Contabilidade Consultiva

Como a tecnologia pode ajudar os contadores no trabalho remoto

01 abr

O coronavírus está mudando a forma com que várias empresas se posicionam no mercado. A necessidade do isolamento social fez com que os mais diversos tipos de negócios precisassem adequar seu modelo de trabalho para o home office.

Estratégias de marketing digital para você aplicar em seu escritório contábil

Neste kit, você encontrará métodos que te ajudarão a vender seus serviços contábeis. Desde o Marketing Digital (emails e redes sociais) até métodos de proposta!

Para o mercado contábil, a realidade não foi diferente: contadores no trabalho remoto estão tendo que se adaptar para encontrar as melhores alternativas e continuar entregando qualidade e resultados para seus clientes.

A tecnologia se tornou fundamental nesse momento. A transformação digital para escritórios de contabilidade já era uma realidade, mas agora, mais do que nunca, ela se torna fundamental para que esses profissionais sejam capazes de manter sua competitividade no mercado e aumentarem as chances de fidelizar clientes e até conquistar novos durante a crise. 

Se você ainda possui uma certa resistência a abraçar a tecnologia e começar a utilizar ferramentas digitais para atender seus clientes, essa é a hora de virar a chave: é preciso ousadia e coragem para aplicar o novo e se certificar de que, mesmo em um momento tão delicado como esse, você conseguirá entregar resultados e oferecer um serviço eficiente para seus clientes.

Os benefícios da tecnologia para o mercado contábil

A tecnologia já se mostrou uma excelente aliada para as empresas que querem crescer. Independente do segmento, existem soluções que ajudam a melhorar os processos internos, tornar a rotina muito mais produtiva e até reduzir alguns custos dentro da empresa.

Para a contabilidade, as ferramentas podem ajudar a regular as demandas de cada cliente; a gestão financeira do escritório; as tarefas dos profissionais; os resultados do cliente e, claro, a fazer relatórios e análises muito mais completas e eficientes.

1. Otimiza processos

O primeiro grande benefício da tecnologia para o mercado contábil é a possibilidade de otimizar processos. Muitos processos internos podem ter gargalos até então desconhecidos ou não solucionados pelos profissionais.

Isso porque, infelizmente, é comum que processos muito manuais acabem tendo alguns problemas: erros de digitação, demora para finalização de documentos e outras complicações.

Existem ferramentas que permitem que você reestruture os processos além de reduzir o tempo gasto em cada uma das suas tarefas.

2. Reduz os gastos

A redução de gastos é uma necessidade em todos os modelos de negócio. Afinal, quando reduzimos os valores gastos no dia a dia, aumentamos a rentabilidade do negócio.

A tecnologia vem para ajudar também nesse quesito: com soluções simples, diferenciadas e, muitas vezes, muito mais em conta que as alternativas tradicionais, ela permite que os escritórios de contabilidade consigam entregar mais qualidade por um preço menor.

O resultado disso? Maior eficiência no dia a dia a um custo muito mais interessante.

Isso acontece porque, em muitos casos, a tecnologia pode substituir a necessidade de contratação de terceirizados para efetivarem determinados serviços, e até permitir que equipes sejam realocadas de tarefas manuais para setores mais estratégicos, podendo então trazer mais valor e resultados para o negócio.

3. Automatiza algumas tarefas

Além de ajudar a otimizar processos, a tecnologia também permite automatizar algumas tarefas no dia a dia do contador.

Nesse contexto, ferramentas serão responsáveis por fazer alguns disparos, cálculos e até entregar determinadas tarefas de forma automatizada, reduzindo o tempo de trabalho do contador em algumas questões manuais que poderiam facilmente ser resolvidas através de ferramentas especializadas.

Como a tecnologia pode ajudar a manter o trabalho remoto

Como a tecnologia pode ajudar a manter o trabalho remoto

A tecnologia trouxe vários benefícios para o contador moderno, e pode ajudar ainda mais a entregar cada vez mais valor e agilidade para os seus clientes.

Hoje, ter um serviço de qualidade não é mais um diferencial: é uma obrigação! Por isso, quanto mais otimizado e preciso for o seu trabalho, maiores as chances de você ter um cliente satisfeito e ter muito mais tempo disponível para se dedicar ao atendimento ao cliente, fator de extrema importância no mercado contábil.

1. Ajuda a organizar as tarefas

Com o trabalho remoto e a falta do ambiente de escritório, pode ser que algumas tarefas se percam.

Existem ferramentas que irão ajudar a melhorar a sua performance através da organização da rotina de tarefas, tanto por prioridade, quanto por cliente.

2. Garante a proximidade com os clientes

Existem também ferramentas que irão ajudar a garantir a proximidade com os clientes. Um dos maiores receios nesse momento de isolamento social e de adoção do home office é justamente a falta de reuniões presenciais e contato direto com os clientes.

Através de ferramentas online, é possível manter essa rotina, com reuniões periódicas, tanto para acompanhamento, quanto para apresentação de resultados. 

3. Evita que tarefas passem despercebidas

Existem ferramentas no mercado que ajudam a organizar as prioridades e necessidades de cada cliente, considerando as datas de vencimento de taxas, prazos do governo e outros detalhes que são fundamentais para a prestação de um serviço de qualidade. 

4. Permite análise e controle mais claros

Com uma visão muito mais clara e analítica de tudo o que está sendo feito e quais são as pendências, é possível ter uma atuação mais consultiva e diferenciada com seus clientes. 

As ferramentas que permitirão a automação de tarefas resultarão em mais tempo livre de atividades repetitivas e manuais para os contadores. Isso significa que esses profissionais terão mais tempo para atuar de forma consultiva com seus clientes.

5. Melhora o relacionamento com o cliente

Com mais tempo para serem mais consultivos e com as ferramentas de comunicação adequadas, o relacionamento com os clientes com certeza se estreitará.

Esse é um momento para usar todas as funcionalidades possíveis para melhorar a relação com os clientes e conseguir conquistar maior vantagem competitiva.

Quanto mais tempo você se dedicar ao relacionamento com os clientes, maior a chance de os fidelizar.

E quanto mais fidelizados forem, mais indicações você conseguirá pelo seu trabalho.

Lembre-se que a qualidade é fundamental, e o atendimento diferenciado é o que irá fazer com que seu negócio tenha muito mais relevância no mercado.

São momentos complicados os que estamos vivendo. Com a crise do coronavírus, muitas empresas estão com medo de fechar as portas e acabarem em prejuízo. Por isso, cabe ao profissional contábil realmente atuar da melhor forma possível para conseguir ajudar esses empresários durante a crise.

6. Permite a aplicação da contabilidade consultiva

Sempre falamos sobre a contabilidade consultiva, seus benefícios e sua importância no meio contábil. Para os profissionais, a tecnologia será uma grande aliada nesse momento.

Além de usar ferramentas de comunicação adequadas com o cliente, também será possível utilizar de plataformas como a NANDA para conseguir encontrar as melhores oportunidades para cada conta que atende, levando muito mais agilidade e proatividade para seus clientes, através de um atendimento consultivo e diferenciado.

A tecnologia gerando valor para os consumidores

A tecnologia gerando valor para os consumidores

Apesar do mundo contábil ainda ser visto como uma área muito quadrada e sem dinâmica, a tecnologia e a contabilidade consultiva vieram para mudar essa realidade.

A tecnologia tem um papel muito importante para os contadores, e irá permitir que eles sejam capazes de fazer a diferença no mercado.

Esqueça essa ideia da contabilidade como algo chato, e o contador como um verdadeiro burocrático. Com a automatização de alguns processos, será possível mudar essa visão: colocar as máquinas para trabalharem no que é possível, e se dedicar diretamente ao atendimento consultivo e diferenciado, se tornando peça fundamental nos negócios dos clientes.

A contabilidade consultiva é uma disciplina dentro do mundo contábil de extremo valor, tanto para os clientes, quanto para o profissional.Aprender sobre o tema é importante para garantir que você consiga atuar com todo o seu potencial, levando informações relevantes e um olhar estratégico para as empresas dos clientes. Confira nosso guia completo sobre contabilidade consultiva e como aplicá-la no dia a dia.

Deixe um Comentário

  • […] Quando a implementação é feita de forma satisfatória, os benefícios aparecem para todas as partes. Os profissionais ficam mais satisfeitos e saudáveis. Isso traz maior produtividade e resultados. Quer entender melhor o trabalho remoto e suas possibilidades? Veja como a tecnologia pode ajudar os contadores no home office! […]

  • >
    >