Contabilidade Consultiva

Legislação contábil: 6 dicas para estar sempre atualizado

02 jun

O contador sabe: as leis podem mudar, os prazos podem ser alterados e, para fazer um bom trabalho e entregar resultados mais eficientes para seus clientes, é necessário criar uma rotina de atualização a respeito da legislação contábil e das melhores práticas para atuar na área.

Estratégias de marketing digital para você aplicar em seu escritório contábil

Neste kit, você encontrará métodos que te ajudarão a vender seus serviços contábeis. Desde o Marketing Digital (emails e redes sociais) até métodos de proposta!

Para evitar que possíveis problemas aconteçam, é necessário que os profissionais sempre se mantenham atualizados e acompanhando as novidades do mercado, e com um detalhe: se você atende clientes de diferentes municípios, precisa se atentar à legislação contábil de cada um deles.

Pensando nisso, decidimos criar esse artigo com algumas dicas que podem te ajudar a construir uma atuação profissional muito mais diferenciada, assertiva e capaz de fidelizar consumidores.

Continue a leitura.

Como se manter em dia?

Para se manter em dia com as possíveis mudanças na legislação contábil, é preciso adotar algumas práticas. Dentre elas, está o acompanhamento diário de fontes confiáveis, a participação em treinamentos e muito mais.

1. Acompanhe as principais fontes de informação

O primeiro passo para se manter sempre atualizado a respeito da legislação contábil é acompanhar diariamente os maiores canais de informação sobre o assunto. É necessário que você tenha referências de conteúdos relevantes e verdadeiros, para que não caia nas chamadas “fake news”.

Dentre os sites mais confiáveis, além dos oficiais de cada município que você atende, estão: Conselho Federal de Contabilidade, o Ministério do Trabalho, e o Ministério da Fazenda.

Para conseguir acompanhar todas as páginas e descobrir se há ou não alguma mudança na lei, é interessante avaliar quais serão as fontes mais relevantes para a realidade do seu escritório de contabilidade e cada um de seus clientes e criar uma aba de favoritos, por exemplo, no seu navegador de internet.

Assim, semanalmente, você terá facilidade para acessar essas páginas e conseguir conferir se algo mudou e se há necessidade de adequar os processos e o trabalho atualmente realizado com cada uma das empresas.

Alguns sites especializados em contabilidade também oferecem a possibilidade de assinar a newsletter para receber algumas dicas e informações relevantes sobre a área. Essa também pode ser uma alternativa para acompanhar os conteúdos mais importantes diretamente na sua caixa de entrada.

2. Realize treinamentos periodicamente

Os treinamentos também são uma excelente maneira de manter a atualização profissional e aprender quais são as melhores maneiras de executar alguns processos dentro da sua contabilidade.

É comum que no dia a dia o contador acabe caindo em uma rotina de produção e não se atente a detalhes e novidades que são positivas para os clientes.

Através desses treinamentos, cursos de extensão e especializações é que é possível que cada um dos contadores ali presentes aprendam coisas novas, diferente dos processos com os quais estão acostumados a trabalhar, e que podem trazer muito mais valor e significado para os seus clientes.

Alguns detalhes na legislação podem representar uma grande economia para as empresas e, certamente, essa é uma mudança que será vista positivamente.

Para isso, é fundamental que o profissional mantenha uma busca constante por aperfeiçoamento e melhora de sua performance. Para contadores, assim como para vários profissionais, os estudos nunca param. É preciso estar atento às novidades e até antecipar as mudanças que serão positivas não só para o escritório contábil como para seus clientes.

Para melhorar ainda mais esses resultados e tornar mais otimizada a busca por novas informações, é interessante garantir uma equipe com autonomia suficiente para ajudar em todo esse processo.

Com a capacitação de toda a equipe e o empoderamento desses profissionais, é possível conseguir ter uma rotina muito mais eficiente de análise de informações e atualização a respeito da legislação contábil.

3. Entenda seu cliente

Um outro detalhe que faz toda a diferença para a rotina dos contadores é realmente conhecer o cliente e entender como ele trabalha e quais são suas expectativas.

Engana-se quem pensa que todos os clientes têm as mesmas necessidades. Até aqueles que estão no mesmo segmento terão demandas diferenciadas e, por isso, precisam ser analisados separadamente.

Antes de oferecer as soluções contábeis para cada um dos seus clientes, é fundamental conhecê-los a fundo, entender qual é a realidade de cada empresa, quais são seus objetivos, quais são suas maiores necessidades, como anda o mercado e muito mais.

Tudo isso poderá ajudar a construir uma estratégia contábil muito mais eficiente para cada uma das empresas e conseguir entregar resultados diferenciados e positivos.

Uma dica de ouro é sempre ficar atento à realidade das relações trabalhistas dentro das empresas. Essa é uma das áreas mais delicadas, e nos últimos anos o Brasil passou por algumas mudanças e houveram reformas na lei.

É preciso conferir se as novas obrigatoriedades estão sendo cumpridas corretamente e, caso não estejam, criar um plano de atualização o mais rápido possível para reverter o processo, evitando multas e penalidades, além de futuros processos.

4. Avalie estudos de caso

Uma outra forma de aprender constantemente é avaliar estudos de caso. Quando um contador acompanha as entidades de classe, ele consegue ter acesso à conteúdos de profissionais que possivelmente enfrentaram problemas semelhantes aos quais você está passando agora.

Através desses conteúdos, você poderá dialogar com outras pessoas, tirar dúvidas, conseguir algumas orientações e, possivelmente, resolver algum problema.

Por mais que alguns contadores pensem que isso é desnecessário, é sempre bom conseguir um olhar de fora. Nem tudo é óbvio, e as circunstâncias podem fazer as soluções serem diferentes para cada uma das situações, por mais semelhantes que elas sejam.

5. Esteja sempre atento aos prazos

Voltando a pontuar sobre as relações trabalhistas, um dos detalhes mais importantes são os prazos. Tanto para contratar um novo funcionário quanto para desligar um funcionário ativo, é necessário que prazos sejam cumpridos na elaboração do contrato, registro do profissional no MTE e até no pagamento dos benefícios. 

Qualquer atraso, por menor que seja, já é o suficiente para que a empresa seja penalizada com multas e tenha que pagar juros posteriormente.

Para reverter esse problema e conseguir conquistar uma rotina muito mais eficiente dentro da contabilidade e junto com os clientes, é interessante elaborar alguns fluxogramas de trabalho. Esses checklists irão ajudar o contador a conseguir enxergar a realidade de cada empresa que atende, descobrir quai situações são mais urgentes e o que precisa ser feito. Isso garantirá que todas as atividades sejam entregues dentro do prazo e as empresas não sejam penalizadas futuramente.

6. Abrace a tecnologia

Já falamos sobre esse tema em outros momentos e é importante reforçar novamente: a tecnologia pode ser a melhor amiga do contador. 

Além de ajudar a melhorar os processos e facilitar a execução das tarefas do dia a dia, ter um escritório contábil moderno e integrado pode te ajudar a ficar ainda mais atento às mudanças na legislação e nos tributos.

Existem softwares que recebem constantemente as adaptações relacionadas às mudanças estabelecidas pelos órgãos governamentais, e isso pode prevenir que você ou seu cliente sejam pegos de surpresa em algum momento.

Essas ferramentas também permitem a redução de “erro humano” em algumas tarefas. Formulários, por exemplo, que foram mal preenchidos ou que tiveram algum campo despercebido, voltam para os contadores preencherem corretamente e corrigirem os erros. Isso garante a tranquilidade do profissional e a segurança do cliente.

Como organizar a sua rotina para estar sempre atualizado?

Como organizar a sua rotina para estar sempre atualizado?

Para conseguir adequar a sua rotina à essa necessidade, existem algumas ações que podem ajudar a driblar os desafios desse momento. Nós sabemos que a relação entre contador e cliente muitas vezes exige alguns esforços, e para ajudar a resolver tudo isso, é interessante que:

  • o contador seja capaz de realizar uma palestra de orientação para seus clientes;
  • o contador adote um método de estudo para continuar se especializando e entregando as melhores soluções para as empresas;
  • o contador estabeleça um horário diário para cuidar do setor contábil;
  • seja feita uma análise minuciosa e detalhada da Lei 11.638/07;
  • seja realizado um estudo extremamente detalhado dos pronunciamentos técnicos dos procedimentos de contabilidade, chamados CPC’s;
  • sejam feitos levantamentos dos efeitos dessa legislação contábil nos resultados de cada um dos seus clientes.

Dessa forma, o profissional será capaz de gerar valor e conseguir melhorar a relação com seus clientes, aumentando a satisfação e se mantendo diferenciado da concorrência.

A melhor maneira de conquistar uma boa posição no mercado é entregando resultados reais para os seus clientes. Quanto mais eficiente você for, seguindo a legislação contábil da melhor maneira possível, maiores serão as chances de fidelizar esses empresários e construir uma carteira de clientes saudável.Quer aprender mais sobre como gerar valor para os seus clientes e se destacar no mercado? Confira nosso artigo sobre Contabilidade Consultiva – Guia definitivo: o que é e como fazer?

Deixe um Comentário

  • […] segundo desafio é a atualização. Existe uma mudança constante da área contábil, porque a legislação é vasta e muda com muita rapidez. Estar atualizado é um empecilho para aqueles que não buscam […]

  • >
    >