Proposta de serviços contábeis: passo a passo para desenvolver a sua!

Publicado por Kadu em

Proposta de serviços contábeis: passo a passo para desenvolver a sua!

Em toda estruturação de uma estratégia de Marketing Contábil, existe um ponto muito importante: o processo de vendas, a parte ativa da prospecção. 

Você já pensou em sua proposta de serviços contábeis? 

O ato de vender em um escritório contábil que desenvolve uma metodologia de participação ativa exige um movimento. É preciso ter contato direto com seu cliente, deslocar-se e criar relacionamento. Mas é igualmente necessário ter uma proposta de prestação de serviços contábeis.

Afinal, é preciso demonstrar a ele as tarefas que sua empresa pode desenvolver para beneficiá-lo no negócio. 

Para ter sucesso em seu processo de vendas, você deve ter uma proposta de serviços contábeis irrecusável. 

Inicialmente, você deve ter em mente a importância dessa proposta. Em seguida, deve entender o mercado e o cliente, apresentar seus serviços, trabalhar com a tecnologia e muito mais. Confira nosso passo a passo para elaborar uma boa proposta de serviços de contabilidade!

A importância da proposta contábil

A importância da proposta contábil

Sabe-se que muitos empresários vêem os contadores como burocratas das finanças. Poucos são os que compreendem esses profissionais como parceiros dos negócios, como prestadores de serviços essenciais para o crescimento de uma organização. 

E desse fato nasce a importância da proposta de serviços contábeis: demonstrar o valor da contabilidade para o sucesso de uma empresa.

Um dos pontos que contribui para isso é a clareza e a transparência. 

O contador deve ter em mãos uma proposta de prestação de serviços contábeis que apresenta seu escritório e os serviços desenvolvidos conforme as necessidades de seu potencial cliente. Ela deve ter o efeito de uma boa conversa, permeada pela compreensão do que se diz e pela confiança. Se você consegue ser simples e direto, o efeito sobre o interlocutor será maior.

E daí nasce outra importância da proposta de serviços contábeis: maior taxa de conversão para a empresa (prospecção). O contador que demonstra claramente sua importância às empresas, pontuando que haverá um crescimento mútuo nessa troca, aumenta sua chance de convertê-las em clientes. 

O principal, nesta questão, é demonstrar seu valor. Mas antes de colocar a mão na massa e montar uma proposta contábil irrecusável, você precisa ter clareza de cada etapa da prospecção, desde o início da sua estratégia de marketing até a finalização da venda. 

Você precisa entender e dominar cada processo, uma vez que a proposta é só uma delas. Por isso, troque uma ideia com seu profissional de marketing para compreender as estratégias.

Após esse entendimento, siga cada etapa da proposta com dedicação. Preparamos uma passo a passo para montar uma proposta de serviços contábeis. 

Passo a passo para montar uma proposta de serviços contábeis

Passo a passo para montar uma proposta de serviços contábeis

Como funciona seu escritório contábil? Quem são as pessoas que integram sua equipe? Quais serviços são prestados (e quais estão incluídos na proposta contábil)? 

Essas são algumas perguntas que devem ser respondidas em sua proposta de serviços contábeis, demonstrando ao cliente como você pode agregar valor à empresa dele. Existem custos extras em casos específicos? 

Pontue. Qual o valor dos honorários e a validade da proposta? Deixe claro.

Quando estiver com o documento pronto, aproveite o melhor momento para apresentá-lo de forma clara e objetiva. Com uma boa proposta de prestação de serviços contábeis, você capta a atenção do potencial cliente para o valor de seu trabalho. 

Veja nosso passo a passo para montar uma boa proposta de serviços contábeis!

Saiba quando apresentar a proposta de serviços contábeis

Quando e como levar a proposta ao cliente? O desenvolvimento e a elaboração da proposta contábil irrecusável deve se iniciar com um bate papo pessoalmente, em uma visita ao cliente. 

Essa visita te possibilitará desenvolver uma proposta assertiva e que se encaixa nas realidades de seu “prospect” em relação ao orçamento e às necessidades. 

Fazer uma proposta genérica que não se encaixa nos padrões do cliente só fará com que você perca tempo. Você precisa personalizá-la, e para isso é preciso entender o mercado e o cliente.

Pesquise o mercado

Você se lembra quando estruturou o planejamento estratégico de seu escritório contábil ou quando implementou as melhores prática de gestão? 

Uma delas é a análise de mercado, que permite dar máxima qualidade a seus serviços. Na hora de apresentar uma proposta de serviços contábeis ao cliente, você precisa conhecer o mercado em que ele está inserido.

Em qualquer atividade, pode ocorrer incidência de tributos específicos, regimes de tributação especial e outros pontos que permeiam a atividade contábil. 

Por isso, o contador deve analisar o mercado para entender os fatores internos e externos que influenciam na atividade econômica de seu potencial cliente.

Como os concorrentes se comportam? Em que pé está o cenário político e econômico, e como ele pode influenciar o empresário? 

Pode parecer que essa não é uma função do contador, mas do administrador. Mas é preciso ter em mente que o contador moderno atua como um parceiro do negócio. É dessa forma que ele demonstra seu valor. 

Uma ferramenta que auxilia na hora de analisar o mercado é a Análise SWOT, que lista forças (strenghts), fraquezas (weaknesses), oportunidades (opportunities) e ameaças (threats). 

Conheça o cliente 

Conheça o cliente

Além de conhecer o mercado, o contador deve saber quem é seu cliente. Você precisa visitá-lo e conversar para compreendê-lo. Após a captação do contato, realizada pelos processos do Marketing Contábil, marque uma Reunião de Briefing (ou reunião de diagnóstico).

Essa é a primeira reunião (ou contato oficial) com seu cliente. E o contador deve valorizá-la ao máximo. Para tanto, você pode usar a Técnica P.A.S.T.O.R., uma técnica de vendas que focada no problema do cliente, não no profissional ou nos serviços oferecidos. 

Tenha em mente que a reunião de briefing é uma reunião pré-proposta, fase essencial para que você conheça possíveis problemas daquela empresa. Nesse encontro, você saberá se poderá atender às demandas daquele “prospect”.

Para conhecer seu cliente e elaborar uma proposta de serviços contábeis irrecusável, você deve seguir um roteiro simples de diálogo:

  1. Quebre o gelo:momento de desenvolver a confiança entre você e seu potencial cliente. Criar afeto e conexão é uma forma de criar uma relação para deixar o empresário confortável para tratar sobre seu negócio. Se o contador demonstra interesse, consegue começar um relacionamento com a empresa.
  2. Pergunte, escute e anote:com um guia de perguntas iniciais, o contador deve se limitar a ouvir sobre o negócio. Elas devem tratar sobre a história do negócio e as motivações do empresário. Pergunte sobre o início de tudo, o motivo pelo qual ele escolheu seguir esse caminho etc. A partir das respostas, você terá algumas informações cruciais sobre o cenário do negócio.
  3. Perceba as entrelinhas:o problema que o cliente diz ter não é exatamente o problema que ele tem. Por isso, investigue a fundo e destrinche cada detalhe dos problemas ditos, entendendo cada processo e ponto da operação. Perceba os responsáveis por cada etapa, os gargalos dos processos e utilize-os a seu favor. É neste momento que o contador verá como funciona a contabilidade da empresa.
  4. Entregue valor:após o “desabafo” do cliente, você deve demonstrar empatia, dizendo que sabe como ele se sente, mas que existe solução. Demonstre que as situações e dificuldades de seu cliente são questões pelas quais você já passou, mas que podem ser resolvidas. Pontue algumas soluções para entregar valor com seu trabalho, construindo confiança e mostrando que você pode ajudá-lo. 
  5. Conheça o orçamento do cliente:essa parte da conversa é fundamental para uma das últimas etapas de desenvolvimento da proposta de serviços contábeis. A partir do orçamento, você definirá o valor dos honorários. É preciso adequar sua proposta à capacidade de pagamento do cliente. Mas, certamente, isso não quer dizer seguir tudo que ele pedir, mas desenvolver algo dentro da realidade da empresa.
  6. Agende a próxima reunião:o próximo encontro é o momento de apresentação da proposta de serviços contábeis. 

​Conheça os participantes do processo de decisão de compra

O conhecimento sobre o cliente envolve saber quem participa do processo de decisão de compra. Nós chamamos esses participantes de CUPIDOS, com quem você deve criar um bom relacionamento. Veja 

  • Quem compra: responsáveis pela contratação do contador;
  • Quem usa: quem usufruirá dos serviços contábeis;
  • Quem paga: quem tira o dinheiro do bolso para pagar seu honorário;
  • Quem influencia: quem pode influenciar na decisão da compra;
  • Quem decide: quem decide pelo fechamento da compra;
  • Quem opina: quem pode opinar sobre o fechamento com sua empresa contábil;
  • Quem sabota: os sabotadores desse processo comercial.

Lembre-se de que uma só pessoa pode ocupar mais de uma posição. Desenvolva um relacionamento com cada uma delas para ter fluidez no seu processo de vendas. 

Tenha em mente que você é o responsável pelo fechamento da venda e precisa ter contato com todos (vender a todos). Por isso, é importante que seja você vendendo seus serviços.

Conheça os participantes do processo de decisão de compra

Conheça as objeções de compra

​Outro ponto importante sobre conhecer o cliente é estar preparado para as possíveis objeções de compra que ele apresentará. 

Você já se deparou com o empresário que diz que o contador da empresa é amigo pessoal dele? 

É difícil refutar esse argumento, porque, de fato, trabalhar com pessoas confiáveis é muito melhor. Por isso, neste caso, você deve criar um relacionamento com o potencial cliente desde a reunião de briefing. 

E se ele disser que o sócio não quer trocar de contabilidade? 

Você precisará entender quem é esse sócio, motivo pelo qual é muito importante conhecer os CUPIDOS que mencionamos. 

Um potencial cliente também pode questionar o preço apresentado. Para combater isso, você deve abordar o valor que seus serviços contábeis geram para a empresa. 

E se ele ainda disser que precisa pensar, estipule a validade da proposta, sobre a qual falaremos adiante.

As objeções só serão quebradas se, de fato, você demonstrar que agrega valor. Para ter sucesso, você precisa ser estratégico. 

Entenda as dores e necessidades do cliente

Na reunião de diagnóstico, o contador deve ter uma boa percepção sobre os problemas que o potencial cliente apresenta. Ao entender suas dores e necessidades, você pode apresentar uma proposta de serviços contábeis muito mais adequada. 

E isso vale mesmo para empresas que integram o mesmo segmento econômico. Por mais que se pareçam, não há negócio idêntico a outro. 

Sempre há detalhes, próprios da história da empresa e do empresário, que podem definir sua entrega de valor. 

Uma empresa mais nova, pequena, pode ter desvios e dificuldades comuns aos negócios recentes, como a confusão patrimonial entre bens pessoais e da empresa. 

Por isso, o contador que deseja apresentar uma proposta de serviços de contabilidade irrecusável deve se atentar a cada detalhe. ​Feche contratos com clientes alinhados aos seus propósitos consultivos.

Apresente o escritório contábil

A apresentação do escritório contábil é um ponto importante da proposta de serviços contábeis. 

Afinal, o potencial cliente quer ter a segurança de contar com profissionais capacitados, que prestam o serviço com a qualidade que ele espera. 

É importante apresentar como sua empresa se posiciona no mercado e quais são seus diferenciais. 

Se seu escritório é especialista em um nicho de mercado ou se está há muitos anos em atividade, por exemplo, destaque essa informação. 

Possui clientes de referências ou prêmios? Explore este diferencial. Lembre-se que o cliente precisa sentir confiança em você, entendendo que é a melhor opção. 

Um ponto importante para destacar neste momento são os cases de sucesso dentro do segmento de atuação do empresário. É uma boa maneira de inspirar.

Apresente os serviços oferecidos

Apresente os serviços oferecidos

Após apresentar seu escritório contábil, considere seus conhecimentos sobre o potencial cliente, adquiridos na reunião de diagnóstico, para apresentar os serviços que você oferece. 

O foco deve estar nos serviços que resolvem os problemas do empresário, mas não deve se limitar a eles. Afinal, como pontuamos, existem dores que o potencial cliente sequer conhece, mas que podem prejudicá-lo.

Inicialmente, portanto, seja específico. Pontue os serviços por área (contábil, fiscal, tributária etc.), demonstrando como eles atendem às necessidades identificadas na reunião de pré-proposta. 

Evite incluir o que não apresenta valor na percepção do cliente e tente, ao máximo, colocar os serviços contábeis como parceiros do negócio. 

Em seguida, apresente de forma bastante sucinta os demais serviços que oferece. É comum que alguns potenciais clientes fiquem curiosos sobre eles e perguntem como isso pode ajudar nos negócios. 

É uma oportunidade que você terá de vender mais. 

Serviços não incluídos na proposta de serviços contábeis

O contador deve deixar muito claro o que está dentro e fora do pacote de serviços contratados. Por isso, vale a pena separar um tópico apenas para os serviços extras, que não estão incluídos no plano oferecido, mas que podem integrá-lo mediante um pagamento extra. 

Seja muito específico para não dar margem para interpretação.

Neste tópico, o contador também pode deixar claro que o escritório pode atender necessidades adicionais ou pontuais, mediante cobrança à parte. 

Os serviços extras mais comuns são emissão de certidões negativas diversas, alterações societárias (abertura de filiais, alteração contratual), controle de imobilizado e homologações sindicais.

Uma dica prática: sua lista de serviços extras deve ser menor do que a lista de serviços incluídos na proposta. Assim, o potencial cliente não terá a sensação (visual) de que está pagando por poucas atividades.

Regras e prazos acerca dos serviços

Ao descrever o que está incluído na sua proposta de serviços contábeis, é preciso delimitar a forma como eles serão oferecidos. Isso inclui prazos e regras para a entrega dos documentos, seja por parte do cliente, seja por parte do seu escritório contábil. 

Fixe como a entrega deve ocorrer (documentos físicos e/ou formato digital).

Não se esqueça também de deixar claro as possibilidades de suspensão dos serviços e as consequências. 

É uma forma de se proteger da inadimplência do cliente, ao mesmo tempo em que ele não fica sem serviços importantes para o funcionamento da empresa.

Técnica PASTOR

Na hora de apresentar sua proposta de serviços contábeis, é importante demonstrar como resolverá os problemas levantados na reunião de diagnóstico. Nós, da Nucont, optamos por basear nossas propostas na técnica PASTOR.

Inicialmente, apresentamos um panorama geral da empresa a partir das informações obtidas na primeira reunião. É uma forma de gerar a imersão do cliente, que continuará seu desenvolvimento de identificação acerca do próprio negócio. 

Em seguida, apontamos os principais problemas identificados, considerando inclusive as entrelinhas que mencionamos anteriormente. Amplifique os problemas, mostrando as consequências que podem decorrer da não solução deles.

Por fim, apresentamos um plano de trabalho (PDCA – Planejar, Desenvolver, Checar e Agir) para resolver cada uma das dores do empresário. Alinhe as ações aos resultados esperados. 

E não se esqueça de que este é o momento de pontuar o modo de atuação do seu escritório, que deve ser de contabilidade inovadora e moderna, parceira do negócio. Demonstrar seu diferencial destacando sua atuação dentro dos preceitos da contabilidade consultiva é uma ótima forma.

Veja a seguir um exemplo prático da técnica PASTOR aplicada na proposta de serviços contábeis:

Panorama geral:

  • Quantidade de sócios: 3
  • Quantidade de funcionários: 25
  • Regime de tributação: Simples Nacional 
  • Segmento: Comércio

Principais problemas identificados:

  • Mistura de despesas pessoais com despesas da empresa;
  • Possível acúmulo desnecessários de passivo trabalhista;
  • Sócios desconhecem os resultados da empresa;
  • Processo incorreto de emissão de notas fiscais;
  • Relacionamento distante com a contabilidade;
  • Possível recolhimento a maior de tributos;
  • Não possui sistema financeiro;
  • Estagnação financeira.

Ações propostas:

  • Implantação de sistema financeiro integrado com a contabilidade para garantir agilidade na comunicação, controle e organização das informações financeiras, e simplicidade na análise das informações.
  • Gráficos e indicadores que evidenciam pontos de melhoria e controle na gestão da empresa;
  • Treinamento personalizado da equipe do financeiro;
  • Reuniões periódicas para análise dos resultados;
  • Apoio gerencial na tomada de decisões.

Resultado esperado: 

  • mensuração dos resultados financeiros, gestão mais eficiente e resultados melhores (mais economia, mais lucratividade e mais geração de caixa).

As páginas do Nucont são um ótimo exemplo de como seu serviço levará a análise de dados para decisão. O contador pode transformar os dados brutos da contabilidade em informações que guiarão o plano de ação, o que possibilita o aumento do lucro empresarial.

Resultado esperado

Estabelecer a responsabilidade de cada parte

Em qualquer contrato de prestação de serviços, as partes assumem obrigações. Em sua proposta de serviços contábeis, é desejável que estejam claras as responsabilidades de cada um. Você pode inserir esse tópico dentro das regras e prazos sobre os serviços, mas é muito importante que ele esteja destacado, pois é a melhor forma de evitar problemas no futuro. 

O empresário pode acreditar que determinada tarefa estará sob sua responsabilidade, mas uma boa proposta de serviços contábeis não deixa margem para “achismos”. Por isso, descreva todas as tarefas que você e sua equipe exercerão. Você pode, por exemplo, estabelecer que seu escritório será responsável pela emissão mensal das guias de pagamento de tributos e do envio delas ao cliente. 

Se uma tarefa ou função não está descrita no contrato, ela não precisa ser executada. Deixe isso claro para o cliente. É comum que ele solicite serviços sem saber que eles são adicionais e que demandam pagamento extra. Essa situação pode causar grande confusão. Evite as brechas contratuais e se disponha a realizar somente o que está dentro de suas possibilidades.

Insira a tecnologia na rotina contábil

Você apresentou seu escritório contábil, delimitou os serviços que serão prestados, estabelecendo a responsabilidade de cada parte no contrato. Mas uma dúvida que sempre aparece na proposta de serviços contábeis (e que o cliente tem toda a razão de tê-la) é como você alcançará os resultados propostos, como aumento da eficiência e da lucratividade.

O uso de tecnologia na rotina contábil é uma das melhores maneiras de atingir aos objetivos. Em seu modelo de proposta de serviços contábil, você pode destacar o uso de ferramentas que auxiliam na gestão. Além de ter um software contábil para seu escritório de contabilidade, é possível integrá-lo com o ERP do cliente.

Essa integração é o que permite o empresário tomar decisões assertivas a partir das informações que você repassa. Mas se lembre que o cliente só escuta essa transmissão de dados do contador quando compreende que ele é um parceiro do negócio. Mais uma vez, aparece a necessidade de adotar a contabilidade consultiva, sobre a qual falaremos adiante.

Dentre as tarefas que um bom sistema pode realizar, estão:

  • Lançamento de contas a pagar e a receber;
  • Categorização de lançamentos;
  • Organização das informações;
  • Emissão de notas fiscais;
  • Emissão de relatórios;
  • Conciliação bancária;
  • Controle de estoque, dentre outros.

Tente demonstrar, na proposta de serviços contábeis, como o uso de tecnologia pode ser relevante também nas atividades internas da empresa, motivando o empresário a procurar ferramentas que o auxiliem na gestão do negócio. 

Insira o valor dos honorários contábeis

A penúltima etapa na hora de elaborar a proposta de serviços contábeis é estabelecer os honorários. Após avaliar todas as informações colhidas sobre o cliente e seu negócio, você deve pensar no trabalho e no risco que esse serviço trará para seu escritório. Quanto mais complexa a estrutura fiscal do cliente, maior serão seus honorários. Para precificar os serviços contábeis, considere os seguintes fatores:

  • Complexidade dos esforços e nível de dedicação que sua equipe adotará para prestar um serviço de qualidade;
  • Quantidade de pessoas da sua equipe que serão necessárias para atender ao cliente em questão;
  • Quantidade de funcionários e movimentação da folha de pagamento;
  • Número de filiais do cliente (se existirem);
  • Quantidade de notas emitidas por mês;
  • Margem de lucro que você deseja;
  • Estrutura societária do cliente;
  • Regime tributário adotado.

Uma boa dica é omitir o preço de cada serviço elencado na proposta de serviços contábeis. Coloque somente o valor total do pacote para evitar que o cliente selecione serviços, o que torna a negociação pouco eficiente. Não se esqueça de colocar o modo de correção monetária dos valores da proposta (índice atrelado à inflação, como o IGPM, variação do salário mínimo, etc.).

Outra dica eficiente é apresentar diversos planos para o cliente, de diferentes valores, fazendo um comparativo simplificado entre eles. Essa é uma forma de trazer algo mais palpável a seu cliente, fazendo-o compreender mais a sua precificação.

Assim, ele poderá visualizar com facilidade o que cada pacote de serviços inclui. Vale incluir uma observação explicando que é possível migrar de plano se o volume de serviço prestado pelo escritório aumentar ou diminuir.

Aborde a validade da proposta contábil

A última etapa do desenvolvimento de uma boa proposta de serviços contábeis é estabelecer sua validade. É algo breve, apenas para despertar um caráter de urgência no cliente. Caso contrário, ele poderia se reunir com outros vários escritórios por meses antes de se decidir. Um bom prazo varia entre 15 e 30 dias.

Deixe claro para o cliente, ao apresentar a proposta de serviços contábeis, que um novo orçamento será gerado para cada novo trabalho solicitado que não esteja previsto na proposta inicial. 

Caso ele entre em contato solicitando que você faça outro serviço ou inclua algo que não está na proposta inicial, modifique os pontos da sua proposta e faça o reajuste de valor. Nunca comece a realizar um serviço sem a aprovação prévia do cliente ou sem cobrar o valor correspondente para que você não sofra prejuízos.

Os erros mais comuns cometidos em propostas contábeis

Os erros mais comuns cometidos em propostas contábeis

Agora que você aprendeu como elaborar uma proposta de serviços contábeis, já deve imaginar os erros que cometeu ao se apresentar para um potencial cliente. Eles podem aparecer em diversos momentos e comprometem toda a sua negociação. Quer saber os erros mais comuns? Separamos 7 erros:

  1. Apresentar-se com um material de baixa qualidade, com erros de gramática, sem design definido, o que pode passar uma péssima impressão;
  2. Não realizar a reunião de briefing para entender as reais necessidades do cliente e os problemas pelos quais ele passa;
  3. Não marcar a reunião de apresentação da proposta para esclarecer as possíveis dúvidas (enviar a proposta por e-mail);
  4. Demorar para apresentar a proposta de serviços contábeis;
  5. Apresentar uma proposta que não se adequa especificamente às demandas do cliente (propostas genéricas);
  6. Oferecer serviços acima de sua capacidade de execução, seja por falta de recursos humanos ou habilidade;
  7. Estabelecer honorários muito alto ou muito baixos, o que é fruto da ausência de planejamento adequado de precificação.

Contabilidade Consultiva como entrega de sucesso

Contabilidade Consultiva como entrega de sucesso

A Contabilidade Consultiva é o modelo de negócios pelo qual o contador presta seus serviços de forma próxima aos empresários. Seu foco é o relacionamento com o cliente. Por meio do uso da Ciência da Contabilidade, o contador é capaz de diagnosticar e cuidar da saúde das pequenas empresas, contribuindo para seu desenvolvimento e prosperidade. Em outras palavras, é uma ótima maneira de lidar com os desafios daquele negócio.

Em sua proposta de serviços contábeis, você deve, a todo momento, demonstrar para o cliente que atuará para torná-lo próspero, como um verdadeiro parceiro do negócio. Por isso, é tão importante apresentar os serviços que serão prestados de maneira específica, considerando as dores do empresário e pontuando os resultados esperados.

Com a Contabilidade Consultiva, o contador processa, planeja, calcula e organiza os fatos contábeis da empresa, gerando dashboards e relatórios para tomada de decisão. Ao entregar ao cliente uma tomada de decisão com base na Ciência da Riqueza, receberá um feedback dele sobre a satisfação quanto à saúde de sua empresa.

Na visão de Fernanda Rocha, a Contabilidade Consultiva é a contabilidade em sua essência, o resgate do contador em sua origem. Ou seja, o contador não é um mero “darfeiro”, mas um praticante da verdadeira contabilidade. Veja nesse vídeo:

A aplicação da Contabilidade Consultiva pode trazer muitos benefícios ao contador e a seu cliente, pois o modelo é baseado em comunicação eficiente da informação, interna e externamente, e focado na qualidade do serviço prestado.

A construção de uma proposta de serviços contábeis é um dos passos essenciais para o desenvolvimento de uma política de sucesso. É uma etapa importante do marketing contábil que deve ocorrer de maneira precisa. Afinal, o sucesso de seu escritório contábil depende de uma carteira de clientes sustentável.

Por isso, a partir desse passo a passo, capte o contato, desenvolva uma reunião de briefing de sucesso, monte sua proposta baseada nas etapas que elencamos e feche negócios com uma boa precificação.

Ainda tem dúvidas sobre como elaborar a proposta de serviços contábeis? Temos um modelo inovador, confira!


Kadu

Especialista em Marketing de Conteúdos, SEO e redação. Apaixonado por música, pela Contabilidade e por um mundo melhor. Ativo na luta contra todas as chatices da vida.

>