Contabilidade Consultiva

Por que é necessário investir em relacionamento com cliente?

22 jan

O contato com clientes, um momento que deixa muitos empresários contábeis com receio. Afinal, lidar com o consumidor de modo geral pode ser um desafio, e se o relacionamento entre as duas partes estiver prejudicado de alguma forma, pode ser um momento estressante.

Fale com um especialista

Entraremos em contato em breve!

Existem várias dúvidas que se passam pela cabeça desse profissional: será que meu cliente está satisfeito? Será que ele irá pedir para encerrarmos a parceria? Será que a proposta está realmente atendendo ao perfil dele? 

No artigo de hoje iremos falar sobre a importância de tirar todas essas dúvidas, e criar uma boa estratégia de relacionamento com o consumidor, independente do perfil desse cliente.

Vamos lá?! Continue a leitura.

O que é relacionamento com o cliente 

O que é relacionamento com o cliente

Antes de entender como se relacionar, nós precisamos saber de fato o que é o relacionamento com o cliente. Precisamos entender como ele se dá e porque ele deve acontecer.

O significado retirado de um dicionário nos traz a seguinte conclusão:

Relacionamento significa a ligação afetiva, profissional ou de amizade entre pessoas que se unem com os mesmos objetivos e interesses.

Todo tipo de relacionamento envolve convivência, comunicação e atitudes que devem ser recíprocas.

Bom, a sua relação com os clientes precisam encaixar-se exatamente nos padrões do dicionário. É imprescindível construir uma relação como uma boa comunicação, atitudes recíprocas e objetivos alinhados. 

Você e seu cliente precisam estar no mesmo ponto de partida para que cheguem juntos (além de deixar o objetivo bem esclarecido). 

O relacionamento com cliente é uma das estratégias muito importantes para o mercado contábil. Você precisa conhecer, comunicar-se bem e usufruir ao máximo dessa relação para colher bons frutos.

Seu cliente é o ponto de partida, o caminho e a chegada. Só ele pode te mostrar o que acontece, como acontece e porque acontece cada movimentação daquela empresa. 

Importância do investimento em relacionamento com o cliente

Importância do investimento em relacionamento com o cliente

A construção comunicativa guiará seu escritório a um patamar completamente diferente. 

Não existe um escritório contábil de sucesso que negligencia o relacionamento com cliente. Esse fator é tão importante quanto contratar um sistema contábil ou um sistema de gestão interna. Seus clientes são sua matéria mais importante e você precisa dar o devido valor a cada um deles.

O seu público deve dizer como sua atuação deve ser, como seus processos devem se decorrer e como sua contabilidade está. 

Então escute, fale, adapte-se e tenha sucesso trabalhando ao lado de seu cliente. 

1. Foco no cliente

Um erro muito comum de empresas contábeis na construção de uma estratégia de marketing e comercial é focar nos seus diferencias, em como a empresa é incrível e como consegue se destacar da concorrência.

Seu cliente está pouco se lixando para seu escritório, essa é a triste realidade. Ele quer lucrar e tem muito mais com que se preocupar. 

Uma estratégia que conquistará esse cliente atarefado e cheio de pendência é focar nele. Fazer com que ele se sinta protagonista. 

Parece uma dica boba, mas fará com que esse cliente, que se vê todos os dias em enrascadas e situações difíceis, sinta-se acolhido.

Faça com que ele perceba sua participação e seja o braço direito.

2. Construa sua empatia

Uma outra dica muito importante para que seu cliente sinta que seu escritório faz parte de cada movimentação da empresa é ser empático.

Empatia é perceber as dificuldades e colocar-se no lugar do seu cliente. O que não difícil, porque um contador também é empresário. Ninguém melhor que você para saber o que sente um empreendedor que sua a camisa 

Entenda as dores, saiba dos problemas e esteja sempre pensando no lugar dele. 

Quando ele estiver mal, saiba porque e construa uma comunicação respeitosa e que acolhe. 

Você ganhará pontos e uma questão muito importante: A confiança desse cliente. 

Confiar é sinônimo de se abrir, ser confidente, contar tudo e saber que você é e sempre será o braço direito daquela empresa.

Uma dica bem legal é aplicar o mapa de empatia ao seu processo. Ele é uma ferramenta, criada pela consultoria de Design Thinking Xplane, que ajuda a nos colocarmos no lugar dos clientes de um negócio. A ferramenta exercita reflexões sobre o que o cliente diz, faz, vê, pensa, sente e ouve para ajudar no desenho do modelo de negócio de uma empresa.

Dá uma olhada nesse vídeo que conta um pouco sobre a aplicação do mapa da empatia ao processo de atendimento ao cliente:

3. Comunique-se para ter confiança

A base de qualquer relacionamento é a comunicação.

Não existe uma boa relação se esse quesito é pobre. Você só perde e constrói uma relação tóxica e complicada. E com seu cliente não poderia ser diferente. 

É preciso saber falar a língua do seu cliente, interpretar cada vírgula, cada torcida de rosto que ele dá e guiar as situações. Só com muito trabalho e uma comunicação assertiva você conseguirá construir a confiança e alinhar processos com maestria.

4. Ouça seu cliente

Assim como dito no ponto acima, você precisa ouvir seu cliente. 

A cultura do feedback é muito importante para a construção do relacionamento com cliente. Quando você ouve e interpreta da forma correta, você pode trazer muito mais certeira e que resolverá os verdadeiros problemas. 

Um escritório contábil que baseia-se no achismo, perde o cliente.

Um escritório que baseia-a nas informações, naquilo que os dados mostram e no que o cliente diz, tem sucesso.

E é preciso ter muito cuidado com o que você escuta também. Muitas vezes, aquilo que seu cliente diz não são os verdadeiros acontecimentos. 

Então escute e conecte o dito com aquilo que os números exprimem. E a partir disso, tome uma atitude.

Se precisar de mais dicas, o Sebrae elaborou uma publicação bem legal sobre como ouvir seu cliente. Confira aqui.

Como o relacionamento com o cliente afeta a rentabilidade do escritório contábil 

A rentabilidade do seu escritório está diretamente relacionada à forma com que você se comunica e se relaciona com seus clientes. 

Como dissemos várias vezes, seu cliente é sua fonte de informações e de capital também. 

Não podemos seguir um discurso altruísta de que você está lá só para ajudar. Você está lá para ajudar, para fazer crescer, mas seu maior objetivo é fidelizar para ganhar mais dinheiro. 

Além da boa relação facilitar os recebimentos e cobranças, ela te possibilitará fazer parte da rotina das empresas. E fazer parte das rotinas é uma excelente forma de saber onde cada erro e acerto pode se localizar.

Um contador que enxerga erros e acertos é um contador que gerencia melhor o rendimento daqueles clientes. E o resto você já sabe.

Erros no relacionamento com o cliente que impedem seu escritório contábil de crescer

Erros no relacionamento com o cliente que impedem seu escritório contábil de crescer

Bom, falamos de muitos acertos. Agora é hora de contar sobre os erros e sobre os pontos que você deve evitar durante a construção do relacionamento com clientes. 

1.Negócio fechado não dura para sempre

A maioria da pessoas têm uma certa “mania” de apenas focar no momento das vendas. 

O Marketing Contábil é muito forte, as propostas comerciais são geniais e as primeiras visitas são magníficas. E depois disso acabou. 

Os contadores por si só são reis nesta artimanha de esquecer clientes. Fechou, acabou. 

Mas um contador de sucesso e que preza por resultados quer fazer parte. Ele está sempre lá e faz por onde. 

2. Prepare sua equipe 

Sua equipe é a linha de frente de seu negócio. Na maioria das vezes, os responsáveis por construção comunicativa com os clientes são eles.

Então, eles precisam estar preparados. O alinhamento de objetivos precisa ser feito com cada um e objetivo principal deve ser construir o sucesso.

Uma equipe desalinhada é um fator que interfere muito no sucesso.  Prepare-os com cursos, palestras, workshops. Só assim você conseguirá um time com resultados excelentes e, por consequência o sucesso com clientes. 

3. Conheça cada cliente

É impossível usar a mesma fórmula para resolver problemas diferentes.  Cada cliente é uma variável e cada situação deve ser tratada como única.  Generalizar, na construção de um atendimento consultivo, é sinônimo de fracassar. Conheça cada individualidade e saiba como dizer e como agir. Tudo isso de forma personalizada. 

Sua carteira possui cliente muitos diferentes e que precisam de uma atenção diferente. 

Conheça cada cliente

O relacionamento com cliente é um fator muito polêmico e que deve ser construído de forma muito cuidadosa. 

Preocupe-se com cada vírgula, comunique-se bem, prepare sua equipe, cuide de toda jornada de cada cliente, não esqueça que cada cliente é único e ouça sempre.

Um escritório que tem um bom relacionamento é sem dúvidas um escritório que se destaca. 

É impossível não notar a participação de um contador em uma empresa. E seu cliente sentirá isso na pele. 

Siga cada uma de nossas dicas e não perca mais tempo. Começar é o primeiro passo.

E saiba construir um relacionamento certeiro recebendo ajuda de nossa equipe.

A Universidade Nucont apresenta cursos completos que te guiarão através desse mundo de incertezas e dúvidas que é o processo de ampliação de um escritório. Tenha uma boa gestão, um processo de vendas brilhante e aplique a Contabilidade Consultiva para se tornar um contador 4.0.

Deixe um Comentário

  • […] erro muito comum na gestão de processos contábeis é manter o cliente afastado, com pouco engajamento com o escritório. Além de ir contra os preceitos da Contabilidade Consultiva, o gestor ignora o fato de que o […]

  • […] relacionamento com o cliente é fundamental não só para garantir a fidelização dos mesmos, mas também para ter insights de […]

  • […] crescer seu escritório contábil, reforçar seus diferenciais competitivos, aumentar a clientela, fidelizar os clientes já existentes e aumentar a rentabilidade, é preciso que você se comunique corretamente com essas […]

  • […] O mundo contábil é imenso, e permite que contadores atuem de diferentes formas. O DRE na contabilidade é uma oportunidade para começar a aplicar a famosa contabilidade consultiva e gerar muito mais valor com seus clientes? […]

  • >
    >