Contabilidade Consultiva

Salve empresas, salve vidas: O que Frederico da Rede Ábacos fez pelos seus clientes

12 maio

Como o foco em estar junto ao empresário e ajudá-lo na tomada de decisões pode diminuir os impactos negativos para seu escritório numa crise!

Em Março de 2020 a Pandemia chegou no Brasil e nos obrigou a adotarmos o distanciamento social para cuidarmos de nós e dos outros. É claro que isso iria gerar um grande impacto na sociedade. Ainda não sabemos o tamanho disso, mas já estamos sentido as mudanças acontecendo!

Insegurança, emoções que nunca sentimos antes, novos hábitos, comportamentos e rotina estão exigindo uma adaptação à nova realidade por parte das pessoas e também das empresas, já que uma certeza era a crise econômica que estávamos prestes a iniciar. A crise não seria apenas na saúde!

Para entender como os contadores se sentiram quando a pandemia começou, conversamos com Frederico Nunes, contador e diretor comercial da Rede Ábacos, de Vitória, Espírito Santo. Ele compartilhou o seguinte conosco:


“Os hábitos de consumo e as formas de negócio mudaram, alguns tipos de negócios não tem mais espaço no período de quarentena, tudo isso gerou em nós, uma preocupação com a saúde financeira dos nossos clientes. Quando os clientes sofrem, nós prestadores de serviço, também sofremos. Uma das grandes preocupações que tivemos e temos é com inadimplência, evasão de clientes e fechamento de empresas.”

E aí vem o grande questionamento: o que você, como contador, pode fazer para diminuir o impacto negativo para seus clientes? Já te adianto que tem muito coisa a ser feita. A responsabilidade está nas suas mãos, os empresários do Brasil (e do mundo todo) precisam do auxílio de um profissional capacitado para cuidar da saúde de suas empresas. É a sua hora de “vestir a capa” e assumir o papel de médico das empresas, assim como o Frederico fez.

“Partiu da nossa empresa (a busca por ajudar os clientes). Quando o cenário de crise se aproximou do Brasil, criamos diversas medidas internas. Medidas para enquadrarmos nossa empresa para trabalho 100% home office, estratégias para manutenção do fluxo de caixa e principalmente estratégias para estarmos mais próximos do cliente neste período de crise. Reforçamos o time da Contabilidade Consultiva e passamos a ser de fato, não somente um contador, mas, um contador consultor.

Em uma conversa com o sócio da Ábacos, ele reforçou a importância de estar próximo dos clientes e contou como classificou sua carteira de clientes em 4 grupos, para atender a demanda de cada um deles de maneira personalizada de acordo com as necessidades mapeadas pelo time da contabilidade consultiva.

“O contato, via meio digital, busca entender a necessidade do cliente e ajudar no que for preciso e possível. Criamos dentro da gerência da contabilidade consultiva, diversos times que de forma ativa, assessoram os clientes no uso de produtos que criamos ou adaptamos para atender as possibilidades governamentais, então temos time: para aplicação da MP 936, para auxílio da adesão de linhas de crédito, para aplicação da planilha de diagnóstico…”

Com essas medidas tomadas, a Rede Ábacos conseguiu antecipar possíveis problemas que eles e os clientes enfrentariam e gerar valor aos empresários que atendem. Agora o próximo passo, segundo Frederico, é monitorar de perto as mudanças do mercado e adaptar o que for necessário para estar mais próximos dos clientes.

Você percebe que o foco de todas as ações tomadas é sempre as necessidades e contexto dos clientes? Não é atoa que eles estão recebendo feedback positivos com o trabalho que tem sido feito. Os clientes conseguem ver que não foram abandonados nesse momento de crise!

Se você tem dúvidas sobre o que poderia ter acontecido se essas ações não tivessem sido tomadas, o Frederico te responde:

Acredito que se não tivéssemos sido bem pró-ativo na adoção de mudanças internas pró-cliente , estaríamos sofrendo um impacto maior. Estar junto aos clientes nos ajuda a mostrar valor para nosso produto. Ajuda o cliente entender que não somos simplesmente um prestador de serviço para emissão de guias, mas sim mostrar que temos produtos e conhecimentos para de fato, ajudar nosso cliente com decisões estratégicas.”

Ajudar na sobrevivência dos clientes é o que move toda a equipe da Rede Ábados a seguir o lema deles: “Somar confiança é o que nos move!”

Te convido a se inspirar nessa história de grande sucesso e agir para fazer diferença na saúde da empresa dos seus clientes! Todos os empresários estão se sentindo frágeis nesse momento e essa é uma grande oportunidade para você se reposicionar no mercado e conquistar a valorização dos seus clientes através da gestão financeira.

Se você não sabe por onde começar e quer auxílio de uma equipe especializada nessa jornada, pode contar com a Nucont! Estamos oferecendo um serviço personalizado para os empresários contábeis que querem um direcionamento sobre como agir no contexto atual. Conheça a Trilha Gestão de Crise!

Foto das redes sociais da equipe da Rede Ábacos

Deixe um Comentário

>
>