O Checklist de vendas mais matador de todos!

Publicado por Kadu em

Tarefas, abordagens, ligações, sufoco, barulho, gritos, comemorações, pulos, socos na mesa, risos, fechamentos. Não estou descrevendo um estádio de futebol. Essa são situações do cotidiano de um vendedor!

São múltiplas funções, como se organizar e ter um rendimento impecável? 

A emoção e a multiplicidade são inevitáveis, mas um bom vendedor não pode se perder nos afazeres! Você precisa ter clareza de cada passo do seu dia, mês e ano. 

É preciso foco e, no intuito de trazer esse foco e essa organização a você, fiz um checklist com 7 pontos EXIGIDOS no seu dia comercial. 

Prepare a caneta e o papel, ou seu documento online e vamos para nossa lista! 

 

1- Estude e esteja sempre atualizado:

Coloquei esse tópico no topo da lista por um motivo muito óbvio. O vendedor precisa sempre acompanhar as inovações e tendências do mercado!  

Estude, faça treinamentos e busque inovar tanto seu discurso quanto sua forma de atendimento (acompanhando atualizações tecnológicas de contato e etc). Você não pode estar atrás de seus clientes, esteja antenado! 

2- Conheça seu público-alvo:

Muitas listas de tarefas de vendas trazem o fator “conheça seu produto” como o mais importante. Isso é obvio, e como tentamos ser melhores, não podemos ir pelo clichê. Você já está cansado de conhecer aquilo que você vende, está no seu dia-a-dia.  

Agora, o importante é entender com quem você está lidando! Quem são seus clientes, o que eles precisam, quanto eles gastam por mês, qual a dor de cada um deles. Esse é o ponto de maior importância. 

Como já falei em vários artigos sobre vendas, a comunicação é o processo que movimenta suas vendas. Sendo assim, comunique-se, escute e entenda seus clientes! 

3- Conheça sua equipe:

Além de conhecer seus clientes e seu produto, o vendedor precisa ter um bom relacionamento com sua equipe! Um ambiente de trabalho harmônico é essencial para seu desempenho! 

Um “bom dia” e um “como você está?” devem estar nas suas tarefas primordiais do dia! Relações vazias não agregam em nada, então não seja tóxico para sua equipe! Estimule bons resultados e entenda o motivo de cada resultado, independentemente se ele te afeta ou não!  

4- Pratique Follow-ups:

A cultura do follow-up é uma das mais importantes! Uma forma genial de descobrir como está sua relação, seu processo e seu atendimento é a pergunta! 

Seja uma ligação, uma pesquisada, um e-mail pedindo opiniões, não deixe de entender cada motivo de fechamento ou não-fechamento. 

Ahh, e o follow-up faz parte do processo! Ele deve estar dentro do desenvolvimento da sua venda. Dê prazos para seu cliente que te pede mais um tempo para fechar (e “cobre-o” com um belo “oi” no WhatsApp)! 

5- Estude Marketing:

O marketing é o antecedente do comercial. O entendimento desse ciclo da operação é de extrema valia para seu sucesso!  

Estudar marketing facilita até mesmo o desenvolvimento de uma abordagem ou de algum discurso. Você sabe de onde seu cliente vem e pode guiá-lo com maior facilidade para onde ele deve ir! Esteja antenado e leia sempre sobre as INOVAÇÕES dessa área (assim como dito lá no primeiro tópico!)

6- Conheça todos os processos:

Na onda do entender aquilo que vem antes e o que virá depois, o conhecimento do processo é crucial! Esteja por dentro da operação da sua empresa. Você não é só uma peça que gira sem motivação ou sem saber o motivo daquele movimento! 

Cobre, esteja lá e entenda o que acontece e o que vai acontecer! Um dos maiores erros do vendedor é só entender de sua função e excluir de seu mindset toda e qualquer outra atividade. Você deve ter uma visão geral!

7- Feche contratos:

Agora que você cumpriu todas as etapas dessa lista, você deve fazer o mais importante: VENDER PORRA!  

Parta para o ataque, arregace as mangas e mergulhe fundo no processo! Não podemos viver só da teoria, o acontecer é muito mais importante! 

Sente-se em sua mesa e só pare agora quando tiver fechado todos os contratos possíveis! Seja FODA!

Por Kadu: Gestor de Conteúdos da Nucont


Kadu

Especialista em Marketing de Conteúdos, SEO e redação. Apaixonado por música, pela Contabilidade e por um mundo melhor. Ativo na luta contra todas as chatices da vida. Contato: [email protected]

>