-para-escritorio-de-contabilidade

Tempo de leitura: 8 min

Se você quer ter mais produtividade, ter maior conectividade e parar de perder tempo com processos e questões burocráticas lhe apresento as 14 ferramentas que TODO contador deveria conhecer! 

Nesse artigo, quero citar 14 ferramentas para escritório de contabilidade, que têm se mostrado cada vez mais essenciais para o dia-a-dia.

Elas auxiliam tanto na automatização de processos internos, quanto na entrega de valor para o empresário, facilitando a sua comunicação com ele! 

Irei separar por áreas para ficar mais fácil! =) 

Gestão de Tarefas e de Equipe


Monitorar todas as tarefas internas de um escritório contábil é algo enlouquecedor.

Para cada tipo de tributação, é um imposto diferente.

Para cada segmento de empresa, é uma rotina.

Para gerenciar os prazos e as entregas referentes ao sistema tributário mais complexo do mundo, o contador brasileiro pode contar hoje com vários sistemas em nuvem que ajudam nessa árdua missão.

  1. Nuubes

O Nuubes é uma plataforma online que te permite criar tarefas de forma super customizável, mas também já conta com tarefas pré-definidas para cada departamento: fiscal, contábil, legal e DP e ainda para cada tipo de tributação.

Com o Nuubes é possível fazer uma gestão mais otimizada das atividades atribuídas aos funcionários e ainda é possível montar calendários com tarefas recorrentes como: Darf, Gare, GPS, boletos e outros com periodicidade e prazos pré-definidos.

        2. TaskDo

O TaskDo tem um diferencial muito bacana que é oferecer um dashboard com indicadores de desempenho da equipe e volume das entregas.

O que torna um olhar mais interessante acerca do desempenho dentro da eficiência. 

Além disso, o contador pode manter todos os documentos em nuvem, que a TaskDo faz o backup e armazena tudo de forma organizada.

As tarefas referentes às obrigações acessórias já vem pré-configuradas, mas é possível incluir e excluir conforme a necessidade de cada setor.

O MasterDoc te ajuda a gerenciar, além das tarefas internas, a gestão de documentos entre a empresa e o seu escritório contábil.

Alguns documentos são encaminhados aos clientes via e-mail e outros são despachados pelo boy, certo? Para ambos os tipos de entrega, manual ou internet, o MasterDoc otimiza o processo.

Para as entregas pela internet, além do envio ser automático, você pode controlar se o cliente já visualizou o arquivo pelo protocolo de entrega.

        4. Nuvtech

A Nuvtech lançou o PIER, uma plataforma de gestão do escritório de contabilidade que une uma série de ferramentas: gestão e gerenciamento de processos, precificação de honorários, aplicativo para comunicação com o cliente e gerenciamento de documentos.

         5. Teamfy

É um software para gestão de tarefas contábeis. Através dele você poderá medir os custos consumidos por cada cliente, enxergar as atividades que mais tomam tempo e assim tomar decisões e propor melhorias para o aumento da produtividade do seu time. O Teamfy pode também te ajudar a minimizar os riscos de multas por atraso ou não entrega de alguma obrigação acessória.

Como eu disse, não tem mais sentido se "descabelar" para gerenciar as rotinas do escritório e nem usar planilhas e mais planilhas. Não faltam soluções!

Automatização de Processos Internos


Quando eu trabalhava no setor contábil de um escritório, eu sofria de tendinite. Meu trabalho era basicamente ficar, de segunda a sexta, digitando documento de cliente.

A boa notícia é que hoje você só passa por isso se quiser. A tecnologia nos agraciou com ferramentas maravilhosas de automatização!

  1. Visão Lógica

A Visão Lógica tem dois produtos bem legais: o Precificador de Honorários e o Gerador de Lançamentos.

O Precificador de Honorários é um software robô instalado na máquina que permite analisar as atividades diárias de todos os funcionários do escritório e determinar o honorário ideal de cada cliente.

Já o Gerador de Lançamentos permite usar qualquer dado fornecido pelo cliente, em qualquer formato, e transformá-lo em um lançamento contábil ou em um apontamento de folha, por exemplo.


       2. Sobit

O Sobit é especialista em integrações entre sistemas. Com ele, é possível fazer integrações contábeis, fiscais e de folha a partir de sistemas e arquivos diversos, nos mais variados formatos.

São dois pontos em destaque:

1)A eliminação de digitação se refere a qualquer coisa que seu ERP aceite importação.

2) O dado obtido no seu cliente não precisa estar formatado de uma maneira especial.

         3. Govbox

Não tem nada pior do que ver a mensagem: “Seu Java está desatualizado”. Pra acabar com esse problema, o Govbox atualiza automaticamente os aplicativos sem necessidade de intervenções.

Além disso, o sistema atualiza os índices necessários para entregar determinadas declarações acessórias, sem precisar de acesso aos sites de governo.

Gestão de NF-e: 


O pessoal mais experiente do setor fiscal sabe muito bem o que é receber uma nota fiscal escrita à mão, ilegível. Ou uma DANFE com uma péssima impressão.

Leitor de XML é algo muito obsoleto perto das tecnologias que fazem a gestão, a captura e o armazenamento das notas fiscais eletrônicas.

  1. SIEG

O NF-e SIEG captura automaticamente todas as NFC-es, CT-es e arquivos SAT.

É preciso ter certificado A1 ou A3 e o sistema roda em background, ou seja, em segundo plano, enquanto você faz outras coisas.


     2. Arquivei

Conectado à Sefaz e diversas prefeituras, o Arquivei é uma ferramenta on-line que centraliza todos os XMLs fiscais das empresas num único lugar, de forma segura, e organizada, com buscas, fitros e relatórios.

Os relatórios são bem visuais e ajudam tanto o empresário quanto o contador a fazer uma gestão mais eficiente das compras e das vendas da empresa.

Gestão Financeira:


Organização financeira é uma das maiores dores de todos os empresários.

Para nós, contadores, é simplesmente maravilhoso podermos agregar aos nossos serviços o fornecimento de um software que, além de gerenciar as finanças da empresa, permite integrá-las com o sistema contábil.

Aumento de produtividade interna e entrega de mais valor para o cliente: isso resume bem o objetivo das ferramentas abaixo.

  1. Nibo

Simples, prático, fácil, necessário. Basicamente essas quatro palavras resumem bem o Nibo. O controle de contas a pagar/receber é feito sem precisar de parametrizações.

Alguns bancos podem ser integrados de forma automática e é possível fazer análises bem interessantes através dos relatórios do sistema.

Além disso, toda a movimentação financeira é integrada com o software contábil e a documentação pode ser armazenada dentro da plataforma.

Com o Obrigações você tem precisão, simplicidade e eficiência no controle de obrigações e documentos da sua contabilidade.

Com o Docs, você organiza o recebimento e a classificação inteligente dos documentos de todos os clientes em um único local.

Com o Importador Universal, você importa a movimentação de qualquer sistema financeiro e exporta para qualquer sistema contábil em segundos.

Com o Gestão Financeira, você simplifica, organiza e automatiza as tarefas do seu dia a dia e da empresa do seu cliente.


       2. ContaAzul


O ContaAzul tem feito um trabalho incrível com os contadores. Criou programas de parceria bem atraentes e fazem todo um trabalho que ajuda o contador a implantar o sistema em seu cliente.

O ContaAzul é gratuito para contadores, basta ter uma empresa conectada ao seu escritório.

É possível importar o plano de contas contábil para o sistema e referenciá-lo às contas financeiras, o que diminui o tempo de parametrização e facilita a integração financeiro-contábil.

       3. Omie

É um sistema de gestão na nuvem que é simples, intuitivo , eficiente e com um atendimento extraordinário, que abrange todas as áreas principais de uma empresa como CRM, emissão de notas, finanças e estoques, integrando todas as informações com o Contador, que acaba sendo o nosso maior canal para atingir o pequeno empresário.

Ponto favorável é que é ilimitado a quantidade de usuários ou de volume de lançamentos. 

Revolução do Produto Contábil:


Contador precisa de ter tempo para poder cuidar do relacionamento com seu cliente. Todas as ferramentas acima fazem com que o contador automatize processos, seja mais produtivo e consiga, dessa forma, gerar mais valor para o empresário.

Estamos na era de deixarmos de ser o mal necessário das empresas para sermos o contador-consultor, o contador conselheiro de negócios, que entrega resultados mensuráveis para seu cliente e o ajuda a crescer.

Mesmo com todas essas tecnologias operando a nosso favor, ainda estava faltando uma coisa. O produto final produzido por nós, o balancete contábil, era um relatório muito difícil de ser analisado e compreendido pelo empresário. Até agora.

      Nucont:

O Nucont é a ponte que faltava para que o empresário consiga, de uma vez por todas, enxergar o valor do profissional contábil.

“Contabilidade não serve pra nada”, “Não entendo nada de contabilidade” e “Pago o contador só para me ver livre do fiscal” são frases que serão completamente abolidas pelos seus clientes, a partir do momento em que você consegue mostrar pra ele gráficos e indicadores visuais que transformam a contabilidade num lindo e colorido painel gerencial.

Com a ajuda do Nucont, o contador pode finalmente fazer, de forma prazerosa, aquilo que sempre foi o propósito da contabilidade: auxiliar os empresários na tomada de decisão.

​​

      Nanda:

Nanda é a inteligência artificial desenvolvida pela Nucont para ser a assistente virtual dos contadores.

Ela analisa automaticamente dados financeiros e contábeis e gera insights de negócios das empresas.

Conclusão:


Está vendo, meu caro? Ferramentas para nos tornarmos contadores melhores é que não faltam. Não existem mais desculpas. A sua valorização como contador está aí, na palma da sua mão =)

Gostou? Se quiser mais conteúdos legais, visite minha página no Facebook Contabilidade Sem Chatice e também meu Canal no Youtube.

Lá eu compartilho vídeos e outros conteúdos sobre empreendedorismo contábil, de um jeito que você nunca viu.

Vamos propagar o conhecimento.

Ah, e você quer conhecer um pouco mais do Nucont?


  • Luiz Dias disse:

    Gostaria de receber suas publicações …. e parabéns pelo conteúdo divulgado….

  • Pablo Rodrigues disse:

    Bom dia. Ótimas dicas. Tecnologias essências para a vida do contador moderno.

  • Wallace disse:

    Parabéns pelo artigo. No item Automatização de Processos Internos eu achei que faltou o HEFLO. Na conta free é possível diagramar os processos e gerar a documentação como PDF. Na conta profissional é possível também a automatização.

  • Mayara disse:

    NF-e SIEG é o melhor…Muito top!

  • […] falar de soluções. No blog da Nucont você pode entender bem sobre 14 ferramentas que todo contador deveria conhecer. Nesse artigo, encontrará ferramentas de produtividade, gestão, automação, finanças, entre […]

  • […] Leia o post na íntegra no blog da Nucont clicando aqui. […]

  • >