Contabilidade Consultiva

16 ferramentas para contadores que você precisa conhecer!

22 nov

Se você quer ter mais produtividade, maior conectividade e parar de perder tempo com processos e questões burocráticas, a tecnologia é sua maior parceira. Com algumas ferramentas para contadores, você perceberá que a gestão de tarefas e de equipe, a automatização de processos internos, a gestão financeira e de nota fiscal são atividades que podem ser otimizadas ao máximo!

Nesse artigo, citarei 15 ferramentas para escritório de contabilidade que têm se mostrado cada vez mais essenciais para o dia-a-dia. Ao tornar sua atividade mais efetiva e eficiente, ela proporciona maior entrega de valor ao empresário, o que melhora a percepção do seu trabalho. Antes de citar as ferramentas para contabilidade, conheça a importância de utilizá-las e como escolher as melhores!

A importância de usar ferramentas para contadores

A importância de usar ferramentas para contadores

São mais de 520 mil contadores e técnicos de contabilidade no Brasil, segundo dados do Conselho Federal de Contabilidade (CFC). Os escritórios de contabilidade já somam mais de 69 mil. É um mercado bem inchado. A concorrência é grande. E qual o diferencial, que já abordamos em tantos posts? A Contabilidade Consultiva, aquela em que o contador tem um relacionam muito próximo com seu cliente para se tornar um verdadeiro parceiro de negócios.

Para ser um cientista da riqueza, não é possível perder tempo com tarefas repetitivas e burocráticas. E é nesse ponto que entram as ferramentas para contadores. Elas são nossas maiores aliadas na gestão do escritório, porque otimizam toda a rotina. Utilizar ferramentas para contabilidade melhora nossos processos contábeis, trazendo precisão, rapidez, segurança e mobilidade.

Quanto à precisão, sabemos que a Contabilidade não se restringe à anotação dos dados contábeis. Eles devem ser precisos, porque é preciso obedecer às normas e oferecer informações valiosas para que o empresário tome a melhor decisão. A exatidão dos cálculos financeiros é fundamental, e realizá-las sem as ferramentas para contadores é um grande risco.

Além do risco, sem as ferramentas para escritório de contabilidade, os profissionais não conseguem ser rápidos ao executar suas funções. Considerando que é preciso manter os documentos e relatórios contábeis corretos e em dia, registrar todas as transações financeiras e patrimoniais, controlar o fluxo de caixa e muito mais, o uso das ferramentas para contabilidade é fundamental para garantir rapidez.

Por fim, essas inovações são muito importantes para que o contador tenha segurança e mobilidade. A tecnologia atual se baseia primordialmente na nuvem. Não é preciso instalar os softwares no computador. Na verdade, basta ter o aplicativo e acessá-lo de qualquer lugar em que houver conexão. Os dados são todos armazenados na nuvem, diminuindo as chances de danificá-los ou perdê-los. 

Juntando todos esses benefícios, a grande importância do uso das ferramentas para contadores é a organização das rotinas contábeis.

Organização das rotinas contábeis

Organização das rotinas contábeis

A organização do escritório de contabilidade é um enorme desafio, mas é também o que confere aos profissionais um ambiente propício para oferecer serviços de qualidade. Acelerar os processos internos é sinônimo de produtividade. E tudo que o contador precisa fazer é ter um planejamento adequado de organização que inclua as ferramentas para escritório contábil. 

Mesmo com uma rotina intensa, com vários clientes e milhares de atividades relacionadas a cada um deles, é possível economizar muito tempo por meio dessas soluções. Esse tempo será valioso para o profissional, que poderá utilizá-lo para tarefas estratégicas, como atendimento e assessoria ao cliente, ou prospecção de novos empresários.

Pensando na organização das rotinas contábeis como a maior importância do uso das ferramentas para contadores, separamos aqui algumas dicas para você ajeitar os processos internos de seu escritório:

  • Faça uma departamentalização: forma de atribuir um responsável para cada área, o que melhora na atribuição de tarefas e responsabilidades. Com uma distribuição adequada, é mais fácil acompanhar o desempenho dos colaboradores e aumentar a produtividade. Você pode contar com as áreas de Contabilidade, Recursos Humanos, Fiscal, Arquivo e Financeiro.
  • Limpe seu ambiente de trabalho: descarte documentos desnecessários (contas pagas há mais de cinco anos, por exemplo), organize os clientes por pastas (físicas ou digitalizadas), e outras tarefas para organizar o ambiente físico.
  • Use um calendário colaborativo: a departamentalização não pode prejudicar a comunicação interna. Por isso, usar um calendário colaborativo mantêm todo mundo atento às atividades, evitando perda de prazos.

Se você quer organizar e acelerar suas rotinas, tornando-as mais eficazes, o uso das ferramentas para escritório de contabilidade também pode ajudar nisso. Inicialmente, você deve fazer um mapeamento dos processos para identificar tarefas desnecessárias e atividades passíveis de automatização. 

Com o uso de um software de gestão contábil, por exemplo, é possível automatizar muitos processos e se conectar mais facilmente aos clientes. Além dele, as ferramentas de colaboração em nuvem e de gestão de tarefas tornarão sua equipe mais produtiva. Sobre todas elas, falaremos melhor adiante.

Mas, antes disso, você deve saber como escolher as melhores ferramentas para contadores.

Pontos a considerar na hora de escolher ferramentas para contadores

Pontos a considerar na hora de escolher ferramentas para contadores

As ferramentas para escritório contábil não podem ser escolhidas sem critério. Afinal, as opções dependerão de suas necessidades e da estrutura já existente. Por exemplo, quem possui um software de gestão contábil pode reunir muitas funcionalidades nesse programa que são oferecidas de forma independente pelo aplicativo.

Mas esse é só um ponto sobre como encontrar as melhores ferramentas para contadores no mercado. Abaixo, pontuamos os diversos fatores que devem ser analisados conforme o segmento e as possibilidades de seu escritório.

Período de teste gratuito e custo benefício

Para não errar na escolha das ferramentas para contadores, é ideal que o desenvolvedor das soluções em análise ofereça um período de teste gratuito. É a forma que o contador tem de verificar se ela está realmente adequada às suas necessidades. Além de perceber qual a experiência do usuário, o teste dá confiança ao usuário, que se acostuma ou não com o serviço oferecido.

Se as ferramentas para contabilidade que você escolheu não oferecem período de teste, veja se existe uma garantia incondicional, que devolve todo o valor investido dentro de um determinado prazo.

Analisar esse ponto se relaciona diretamente com o custo benefício. Afinal, a ferramenta mais barata nem sempre será mais vantajosa, principalmente se não fornecer as funcionalidades que você precisa. Por isso, ao invés de avaliar o preço, pense no valor que a solução de oferece. Qualidade de atendimento do suporte, bom tempo de resposta, interface amigável, tudo isso deve entrar na sua avaliação.

Tenha em mente os reais benefícios proporcionados pelas ferramentas para contadores.

Simplicidade e suporte técnico

Se a procura pelas ferramentas para escritório contábil se dá para que o contador facilite seu trabalho, fuja das soluções mirabolantes! Elas dificultam as atividades ou tornam o trabalho excessivo. Diante disso, analise o funcionamento da plataforma e a facilidade de navegação. A busca de informações traz respostas boas? Ferramentas complexas podem te dar dor de cabeça.

Além disso, em caso de dúvidas ou erros, é preciso ter auxílio dos especialistas das ferramentas para contadores. Então não se esqueça de verificar como é o suporte técnico. Veja se há algum custo adicional para ter atendimento exclusivo, mas não descarte ele.

Flexibilidade e responsividade

Existem muitas ferramentas que são direcionadas para escritórios de contabilidade em geral. No entanto, há soluções que apresentam certa flexibilidade que se ajustam de acordo com o segmento de atuação do escritório ou com as necessidades do negócio. Essa flexibilidade é uma característica desejável nas ferramentas para contadores, porque otimizam de fato a rotina.

Mas não basta ela se adequar ao negócio contábil. Ela deve ser responsiva. Responsividade é característica da ferramenta que se adapta aos diversos dispositivos eletrônicos. Ou seja, funciona bem no seu notebook, no smartphone do seu sócio, no desktop do escritório e no tablet do cliente. 

Isso é relevante demais. Lembra que pontuamos a importância da mobilidade das ferramentas? Para usufruir disso, elas devem se ajustar conforme o dispositivo escolhido.

Agora que você compreende a importância do uso das ferramentas para contadores e como escolhê-las, poderá ver as 14 ferramentas que escolhemos. Elas estão separadas por campo de atuação, como gestão de tarefas e de equipe, automatização de processos internos, gestão de NF-e, gestão financeira e revolução do produto contábil.

Gestão de Tarefas e de Equipe

Gestão de Tarefas e de Equipe

Monitorar todas as tarefas internas de um escritório contábil é algo enlouquecedor. Para cada tipo de tributação existe um tributo diferente. Cada segmento de empresa demanda uma rotina diversa. O gerenciamento de prazos e as entregas referentes ao sistema tributário mais complexo do mundo devem ocorrer da forma mais ajustada possível. 

Para facilitar a organização das rotinas contábeis, realizando uma boa gestão de tarefas e de equipe, o contador brasileiro pode contar hoje com vários sistemas em nuvem que ajudam nessa árdua missão.

Com elas, será possível eliminar boa parte da papelada sobre sua mesa, ter uma visão geral das tarefas do escritório e das responsabilidades de cada profissional, mensurar a produtividade de cada setor ou colaborador com relatórios, priorizar tarefas e muito mais. 

1. Nuubes

O Nuubes é uma plataforma online que te permite criar tarefas de forma customizável. No entanto, a ferramenta também apresenta tarefas pré-definidas para cada departamento (fiscal, contábil, legal e DP) e para cada tipo de tributação.

Com o Nuubes, o contador pode fazer uma gestão mais otimizada das atividades atribuídas aos funcionários. Além disso, consegue montar calendários com tarefas recorrentes como, Darf, Gare, GPS, boletos e outros com periodicidade e prazos pré-definidos.

Saiba mais sobre a ferramenta

2. TaskDo

O TaskDo tem um diferencial muito bacana, que é oferecer um dashboard com indicadores de desempenho da equipe e volume das entregas. Isso torna o olhar do gestor mais preciso acerca do desempenho e da eficiência. Além disso, o contador pode manter todos os documentos em nuvem. A TaskDo faz o backup e armazena tudo de forma organizada.

As tarefas referentes às obrigações acessórias já vem pré-configuradas, mas é possível incluir e excluir conforme a necessidade de cada setor.

Saiba mais sobre a ferramenta

3. MasterDoc

O MasterDoc é uma das ferramentas para contadores que os ajuda a gerenciar não só as tarefas internas do escritório, mas também a gestão de documentos entre a empresa e o negócio contábil.

Alguns documentos são encaminhados aos clientes via e-mail, e outros são despachados pelo boy, certo? Para ambos os tipos de entrega, manual ou internet, o MasterDoc otimiza o processo. Para as entregas pela internet, além do envio ser automático, você pode controlar se o cliente já visualizou o arquivo pelo protocolo de entrega.

Em suma, ele unifica a forma de envio de documentos a terceiros ou ao cliente, bem como seu respectivo recebimento. É um modo bem eficiente de fazer a gestão da informação!

Saiba mais sobre a ferramenta

4. Nuvtech

A Nuvtech lançou o PIER, uma plataforma de gestão do escritório de contabilidade que une uma série de ferramentas: gestão e gerenciamento de processos, precificação de honorários, aplicativo para comunicação com o cliente e gerenciamento de documentos.

Saiba mais sobre a ferramenta

5. Teamfy

É um software para gestão de tarefas contábeis. Por meio dessa ferramenta, o contador poderá medir os custos consumidos por cada cliente e enxergar as atividades que mais tomam tempo. Assim, poderá tomar decisões e propor melhorias para o aumento da produtividade do seu time. O Teamfy pode também te ajudar a minimizar os riscos de multas por atraso ou não entrega de alguma obrigação acessória.

Saiba mais sobre a ferramenta

6. Trello

O Trello é um das ferramentas para escritório contábil que, na verdade, é utilizada em empresas de qualquer segmento. Basta ter vários clientes e equipes responsáveis por eles para que o trabalho se torne um pouco confuso, certo? Perguntas e prazos se perdem sem o gestor ver. 

Por isso, os cartões da ferramenta contribuem para estruturar e organizar as necessidades de seus clientes. Existem listas de verificação para que sua equipe verifique os status de cada atividade rapidamente. O Trello é, em suma, uma plataforma de gerenciamento e organização de tarefas baseada no método kanban, que trabalha com diversos quadros de controle e sequenciação.

Automatização de Processos Internos

Automatização de Processos Internos

A automatização de processos internos é uma das medidas mais eficazes para um escritório contábil. Com as ferramentas para contadores certas, é possível ter um enorme ganho de produtividade e eficiência. Quando isso ocorre, o contador tem mais tempo para se dedicar aos clientes e exercer a verdadeira contabilidade. 

Veja mais sobre isso aqui:

https://www.youtube.com/channel/UC1W6fctUI6PstDMNo0S0vHw?feature=emb_subscribe_title

7. Visão Lógica

A Visão Lógica tem dois produtos bem legais: o Precificador de Honorários e o Gerador de Lançamentos.

O Precificador de Honorários é um software robô instalado na máquina que permite analisar as atividades diárias de todos os funcionários do escritório e determinar o honorário ideal de cada cliente.

Já o Gerador de Lançamentos permite usar qualquer dado fornecido pelo cliente, em qualquer formato, e transformá-lo em um lançamento contábil ou em um apontamento de folha, por exemplo.

Saiba mais sobre a ferramenta

8. Sobit

O Sobit é especialista em integrações entre sistemas. Com ele, é possível fazer integrações contábeis, fiscais e de folha a partir de sistemas e arquivos diversos, nos mais variados formatos. Em suma, essa é uma das ferramentas para contadores que integra e automatiza todas as rotinas contábeis.

São dois pontos em destaque:

  1. A eliminação de digitação se refere a qualquer coisa que seu ERP aceite importação;
  2. O dado obtido no seu cliente não precisa estar formatado de uma maneira especial.

Saiba mais sobre a ferramenta

9. Govbox

Não tem nada pior do que ver a mensagem: “Seu Java está desatualizado”. Pra acabar com esse problema, o Govbox atualiza automaticamente os aplicativos sem necessidade de intervenções.

Além disso, o sistema atualiza os índices necessários para entregar determinadas declarações acessórias, sem precisar de acesso aos sites de governo.

Saiba mais sobre a ferramenta

Gestão de NF-e

Gestão de NF-e

O pessoal mais experiente do setor fiscal sabe muito bem o que é receber uma nota fiscal escrita à mão, ilegível. Ou uma DANFE com uma péssima impressão. O Leitor de XML é algo muito obsoleto perto das tecnologias que fazem a gestão, a captura e o armazenamento das notas fiscais eletrônicas. Conheça quais são elas!

10. SIEG

O NF-e SIEG captura automaticamente todas as NFC-es, CT-es e arquivos SAT.

É preciso ter certificado A1 ou A3. O sistema funciona em background, ou seja, em segundo plano, e você pode realizar outras tarefas.

Saiba mais sobre a ferramenta

11. Arquivei

Conectado à Sefaz e diversas prefeituras, o Arquivei é uma ferramenta on-line que centraliza todos os XMLs fiscais das empresas num único lugar, de forma segura, e organizada, com buscas, filtros e relatórios. Em outras palavras, é uma plataforma que conecta seu escritório de contabilidade com o poder público. Por isso, é uma das ferramentas para contadores relevantes de nota fiscal.

Dentre suas funcionalidades, estão o download de NFes e CTes emitidos, a gestão facilitada de NFS-e, NF-e e NFC-e, e o envio de fechamento de mês por email. Os relatórios são bem visuais e ajudam tanto o empresário quanto o contador a fazer uma gestão mais eficiente das compras e das vendas da empresa.

Saiba mais sobre a ferramenta

Gestão Financeira

Gestão Financeira

​A organização financeira é uma das maiores dores de todos os empresários. Para nós, contadores, é simplesmente maravilhoso podermos agregar aos nossos serviços o fornecimento de um software que, além de gerenciar as finanças da empresa, permite integrá-las com o sistema contábil.

Esse aumento de produtividade interna entrega mais valor para o cliente. E esse é o resumo dos objetivos das ferramentas para contadores que listamos a seguir.

12. Nibo

Simples, prático, fácil, necessário. Basicamente essas quatro palavras resumem bem o Nibo. Ele é especializado no controle de contas a pagar/receber, que é feito sem precisar de parametrizações. Alguns bancos podem ser integrados de forma automática e é possível fazer análises bem interessantes através dos relatórios do sistema. É uma das ferramentas para contadores importantes para melhorar a gestão financeira.

Além disso, toda a movimentação financeira é integrada com o software contábil e a documentação pode ser armazenada dentro da plataforma.

Com o Obrigações você tem precisão, simplicidade e eficiência no controle de obrigações e documentos da sua contabilidade. E o melhor, esse serviço agora é gratuito, sendo um parceiro incrível da Nucont!

Com o Docs, você organiza o recebimento e a classificação inteligente dos documentos de todos os clientes em um único local.

Com o Importador Universal, você importa a movimentação de qualquer sistema financeiro e exporta para qualquer sistema contábil em segundos.

Com o Gestão Financeira, você simplifica, organiza e automatiza as tarefas do seu dia a dia e da empresa do seu cliente.

Saiba mais sobre essa ferramenta para contadores

13. ContaAzul

O ContaAzul tem feito um trabalho incrível com os contadores e é uma das ferramentas para escritório de contabilidade mais famosas. Criou programas de parceria bem atraentes e fazem todo um trabalho que ajuda o contador a implantar o sistema em seu cliente. O ContaAzul é gratuito para contadores, basta ter uma empresa conectada ao seu escritório.

É possível importar o plano de contas contábil para o sistema e referenciá-lo às contas financeiras, o que diminui o tempo de parametrização e facilita a integração financeiro-contábil. Suas funcionalidades organizam bastante todas as informações, facilitam o acesso a dados específicos dos usuários e muito mais!

Saiba mais sobre a ferramenta

14. Omie

É um sistema de gestão na nuvem que é simples, intuitivo , eficiente e com um atendimento extraordinário, que abrange todas as áreas principais de uma empresa como CRM, emissão de notas, finanças e estoques, integrando todas as informações com o Contador, que acaba sendo o nosso maior canal para atingir o pequeno empresário. É uma das importantes ferramentas para contadores!

Ponto favorável é que é ilimitado a quantidade de usuários ou de volume de lançamentos. 

Saiba mais sobre a ferramenta

Revolução do Produto Contábil

Revolução do Produto Contábil

Um contador qualificado sabe que precisa de tempo para cuidar do relacionamento com seu cliente. Todas as ferramentas para contadores acima fazem com que o contador automatize processos, seja mais produtivo e consiga, dessa forma, gerar mais valor para o empresário.

Estamos na era de deixarmos de ser o mal necessário das empresas para sermos o contador consultor, o contador conselheiro de negócios, que entrega resultados mensuráveis para seu cliente e o ajuda a crescer.

Mesmo com todas essas tecnologias operando a nosso favor, ainda estava faltando algo. O produto final produzido por nós, o balancete contábil, era um relatório muito difícil de ser analisado e compreendido pelo empresário. Até o surgimento da Nucont.

15. Nucont

O Nucont é a ponte que faltava para que o empresário consiga, de uma vez por todas, enxergar o valor do profissional contábil. “Contabilidade não serve pra nada”, “Não entendo nada de contabilidade” e “Pago o contador só para me ver livre do fiscal” são frases que serão completamente abolidas pelos seus clientes. Basta que você consiga mostrar a ele o trabalho da Nucont: gráficos e indicadores visuais que transformam a contabilidade num lindo e colorido painel gerencial, que o auxilia na tomada de decisões para melhorar a saúde financeira da empresa!

Com a ajuda do Nucont, o contador pode finalmente fazer, de forma prazerosa, aquilo que sempre foi o propósito da contabilidade: auxiliar os empresários na tomada de decisão.

Conheça o Nucont

Nanda: Uma funcionalidade a mais da ferramenta Nucont

Nanda é a inteligência artificial desenvolvida pela Nucont para ser a assistente virtual dos contadores. É uma das ferramentas para contadores que analisa automaticamente dados financeiros e contábeis e gera insights de negócios das empresas.

Conheça a Nanda

Conheça a Nanda

Essas 15 ferramentas para contadores possuem um papel importante para que o nosso trabalho seja feito da melhor forma possível. São meios para que sejamos valorizados, já que melhora a percepção sobre o valor que entregamos aos clientes. Use e abuse dessas ferramentas e organize toda a sua rotina para ser um contador parceiro do negócio. Está tudo na palma da sua mão!

Gostou? Se quiser mais conteúdos legais, visite minha página no Facebook Contabilidade Sem Chatice e também meu Canal no Youtube.

Lá eu compartilho vídeos e outros conteúdos sobre empreendedorismo contábil, de um jeito que você nunca viu. Vamos propagar o conhecimento.

Ah, e quer conhecer um pouco mais do Nucont? Agende um diagnóstico gratuito com a gente 🙂

Deixe um Comentário

  • Luiz Dias disse:

    Gostaria de receber suas publicações …. e parabéns pelo conteúdo divulgado….

  • Pablo Rodrigues disse:

    Bom dia. Ótimas dicas. Tecnologias essências para a vida do contador moderno.

  • Wallace disse:

    Parabéns pelo artigo. No item Automatização de Processos Internos eu achei que faltou o HEFLO. Na conta free é possível diagramar os processos e gerar a documentação como PDF. Na conta profissional é possível também a automatização.

  • Mayara disse:

    NF-e SIEG é o melhor…Muito top!

  • […] falar de soluções. No blog da Nucont você pode entender bem sobre 14 ferramentas que todo contador deveria conhecer. Nesse artigo, encontrará ferramentas de produtividade, gestão, automação, finanças, entre […]

  • […] Leia o post na íntegra no blog da Nucont clicando aqui. […]

  • […] processos, pois ela é a parceira para resolver questões burocráticas. Se você quer conhecer as melhores ferramentas, nós temos um post específico sobre […]

  • […] estar por perto, sendo um parceiro de negócios na prática, aplicando a contabilidade consultiva e adotando ferramentas, como o Nucont, que podem levar seu trabalho a outro […]

  • […] Se você quer conhecer outras ferramentas para contadores, temos um post somente sobre elas: Ferramentas essenciais para contadores. […]

  • >
    >