Contabilidade Consultiva

As tendências do mercado contábil para os próximos anos

17 mar

O mundo está passando por um intenso processo de transformação. Com isso, o comportamento e a necessidade das pessoas também.

Estratégias de marketing digital para você aplicar em seu escritório contábil

Neste kit, você encontrará métodos que te ajudarão a vender seus serviços contábeis. Desde o Marketing Digital (emails e redes sociais) até métodos de proposta!

As tendências do mercado contábil seguem exatamente essa linha, ou seja, visam se adaptar às atuais necessidades dos clientes.

Mas quando ouvimos a palavra “tendências”, a primeira ideia que surge à mente é o uso mais amplo de soluções tecnológicas, tais como sistemas, softwares, aplicativos etc.

De certo modo, sim, a tecnologia tem grande peso em quase todos os processos de inovação, porém, as tendências do mercado contábil não se limitam a ela.

Fizemos uma lista com as principais mudanças que estão por vir para os escritórios contábeis e ela inclui também a mudança do perfil do cliente contábil, a agregação de valor aos serviços e um posicionamento mais consultivo dos contadores.

Confira agora, em detalhes, cada uma das tendências do mercado contábil para os próximos anos.

Quais são as tendências do mercado contábil para os próximos anos?

Quais são as tendências do mercado contábil para os próximos anos?

Se você procurar pela palavra “tendência” no dicionário, encontrará definições como:

  • disposição natural que leva algo ou alguém a se mover em direção a outra coisa ou pessoa; 
  • inclinação;
  • evolução de alguma coisa num sentido determinado;
  • propensão que orienta alguém a fazer ou realizar determinada coisa;
  • direcionamento comum de um grupo determinado; 
  • movimento.

Se tomarmos como base essas descrições, podemos dizer que tendências do mercado contábil é um conjunto de ações a serem aplicadas pelos contadores que visam a adequação dos seus serviços, a fim de atenderem às atuais necessidades dos seus clientes.

Considerando isso, quais seriam as tendências que vão ajudar o seu escritório de contabilidade a alcançar esse propósito? A lista com as principais inclui:

  • aumento do uso da tecnologia;
  • aplicação da Inteligência Artificial nos processos;
  • crescimento da contabilidade digital;
  • maior presença digital;
  • adequação ao novo perfil de cliente contábil;
  • agregação de valor aos serviços contábeis;
  • atuação consultiva.

Aumento do uso da tecnologia

Como dissemos no início deste artigo, não há como falar em tendências sem pensar no uso mais amplo da tecnologia, concorda?

Por isso, abrimos a nossa lista do que está por vir no mundo contábil com o aumento do uso das soluções tecnológicas.

Nesse caso estamos falando, por exemplo, da contabilidade na nuvem. Consiste na estruturação de todos os processos do seu escritório contábil em soluções cloud computing.

Em outras palavras, isso quer dizer que, ao invés de manter todos os softwares e sistemas utilizados por você e por sua equipe instalados nos computadores do seu escritório, essas ferramentas estarão alocadas em plataformas on-line.

Esse tipo de recurso traz inúmeras vantagens para o seu negócio. Por exemplo, a pandemia do novo coronavírus obrigou diversos modelos de negócios, inclusive a contabilidade, a trabalharem remotamente.

A contabilidade na nuvem permite que os profissionais acessem sistemas, arquivos, documentos e tudo mais o que precisarem para executar as suas tarefas, de qualquer lugar que estiverem.

Esse tipo de recurso faz parte da transformação digital pela qual as empresas estão passando. Por isso, é uma forte tendência do mercado contábil que merece a sua atenção.

Entre as vantagens da contabilidade na nuvem podemos destacar:

  • flexibilidade na utilização dos softwares e demais soluções digitais;
  • maior mobilidade para os profissionais;
  • aumento da eficiência dos processos;
  • aumento da produtividade;
  • otimização das rotinas;
  • redução de custos;
  • maior segurança de dados.

Outras soluções tecnológicas

O uso mais intenso da tecnologia como uma tendência do mercado contábil não se resume à contabilidade na nuvem. 

Outra ferramenta bem interessante é a utilização de um sistema ERP, Enterprise Resource Planning. Consiste em um software único que contempla todos os departamentos de uma empresa.

Entre as suas diversas funcionalidades, um ERP contribui para melhorar o fluxo de informações em um negócio, mantendo-o contínuo e diminuindo consideravelmente as falhas na transmissão de informações.

Somado a isso, é bem interessante considerar o uso de um CRM, Customer Relationship Management. Trata-se de um sistema que reúne em um único ambiente todos os dados e informações dos seus clientes.

Além de facilitar a gestão, um sistema de CRM ajuda no processo de vendas, identificando mais claramente novas oportunidades de negócios para o seu escritório.

Uso da Inteligência Artificial nos processos

Seguindo essa mesma linha de tendências do mercado contábil chegamos ao uso da Inteligência Artificial.

Um dos maiores benefícios desse recurso é conseguir analisar em pouquíssimo tempo grandes volumes de dados e de informações.

Do ponto de vista do contador, essa análise mais rápida e precisa ajuda a ter bons e importantes insights sobre como ajudar os clientes a alcançarem resultados significativos de crescimento.

Um bom exemplo de ferramenta de Inteligência Artificial voltada exclusivamente para a contabilidade é a Nanda, do Nucont.

A Nanda é a assistente virtual dos contadores. Através da Inteligência Artificial, essa solução analisa os resultados financeiros e contábeis dos seus clientes.

Com isso, a Nanda lhe ajuda a priorizar os clientes que precisam da sua ajuda de maneira mais urgente e pontual. 

Ela também gera importantes insights com relação à saúde financeira das empresas dos seus clientes, aponta inconsistência de dados e muito mais.

Assista este depoimento e entende um pouco mais sobre a Nanda:

Crescimento da contabilidade digital

A junção das duas tendências do mercado contábil que acabamos de citar nos leva a outra, que é a contabilidade digital.

Entende- se por contabilidade digital a otimização dos serviços dessa área, tendo como base o uso da internet e de softwares on-line.

Esse caminho já está sendo trilhado há algum tempo, e foi pavimentado, principalmente, pela chegada do Sistema Público de Escrituração Digital (SPED), da Receita Federal.

A ferramenta, que levou à entrega das obrigações fiscais de forma digital, pode ser vista como o pontapé inicial da contabilidade digital.

Somado a isso, a pandemia do novo coronavírus fez com que diversos serviços precisassem ser ajustados, como já mencionamos anteriormente.

Nesse novo formato, a contabilidade também precisou passar a interagir e entregar aos seus clientes serviços via internet.

No que diz respeito às tendências do mercado contábil, essa forma de atuação tem tudo para se manter mesmo em um cenário pós-pandemia.

Um dos principais motivos é que foi possível perceber, na prática, que atuar dessa forma ajuda a otimizar processos, diminuir o volume de documentos impressos, entre outras vantagens que, juntas, ajudam a entregar mais e melhores resultados aos clientes.

Maior presença digital

E já que tudo está na internet, o seu processo de vendas, atração e fidelização de clientes também passa por ela.

Aumentar a presença digital, através do bom uso do marketing digital, se tornou essencial para o crescimento de qualquer negócio, e só tende a aumentar nos próximos anos. Obviamente, essa nova realidade não deixaria de afetar os escritórios contábeis.

Marketing digital pode ser definido como todas as ações de marketing de uma empresa criadas na internet.

Aqui estamos falando sobre o uso das redes sociais, da criação de um blog para criação e entrega de conteúdos, de vídeos, newsletters, entre outras ferramentas.

A produção de conteúdo contábil, por exemplo, ajuda a gerar leads, colocar o seu escritório em posição de destaque perante os concorrentes que não usam essa abordagem, atribuir autoridade à sua marca e a educar os clientes contábeis.

O marketing digital para contadores é uma das tendências do mercado contábil que merece a sua atenção, pois:

  • ajuda a atrair novos clientes;
  • tem excelente custo-benefício, especialmente quando comparado a outras estratégias de propaganda;
  • torna a sua marca conhecida no meio digital;
  • aproxima os clientes do seu negócio;
  • permite mensurar suas abordagens e ajustar facilmente o que não está gerando os resultados esperados.

Quer dicas incríveis sobre esse assunto? Então não deixe de ouvir o episódio “#CSC 109 – Como sair da mesmice do marketing contábil?” do canal Contabilidade sem chatice.

Adequação ao novo perfil de cliente contábil

Um dos principais motivos que resultam nas tendências do mercado contábil é a mudança do comportamento e das necessidades dos clientes.

Por isso, se você realmente quer ter um escritório de contabilidade de sucesso, é essencial conhecer os diferentes perfis de cliente contábil e se adaptar a cada um deles, incluindo as suas atuais necessidades.

Uma importante modificação que vem acontecendo nos últimos tempos no perfil dos empreendedores tem relação com a chamada “geração millennials”, ou “geração Y”.

Nascidos entre os anos de 1980 e 1994, essa geração nasceu e cresceu em meio a uma grande aceleração tecnológica. 

Mais diversificados e socialmente liberais, as pessoas que compõem esse grupo não abrem mão de tecnologia, internet e inovação.

Esse posicionamento ajuda a explicar a chegada e o crescimento das startups que, resumidamente, são empresas que buscam soluções novas para problemas antigos.

E o que isso tem a ver com as tendências do mercado contábil? A resposta é simples: para o seu escritório ter sucesso, você precisa conhecer e se adequar a esse novo perfil de empreendedor, ainda mais moderno.

Entre outros pontos, é essencial que você:

  • mostre que conhece o setor;
  • saiba falar a mesma língua desses empresários;
  • comprove que a sua equipe está apta para se adaptar rapidamente a mudanças.

O artigo “Contabilidade Consultiva para startups: como aplicar?” traz importantes informações sobre esse mercado e detalhes do que você precisa fazer para trabalhar com esse perfil de cliente contábil. 

Não deixe de ler!

Agregação de valor aos serviços contábeis

Abertura de empresa, escrituração contábil e tributária, entrega de obrigações acessórias, emissão de certidões etc. Todos os escritórios contábeis oferecem esses serviços, certo?

Mas se você quer destacar o seu negócio dos demais, é bem importante agregar novos valores aos seus serviços. Uma das maneiras de fazer isso é trabalhando com contabilidade de nicho.

Essa forma de atuação é uma das grandes tendências do mercado contábil para os próximos anos.

De maneira resumida, consiste em prestar serviços contábeis apenas para um determinado segmento

Por exemplo, você pode trabalhar somente com empresas do varejo, empresas da área de saúde, de beleza, focar na contabilidade rural etc. As possibilidades são diversas. 

Você já se perguntou por que essa forma de atuação é interessante e, principalmente, uma das tendências do mercado contábil?

Um dos principais motivos é que, ao se especializar em determinado nicho, o seu conhecimento se torna ainda mais amplo.

Questões como comportamento dos clientes, necessidades, linguagem, legislações, entre outras, se tornam ainda mais claras e fáceis de lidar no dia a dia.

Outra forma de agregar valor aos serviços contábeis é mudando a postura que tem com os seus clientes e assumindo um papel de mais consultivo, ou seja, não se limitando a um profissional necessário apenas para lidar com questões fiscais e burocráticas.

Atuação consultiva

Essa forma de atuação mais consultiva se tornou uma das tendências do mercado contábil tão necessária que é bem importante dedicarmos um tópico apenas para ela.

A Contabilidade Consultiva é um modelo de atuação no qual o contador trabalha de forma mais próxima do seu cliente.

A ideia é usar a ciência da contabilidade como base para diagnosticar a saúde da empresa que está sendo assistida e, com isso, apontar caminhos e soluções que vão direcioná-la para o sucesso, para a riqueza.

Na Contabilidade Consultiva o contador não se limita a gerar balancetes e entregar ao cliente. Cabe a ele fazer uma análise mais profunda dos números e informações gerados e, baseado neles, tirar importantes insights que vão ajudar o seu cliente a crescer.

Nesse novo posicionamento, o profissional contábil atua de maneira estratégica, mostrando para o empreendedor quanto a contabilidade tem peso no crescimento do seu negócio.

Isso ajuda a mudar a forma como os clientes veem a contabilidade, agrega mais valor aos serviços oferecidos, bem como contribui para fidelizar clientes e atrair novos.

Por que você deve seguir as tendências do mercado contábil?

Por que você deve seguir as tendências do mercado contábil?

Agora que você sabe quais são as principais tendências do mercado contábil para os próximos anos, deve estar se perguntando “Por que eu devo segui-las?”. Bem, temos inúmeros motivos para isso.

Podemos começar dizendo que, negócios que não se adaptam, não evoluem. Hoje em dia, as pessoas buscam por produtos e serviços que facilitem o seu dia a dia.

No caso dos empreendedores, a contabilidade deve ser algo que “tire dos seus ombros” o peso das obrigações fiscais e tributárias.

Indo mais além, o escritório contábil deve ser visto como um parceiro essencial de crescimento, a chave para importantes tomadas de decisões que vão definir o futuro daquela empresa.

Por isso, é tão importante que você conheça quais são as tendências do mercado contábil, para que possa se ajustar a elas e entregar aos clientes aquilo que eles precisam, da maneira que procuram.

Quer ficar ainda mais por dentro dessas mudanças? Então não deixe de ler o artigo “Como se tornar o contador do futuro? 10 habilidades que você precisa desenvolver!

Deixe um Comentário

>
>