Qual a relação entre “O Guia do Mochileiro Das Galáxias” e a comunicação com clientes?

Publicado por Kadu em

Já se tornou clichê e cansativo dizer que a comunicação é o processo de maior importância para o desenvolvimento de qualquer negócio. Internamente ou externamente, é essencial a elaboração desse aspecto!  

Hoje vamos tratar exatamente desse assunto. E, fugindo dos clichês, quero fazer uma relação entre um de meus livros favoritos e esse processo tão discutido. Qual a relação entre “O Guia do Mochileiro das Galáxias” e a comunicação?

Você já leu “O Guia do Mochileiro das Galáxias”? 

Caso não tenha lido, NÃO ENTRE EM PÂNICO, vou te trazer um breve resumo da obra. 

Considerado um dos maiores clássicos da literatura de ficção científica, “O guia do mochileiro das galáxias” encanta gerações de leitores ao redor do mundo, trazendo situações geniais e inusitadas e um humor afiado.  

Este é o primeiro título da famosa série escrita por Douglas Adams, que conta as aventuras espaciais do inglês Arthur Dent e de seu amigo Ford Prefect. A dupla escapa da destruição da Terra pegando carona numa nave alienígena, graças aos conhecimentos de Prefect, um E.T. que vivia disfarçado de ator desempregado enquanto fazia pesquisa de campo para a nova edição do Guia do mochileiro das galáxias, o melhor guia de viagens interplanetário. 

Mestre da sátira, Douglas Adams cria personagens inesquecíveis e situações mirabolantes para debochar da burocracia, dos políticos, da "alta cultura" e de diversas instituições atuais. Seu livro, que trata em última instância da busca do sentido da vida, não só diverte como também faz pensar. 

Além de querer trazer uma #dicadeleitura para o blog,quero te mostrar uma relação entre certo ser fantasioso do livro e a comunicação. 

Como Raios “O Guia do Mochileiro Das Galáxias” pode me ajudar na comunicação com clientes?

O ser fictício presente nesse livro e que quero relacionar com a comunicação é o Peixe de Babel, uma espécie que aparece no primeiro livro da série e que tem a habilidade de traduzir instantaneamente qualquer linguagem para qualquer linguagem. 

 Olha só a descrição presente no próprio Guia:  

 "O Peixe Babel é pequeno, amarelo e semelhante a uma sanguessuga, e é provavelmente a criatura mais estranha em todo o Universo. Alimenta-se de energia mental, não daquele que o hospeda, mas das criaturas ao redor dele. Absorve todas as frequências mentais inconscientes desta energia mental e se alimenta delas, e depois expele na mente de seu hospedeiro uma matriz telepática formada pela combinação das frequências mentais conscientes com os impulsos nervosos captados dos centros cerebrais responsáveis pela fala do cérebro que os emitiu. Na prática, o efeito disto é o seguinte: se você introduz no ouvido um peixe-babel, você compreende imediatamente tudo o que lhe for dito em qualquer língua. Os padrões sonoros que você ouve decodificam a matriz de energia mental que o seu Peixe Babel transmitiu para sua mente.” 

 Percebeu a relação com a comunicação? A analogia é simples!

Precisamos falar a língua do nosso interlocutor, do nosso cliente!

 A analogia que quero trazer é essencial ao processo de vendas. Essa tradução simultânea precisa ser um condicionamento desenvolvido por você mesmo! Podemos ligar o Peixe de Babel ao desenvolvimento do fator “ouvir”. 

Você precisa ouvir seus clientes, para que assim desenvolva o entendimento de cada ponto importante.Assim, você pode adaptar seus processos e até mesmo seu produto! 

A melhor forma de descobrir possíveis dores, dificuldades e necessidades de alguém é ouvir! Prestar atenção em cada mínimo detalhe.  

Desenvolva seu Peixe de Babel!

Conclusão:

A ficção cruza com a realidade. Uma invenção tão fora dos aspectos possíveis, pode ser ligada a fatores essenciais a seu negócio. 

O Peixe de Babel foi uma saída desenvolvida por Douglas Adams que se incomodava com todas as espécies alienígenas falarem inglês em seu livro. Com o peixe, não existiriam objeções! 

Qual a sua saída para qualquer objeção?


Kadu

Especialista em Marketing de Conteúdos, SEO e redação. Apaixonado por música, pela Contabilidade e por um mundo melhor. Ativo na luta contra todas as chatices da vida.

>