Contabilidade Consultiva

O guia completo de marketing digital para contadores!

16 nov

O investimento em marketing digital, por algum tempo, foi uma opção: apenas as empresas que realmente tinham um orçamento e queriam explorar um território desconhecido. Com o tempo, os hábitos de consumo foram mudando e, a partir daí, esse investimento passou a ser uma obrigação: se você quer se manter competitivo no mercado e ter uma chance de conquistar o seu público, é indispensável que você esteja nas plataformas digitais.

Estratégias de marketing digital para você aplicar em seu escritório contábil

Neste kit, você encontrará métodos que te ajudarão a vender seus serviços contábeis. Desde o Marketing Digital (emails e redes sociais) até métodos de proposta!

O marketing digital para contadores é uma necessidade urgente do mercado: um setor, até então conhecido pelas burocracias e formalidades, precisa mostrar que tem muito mais potencial que apenas “lidar com a papelada”. Para isso, estar nas redes sociais, conversar com os possíveis clientes, desmistificar o mercado e construir uma imagem positiva a respeito do seu escritório de contabilidade é a peça chave para transformar a sua realidade de conquistar cada vez mais empresas.

Quer entender mais sobre o que é o marketing digital para contadores e como aplicá-lo? Continue a leitura.

Por que o setor contábil precisa abraçar o marketing digital?

Infelizmente existe uma visão muito tradicionalquadrada a respeito da atuação do contador. Muitos empresários ainda enxergam esse profissional como uma pessoa responsável por lidar com burocracias, presa em um escritório e que apenas entrega folhas de pagamento. 

É necessário que essa imagem desapareça. Quando o contador conseguir mostrar todas as suas competências e de quais maneiras ele pode ajudar uma empresa a crescer, melhores serão os resultados.

Com todos os mercados caminhando para o mundo digital, e os hábitos de consumo mudando dia após dia, os contadores precisam estar preparados.

Como o marketing digital para contadores pode trazer benefícios para o escritório?

O marketing digital cresceu consideravelmente graças à seu potencial. Sem dúvidas, se compararmos com as estratégias de marketing tradicional, conseguimos levantar vários aspectos que fazem esse investimento ser a opção mais certeira para os contadores.

Permite encontrar novos clientes

O primeiro grande benefício é a facilidade para encontrar novos clientes. Como dito anteriormente, os hábitos de consumo mudaram, e hoje, antes de fazer uma compra ou fechar um negócio, é comum que os possíveis clientes façam pesquisas online para ficar por dentro de quais são as soluções disponíveis no mercado, quais são as empresas que estão oferecendo esses serviços e, principalmente, entrar em contato para tirar dúvidas e esclarecer algumas questões antes de assinar um contrato.

Ajuda a educar o mercado

Quando um escritório de contabilidade ou contador passa a produzir conteúdos de qualidade, é possível começar um movimento de educação do mercado.

Isso significa que, através de conteúdos relevantes e materiais que realmente irão ajudar a esclarecer diversas dúvidas do seu público, ele irá passar a educar o mercado, se transformando numa verdadeira referência para aquela área.

Possui excelente custo benefício

Quando pensamos no valor de investimento, notamos que ele também é mais acessível, principalmente se compararmos com estratégias tradicionais de comunicação.

O marketing digital permite que as empresas façam investimentos menores, e consigam resultados muito bons.

Como? Através da segmentação de mercado. Em uma estratégia tradicional, por exemplo, como um anúncio na televisão ou um backbus, a segmentação era muito simples: horários e regiões.

Hoje, com o marketing digital, é possível segmentar pelos mais diversos aspectos, como interesses, dificuldades que essas pessoas estão enfrentando, pesquisas que foram feitas nos mecanismos de busca e muito mais.

Isso permite que você otimize os seus investimentos: ao invés de fazer uma ação que irá impactar muitas pessoas que não são o seu público alvo, é possível criar uma estratégia que atinja apenas quem você acredita que terá interesse em contratar seus serviços, reduzindo assim as chances de perder dinheiro e aumentando o potencial de conversão.

Aumenta a exposição da sua marca

Como a internet permite que você esteja presente em diversos canais, das mais diversas maneiras, é possível aumentar a exposição da sua marca.

Quanto mais contato os possíveis novos clientes tiverem com a sua marca, maior será o seu share of mind, e essas pessoas se lembrarão do seu nome quando precisarem contratar ou consultar uma referência contábil.

Aproxima do consumidor

A internet também veio para mudar a relação entre empresa e consumidor. Se antes, com as estratégias de marketing tradicionais, a comunicação costumava ser unilateral, hoje, com o marketing digital, esse cenário muda. Os clientes conseguem entrar em contato com as empresas com muito mais facilidade, apresentando seus problemas, fazendo reclamações e dando feedbacks valiosíssimos.

Um escritório contábil que sabe ser estratégico sem dúvida conseguirá aproveitar essa facilidade para se aproximar dos consumidores e absorver os feedbacks da melhor forma possível, aproveitando essas novas informações para construir estratégias muito mais eficientes e fazer melhorias em todos os processos.

Mensuração de resultados com maior agilidade

Uma das vantagens mais marcantes do marketing digital é a facilidade para mensurar os resultados das ações que estão sendo feitas.

É possível, não só segmentar melhor as ações, como também descobrir de onde cada cliente ou possível consumidor está vindo. Entender isso permitirá que você entenda quais estratégias estão dando mais resultados e quais precisam ser repensadas.

Isso te ajudará a rever os esforços em cada uma delas e direcioná-los de forma estratégica para aumentar os resultados.

Como aplicar o marketing digital para contadores?

Como aplicar o marketing digital para contadores?

Se você está pensando em começar a investir em marketing digital para contadores ou precisa fazer alguns ajustes nas estratégias que executa hoje, caneta e papel na mão: é hora de aprender todos os detalhes que irão fazer das suas ações de marketing um verdadeiro sucesso.

Faça um estudo de personas

O primeiro passo é fazer o estudo de personas. Nesse momento, você irá identificar quais são os perfis do seu público potencial. Pode ser que você observe mais de um perfil, e está tudo bem. O importante é que todos eles estejam bem claros.

Nesse momento, levante questões como:

  • quem são essas pessoas;
  • quais são suas rotinas;
  • quais são suas maiores dúvidas;
  • quais são suas maiores necessidades;
  • quais são suas objeções de compra;
  • como você pode ajudá-las a resolverem seus problemas;
  • que tipo de conteúdo consomem;
  • onde buscam por esses conteúdos;
  • em quais redes sociais estão;
  • qual a linguagem mais adequada para se comunicar com elas.

Identifique esses perfis e certifique-se de que você realmente entende cada um deles e sabe como se comunicar com essas pessoas.

Faça uma pesquisa de palavras-chave

Agora que você sabe quem é o seu público, é hora de fazer uma pesquisa de palavras-chave. Nessa pesquisa, você irá entender quais são os termos de busca que essas pessoas costumam utilizar, quais são seus questionamentos e, a partir disso, orientar a sua produção de conteúdo da melhor forma possível.

Defina os objetivos e metas

Antes de definir suas estratégias de marketing digital, é importante saber qual é o seu objetivo e quais serão as suas metas.

Através do objetivo, serão definidas quais ações ajudarão a chegar no resultado esperado. As metas serão definidas de acordo com o planejamento, mas a recomendação é de que sejam mensais para auxiliar na mensuração e permitir que as ações consigam ter mais tempo para serem executadas a trazerem os resultados.

Crie um planejamento de ação

Depois de ter definido o objetivo e as metas, é hora de criar o planejamento. Veja quais são as estratégias que te ajudarão a atingir essas metas e defina como e quando cada uma delas irá ocorrer.

É importante ter o planejamento definido para que as ações sigam uma lógica e estejam alinhadas entre si. Quanto mais planejadas e alinhadas são as suas ações de marketing, maiores são as chances de tudo se encaixar perfeitamente e trazer bons resultados.

O planejamento pode ser alterado sempre que necessário. Como dito anteriormente, uma das vantagens do marketing digital é a possibilidade de mensurar os resultados em tempo real. Com isso, você conseguirá também ter insumos para avaliar se o planejamento está cumprindo com o esperado ou se algumas alterações precisam ser feitas.

Defina quais são as métricas mais importantes para seus objetivos

Quando você definir seu objetivo e metas, também é possível definir quais são as métricas que te ajudarão a mensurar o progresso de cada ação e como você está se aproximando do resultado final.

Separar quais métricas são mais importantes para o seu negócio irá ajudar a mensurar os resultados mais relevantes, evitando que você se prenda à números de vaidade e realmente consiga melhorar mês a mês o seu negócio.

Invista em redes sociais

Trabalhar as redes sociais é fundamental para construir uma imagem digital e melhorar seu relacionamento com os clientes. Antes, a comunicação costumava ser unilateral, tendo apenas a empresa conversando com os consumidores.

Agora, com as plataformas sociais, é possível que o consumidor entre em contato direto com a empresa que tem interesse, para tirar dúvidas, esclarecer alguns detalhes ou até fazer uma reclamação. 

Quando você fizer o estudo de personas, vai levantar quais canais e quais redes sociais seu público mais utiliza. Foque nessas plataformas e produza conteúdos de qualidade.

Certifique-se de sempre responder mensagens e comentários com o máximo de agilidade possível.

Uma dica valiosa é sempre fazer conteúdos que irão te ajudar a aumentar o engajamento. Faça perguntas, peça para os usuários votarem, e crie legendas que estimulem a interação.

Invista em site e blog

Invista em site e blog

Ter um site e um blog pode ser uma boa estratégia. No blog, por exemplo, é possível criar conteúdos diferenciados para ajudar seu público a entender um pouco mais sobre os seus serviços, tirar dúvidas e ajudar a quebrar as objeções de compra dessas pessoas.

A pesquisa de palavras-chave entra nesse momento: é com os termos levantados que os conteúdos serão direcionados, avaliando quais são as pesquisas mais comuns realizadas pelos seus possíveis consumidores e, a partir daí, criando conteúdos que respondem a todos esses questionamentos.

Crie conteúdos ricos

Além de criar artigos diferenciados para o seu blog, pode ser interessante criar outros tipos de conteúdo. Dentre as possibilidades, estão vídeos, ebooks, infográficos… Tudo irá depender da profundidade do conteúdo que você quer criar e de quais formatos o seu público mais consome.

Esses conteúdos são fundamentais para criar uma imagem profissional a respeito do seu negócio e da sua figura no mercado. É o momento em que você se torna uma referência.

Trabalhe Ads

Até agora citamos apenas ações que são feitas organicamente. Se você quiser ampliar os resultados ou ser ainda mais assertivo com pessoas que estão no momento de compra.

Para isso, você poderá investir em anúncios, tanto no Google quanto nas redes sociais. É interessante considerar essa possibilidade no seu planejamento, para que o orçamento e as estratégias estejam claras e conectadas com o seu objetivo de marketing.

Considere o e-mail marketing

O e-mail marketing é um excelente investimento. Muitas pessoas falam que essa estratégia morreu. Mas isso não é verdade: é necessário que ela seja bem feita, de fato! 

O e-mail marketing é uma ótima forma de conversar diretamente com o seu público, criar uma relação e construir sua autoridade. No entanto, é preciso ter cuidado: nada de comprar lista de e-mails! Você precisa conquistar esses endereços para poder fazer um serviço bem feito.

Os materiais ricos que citamos anteriormente são uma excelente alternativa para isso. Se você quer trabalhar com materiais mais completos e diferenciados, pode ser uma boa ideia pedir o nome e endereço de e-mail em troca do conteúdo, através de uma landing page.

Utilize os e-mails com sabedoria. Envie apenas conteúdos relevantes e sempre trabalhe para sustentar uma boa relação com esses usuários.

Mensure os resultados e reavalie

Como já citamos anteriormente, a mensuração de resultados é fundamental para construir uma estratégia cada vez mais eficiente. Por isso, não se esqueça de ter uma rotina de mensuração e avaliação dos resultados. 

Quando avaliamos com frequência, é possível reorganizar todos os investimentos e encontrar as estratégias que estão trazendo mais resultados e conseguir otimizá-los!

O marketing digital para contadores pode ser uma excelente estratégia para construir sua autoridade no mercado. É preciso que você conheça quem são seus clientes, qual é o público ideal, avalie as estratégias disponíveis no mercado e, a partir daí, construa o seu planejamento.Para oferecer ainda mais valor para os seus consumidores, é interessante considerar oferecer a contabilidade consultiva, uma forma diferenciada de atuar no mercado contábil e que ajudará, sem dúvidas, a construir uma carreira sólida e muito mais lucrativa.

Deixe um Comentário

  • […] como a contabilidade, podem se beneficiar dele, pois já existem diversas estratégias de  marketing digital para contadores que os ajudam a ganhar mais e conseguir mais clientes utilizando da internet e das redes sociais […]

  • […] ou Call to action (chamada para ação) é uma expressão utilizada no marketing digital que é um convite ao leitor a reagir ao conteúdo. É a última frase do post no blog que chama […]

  • […] call to action (chamada para ação ou CTA) é muito comum para pessoas já familiarizadas com o marketing digital. É aquela última frase do post no blog que convida o leitor a reagir, de alguma forma, ao […]

  • […] você faz um trabalho bem feito, trabalhar bem o seu marketing contábil e produz conteúdos diferenciados que fazem seu cliente enxergar valor no seu trabalho, você se […]

  • […] A análise da concorrência é necessária para a construção de um negócio de sucesso. Ela irá ajudar a estruturar estratégias diferenciadas e mais assertivas, além de melhorar a sua comunicação com seus possíveis clientes.Quer aprender como se comunicar corretamente com os seus consumidores após realizar a análise da concorrência? Confira nosso artigo sobre Marketing Digital. […]

  • […] seguindo essa estratégia de marketing digital, não basta apenas criar os conteúdos, é importante que os seus clientes saibam dessas […]

  • […] O marketing digital para contadores é uma das tendências do mercado contábil que merece a sua atenção, pois: […]

  • […] dúvidas, o investimento em marketing digital também é essencial para vender contabilidade, e você consegue, muitas vezes, realizar ações […]

  • >
    >