Contabilidade Consultiva

Serviços Contábeis: seu escritório oferece os mais rentáveis?

30 out

A rotina contábil é repleta de conclusões. O contador tem que se atentar às inúmeras obrigações e acaba dividido em suas prioridades. Qual serviço vale mais a pena? O que é mais rentável? Como lucrar mais? 

Estratégias de marketing digital para você aplicar em seu escritório contábil

Neste kit, você encontrará métodos que te ajudarão a vender seus serviços contábeis. Desde o Marketing Digital (emails e redes sociais) até métodos de proposta!

São tantas dúvidas na cabeça do empresário de serviços contábeis que não dá para contar. 

Neste post, mostraremos como retirar o máximo de seus serviços de contabilidade e guiar-se pelo caminho mais rentável. Como conseguir ganhar mais dinheiro e escolher serviços que de fato vão trazer valorização ao seu trabalho? 

Nossa intenção é dissecar esse ponto. 

Vamos lá?

Serviços contábeis: quais os mais comuns?

Serviços contábeis: quais os mais comuns?

Cumprimento de obrigações periódicas, manutenção e aperfeiçoamento da gestão. Todo empresário costuma buscar auxílio para essas tarefas necessárias para seu negócio. 

As principais são: abertura e fechamento de empresa, escrituração contábil, emissão de documentos, processamento de folha de pagamento, admissões e demissões de funcionários, entrega de obrigações acessórias e assessoria para planejamento tributário.

Abertura e fechamento de empresa

A formalização do negócio é uma etapa fundamental para o empresário. Por isso, um dos serviços contábeis fornecidos é o auxílio na abertura de empresa. 

Neste caso, o contador não se limita a cumprir as formalidades legais. Ele também ajuda o empresário a definir o melhor tipo de empresa, o melhor regime tributário, os códigos de atividade do negócio, os indicadores financeiros para a gestão do negócio, e o plano de serviços contábeis mais apropriados. 

O profissional que oferece esses serviços contábeis deve ter em mente seu papel determinante para o sucesso do negócio. 

E durante a gestão do negócio, também pode auxiliar em eventuais alterações contratuais necessárias para atender às novidades legislativas e normativas do setor.

Por fim, caso o empresário decida fechar seu empreendimento, o contador também pode auxiliá-lo neste momento.

Escrituração contábil

A escrituração contábil é uma obrigação de qualquer empresa. Para que isso seja feito da maneira correta, o contador deve participar deste processo. Dentre suas tarefas, estão:

Organizar documentos e informações que dão base à escrituração, selecionando os documentos idôneos para base da contabilidade;

  • Emitir livros e documentos contábeis, inclusive balancetes mensais de conferência;
  • Registrar as movimentações financeiras e provisões;
  • Conferir débitos e créditos após os registros;
  • Realizar a conciliação bancária.

Atualmente, existem opções modernas para realizar a escrituração contábil, que é a contabilidade online. É a integração da gestão financeira da empresa com tecnologias específicas

Por meio dela, o contador consegue acompanhar as rotinas financeiras dos clientes em tempo real, mantendo contato diretamente com eles por meio de uma plataforma online. Essa aproximação é um dos pilares da Contabilidade Consultiva, inclusive.

Emissão de guias de impostos e Certidões Negativas de Débitos (CNDs)

Emissão de guias de impostos e Certidões Negativas de Débitos (CNDs)

As guias de impostos são frutos do processo de apuração de tributos da empresa. O contador deve entregá-las ao empreendedor para que ele realize o pagamento. 

Se você for um profissional comum, essa tarefa se bastará em si. Se você for mais a fundo, poderá aproveitar essa oportunidade para reavaliar a opção pelo regime de tributação e apresentar isso ao empresário (é uma forma de demonstrar valor). 

Além das guias, as CNDs são documentos importantes para provar que o empreendimento está em dia com suas obrigações tributárias e acessórias. É também um dos serviços contábeis oferecidos pelos profissionais de contabilidade.

Processamento da folha de pagamentos

Os contadores de um negócio também realizar o processamento da folha de pagamentos. Isso envolve apurar e emitir contracheques de funcionários, pró-labores de sócios ou recibo de pró-labore do proprietário, guias de INSS, FGTS e imposto de renda retido na fonte, relatórios dos dados da folha, e Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED).

O processamento de folha de pagamentos também inclui procedimentos para pagamentos de férias e efetivação do 13° salário. É um dos serviços contábeis bem burocráticos, admitimos.

Admissões e demissões de funcionários

As admissões e demissões de funcionários também é uma tarefa que pode integrar os serviços contábeis. Nestes casos, o empreendedor ficar com a tarefa de selecionar pessoas, realizar exames admissionais, assinar a carteira ou a rescisão (junto com o pagamento dos direitos trabalhistas).

As demais tarefas burocráticas, com informações e documentos fornecidos por contratante e contratado, ficam por conta da contabilidade, que deve emitir os documentos a serem assinados e realizar os cálculos.

Entrega de obrigações acessórias

As obrigações acessórias também ficam por conta dos contadores, que devem entregá-las aos órgãos públicos conforme exigências. Em geral, incluem algumas declarações, tais como:

  • Declaração de Imposto Retido na Fonte (DIRF): dados de pagamentos e recebimentos com imposto de renda retido;
  • Declaração de Informações Fiscais e Socioeconômica (DEFIS): exigida de optantes pelo Simples Nacional;
  • Relação Anual de Informações Sociais (RAIS): dados da folha de pagamentos.

Assessoria para planejamento tributário

Por fim, um dos serviços contábeis valiosos que um contador pode oferecer diz respeito à assessoria para planejamento tributário. É uma forma de reduzir legalmente o pagamento de tributos exigidos e de encontrar formas de entregar menos obrigações acessórias. 

Esse serviço é de extrema importância para a gestão do negócio, porque envolve diretamente o orçamento da empresa. Em outras palavras, aprimora a gestão financeira empresarial.

Como funciona a rentabilidade dos serviços prestados por um escritório de contabilidade?

Como funciona a rentabilidade dos serviços prestados por um escritório de contabilidade?

A prestação de serviços contábeis, especialmente esses mais comuns, não apresenta muito mistério. Afinal, todo bom profissional sabe realizá-los com maestria. E isso interfere na rentabilidade. Como assim?

A rentabilidade dos serviços contábeis é diretamente proporcional a entrega. Ou seja, o cliente vê valor naquilo que de fato muda algo na vida dele. 

No caso de uma empresa, naquilo que aumenta seu lucro. Afinal, o empresário abre um negócio para ganhar dinheiro, não somente porque ama empreender e quer se divertir trabalhando 22 horas por dia. 

Não adianta pensar que um contador será visto como um profissional de valor se ele só oferece serviços contábeis relacionados à burocracia. 

Em outras palavras, se realiza tarefas que não trazem retorno para o empresário. Executar atividades que apenas cumprem as obrigações contábeis não é algo de valor.

Por isso, o contador tem a fama de ser o mal necessário. O empresário paga esse profissional todo mês apenas para que não seja multado. Essa é a realidade majoritária. 

O mercado contábil ainda é visto assim. Os serviços contábeis são compreendidos como chatos.

Mas não é assim que tem que ser. O verdadeiro papel do contador vai muito além dessa falácia. O contador é o cientista da riqueza, o responsável pela saúde das empresa, é o médico das empresas. 

E é preciso levar até seu cliente serviços que mostram seu valor e que valem a pena.

Quais serviços de contabilidade valem a pena?

Quais serviços de contabilidade valem a pena?

Após elencarmos os serviços contábeis mais cotidianos, você deve ter percebido algo comum: apesar de gastarem mais tempo e energia dos contadores, eles são, de certa forma, os menos rentáveis a longo prazo.

Escrituração contábil, emissão de guia de impostos, obrigações acessórias, processar folhas de pagamentos, encerramento de empresa. 

Nenhum empresário fica feliz em pagar ao contador por algum desses serviços. É um fato lógico, porque eles não geram lucro para a empresa desse cliente. Muito pelo contrário, se ele não pagar terá um enorme prejuízo. 

Consegue entender o que queremos te mostrar? Qualquer ser humano, usando o básico do raciocínio lógico, vai valorizar aquilo que te traz retorno. 

Pegando um exemplo prático, imagine que você investe em um fundo. Todo mês você coloca R$100,00 fielmente, sempre a cada dia 5, desde 2000. Um belo dia, você decide verificar quanto dinheiro tem lá e percebe que não tem nada. 

Para onde foi o dinheiro? O fundo responde que era cobrada uma taxa de R$100,00 mensalmente para acompanhamento do fundo. Ou seja, você jogou dinheiro fora.

E eis aqui um segredo: seu cliente se sente assim. Ele pensa que está investindo seu dinheiro em um fundo improfícuo. É um gasto. É triste, mas é a verdade. E, por isso, você precisa transitar por essa visão e ir para o lado da valorização. Isso significa pensar nos serviços de contabilidade que valem a pena.

O serviços contábeis que de fato valem a pena são aqueles que mostram a sua presença na vida de seu cliente, aqueles que atestam que você está lá, que deixam sua marca. Já pensou como seria ouvir um “Você salvou minha empresa. Sou muito grato por isso!”?! 

É incrível e extremamente possível! 

Inclusive, temos um vídeo que demonstra exatamente essa situação: 

A valorização do serviço contábil vem unida à transformação do seu escritório. Não dá para ouvir mais e ganhar mais fazendo o mesmo. Sendo assim, você precisa melhorar e fazer mais. Você precisa se transformar, transformar sua equipe e melhorar seus serviços. Apontamos a seguir alguns serviços de contabilidade que valem a pena!

Contabilidade digital

Contabilidade digital

Nós mencionamos acima a contabilidade digital como um facilitador da burocrática tarefa de escrituração contábil. As soluções tecnológicas do mercado contábil realmente revolucionaram os serviços. 

E a contabilidade digital reuniu inteligência artificial e computação em nuvem para permitir o acesso online e em tempo real às informações dos clientes. 

Para o contador, acompanhar de perto as rotinas contábeis é um trunfo para prestar serviços de valor. Para o empresário, essa agilidade e praticidade no atendimento confere segurança. É uma verdadeira situação de ganha-ganha.

Soma-se a isto o benefício de poder resolver tudo em um ambiente online. É uma ótima maneira de organizar os processos internos de seu escritório contábil e ter mais tempo para se tornar essencial ao cliente, apoiando-o na tomada de decisões.

Consultoria financeira empresarial e controle patrimonial

Consultoria financeira empresarial e controle patrimonial

Em 2017, a Folha de São Paulo divulgou que 5,11 milhões de empresas estão com o nome sujo na praça. Foi um recorde de empresas endividadas, de acordo com informações do Serasa Experian. Até aquele ano, foram R$ 121,1 bilhões em dívidas de CNPJ. Isso prova a dificuldade das empresas com a área financeira. 

Por isso, um dos serviços contábeis muito valiosos para o empresário (e consequentemente para o contador) é a consultoria financeira empresarial. 

Como existem muitos problemas financeiros, o profissional tem oportunidades de oferecer esses serviços de contabilidade e lucrar com eles.

Afinal, a contabilidade possui diversas informações financeiras, incluindo os pequenos gastos e as altas aplicações financeiras. Auxiliar a empresa a gerir esse fluxo é uma ótima ideia. E isso se relaciona diretamente com o controle patrimonial.

Controle patrimonial abrange ativos tangíveis e intangíveis da empresa. Em uma compra de imobilizado, por exemplo, empresários enviam as notas fiscais para imobilização dos itens e início da depreciação. 

Existe a apuração de impostos dos itens, a possibilidade de recuperação de tributos, a definição de política de controle e baixa de imobilizados. Existem muitas questões em torno desse controle. 

Por isso, o ativo imobilizado da empresa é uma ótima oportunidade de serviços de contabilidade. Poucos escritórios oferecem, mas eles possuem um impacto muito positivo na competitividade da empresa. 

Contabilidade gerencial

Contabilidade gerencial

Nós já falamos da contabilidade gerencial em outro post do blog. Ela também é chamada de contabilidade de gestão. 

Nós definimos a contabilidade gerencial como o “conjunto de procedimentos e técnicas contábeis destinadas a fornecer informações valiosas aos gestores para que eles tomem as melhores decisões possíveis em suas empresas”. É algo bem similar à consultoria financeira empresarial, mas com uma postura mais ativa,

Como contador, você possui muitos dados estratégicos nas mãos. É capaz de combinar a contabilidade financeira e de custos com a análise das demonstrações contábeis. Isso influencia positivamente na organização, porque o foco da contabilidade gerencial é o usuário interno. 

Os profissionais alimentam planilhas e relatórios com ferramentas que fornecem dados. 

A partir dessa base de informações, elaboram orçamentos, realizam comparações, analisam o mercado, e contribuem para a definição de metas e objetivos da empresa. É também com essa base que é possível analisar previsões e tendências para projetar o futuro das atividades.

A contabilidade gerencial é a atuação dupla do contador, por isso é um dos serviços contábeis mais valiosos para o cliente. 

Ao mesmo tempo em que gera relatórios de rotina com informações sobre controle de operações e controle de custos e planejamento, produz relatórios na linguagem que o empresário entenda, com o objetivo de ajudá-lo a tomar decisões que vão trazer mais retorno ao seu negócio.

Planejamento estratégico

Planejamento estratégico

Planejar é uma atividade intrínseca à empresa. Sem um planejamento estratégico bem definido, é impossível realizar previsões e definir metas para multiplicar os lucros. 

A cada fim de ano, o empresário deve separar um tempo para reorganizar sua atividade. Seu objetivo é crescer, com recursos, objetivos e planos de ação personalizados. 

Ninguém melhor que o contador para auxiliá-lo nessa missão, pois conhece toda a saúde financeira e contábil da empresa.

Assessorar a elaboração do planejamento estratégico para o próximo ano é um dos serviços contábeis que pode demonstrar muito valor para o cliente, pois o foco é a finança do negócio. 

Neste momento, você deve ajudá-lo a traçar estratégias para conquistar mais clientes, reduzir a carga tributária e demais despesas empresariais, ou aumentar o ticket médio.

Independentemente da abordagem escolhida, a ideia é traçar planos para o novo ano. Aproveite que você já possui informações privilegiadas sobre a empresa, com uma visão único da contabilidade. Certamente, seu cliente não verá você como um custo obrigatório, mas como um verdadeiro parceiro do negócio.

Business Valuation

Business Valuation

Business Valuation é o serviço de estimativa de valor de uma empresa. Por meio dele, o contador, de forma resumida, soma modelos quantitativos e a percepção de mercado para estipular tal valor. 

A partir do momento em que se compreende o valor real do negócio, o empresário tem a possibilidade de definir as estratégias e os rumos da empresa com mais segurança. Quais são os problemas que geram suas deficiências? Será possível resolvê-los.

Esse serviço que estima o valor da empresa é também essencial para negociar com investidores e sócios.

O contador que deseja oferecer esse serviço específico deve seguir um raciocínio claro: definir qualquer aspecto do mercado que posiciona a empresa em seu segmento. Isso envolve a estimativa de fluxo de caixa, a definição de taxa de desconto, e o risco da empresa.

É um dos serviços contábeis de alto valor, porque envolve competências analíticas e inteligência de dados.

Como melhorar os serviços contábeis?

Como melhorar os serviços contábeis?

A forma mais concreta para melhorar seus serviços é entender o que seu cliente precisa. Muitas vezes ele sabe o que quer, mas ele não sabe o que precisa. 

Você é o profissional mais capacitado para entender isso. O conhecimento técnico contábil é capaz de prever necessidades financeiras de longe. O faro contabilístico é extremamente aguçado e tem o poder de prever um incêndio antes mesmo de que ele aconteça. E essa é a melhor forma de construir um bom serviço. 

É preciso sentir, estudar, observar, analisar, anotar e tirar conclusões sobre a empresa de seu cliente. Isso significa estar o mais próximo possível. Esse é o papel que leva seu escritório de uma simples obrigação mensal para uma necessidade e uma vontade mensal. Já pensou em ser valorizado assim?

E quando isso acontece, algo mais vai se transformar: Seu honorário

Seus serviços aumentam sua rentabilidade?

Seus serviços aumentam sua rentabilidade?

Por mais óbvio que pareça, a forma mais concreta de se ganhar mais é fazer com que seu cliente ganhe mais. Usando a analogia do fundo, se ele rendesse mais você colocaria mais dinheiro, não é?! É claro!

E é isso que seu serviço deve se tornar: um fundo de alta rentabilidade. Seu cliente vai colocar o quanto for necessário para ter mais dinheiro. E aquelas frases dolorosas “Não dá pra diminuir o honorário?” ou a “Tá caro demais!” vão desaparecer do seu dicionário. 

O aumento da rentabilidade nos serviços contábeis se dá como qualquer outro: é preciso fazer mais e fazer diferente para se ganhar mais. 

Mas o que oferecer a mais? Listamos anteriormente os serviços contábeis que valem a pena. Dê uma analisada nas opções e veja com o que você pode trabalhar. E considere, sempre, a Contabilidade Consultiva, como falaremos adiante.

E como oferecer serviços de contabilidade?

Como oferecer serviços de contabilidade?

Como oferecer serviços de contabilidade?

O oferecer mais na contabilidade é criar necessidade. Por isso, comece mostrando os problemas que a empresa apresenta. Mostre cada “doença”, cada aspecto e suas possíveis consequências. Entregue casos reais positivos e negativos, compare empresas e faça seu cliente entender que realmente precisa de sua ajuda. 

O ponto principal é fazer com que ele entenda em que ponto está e onde chegará com seus serviços. A partir disso, o quanto vai pagar. O pensamento é similar às técnicas de vendas, onde você deve escancarar o problema para assim vender seu serviço e cobrar o quanto for necessário. 

Já ouviu falar na técnica P.A.S.T.O.R? Ela é elaborada a partir de um anagrama:  

  • ​Problema: venda aquilo que acaba com o sono do seu cliente. Ele precisa se identificar com seu discurso e enxergar como parte de seu dia a dia.
  • Aumento do problema: você já enxerga de forma clara a real dor do empresário. Então, deve trazer as consequências que o problema traz para a empresa dele, como perda financeira, possível falência etc.
  • Saída: mostre que você sabe a dificuldade do problema, mas que você se importa e que existem chances de solucioná-lo. 
  • Testemunho: é o uso de cases de sucesso. São as provas de que problemas e dores como as de seu cliente podem ser solucionados.
  • Oferta: momento em que o contador fala sobre o escritório, o produto e a solução para aquela enfermidade. É o modo como o problema será solucionado. Momento em que você apresenta sua proposta de serviços contábeis, com plano de trabalho, resultado esperado e outros pontos.
  • ​Resposta: resposta do cliente à proposta contábil.

Não dá para cobrar por aquilo que você não faz e nem cobrar mais sem fazer mais. 

Então ofereça aquilo que é capaz de fazer, ofereça a real contabilidade, a ciência e a medicina empresarial, a Contabilidade Consultiva. 

O que é Contabilidade Consultiva?

O que é Contabilidade Consultiva?

A Contabilidade Consultiva é o resumo de tudo que foi dito neste textos. É a verdadeira entrega dos serviços contábeis. 

Na nossa definição, Contabilidade Consultiva é o modelo de negócios no qual o contador atua de forma mais próxima dos empresários, com o foco no relacionamento com o cliente, utilizando-se da Ciência da Contabilidade para diagnosticar e cuidar da saúde das pequenas empresas, levando-as à riqueza e à prosperidade.

​O seu trabalho começa depois que o balancete está pronto, seu serviço é o que vem depois das obrigações, esse não é um diferencial, é o real papel do contador e o papel que será valorizado. 

Seu papel será traduzir todas aquelas informações que não fazem o menor sentido e transformá-las em plano de ação, a base para tomada de decisões. 

Hoje em dia, vemos a extrema valorização dos dados. E é com isso que o contador trabalha, você é um cientista dos dados financeiros, dados que explicitam fatos e fatos que podem guiar ações. 

Você precisa guiar cada passo, ser o braço direito e fazer a real e única contabilidade possível a partir de hoje. Usando da tecnologia e de todo conhecimento que se pode estar munido.

Como funciona a Nucont e os serviços contábeis?

Como funciona a Nucont e os serviços contábeis?

A Nucont possui toda a munição para te preparar para a “guerra” contra a falência das empresas. Com os dashboards, inteligência artificial e nossa equipe extremamente preparada seus serviços contábeis serão transformados por completo. 

Essa é uma forma de brilhar os olhos do empresário, pois as informações mais relevantes para a gestão empresarial estão escancaradas na frente dele. E o contador está próximo para dar suporte e criar um plano para superar e otimizar cada ponto. 

Essa é a verdadeira contabilidade!

Quer saber os verdadeiros benefícios da Nucont? Temos um webinar cheio de dicas sobre a ferramenta: 

Aquilo que não era valorizado passa a fazer parte do intelecto financeiro de seu cliente e ele vai valorizar cada centavo pago. A Contabilidade Consultiva e a Nucont são a dupla que de fato exercitam junto a você o verdadeiro papel de um contador. 

Conheça mais! Entre em contato conosco.

Deixe um Comentário

  • […] (ou potencial cliente) é atender às necessidades dele de forma adequada. Por isso, há alguns serviços contábeis relevantes para o MEI que você deve conhecer e ofertar. […]

  • […] você aprenda como uma boa gestão de processos na contabilidade é determinante para a qualidade do serviço contábil. […]

  • […] que o uso de indicadores financeiros para empresas não é uma tarefa fácil. Um contador de verdade, porém, sabe que essa atividade é crucial para a saúde financeira do negócio de seu cliente. Se […]

  • […] imposto de renda para pessoa física. Ele deve fazer o que todos os outros fazem, mas se prestar um serviço diferenciado, de valor, melhor. Em outras palavras, todos os bons contadores conseguirão minimizar erros e recolhimentos […]

  • >
    >