Contabilidade rural: o que é e como atuar nesse mercado?

O mercado de contabilidade é muito variado. Dentre as diversas possibilidades de atualização, o contador pode se especializar em contabilidade rural, uma modalidade específica que exige um profissional realmente capaz de entender e atuar atendendo à todas as suas especificidades.

Estratégias de marketing digital para você aplicar em seu escritório contábil

Neste kit, você encontrará métodos que te ajudarão a vender seus serviços contábeis. Desde o Marketing Digital (emails e redes sociais) até métodos de proposta!

Pensando nas possibilidades dessa área e nos diferenciais necessários, decidimos criar um conteúdo completo explicando o que é a contabilidade rural, como ela funciona e quais são as melhores maneiras de se especializar e oferecer um serviço diferenciado nessa área.

Quer entender mais sobre isso? Continue a leitura!

O que é contabilidade rural?

A contabilidade rural, como o próprio nome diz, trabalha com um atendimento voltado especialmente para empresários de setores agrícolas, agropecuários, agroindustriais e zootécnicos.

Esse mercado possui algumas especificidades que o distingue dos demais setores da indústria, e faz com que seja necessário encontrar um contador especializado para conseguir atender essa diferente realidade.

O contador que quer atuar nessa área precisará desenvolver algumas habilidades diferenciadas, acompanhar canais estratégicos e atuar de uma forma diferente. Isso porque o negócio é muito delicado: detalhes como clima, mercado e variação do preço dos insumos pode gerar a instabilidade, e é preciso que o contador esteja pronto para lidar com isso.

O profissional que decidir atuar com a contabilidade rural precisará criar estratégias diferenciadas de gestão e adoção de medidas para garantir bons resultados, prever e prevenir possíveis problemas considerando as possíveis variáveis e muito mais.

Quais são as particularidades da contabilidade rural?

A contabilidade rural se dedica, como o próprio nome diz, ao estudo e atuação com foco no patrimônio rural, através da avaliação de ativos como terra, equipamentos, caixa, sementes, fertilizantes; passivos, como empréstimos; e o patrimônio líquido dessas empresas.

Por ser tão específica, a contabilidade rural possui alguns termos técnicos mais específicos que precisam ser compreendidos:

  • contabilidade rural é o ramo contábil que se dedica diretamente ao estudo e aplicação de técnicas contábeis em empresas rurais;
  • as empresas rurais constituem empreendimentos privados ou públicos, com origem física ou jurídica, que exploram a atividade rural de acordo com os padrões definidos pela lei;
  • atividade zootécnica é toda atividade que relaciona a criação de animais para fins comerciais ou industriais;
  • atividade agrícola consiste na exploração do solo para plantio e produção vegetal;
  • as atividades agroindustriais são aquelas que beneficiam e transformam o produto agrícola, além de modificarem a matéria prima de origem proveniente da atividade zootécnica.

Podemos dizer que consistem, portanto, em atividades rurais:

  • pecuária;
  • agricultura;
  • venda de rebanhos;
  • cultivo de florestas;
  • atividades zootécnicas;
  • extração e exploração vegetal;
  • extração e exploração animal;
  • transformar produtos oriundos vindos de atividade rural.

Ainda dentro das particularidades da contabilidade rural, é necessário se atentar à legislação aplicável nessa área:

  • o Código Brasileiro é responsável por regular uma parte das normas vinculadas às atividades rurais;
  • o Estatuto da Terra, Lei n. 4.504/1964;
  • e a Lei da Política agrícola, Lei n. 8.171/1991.

Assim como no caso de empresas, a legislação aplicada a cada negócio irá depender das características de cada uma delas. Isso significa que, além de entender o Código Brasileiro e as leis que foram pontuadas, é necessário que o contador avalie individualmente a realidade de cada empresa rural para entender como atuar de forma eficiente.

Os registros contábeis na contabilidade rural

Os registros contábeis são uma das tarefas mais importantes para as empresas, e na contabilidade rural não é diferente. No entanto, por se tratar de uma realidade muito específica, é necessário entender que as informações são diferenciadas, e o contador precisa estar de olho nisso.

Os registros contábeis precisam respeitar todos os princípios fundamentais da contabilidade, abordando informações como receita, despesas e custos da empresa.

No entanto, para a contabilidade, é interessante que outras informações constem no documento.

Dentro das atividades animais, temos:

  • estoque de animais, considerando a idade e qualidade do rebanho;
  • nascimento dos animais, calculando de acordo com a divisão dos custos acumulados pela quantidade de animais que nasceram no período avaliado;
  • custos dos animais, sempre atrelados ao valor original do rebanho.

Além disso, é importante avaliar também os animais que foram originários de cria, recria ou engorda do rebanho. Para isso, é preciso levar em consideração todos os custos que foram gerados para que isso acontecesse.

Ao realizar as contas de estoque, na sessão de ativo circulante, é preciso considerar os animais que são utilizados para reprodução ou produção de produtos derivados.

Caso algum animal morra, é necessário que ele seja lançado no registro contábil, na categoria de despesa operacional. A receita operacional, por outro lado, deverá conter informações de ganhos referentes a avaliação de estoques do produto de acordo com o valor de mercado.

Além das atividades animais, existem outras práticas que não possuem essa variável. Para esses registros, é necessário considerar:

  • os custos indiretos, como culturas temporários e permanentes;
  • o estoque de produtos agrícolas, onde os custos, benefícios, acondicionamento e armazenagem específicos de cada uma das colheitas são contabilizados;
  • a avaliação de bens, considerando os rendimentos provenientes das culturas permanentes ou temporárias. É necessário avaliar pelo valor original de cada uma, incluindo todos os custos do ciclo operacional;
  • o ativo permanente imobilizado, referente aos custos que trarão benefícios a longo prazo;
  • o ativo circulante, com as informações de despesas com estoque de produtos e custos necessários para a conclusão das safras;
  • receita operacional, com todos os ganhos relacionados à avaliação do estoque de acordo com o valor de mercado desses produtos;
  • despesa operacional, com perdas decorrentes referente a atrasos ou caso uma safra seja perdida;
  • despesas pré-operacionais, que precisam ser amortizadas diretamente na primeira colheita;
  • imobilizados, onde são considerados os custos que aumentam a vida útil de uma cultura de forma permanente;
  • ativos da empresa rural, onde devem ser incluídas informações relacionadas a custos necessários para produção de acordo com as expectativas para a finalização.

Lembrando que as regras de registro serão diferentes de acordo com a realidade de cada empresa rural, e é por isso que o contador precisa conhecer as especificidades de cada uma delas antes de atuar nesse mercado.

O plano de contas da contabilidade rural

Conhecido como Elenco de Contas, o plano de contas da contabilidade rural, é um planejamento que ajudará a organizar os negócios de acordo com suas necessidades e particularidades.

Para preparar o planejamento da melhor maneira possível, é primordial que o empresário rural consiga apresentar todas as informações relevantes e necessárias sobre o negócio para que a administração seja feita da melhor forma possível. É necessário que ele compreenda quais são as normas legais que são aplicadas àquele negócio, considerando questões contábeis, fiscais e tributárias.

Para a criação do plano de contas rural, é preciso considerar informações sobre passivos, ativos, custos, receitas e as despesas do negócio. Em cada um desses itens, é necessário esclarecer do que se trata, trabalhando com uma comunicação o mais completa e transparente possível.

É recomendado incluir nos ativos informações como:

  • rebanhos da empresa;
  • imóveis da fazenda;
  • imóveis de residência de funcionários, caso houver;
  • culturas temporárias;
  • culturas permanentes;
  • estoques de sementes; etc.

Quanto mais detalhado for o plano de contas, melhor será a administração daquele negócio.

Como atuar e se diferenciar nesse mercado?

Como vimos ao longo do conteúdo, a contabilidade rural possui diversas especificidades. O contador que decidir caminhar por esse percurso precisará se atentar às necessidades e características não só do segmento como de cada empresa, organizar as informações de forma clara e, principalmente, ter um bom relacionamento com o cliente para que todos os detalhes estejam claros para os dois lados.

Com uma atuação eficiente e focada nessa área, é possível encontrar as melhores alternativas de atuação contábil para conseguir trazer resultados mais significativos para o negócio. O contador que quer atuar nesse mercado precisará trabalhar de forma minuciosa e atenção aos detalhes, considerando sempre um planejamento econômico que atenda, por exemplo, aos possíveis riscos aos quais essas empresas estão expostos.

Para atuar com a contabilidade rural, é fundamental estar ciente de que se trata de um universo completamente diferente do padrão, e para conseguir fazer a diferença nesse mercado, é necessário que os contadores estejam dispostos a permanecer com uma rotina de estudos, pesquisa e atualização constantes. Um detalhe que vimos que pode fazer a diferença na atuação do profissional é o relacionamento com o cliente: quanto melhor e mais transparente ele for, maiores serão as chances de sucesso. Para te ajudar com isso, preparamos um outro conteúdo. Veja mais sobre estratégias de relacionamento com cliente contábil que você precisa conhecer.

Receba nossos conteúdos

Cadastre-se para receber os nosso conteúdos por email.
Últimos Posts:
Categorias
Arquivos

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

Veja também

Posts Relacionados