Contabilidade Consultiva

7 dicas para educar os clientes sobre a importância da contabilidade

23 fev

Nem sempre é fácil falar sobre a importância da contabilidade para um cliente. Na verdade, se formos bem realistas, mostrar o valor desse serviço talvez seja uma das tarefas mais difíceis da profissão. 

Estratégias de marketing digital para você aplicar em seu escritório contábil

Neste kit, você encontrará métodos que te ajudarão a vender seus serviços contábeis. Desde o Marketing Digital (emails e redes sociais) até métodos de proposta!

Não existem estudos sobre isso, mas se formos arriscar, é possível dizer que a maioria dos empreendedores só contrata um escritório contábil porque há uma obrigatoriedade quanto a esse serviço.

Em outras palavras, a contabilidade, para muitos deles, é apenas uma maneira de cumprir as leis e de manter a empresa funcionando de acordo com as normas.

Porém, é fundamental que esses clientes entendam que o contador tem papel essencial no crescimento do seu negócio. Os seus serviços podem, por exemplo, servir como base para importantes tomadas de decisão que levarão a empresa ao verdadeiro sucesso.

Nós sabemos disso, você sabe disso, mas como mostrar a importância da contabilidade para os seus clientes? É isso que vamos esclarecer agora!

Qual a importância da contabilidade para as empresas?

O primeiro passo para falar sobre a importância da contabilidade para o seu cliente é relembrar qual o valor do seu serviço.

Sim! Muitas vezes esse conceito acaba se perdendo no dia a dia e, se você não souber listar todas as vantagens que a sua atuação pode trazer, como convencer o cliente quanto a sua importância?

Lembre-se também que valor é bem diferente de preço: preço é a quantia que se paga pela aquisição de um produto ou pela contratação de um serviço; já valor são todos os benefícios que essa aquisição ou contratação traz.

Considerando isso, quais seriam os valores que a contabilidade pode trazer para uma empresa? 

Entre os que mais se destacam estão:

  • planejamentos mais assertivos;
  • redução de gastos;
  • contribuição para obtenção de crédito;
  • melhora na organização do controle financeiro;
  • direcionamento de responsabilidades;
  • mitigação de riscos.

Planejamentos mais assertivos

Um dos pontos de destaque sobre a importância da contabilidade é que esse serviço tem uma participação bastante estratégica para o crescimento das empresas, mas, infelizmente, poucos empreendedores veem dessa forma.

Os números e dados apresentados pelo contador precisam ser vistos pelos empresários como valiosos insights para tomada de decisões, e não apenas como mais uma obrigação cumprida.

Os resultados da contabilidade servem como embasamento, por exemplo, para a criação de um bom planejamento estratégico. 

Dessa forma, é possível avaliar com precisão a situação financeira atual da empresa e fazer uma projeção mais realista do que se pode esperar do futuro.

Sabendo exatamente como está a saúde financeira do negócio, e não se baseando apenas em achismo, o empreendedor tem muito mais chances de tomar decisões que realmente o leve aos resultados esperados.

Esse também é um dos motivos pelo qual a contabilidade é chamada de ciência da riqueza. Ela permite identificar com clareza e precisão qual será o progresso de um negócio e, com base nisso, sugerir ações que colaboram para o seu crescimento financeiro. 

Redução de gastos

Ainda falando sobre planejamento, o fiscal e o tributário são os que vão garantir que uma empresa cumpra as legislações pertinentes ao seu segmento sem ter que pagar mais impostos do que é preciso para isso.

Somente um contador é capaz de avaliar, por exemplo, qual o melhor regime tributário para um negócio.

Vale lembrar que essa não é uma decisão tomada apenas quando a empresa é aberta. Todos os anos é essencial rever o enquadramento, a fim de encontrar aquele que ofereça melhores condições.

Com isso, o empreendedor reduz os gastos referentes a tributos, uma vez que estará enquadrado no regime tributário realmente adequado para o seu negócio.

Contribuição para obtenção de crédito

Quando se fala sobre a importância da contabilidade, muitos não se dão conta que ela pode contribuir até mesmo para obtenção de crédito.

A busca por empréstimos e financiamentos junto a bancos podem acontecer pelos mais variados motivos. Por exemplo, o empreendedor pode querer expandir o seu negócio, comprar mais maquinários, adquirir um imóvel próprio para a sua sede, entre outros.

Porém, para liberação desses valores, os bancos fazem uma série de exigências, entre elas a apresentação de documentos que comprovem a situação financeira da empresa, tais como Balanço Patrimonial, Demonstração de Resultado do Exercício, Demonstração de Lucros ou Prejuízos Acumulados etc.

A única forma de estar com todos esses documentos em dia é contando com a ajuda de um escritório contábil.

Cabe ao contador elaborar e manter toda essa documentação atualizada e, com isso, colaborar para que o seu cliente obtenha o crédito que tanto precisa para investir no seu negócio.

Melhora na organização do controle financeiro

Especialmente empresas de pequeno porte, ou empreendedores que estão iniciando suas jornadas agora, é comum não haver uma organização e um controle financeiro adequados.

Aqui estamos falando, por exemplo, em não fazer a separação das contas de pessoa física das contas de pessoa jurídica, não ter controle dos valores que entram e saem da empresa, não ter uma boa gestão no que diz respeito à inadimplência etc.

A importância da contabilidade, nesse caso, pode ser vista quando você aplica todos os seus conhecimentos para ajudar o seu cliente a organizar todos esses processos.

Direcionamento de responsabilidades

Sabe outro ponto que reforça a importância da contabilidade para as empresas? A possibilidade de direcionar responsabilidades.

Quando o empresário consegue enxergar a atuação do contador como uma parceria, ele pode se dedicar totalmente, e com tranquilidade, a diversas outras atividades que levem ao crescimento da sua empresa.

Ou seja, ao invés de direcionar o seu tempo para questões tributárias (que muitos empresários acreditam que podem resolver por conta), ele pode usar o seu tempo para aprimorar o relacionamento com os clientes, se especializar em algo que pode contribuir para o seu crescimento profissional, entre diversas outras possibilidades.

Em resumo, cada um exercerá o papel que lhe cabe, direcionando, assim, as responsabilidades para que a empresa cresça e alcance os resultados esperados.

Mitigação de riscos

Lembra que falamos em como o serviço contábil contribui para a elaboração de bons planejamentos, tanto estratégicos quanto fiscais e tributários? Pois bem, essa atuação também é essencial para mitigar possíveis riscos de um negócio.

Quando o empreendedor baseia as suas decisões em dados, as chances de cometer algum erro que comprometa a saúde financeira da sua empresa diminuem consideravelmente.

Obviamente, nenhuma empresa está totalmente livre de passar por momentos de crise ou situações inesperadas. Porém, quando as ações são respaldadas em fatos, muitos desses imprevistos podem ser evitados.

Por que você deve educar o seu cliente?

Por que você deve educar o seu cliente?

Para a importância da contabilidade realmente ficar clara, é fundamental educar o seu cliente contábil. O que isso quer dizer? Quer dizer mostrar de forma prática como funciona a contabilidade.

Educar o cliente contábil é essencial para ele conheça todas as tarefas que você executa e para que dê o devido valor a cada uma delas.

Para o seu escritório de contabilidade, esse processo de educação contribui para:

  • otimizar o tempo de execução das tarefas;
  • melhorar e estreitar o relacionamento com os seus clientes;
  • aumentar as suas taxas de fidelização com a entrega de serviços mais aderentes;
  • aumentar o seu faturamento;
  • melhora a imagem da sua marca, se tornando mais um diferencial competitivo.

Como educar os clientes sobre a importância da contabilidade?

Neste ponto você deve estar se perguntando: “Mas como educar os clientes e mostrar a verdadeira importância da contabilidade para eles?”

Existem diversas estratégias que você pode colocar em prática para esse fim, por exemplo:

  • apresentar o que é contabilidade;
  • falar uma linguagem que ele entenda;
  • reunir e esclarecer as principais dúvidas;
  • explorar o marketing de conteúdo;
  • enviar materiais interessantes periodicamente;
  • promover palestras, treinamentos e workshops;
  • utilizar novas formas de apresentar os resultados.

1 – Apresentar o que é contabilidade

Será que o seu cliente sabe mesmo o que é contabilidade? Para quem é leigo no assunto, contabilidade geralmente é vista apenas como um conjunto de normas e leis que levam ao pagamento de impostos.

De certa forma, essa definição pode até estar correta, mas qual o caminho percorrido para atender todas essas determinações e pagar apenas os tributos certos?

A apresentação do que é contabilidade para o seu cliente tem como objetivo explicar para ele quais processos e atividades fazem parte dessa ciência.

Por exemplo, é mostrar que o extrato bancário que ele envia vai se transformar em relatórios que irão apresentar de uma maneira mais fácil de ser entendida como está a saúde financeira da empresa.

Quando estiver fazendo isso, aproveite para salientar quanto e como cada parte do seu serviço influencia diretamente no crescimento do negócio dele. Por isso, é tão importante que vocês atuem em parceria.

2 – Falar uma linguagem que ele entenda

Mas o cliente só vai realmente entender a importância da contabilidade se compreender o que você está falando, concorda?

Por isso, é bastante indicado que você não utilize termos técnicos da área, em especial nos primeiros contatos. 

Isso ajuda a estabelecer uma boa comunicação com o cliente, que é uma das chaves para se criar um relacionamento mais concreto.

Além disso, é fundamental não se esquecer que se comunicar adequadamente consiste  também em saber ouvir a outra pessoa.

Por isso, não deixe de dar ao seu cliente espaço para que ele exponha as suas dúvidas. Algo que é óbvio para você, muitas vezes é visto por ele como um verdadeiro “bicho de sete cabeças”.

Ruídos na comunicação, ou entendimento incorreto de alguma orientação, podem resultar em uma série de transtornos. 

Exemplificando, o cliente pode considerar que você não é apto para prestar o serviço que ele precisa e, dessa forma, buscar um dos seus concorrentes para atendê-lo.

3 – Reunir e esclarecer as principais dúvidas

Porém, por mais que você preze por uma boa comunicação, o seu cliente ainda pode ter diversas dúvidas no dia a dia.

Uma maneira de estar sempre presente para esclarecer todas elas, sem comprometer o seu tempo e o dele, é criar materiais que reúnam as questões mais corriqueiras dos clientes contábeis. Dois bons exemplos são o Manual do Cliente e uma FAQ. 

Como o próprio nome sugere, o Manual do Cliente é um livro com várias orientações que facilitam a rotina do seu cliente. 

Ele pode ser tanto em formato impresso quanto em meio digital (e-book) — esse último é o mais indicado, pois facilita o processo de atualização das informações.

Nele você pode explicar, por exemplo, quais documentos precisam ser enviados ao seu escritório e com qual frequência; a que se refere cada um dos impostos pagos; o que é preciso para a folha de pagamento dos colaboradores etc. 

Já a FAQ, Frequently Asked Questions, em português algo como “Perguntas frequentes”, é uma página disponibilizada no seu site que reúne as dúvidas mais comuns dos clientes contábeis.

Nela podem ser esclarecidas questões como quais serviços são prestados pelo seu escritório, como alterar a data de vencimento da contratação, entre outras informações relevantes.

4 – Explorar o marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo é uma estratégia que visa atrair, educar e fidelizar clientes. Consiste na produção de materiais para blogs, redes sociais, vídeos, entre outros, que abordam temas de interesse do seu público-alvo.

Você pode, por exemplo, criar um blog para o seu escritório de contabilidade e publicar um artigo falando sobre obrigações acessórias, sobre o que é contabilidade consultiva, e diversos outros assuntos.

Concorda que todos eles agregam boas informações para o seu cliente? Assim, além de mostrar a importância da contabilidade com conteúdos informativos, você também consegue educar o seu cliente para que, juntos, alcancem os melhores resultados.

5 – Enviar materiais interessantes periodicamente

Ainda seguindo essa estratégia de marketing digital, não basta apenas criar os conteúdos, é importante que os seus clientes saibam dessas produções, não é mesmo?

Uma coisa é certa, o seu cliente não vai acessar o seu blog todos os dias para ver o que tem de novidade. Uma maneira de garantir que ele receba o que você está criando é enviar esses materiais periodicamente.

Para isso, você pode encaminhar por e-mail uma newsletter, que é um boletim informativo com os assuntos que foram abordados naquela semana, quinzena ou mês. O período fica a seu critério.

Além dos seus conteúdos, você também pode enviar links de notícias sobre o setor que foram publicadas por sites confiáveis, atualização de legislações e muito mais.

6 – Promover palestras, treinamentos e workshops

Para mostrar ainda mais para o seu cliente a importância da contabilidade e quanto você é uma autoridade no assunto, por que não promover palestras, treinamentos e/ou workshops, webinar?

Ações como essas ajudam a trazer mais informação e conhecimento para o seu público. Somado a isso, é uma forma de promover networking, tanto para você quanto para os seus clientes.

7 – Utilizar novas formas de apresentar os resultados

Por fim, e tão importante quanto as demais dicas, é apresentar os dados e informações da empresa do seu cliente de uma forma diferente, mais atrativa.

Ao invés de se manter no lugar-comum e enviar relatórios cheios de números que não dizem nada, qual tal expor tudo o que foi levantado de uma maneira mais dinâmica?

Um dashboard otimizado, como o do Nucont, pode lhe ajudar bastante nessa tarefa. Veja esta demonstração:

Apresentar ao seu cliente os resultados de uma forma diferente da tradicional ajuda na compreensão dessas informações e a destacar ainda mais a importância da contabilidade para a empresa dele.

Além disso, é uma maneira de transformar o seu escritório contábil em um serviço mais atual e moderno. 

Quer outras dicas de como fazer isso? Então não deixe de ler o artigo “8 passos para modernizar seu escritório de contabilidade”.

Deixe um Comentário

  • […] muitos os clientes que não conseguem enxergar a importância da contabilidade para as suas empresas e acreditam se tratar apenas de uma obrigação (chata) que precisa ser […]

  • […] termo “educar o cliente” nada mais é do que mostrar a ele a importância da contabilidade. Você deve estar se perguntando: “Por que isso é […]

  • >
    >