Contabilidade Consultiva

Inovar na contabilidade é possível? Depende de você!

06 nov

Inovar na contabilidade é possível e necessário. Existe uma alta concorrência neste mercado. Os contadores demonstram dificuldade em reduzir custos, mas sabem que é preciso correr atrás de diferenciais. Afinal, é preciso atender às necessidades dos clientes de forma completa para ganhá-los. Não à toa, muitos já recorrem às inúmeras tecnologias para diminuir o tempo de execução das tarefas e se dedicar às atividades mais estratégicas.

Estratégias de marketing digital para você aplicar em seu escritório contábil

Neste kit, você encontrará métodos que te ajudarão a vender seus serviços contábeis. Desde o Marketing Digital (emails e redes sociais) até métodos de proposta!

Mas inovar não diz respeito somente à adoção de ferramentas advindas da transformação digital. A inovação na contabilidade é uma forma criativa de resolver seus problemas – e o de seus clientes.

Se você almeja melhores resultados diante das mudanças na contabilidade, vem com a gente aprender mais sobre como inovar na contabilidade!

Problemas da contabilidade 

Problemas da contabilidade

Não é segredo para ninguém que a Contabilidade vem passando por um processo de muitas mudanças. A cada dia, uma tecnologia, uma automatização ou um produto surge no mercado. Os escritórios perdem clientes para aplicativos que custam preço de banana, e, de um dia para o outro, o escritório que era referência se torna ultrapassado.

A palavra tradicional, que há um tempo atrás queria dizer algo de confiança e passado por gerações, agora tem uma conotação totalmente pejorativa. Como sobreviver a um cenário tão imprevisível e que causa tanta dor de cabeça?

Quem não busca se adequar às mudanças na contabilidade pode sofrer uma série de consequências, como:

  • Perda de clientes: agir do modo antigo na contabilidade é se afirmar como um mero burocrata. Contadores que não ofecerem facilidades e diferenciais aos clientes não conseguem retê-los. Isso porque eles encaram sua função de evitar multas e apresentar balancetes contábeis como um péssimo investimento. Só mantêm o profissional para evitar problemas com as normas. E isso já não é mais suficiente. 
  • Dificuldades de se manter no mercado: uma consequência da perda de clientes é a dificuldade de se manter no mercado. Uma carteira pequena compromete seu faturamento e pode forçar a diminuição de tamanho do negócio. O resultado disso é ainda pior, porque faz você perder relevância no mercado. 
  • Maior margem de erro: sem a inovação contábil, o contador está mais sujeito a adotar processos obsoletos em seu negócio. Quem não utiliza a automatização nos fluxos de trabalho, além de tornar o dia a dia de clientes e do escritório mais complexo, está mais sujeito a erros, que podem ocasionar problemas graves, como multas altas.

E como driblar esses problemas? O empresário vê-se diante de um cardápio de opções bastante atraentes (opções financeiramente mais atraentes que seu escritório). Como se destacar? Como seguir carreira contábil sem chorar, arrancar os cabelos e chupar o dedo abraçado com o paninho de ninar? 

É preciso inovar, apropriar-se das mais novas tecnologias, ampliar seus métodos de trabalho e trazer um produto diferente de tudo aquilo que seu cliente já viu. Ainda que no Brasil a cultura do empreendedorismo e da inovação seja algo relativamente novo, você não precisa esperar que a inovação na contabilidade espere o mercado se adequar. Na verdade, você precisa tomar a dianteira.

Você precisa inovar na contabilidade.

Inovação na contabilidade

Inovação na contabilidade

inovação

substantivo feminino

  1. ação ou efeito de inovar.
  2. POR EXTENSÃO
    aquilo que é novo, coisa nova, novidade.
  3. DIREITO PROCESSUAL•DIREITO CIVIL
    qualquer alteração em situação de fato ou de direito que possa interessar à apreciação judicial da questão.
  4. LINGÜÍSTICA
    qualquer elemento ou construção que surge numa língua, e que não havia numa fase mais antiga ou na língua-mãe.

Percebe as semelhanças nos significados da palavra “inovação”? Todos remetem a trazer algo que não existia antes, uma produção ou construção completamente nova da região. E esse fator se aplica perfeitamente ao seu negócio! 

Para inovar na contabilidade, você precisa trazer algo que seu cliente nem imagina que existe. Não estou dizendo para trazer aquele serviço básico e aplicar “buzzwords” para classificá-lo como algo “premium” e sofisticado. Isso não cola! Você precisa entregar valor.

Inovar na contabilidade vai além de falácias e neologismos baratos. É preciso de algo palpável, algo visível, aplicável e que traga resultados. E não pense que estamos fazendo uma relação direta com a tecnologia.

Claro que a inovação contábil acompanha as mudanças na contabilidade. A transformação digital trouxe soluções que facilitaram – e muito – a vida dos contadores. Os meios digitais são as novas formas de comunicação. Mas, mais uma vez, não basta utilizar um sistema online de gestão que importa os dados de seus clientes automaticamente. 

A pesquisa do consultor Roberto Duarte identificou que essa tecnologia está presente em 54% das organizações contábeis, mas isso jamais representará um diferencial. Justamente porque seus concorrentes adotam a mesma e valiosa estratégia.

Por isso, inovar na contabilidade vai além da tecnologia. Antes de contar algumas formas de inovação no escritório de contabilidade, veja alguns motivos para mudar sua postura!

Motivos para inovar no escritório de contabilidade

Motivos para inovar no escritório de contabilidade

Bom, se você não entendeu até agora o motivo de inovar precisamos esclarecer e enfatizar alguns pontos:

  • Seu cliente vai te trocar pela contabilidade da esquina que cobra menos e faz um serviço porco;
  • Seu cliente vai te trocar pela contabilidade do outro lado da rua que cobra menos e faz um serviço porco;
  • Seu cliente vai te trocar pela contabilidade do outro lado do país que cobra menos e faz um serviço porco.

Entendeu agora? É bem claro, certo?

Não vamos nem mencionar os benefícios que a inovação no escritório de contabilidade traz. Deixamos esse ponto mais para a frente, porque ele reforça o óbvio: é preciso inovar.

O empresário não quer saber se sua contabilidade tem uma sala de ping pong ou se seu serviço é totalmente fiscalizado por profissionais eficazes. Ele quer resultado, e nesse caso ele quer lucrar e pagar menos. 

E é aí que sua inovação precisa surgir, sua carta na manga, sua quebra de objeções. Você precisa trazer algo que vai impactar diretamente no negócio de seu cliente. E uma das formas de entregar isso é inovar seu produto, sua equipe e seus processos!

Como inovar na contabilidade

Como inovar na contabilidade

Você provavelmente já ouviu falar sobre o famoso escritório contábil americano Robert Half. Ele publicou um artigo em seu blog falando da inovação nas empresas. Em suma, ele apontou 5 ideias:

  • Jogar: jogos no local de trabalho, como proposto pelo designer Tim Brown na conferência Serious Play da TED, em 2008, podem estimular o pensamento criativo. Jogar é explorar uma nova ideia ou criar um clima para que todos se sintam bem (o que ajuda a liberar o lado criativo). Faça jogos de exploração, construção e interpretação, definindo o momento ideal para a atividade.
  • Comunicar: investir em comunicação deixa o profissional aberto a novas ideias. Para inovar na contabilidade, é preciso fazer esse exercício com colegas de trabalho e com clientes, de modo a trabalhar diferentes perspectivas. A comunicação também contribui para uma equipe mais motivada e participada, o que aumenta as chances de inovação contábil.
  • Inovar mesmo cansado: um estudo conduzido pelo Departamento de Ciência Psicológica do Albion College, nos Estados Unidos, concluiu que a solução inovadora de problemas pode estar relacionado à atenção dedicada a eles. Pensar em um problema no início da manhã ou no fim da noite, quando temos menos controle da atenção, abre espaço para novas ideias, porque elas não são impedidas pelo próprio julgamento.
  • Relaxar a mente e concentrar-se: interrupções prejudicam o raciocínio e o pensamento criativo. Apesar de partirem de elementos externos e da própria mente, tente encontrar uma plenitude mental para abrir espaço para a criatividade e a inovação no ambiente trabalho.
  • Movimentar: existe uma conexão entre exercício e criatividade. Se Einsten começou a propor a Teoria da Relatividade enquanto pedalava, você pode inovar na contabilidade ao dar uma volta. O exercício do corpo oxigena a mente. 

Todas essas ideias fazem parte de um único movimento, que é a prática da cultura da inovação. Esse é o passo fundamental para inovar na contabilidade. Seu ambiente deve estar todo favorável a receber novidades e a se adequar às mudanças na contabilidade. E destacamos aqui 3 formas para levá-lo à inovação contábil: inovando o produto, a equipe e os processos. E um modo de inovar que permeia todas as formas: o Design Thinking.

Design Thinking

O Design Thinking na contabilidade é uma forma de mudar o mindset dos contadores, para compreenderem problemas comuns e oferecerem soluções criativas e efetivas. Ele é focado na percepção dos profissionais diante de um desafio a ser investigado, de forma a testar e construir soluções.

Na contabilidade, o design thinking parte do desafio maior dos escritórios: a forma como os clientes enxergam seu trabalho. Poucos são os empresários que compreendem a importância da sua função e sua participação no sucesso daquele negócio. E você deve assumir sua parcela de responsabilidade sobre isso. 

Podemos destacar 6 etapas do processo de design thinking para organizar o trabalho e potencializar a inovação no escritório de contabilidade:

  1. Imersão: fase de entendimento que começa pela observação da dimensão do desafio enfrentado. Seu foco é o cliente, então visite sua empresa, compreenda seus processos e a forma de lidar com as demandas contábeis.
  2. Análise e síntese: analise e organize os insights gerados na etapa anterior. Identifique padrões e categorize as ideias para encontrar novas respostas.
  3. Ideação: busca por uma solução para o desafio apresentado. Explore a criatividade dos profissionais envolvidos para pensar “fora da caixa”. Faça um brainstorm sem censura. Esse trabalho precisa ter a participação do cliente.
  4. Prototipagem: verificar na prática a validade das estratégias propostas. Teste ideias diferentes e analise pontos fortes e fracos para construir uma solução “definitiva”. Acompanhe e verifique o comportamento das estratégias propostas junto ao cliente.
  5. Aplicação: construção da solução adequada e condizente com as informações. Etapa feita junto com o cliente. É neste momento que você muda a visão dele sobre a contabilidade no dia a dia.
  6. Análise de resultados: apresente e busque feedback para otimizar as propostas, se necessário. 

Considerando sempre o Design Thinking, agora vamos pensar no produto, na equipe e nos processos para inovar na contabilidade.

Inovando no produto

Inovando no produto 

Quando falamos em inovar seu produto, quer dizer inovar de fato. É essencial trazer algo que seu cliente nunca viu antes, algo que nenhum outro contador foi capaz de proporcionar: neste caso, vamos chamar essa sensação de lucrar.

Os empresários passam de pai para filho um dogma de que todo contador é um simples mal necessário. A cultural empresarial vem há séculos desvalorizando os serviços contábeis. Para os empreendedores, a contabilidade é só uma obrigação no final do mês e aquela ajudinha na hora de sonegar impostos. 

Mas nós sabemos a verdade! A contabilidade vai além daquela papelada e da fuga fiscal. Ela extrai todo o DNA das empresas, prepara e entrega um laudo médico de cada possível doença financeira. Mas os empresários também não sabem o que fazer com todas essas informações. 

E é aí que você e seu serviço entram! Você é o profissional que possui toda expertise e habilidade para transformar aquela informação, que é dada como inútil, em algo muito valioso. O contador consegue lapidar a papelada e esclarecer cada ponto e cada vírgula para que o empresário tenha nos seus serviços a base para tomada de decisão. 

Inovar na sua entrega é simplesmente estar presente, participar e ser um braço direito da empresa de seu cliente. Um parceiro do negócio. E com esse tipo de entrega não temos dúvida de que será valorizado

E agora, depois de ter um produto lapidado e preparado para seu cliente, é preciso ter uma equipe alinhada e com energia equilibrada a essa novidade. 

Inovando na equipe 

O segredo para ter uma equipe engajada, com sangue nos olhos e energias renovadas, que pode ser chamada de equipe inovadora, é o PROPÓSITO. 

Não basta comprar uma mesa de pebolim para que a equipe se divirta na hora do almoço se você espalha um discurso vazio. Inovar a equipe é trazer novas perspectivas ao jogo, é fazer com que seus funcionários acreditem naquele serviço. É mostrá-los a diferença que uma entrega contábil faz na vida de um empresário. 

Para isso, você precisa se dedicar muito. Alinhar propósitos e apresentar à sua equipe uma nova forma de trabalho é um desafio muito grande a se cumprir. E, por isso, você precisa de ter cada ponto esclarecido, cada processo esclarecido, para que eles possam segui-lo e confiar plenamente nas suas propostas. 

Inovando nos processos 

Acabamos de pontuar a importância de ter processos muito bem determinados para um engajamento da equipe e para uma entrega inovadora para seu cliente. 

Seus processos precisam condizer com aquilo que você prega. Se, além de espalhar uma entrega incrível, você prega a automatização total, faça isso da melhor forma. Nunca fale mais do que você faz. Faça mais, entregue mais. E assimile seus processos a essa entrega. Com os processos completamente alinhados a suas entregas e a energia de sua equipe, inovar na contabilidade é certo.

Lembra que falamos do Design Thinking? Esse conceito foca na experiência do usuário ao utilizar seu serviço. Ele tira você do olhar narcisista de dentro da sua empresa para focar lá no seu cliente e em como ocorrerá a interação. Qual a jornada que ele percorre quando liga para seu escritório com alguma dúvida a ser sanada? 

Você deve proporcioná-lo a melhor experiência possível. E para isso, deve mapear todos os processos do seu escritório e otimizá-los, pensando não no seu fluxo interno de trabalho, mas nos processos que envolvem a interação com seu cliente. Ajuste-os, elimine gargalos e possíveis falhas de comunicação, entregue valor.

E toda essa inovação, toda essa transição no seu modelo de negócio para inovar na contabilidade tem um nome: Contabilidade Consultiva. 

Contabilidade consultiva 

Contabilidade consultiva

Contabilidade Consultiva é o modelo de negócios no qual o contador atua de forma mais próxima dos empresários, com o foco no relacionamento com o cliente, utilizando-se da Ciência da Contabilidade para diagnosticar e cuidar da saúde das pequenas empresas, levando-as à riqueza e à prosperidade.

A Contabilidade Consultiva é a transformação daquilo que é desprezado naquilo que chamamos de ciência da riqueza. É o ápice da inovação, e não é aquela inovação clichê que consiste só em comprar computadores novos ou fazer uma logo nova. É fazer mais, entregar mais, ser mais e transformar mais vidas.

“O trabalho do contador começa quando o balancete fica pronto”

Fazer Contabilidade é traduzir toda aquela informação dada como inútil, mas que pode mudar a vida de uma empresa.

Benefícios da inovação 

Benefícios da inovação

Inovar na contabilidade é sinônimo de reacender a chama do sucesso. Com um escritório reestruturado e um modelo de negócio que visa o lucro do cliente, os resultados são óbvios. 

Com a inovação você terá o cliente disposto e o honorário deixará de ser uma obrigação chata e se tornará uma gratidão por seus serviços.

Pense em seu melhor cliente! Você provavelmente imaginou o que paga em dia, não dá trabalho e que provavelmente tem um honorário razoável. Agora imagine esse cliente 10, 20, 30 vezes melhor. E imagine uma carteira com todos os clientes assim… Sonho, né?! Com a inovação isso é comum e padrão.

E não para por aí. A inovação na contabilidade traz outros benefícios ótimos para seu negócio.

Método de trabalho mais eficiente

Uma boa gestão dos processos contábeis é uma das formas de inovar na contabilidade. Acabamos de dizer que entender e otimizar seus fluxos internos e externos é fundamental para se diferenciar. A inovação contábil, portanto, traz a grande vantagem de proporcionar a você e a seus profissionais um método de trabalho mais eficiente.

A automação e a inserção da tecnologia no escritório é uma demanda do mercado. E se você está ligado a isso, já implantou algumas melhorias neste sentido. Mas por que a inovação nos processos provoca uma melhoria no método de trabalho? Por causa da organização.

Em um negócio, você possui o planejamento e as ações para executá-lo, atingindo seus objetivos e metas. Diariamente, há etapas e tarefas que compõem um fluxo de trabalho. Ao inovar na contabilidade por meio dos processos, é mais fácil monitorá-los, identificando dificuldades e gargalos nesses fluxos.

Com as atividade mapeadas, você pode procurar por novos métodos de trabalho que as ajustem. E isso interfere diretamente na entrega final ao cliente, que terá uma qualidade muito maior.

Outro ponto que a organização confere ao escritório é o maior desempenho. Um fluxo de trabalho mapeado é aquele em que o gestor usa métricas. Você pode, por exemplo, avaliar se o investimento do setor de marketing valeu a pena. Se não deu, precisa pensar em novas ações e métodos para atingir à eficiência esperada.

Esse monitoramento feito em cada etapa também dá ao gestor a visibilidade sobre os pontos fracos e fortes do negócio. O resultado é uma cultura da melhoria contínua, evitando o acúmulo de falhas e aumentando a produtividade interna.

Por fim, quer um exemplo mais clássico do impacto da inovação na contabilidade nos métodos de trabalho? A comunicação. 

Profissionais se comunicam internamente a todo o momento na execução de uma demanda. Sem um bom fluxo de informações, a chance de dar errado é enorme. Mas com o auxílio de ferramentas tecnológicas, que confere ao gestor a visibilidade sobre os responsáveis pelos processos, as etapas das tarefas e os prazos, a comunicação entre todos é muito mais fácil. A integração entre os times deixa de ser um desafio no negócio e passa a ser um aliado, pois melhora os resultados.

Em suma, um negócio organizado, com métodos de trabalho otimizados, é uma melhoria na contabilidade que vem da inovação.processos 

Soluções surpreendentes e fundamentadas

Para inovar na contabilidade, é preciso estimular a criatividade para trazer algo novo. Algo que realmente fará a diferença na vida do seu cliente ou na vida do seu negócio (o que é basicamente a mesma coisa). Essa é a base do Design Thinking: construir novas soluções criativas e efetivas para um problema. E é também um dos grandes benefícios da inovação no escritório contábil. Como assim?

Uma prestação de serviços excelentes, qualquer que seja o seu negócio, depende de boas decisões tomadas pelo gestor, certo? Como decidir de forma fundamentada? Como decidir para que o negócio seja próspero? Com dados. “Data is the new oil” é uma das frases divulgadas ao redor do mundo.

E inovar na contabilidade com a tecnologia permite que você utilize ferramentas que colocam todos os dados necessários bem à sua frente. Em segundos, você pode utilizar um software contábil para analisar e validar dados financeiros, sem erros e prejuízos. Enquanto a tecnologia faz isso, você interpreta os dados para adotar ações estratégicas para seu cliente, com um brainstorming com a equipe, gerando mais resultados para todos.

Inclusive, temos um vídeo perfeito sobre a análise de resultados de uma empresa com uma solução inovadora:

A tecnologia, enquanto uma das facetas da inovação contábil, te possibilita tomar decisões surpreendentes e fundamentadas, porque te municia com informações valiosas e te dá mais tempo para ser criativo.

Além disso, com a funcionalidade de emitir relatórios, você consegue personalizar os dados conforme cada atividade. Além disso, pode compartilhar informações em tempo real e acessar dados antigos. Quer uma análise mais profunda de desempenho? Basta olhar para seus dados e emitir o relatório. Inclusive, há soluções que oferecem dashboards com visualização em gráficos e charts, facilitando o entendimento do cliente acerca das “temidas” informações contábeis. É uma forma de demonstrar valor.

Fidelização dos clientes

Fidelização dos clientes

Considerando que inovar na contabilidade depende de você mudar seu foco para o cliente, é fácil imaginar que a fidelização é um dos benefícios que a inovação traz. E isso vem em diversos aspectos.

O primeiro deles é a organização do escritório contábil, com a consequente eficiência dos métodos de trabalho. Processos organizados é sinônimo de melhoria no atendimento ao cliente. Você não quer errar justo na hora de apresentar sua proposta de serviços contábeis. Para isso, deve estar com tudo no lugar, atendendo a todas as demandas de quem te procura e buscando agregar valor ao negócio do empresário.

A tecnologia, aliada com boas práticas de gestão, como a inovação na equipe, no produto e nos processos, é o melhor passo para fidelizar um cliente. Se o empresário chega até você com a demanda de aumentar o lucro em 25% para o próximo ano, você deve se desdobrar com sua equipe para encontrar uma solução para essa demanda. É sua função ser um parceiro do negócio. 

Com a visibilidade de dados proporcionada por processos otimizados e pela tecnologia, você analisa profundamente a empresa do seu cliente e suas particularidades. Invista tempo nesse atendimento para fidelizar alguém que já escolheu você para estar ao lado.

Sem dúvidas, esse atendimento diferenciado, que é consequência da inovação na contabilidade, trabalha a seu favor. Se acredita que pode melhorar no atendimento, perfeito, Avalie se você tem um sistema de CRM (Customer Relationship Manager) e outras ferramentas tecnológicas que podem facilitar sua comunicação com ele.

Maior lucratividade

Métodos de trabalho mais eficientes, soluções fundamentadas e surpreendentes, fidelização da clientela. Some tudo isso e você terá um aumento de rentabilidade. Um escritório organizado minimiza e elimina gargalos no fluxo de trabalho. Os ajustes nos processos internos com o uso de tecnologia dão aos profissionais mecanismos eficientes para serem produtivos e colaborativos. 

E uma equipe com desempenho otimizado, que usa seu tempo de forma correta, investe no que é nossa prioridade: o cliente. E cliente satisfeito é cliente fidelizado. É mais lucro. O foco do cliente faz com que seu escritório de contabilidade cresça sem aumentar muito seus custos (escalabilidade). Mas não só isso. 

A imagem do seu negócio torna-se consolidada no mercado, facilitando também a prospecção. Mais clientes é sinônimo de mais lucro. 

Por isso, tenha em mente que seu negócio só será bem sucedido com um trabalho de dentro para fora. Inovar na contabilidade é isso: soluções criativas de dentro para fora para entregar valor. E se falamos de entrega de valor, falamos de Nucont.

Nucont

Nucont

Você chegou até aqui, com essa chuva de conteúdo, entendendo as aplicações e os efeitos da inovação na sua empresa. Ainda não sabe por onde começar, quais processos mudar, quais ferramentas usar, como entregar essas informações? Respire e acalme-se! 

A Nucont conta com uma equipe de especialistas completamente preparados para desenvolver junto a você a Contabilidade Consultiva de acordo com a realidade do seu escritório, além de oferecer a ferramenta mais completa e inovadora do mercado para que você não perca mais tempo e foque nos clientes.

Trabalhamos com os dashboards, inteligência artificial e uma equipe extremamente preparada para que seus serviços contábeis sejam transformados por completo. É uma forma inovadora de fazer brilhar os olhos do empresário, pois as informações mais relevantes para a gestão empresarial estão escancaradas na frente dele. 

E o contador está próximo para dar suporte e criar um plano para superar e otimizar cada ponto. Essa é a verdadeira contabilidade!

Quer entender o futuro da contabilidade com a Nucont? Veja esse vídeo: 

Próximos passos

Próximos passos

Inovar na contabilidade é uma urgência. As empresas contábeis estão em uma corrida de mercado e você deve sair na frente. Os problemas na contabilidade são muitos, mas você viu inúmeros motivos e benefícios para inovar na contabilidade. Produto, equipe, processos, tudo isso deve estar impecável e pronto para entregar valor.

Por isso, seu escritório precisa cortar um atalho rumo à inovação e aplicar a forma mais completa e precisa da inovação: a Contabilidade Consultiva. 

A Nucont pode te ajudar! Entre em contato com a gente e transforme seu escritório!

Deixe um Comentário

  • […] fracasso ao entender o contador como profissional extinto. Em seguida, apontou a importância de se modernizar na profissão para gerar valor contábil aos empresários. E finalizou com a contabilidade consultiva, ou contabilidade sem […]

  • […] obter sucesso com o uso do software e de qualquer inovação na contabilidade, porém, o profissional deve adotar práticas que trazem bons resultados. Dessa forma, conseguirá […]

  • […] As palavras e a linguagem corporal são muito importantes na oratória para contadores. Mas felizmente podemos nos valer de recursos tecnológicos para prender a atenção dos ouvintes. A famosa apresentação de slides, as dinâmicas ou outros recursos inéditos podem dar dinâmica à sua palestra, por exemplo. A dica aqui é inovar para despertar o interesse das pessoas. […]

  • >
    >