Qual o Futuro da Contabilidade?

Publicado por Kadu em

De mal necessário para cientista da riqueza e médico das empresas. Do papel para o computador e para a inteligência artificial. Quem é o contador do futuro? Qual o Futuro da Contabilidade? 

Um dia desses li uma matéria de um estudo da Mckinsey sobre as profissões que deixarão de existir nos próximos 10 anos. Contador era a segunda profissão, com 94% de probabilidade de ser extinta, perdendo apenas para Atendente de Telemarketing, com 99% de probabilidade.

futuro-da-contabilidade

Concordo em partes sobre o resultado deste estudo. Acredito sim que o contador será extinto, mas apenas o contador como conhecemos hoje.

O contador do futuro sobreviverá e dominará o mercado, como na evolução humana o homo sapiens evoluiu e dominou o mundo enquanto o homo neanderthalensis foi extinto.

A Evolução do Contador

"Não é o mais forte que sobrevive. Nem o mais inteligente. Mas o que melhor se adapta às mudanças"
Charles Darwin

Assim como na teoria da evolução de Darwin, o contador do futuro será aquele que melhor se adaptar às mudanças.

Muitos dizem que qualidade não é mais um diferencial, mas sim uma obrigação.

Se tornou uma questão de necessidade. Você pode se adaptar e usar a tecnologia a seu favor, ou lutar contra ela e ser extinto.

Não é a primeira extinção


Olhar para o passado pode nos ajudar a visualizar o futuro, mas, normalmente, não fazemos isso.

Um cenário muito parecido com o que está acontecendo atualmente já ocorreu há menos de 30 anos.

Na década de 90 iniciou-se a revolução digital, e o mercado contábil não ficou de fora. Com chegada dos microcomputadores nas empresas brasileiras começaram a surgir os softwares contábeis. As contabilidades que saíram na frente se destacaram. Ganharam mais produtividade, conseguindo contabilizar mais dados em menos tempo e melhoraram a qualidade de seu trabalho.

E as que não se adaptaram a essa mudança, se não foram extintas, perderam seu espaço.

O problema da extinção está no esquecimento do que existiu, praticamente ficamos cegos sobre como podemos continuar nos adaptando e evoluindo para perpetuar.

Antes de falar sobre o futuro da contabilidade, vamos olhar para o passado de curto prazo e fazer uma análise para entender exatamente como o contador atual precisa se adaptar para perpetuar como o contador do futuro.

Você também irá perceber como a visão das pessoas pode mudar ao longo do tempo, bastando apenas algumas mudanças na imagem que você deixa transparecer como contador.

Como empreendedor, realmente acreditava que o contador era um mal necessário, mas ao ser apresentado a uma nova perspectiva, hoje eu acredito que contador é uma das profissões do futuro. A profissão que será responsável pelo sucesso de empresas, países e da economia mundial.

A Contabilidade do Passado


Há 10 anos atrás uma prima que estava se formando em Ciências Contábeis me disse que queria trabalhar com perícia e auditoria.

Confesso que não entendi muito bem o que tinha a ver com contabilidade, para mim quem cuidava das finanças de uma empresa era um administrador.

Eu achava que a "Graduação Contábil" era um curso para cuidar de notas fiscais, impostos e pagamentos de funcionários.

Essa minha visão deturpada não era um preconceito por desconhecer a contabilidade, mas um conceito gerado pelo modelo de serviço prestado pela maioria dos contadores de pequenas e médias empresas no Brasil.

Por isso o estigma de mal necessário. E como empreendedor, era isso que eu via, por anos as únicas coisas que eu recebia de meus contadores eram guias de impostos, folhas de pagamentos e calendários no fim do ano.

Qual a imagem você passa para seus clientes?


O contador que faz apenas as obrigações acessórias está praticamente gritando para todo o mundo dizendo: "eu sou o mal necessário, e você terá que conviver com isso!".

O contador que apenas entrega guia e folha reforça essa imagem deturpada da classe, pois o seu cliente empresário apenas, vê despesas que ele é obrigado a pagar porque o governo exige, inclusive a despesa dos honorários contábeis.

Se você é um destes contadores, tenho uma boa e uma má notícia. A má notícia é que este é o contador do passado, aquele que tem 94% de chances de ser extinto nos próximos anos. A boa notícia é que ainda dá tempo de você se adaptar e evoluir.

Essa evolução nem é necessariamente mudar a contabilidade, mas sim voltar às suas origens como contador, retornar aquilo que você estudou.

A Contabilidade do Presente


Eu levei quase 10 anos para compreender que na verdade o curso é de Ciências Contábeis e não de como cuidar de guias e folhas de pagamento.

Eu levei quase 10 anos para entender que contabilidade, na verdade, é uma ciência, a verdadeira ciência da riqueza.

E que emitir guias e folhas não é ciência e não é contabilidade, é apenas uma burocracia associada à profissão que infelizmente os contadores deixaram como sua imagem. 

É esse o legado que você quer deixar como contador?

A Ciência Contábil


Eu tinha essa visão errada, porque nenhum contador me mostrou o contrário.

Os dois contadores que eu já tive me mostraram e venderam que contabilidade era apenas contabilizar informações para emitir guias e folhas.

Talvez eu nem teria compreendido isso até hoje se não fossem o Nucont e a Fernanda Rocha, que me mostraram um outro lado da contabilidade, a contabilidade de verdade.

Meu primeiro contato com a ciência contábil, mesmo que apenas uma pequena parte dela, foi em novembro de 2016 quando a Fernanda Rocha e o Luis Filipe Winther me convidaram para criar o Nucont. Ainda sem um nome, eles me apresentaram um projeto de dashboards gerados a partir de dados contábeis vindo do balancete.

Eu não tinha noção de que a contabilidade poderia gerar todas aquelas informações para empresas fazerem análises e usar em tomadas de decisões. Foi aí que pensei "caramba, contabilidade é interessante".

O poder da Contabilidade


E isso foi só o começo. Antes para mim contabilidade era algo chato, mas nestes 18 meses como CTO da Nucont eu conheci um outro lado que vai muito além de ser apenas interessante.

Eu conheci um lado muito poderoso da contabilidade, mas pouco aproveitado pelos empresários e principalmente pelos próprios contadores.

Como todo bom aficionado por tecnologia comecei a visualizar o quanto a junção da contabilidade e a tecnologia poderia deixá-la ainda mais poderosa e entregar mais valor para os clientes. É por isso que estou aqui falando sobre o futuro da contabilidade.

Mas antes de falar sobre tecnologia, precisamos entender o porquê da tecnologia na contabilidade e para isso precisamos ir para o ponto fundamental de qualquer negócio, inclusive o negócio contábil: os clientes.

De olho no cliente


Quando me apresentaram a ideia dos dashboards foi a primeira vez que ouvi de falar em contabilidade e foco no cliente ao mesmo tempo.

Para mim, o foco da contabilidade estava nas obrigações acessórias para o governo, e é assim que a maioria das empresas contábeis consomem seu tempo.

A Fernanda e o Luis queriam utilizar a tecnologia para fazer a contabilidade ter tempo e capacidade para olhar para o cliente.

Quando você direciona seu olhar para o cliente você descobre dores latentes que podem ajudar a ele e ao seu negócio consequentemente. Nossas insatisfações do dia-a-dia podem se tornar grandes oportunidades de negócio, mas geralmente nem notamos porque acabamos aceitando o status quo.

Uber, Airbnb e tantas outras empresas ficaram bilionárias em poucos anos simplesmente por dar ouvido às insatisfações do dia-a-dia que eram comuns a milhões de pessoas.

Como por exemplo "Táxi é caro e geralmente o atendimento é ruim", quantas vezes taxistas já ouviram isso? 

Dando atenção ao mercado a Uber foi capaz de criar um negócio que atende a demanda de milhões de pessoas que possuem condições de pagar menos que um táxi, mas querem mais praticidade e conforto.

Além disso melhoraram o preço e a qualidade do serviço conseguindo atender a demanda inclusive dos consumidores que já utilizavam táxi.

Contabilidade Online


Você já parou para ouvir as insatisfações dos seus clientes sem criticá-lo mentalmente?

São estas insatisfações não atendidas pelos contadores que surgiram as contabilidades onlines. Não dando atenção e não se adaptando para solucionar as dores dos clientes, o contador do passado deixou o caminho livre para sua própria extinção.

Ouvindo a insatisfação de milhares de empresários que sentem o peso dos honorários contábeis e os acham não condizentes com o serviço entregue, algumas startups utilizaram tecnologia para automatizar processos e fazer o mesmo serviço com um custo baixíssimo, conseguindo suprir a dor latente do mercado de uma "contabilidade" mais barata.

A contabilidade online é uma realidade que só tende a crescer. Ela tem seu lado bom para a sociedade e talvez até para você, contador. Ela é a contabilidade ideal para aquele seu cliente que você considera ruim e que reclama do seus honorários.

Mas se você estiver insatisfeito por perder clientes e quer sobreviver à extinção, você pode se adaptar e dar um passo na linha evolutiva.

Contabilidade Digital e Automação


Você pode evoluir sua empresa contábil para o mundo digital.

Assim você poderá atender clientes do país todo por meio da internet utilizando softwares em nuvem de gestão. Estes software te ajudam a automatizar parte do processo do seu processo interno, dando produtividade aos seus colaboradores e reduzindo custos podendo até triplicar o número de clientes que um analista contábil consegue atender.

Isso já é a realidade de milhares de empresas contábeis que largaram na frente, assim como aquelas que aderiram ao software contábil na década de 90.

Este pode ser um dos primeiros passos para você se adaptar e caminhar para se tornar um contador do futuro.

futuro-da-contabilidade

A Contabilidade do Futuro


Com a produtividade gerada pela automação dos processos internos da contabilidade o contador agora tem mais tempo para não apenas olhar para o cliente, mas para focar nele e aplicar de fato a ciência contábil e se tornar o médico das empresas.

Foco no cliente


Um bom médico precisa ter a atenção toda voltada ao paciente.

Ele precisa conhecer seu paciente, entender suas dores atuais e ir além. Um bom médico consegue prevenir doenças e diagnosticar doenças em fase inicial, antes mesmo do paciente sentir os sintomas, para tratá-lo em tempo hábil de reverter o quadro.

Contabilidade Consultiva

Um bom contador precisa fazer o mesmo.

O contador do futuro não ouve apenas as insatisfações dos clientes, mas se relaciona com os empresários para entender o que eles estão sentindo.

Ele diagnostica a empresa, prescreve o tratamento, por meio de planos de ações e acompanha o paciente durante todo o tratamento para garantir que está dando resultado e garantir  que o paciente será curado.

Ele prega a Contabilidade Consultiva!

O grande contador do futuro quer muito mais que curar doenças, ele quer ver seus clientes sadios e se desenvolvendo fortemente. Ele ajuda a traçar planos para a empresa atingir seus objetivos futuros.

O contador do futuro é o contador consultor.

Inteligência Artificial


O contador do futuro vai muito além.

Ele "implanta um chip na pele do paciente" que monitora todos seus sinais vitais 24 horas por dia. E utiliza inteligência artificial para prever cenários futuros da empresa com base nos dados colhidos em tempo real nos sistema de gestão da empresa.

Por meio destes dados e das análises automáticas, utilizando técnicas de machine learning e deep learning, ele extrai insights para ajudar no tratamento das empresas.

Com o uso de Big Data, a soma do volume de dados de todos seus clientes e de todas as empresas que utilizam o mesmo sistema, o contador do futuro consegue a cada dia que passa fazer diagnósticos ainda mais precisos e pode traçar planos de longo prazo para seus clientes em questões de segundos.

Escalabilidade

Com a velocidade no processamento de dados na geração de análises e insights, o contador do futuro ganha poder de escala. A tecnologia te dá nosso bem mais precioso, o tempo.

Ele deixa de ser um digitador de dados e passa a ser um cientista de dados financeiros e contábeis.

Um único contador conseguirá atender centenas de empresas e gerar muito mais valor do que o contador do passado, que mal consegue manter o contábil em dia de poucas empresas.

Assim ele será capaz salvar mais empresas e ser conhecido como o profissional do futuro, aquele responsável pelo sucesso das empresas, dos país e da economia mundial.

O Futuro da Contabilidade:


Você já imaginou como deve ser um dia na vida de um contador no futuro? Vou te ajudar a imaginar como será:

Estilo de vida


O contador do futuro acorda pela manhã e sai para se exercitar, fica algumas horas em casa se divertindo com as crianças ou mesmo acorda um pouco mais tarde.

Ele não precisa mais estar na empresa tão cedo, a não ser por vontade própria, porque a tecnologia aumentou sua produtividade e agora ele tem mais tempo.

Tudo automatizado


A contabilidade é feita em tempo real. Os dados lançados pelas empresas em seus sistemas financeiros já são automaticamente classificados e contabilizados.

Os documentos são enviados em formato digital e suas informações também são extraídas e contabilizadas automaticamente.

Um sistema de Business Intelligence processa os dados financeiros e contábeis para gerar dashboards com indicadores e gráficos de análises de seus clientes.

Sua nova assistente

No carro em meio ao trânsito, o contador do futuro se atualiza das principais notícias das empresas de sua carteira.

Você não leu errado, ele se atualiza de notícias das empresas de seus clientes sim!

Sua assistente virtual, a Nanda, por meio da inteligência artificial já analisou os dashboards e separou os insights mais importantes sobre a saúde de seus clientes, basta abrir seu aplicativo.

Insights


E não tem problema se ele está dirigindo, ela lê em voz alta uma boa notícia, a empresa de seu cliente, João Pedro, acabou de bater a meta de faturamento do semestre.

O contador grava uma mensagem comemorando a conquista do cliente e pede sua assistente para compartilhar com o João.

Mas ela também encontra um ponto de atenção, os custos da loja da Carla estão 91% maiores que o mês anterior e 68% acima do mesmo mês do ano passado. Ele marca como importante para analisar melhor depois.

Clientes satisfeitos em todo o país

Daqui a pouco ele tem uma reunião estratégica com um cliente do Sul e antes de entrar para a videoconferência ele quer se preparar, então pede para a assistente lhe apresentar os principais insights desta empresa.

A reunião foi um sucesso, a empresa vem crescendo mês a mês e seu cliente está muito satisfeito com o trabalho de consultoria que a contabilidade lhe tem prestado.

Principalmente por ter diagnosticado com antecedência um problema que poderia fazê-los fecharem as portas.

Com ajuda do contador do futuro, eles identificaram a necessidade e conseguiram negociar com antecedência prazos melhores com seus fornecedores. Sua empresa nunca esteve tão saudável como agora.

Cientista da Riqueza


Após a reunião, ele retorna ao insight da loja da Carla para investigar o que pode ter gerado este alerta de anomalia no custo.

Aprofundando na análise, ele descobre que houve uma compra fora dos padrões em um fornecedor e decide ligar para a Carla e verificar se aquela informação está correta.

Felizmente estava tudo bem, ela apenas tinha aproveitado uma oferta do fornecedor para aumentar seu estoque.

O contador do futuro aproveita para sugerir que ela avaliasse a possibilidade de fazer uma promoção no mês seguinte, aproveitando o custo baixo da mercadoria.

Assim sua loja poderia fazer aquele grande estoque girar mais rápido. Carla adorou a ideia e já planejou uma nova meta de faturamento para o próximo mês.

Carteira de clientes sempre crescendo


Depois da ligação, sua assistente virtual diz que tem uma nova boa notícia. O Cristiano da indústria que ele está prospectando, mandou uma mensagem dizendo que adorou os insights que o contador enviou.

Ele quer marcar uma reunião amanhã às 10h para fecharem o contrato. O contador confirma e a assistente já adiciona o compromisso em sua agenda.

Ele alinha sobre a chegada do novo cliente com a Ana, sua colaboradora que será responsável por esta nova conta, e compartilha os insights enviados para o Cristiano, para que ela possa se preparar para recebê-lo como cliente.

O Médico das empresas


A manhã passou, o contador do futuro sai para almoçar, pois a tarde às 14h terá uma reunião com um cliente.

Com ajuda da inteligência artificial de sua assistente, ele identificou que esta empresa poderá economizar mais de R$30mil de juros apenas refinanciando uma dívida com um banco parceiro, que oferece taxas mais baixas para empresas que possuem contadores consultores.

Produtividade


Durante a tarde ele tem tempo reunir com sua equipe, analisar mais alguns insights e se relacionar com diversos clientes e acompanhar suas evoluções.

Depois de um dia produtivo, é hora de ir pra casa e curtir a família, satisfeito por saber que contribuiu com dezenas de empresários para o crescimento do país.

Amanhã será um grande dia, será as boas vindas de mais um empresário que o contador do futuro irá auxiliar no sucesso da sua empresa.

Afinal, qual contador você é?


Imagem do artigo Tendências do mercado contábil

Mercado está dividido em y e você precisa escolher seu lado!


De mal necessário para cientista da riqueza e médico das empresas.

Do papel para a o computador e a inteligência artificial.

Os contadores estão evoluindo. A contabilidade está evoluindo.

Analisando as características de cada um, hoje, qual contador você é, passado, presente ou do futuro?

Este futuro está mais próximo do que você pode imaginar. Se quiser garantir que será um contador do futuro, venha com a gente e com outras centenas de contadores que já estão no futuro.



Guima Ferreira |
CTO da NUCONT


Kadu

Especialista em Marketing de Conteúdos, SEO e redação. Apaixonado por música, pela Contabilidade e por um mundo melhor. Ativo na luta contra todas as chatices da vida.

  • […] vez você já parou para pensar em quais serão as tendências da contabilidade do futuro? Já imaginou o que seus clientes vão querer e precisar nos próximos anos? E acima de tudo: seu […]

  • >