Contabilidade Consultiva

4 dicas para estruturar uma equipe de contabilidade consultiva

09 fev

Você já se aprofundou no tema, conheceu todos os benefícios da Contabilidade Consultiva, e também entendeu se tratar de um importante diferencial competitivo no meio contábil. Agora, chegou o momento de colocar tudo isso em prática, certo?

Estratégias de marketing digital para você aplicar em seu escritório contábil

Neste kit, você encontrará métodos que te ajudarão a vender seus serviços contábeis. Desde o Marketing Digital (emails e redes sociais) até métodos de proposta!

Um dos primeiros passos para modernizar o seu escritório de contabilidade e trabalhar dessa forma é montar a sua equipe de Contabilidade Consultiva.

Aqui, precisamos partir de dois princípios: que você já tem o seu escritório de contabilidade, com equipe montada, mas deseja começar a prestar um serviço consultivo; ou que está montando o seu negócio do zero e já quer começar com a Contabilidade Consultiva.

Seja qual for a sua situação no momento, neste artigo vamos desvendar todos os segredos do que você precisa fazer para montar a equipe de Contabilidade Consultiva ideal e, no final, maneiras de lidar e de manter esses funcionários motivados.

Vamos lá?

A importância da equipe de Contabilidade Consultiva

Para saber como montar uma equipe de Contabilidade Consultiva é fundamental que você comece entendendo por quais motivos ter um time especializado é tão importante para esse modelo de negócio.

A Contabilidade Consultiva tem vários diferenciais que podem claramente ser vistos quando comparada com a contabilidade tradicional. Mas tem um que, certamente, se destaca: a proximidade com os clientes.

O objetivo dessa forma de atuação é contribuir para que o seu cliente alcance a prosperidade e os melhores resultados possíveis — não à toa a contabilidade é chamada de ciência da riqueza!

Para isso, a atuação mais próxima do contador faz toda a diferença. O bom relacionamento com o cliente, inclusive, é o 5º pilar da Contabilidade Consultiva.

Aqui, estamos falando em, por exemplo, tirar um tempo para visitar os seus clientes.

Sim! Um dos grandes diferenciais da Contabilidade Consultiva que citamos anteriormente consiste em não apenas enviar o balancete para o cliente por e-mail e deixar que ele procure entendê-lo sozinho.

Nessa forma de atuação, cabe ao contador interpretar e apresentar os resultados de modo que o cliente realmente entenda e tire daquelas informações importantes insights para o crescimento da sua empresa.

Esse é um dos motivos pelo qual é tão importante ter uma equipe de Contabilidade Consultiva especializada. 

É fundamental que o seu time siga a mesma abordagem, a mesma linha de pensamento e que também se relacione com os clientes da mesma forma que você. Afinal, de nada adianta você seguir determinada estratégia e o seu time não, concorda?

Montando a equipe de Contabilidade Consultiva ideal!

Montando a equipe de Contabilidade Consultiva ideal!

O que queremos dizer com a explicação anterior é que a equipe de Contabilidade Consultiva é parte essencial para o sucesso do seu negócio e dos seus clientes.

Tem uma frase do Michael Jordan, ex-atleta da NBA, que ilustra bem isso: “O talento vence jogos, mas só o trabalho em equipe ganha campeonatos.” 

Com isso em mente, confira 4 dicas de como montar uma equipe de Contabilidade Consultiva ideal, que são:

  1. Selecione os talentos
  2. Alinhe as expectativas
  3. Defina as responsabilidades
  4. Treine adequadamente o seu time

1. Selecione os talentos

Se você está montando o seu escritório de contabilidade agora, precisa definir objetivos, metas e claro, montar o seu time.

Na seleção de talentos você vai buscar, obviamente, pessoas que tenham a qualificação necessária para atuar nesse segmento. 

No entanto, há alguns outros pontos que vão além de formação acadêmica, conhecimento técnico e experiência que são bem importantes considerar.

Quanto a isso, um bom profissional de contabilidade precisa ter:

  • visão estratégica;
  • perfil analítico;
  • pensamento crítico;
  • flexibilidade;
  • ética;
  • boa comunicação;
  • responsabilidade;
  • organização;
  • capacidade de tomar decisões;
  • interesse em aprimorar os seus conhecimentos;
  • bom relacionamento com clientes e outros profissionais.

Caso você já tenha um time formado, mas está migrando da contabilidade tradicional para a Contabilidade Consultiva, tem a vantagem de já conhecer bem o perfil de cada um dos seus colaboradores.

Com isso, consegue identificar, por exemplo, quais talentos pode explorar melhor para se relacionar de maneira mais direta com os clientes, e quais podem atuar em outras vertentes tão importantes quanto. 

2. Alinhe as expectativas

Essa terceira dica de como montar uma boa equipe de Contabilidade Consultiva vale tanto para quem está começando agora quanto para quem já tem um time formado.

Alinhar as expectativas do seu negócio com os seus colaboradores é essencial para que todos falem “a mesma língua” e tenham os mesmos objetivos.

Os seres humanos tendem a defender e a se empenhar por causas nas quais acreditam. Trazendo isso para o ambiente de trabalho, é possível dizer que um time terá melhor desempenho se a motivação da empresa e a dele estiverem alinhadas, concorda?

Por isso, explique para os seus colaboradores no que consiste a Contabilidade Consultiva, quais os seus princípios, propósitos, e saliente quanto essa forma de atuação ajuda não apenas os clientes, mas também no crescimento profissional de cada um deles.

Dica extra! Clique aqui e baixe o nosso Modelo de Apresentação de Alinhamento com a Equipe!

3. Defina as responsabilidades

Nos responda uma questão, em qual destas duas situações você apresenta mais e melhores resultados:

  • 1ª: quando chega ao seu escritório e não sabe o que precisa fazer durante o dia;
  • 2ª: quando chega ao seu escritório e tem todas as suas atividades e responsabilidades pré-determinadas.

Podemos apostar que respondeu a segunda, certo? Pois bem, saiba que os seus colaboradores pensam da mesma forma!

Para a montagem de uma equipe de Contabilidade Consultiva que traga os resultados esperados para você e para os seus clientes, a atribuição de responsabilidades é essencial.

Neste ponto podemos, inclusive, ir um ponto mais longe: você pode fazer essa distribuição considerando os talentos de cada colaborador.

Por exemplo, você tem um funcionário que é ótimo para lidar com situações difíceis, já mostrou que sabe acalmar os clientes como ninguém e deixá-los totalmente satisfeitos no final da conversa. Então, por que não usar essa característica a favor do seu escritório?

Sabemos que o serviço contábil está basicamente relacionado a questões lógicas, voltadas para números, leis, regulamentações e outras atividades burocráticas.

No entanto, a Contabilidade Consultiva tem um perfil, digamos, um pouco mais humanizado, visto ser mais próximo do cliente e voltado para direcioná-lo a realmente alcançar resultados. 

Devido a essa característica, saber se relacionar da maneira certa com os empreendedores que atende é essencial nesse modelo de negócio, e a distribuição das responsabilidades do seu time ajuda bastante nesse ponto.

Vale destacar também que existem diferentes perfis de cliente contábil. Conhecer cada um deles e a forma mais adequada de abordá-los é um dos caminhos para atendê-los bem e melhorar suas experiências.

4. Treine adequadamente o seu time

O 4º pilar da Contabilidade Consultiva fala sobre a importância do treinamento e da prática. Obviamente, esse conceito é válido tanto para você quanto para os seus colaboradores.

Por conta disso, ao estruturar uma equipe de Contabilidade Consultiva é bem importante que você também propicie aos seus funcionários novas fontes de conhecimento.

Aqui no Nucont, por exemplo, oferecemos uma série de materiais gratuitos que vão lhe ajudar a se tornar um contador de valor. Muitos, inclusive, podem contribuir para o crescimento da sua equipe, como o e-book “Os 6 pilares da Contabilidade Consultiva”.

Lidando com a equipe de Contabilidade Consultiva após estruturada

Lidando com a equipe de Contabilidade Consultiva após estruturada

Equipe de Contabilidade Consultiva montada? Parabéns! Agora vem a segunda dúvida: como manter o time engajado para, juntos, alcançarem os melhores resultados?

Para isso, as nossas dicas são:

  1. Ouça os seus colaboradores
  2. Valorize o empenho do seu time
  3. Mantenha um bom clima organizacional
  4. Promova atualizações constantes
  5. Busque diferentes formas de motivar o seu time

1. Ouça os seus colaboradores

Sabia que os seus colaboradores também são seus clientes? Sim! Os funcionários de uma empresa são os chamados “clientes internos” e a sua satisfação impacta diretamente na satisfação dos clientes externos e, consequentemente, nos resultados do seu negócio.

Existem diferentes maneiras de deixá-los satisfeitos, tais como oferecer uma remuneração justa, bons benefícios e ferramentas que facilitam as suas tarefas diárias.

No entanto, outro ponto bem importante que, infelizmente, ainda é negligenciado por muitos gestores é ouvir os funcionários.

Saber o que eles têm a dizer sobre os processos criados e a percepção dos clientes, por exemplo, é a melhor maneira de ajustar o que ainda não está dando certo.

Não se esqueça que, na maioria das vezes, são eles que estão em contato direto com o seu público. Por isso, têm a ideia exata do que está e do que não está agradando.

Ouvi-los é uma maneira de manter a sua equipe de Contabilidade Consultiva unida e motivada, bem como de recolher bons insights e, com isso, agregar ainda mais valor aos seus serviços.

2. Valorize o empenho do seu time

O acompanhamento dos resultados é outro ponto essencial nessa jornada. Afinal, de nada adianta definir metas e objetivos se você não mensurá-los, certo?

Mas quando se busca manter uma equipe de Contabilidade Consultiva atuante e motivada, essa tarefa tem um propósito: valorizar o empenho do seu time.

Ou seja, não estamos falando apenas em verificar os resultados apresentados para cobrar ainda mais. A ideia é reconhecer os esforços dos seus colaboradores.

Muitas empresas ainda caem no erro de estabelecer metas e objetivos a serem atingidos e, quando os alcançam, não dão qualquer retorno aos profissionais que ajudaram nesse processo.

A verdade é que os funcionários querem saber o que foi alcançado e serem reconhecidos como parte importante desse resultado.

Uma boa maneira de fazer isso é com reuniões periódicas para apresentar o status da empresa, aproveitando o momento para agradecer o empenho de todos os colaboradores.

3. Mantenha um bom clima organizacional

O clima organizacional de uma organização é formado por uma junção de fatores. Esse aspecto é composto, por exemplo, pela cultura de gestão da empresa, a maneira como os líderes se relacionam com os seus subordinados, as regras e limitações internas etc.

Tudo isso, junto, impacta na maneira como os profissionais trabalham e se relacionam com os seus colegas. A tendência é que, quanto mais hostil e tenso for o ambiente, menos confortável e seguro o profissional vai se sentir.

O resultado de empresas com clima organizacional inadequado pode ser visto com a entrega de resultados abaixo do esperado, retrabalho, baixa produtividade, insatisfação dos clientes, aumento no número de afastamentos médicos, turnover, absenteísmo, entre outros.

É claro que deve haver regras, no entanto, humanizar as relações é essencial para o bom andamento de um negócio, especialmente agora que grande parte das empresas estão atuando remotamente.

Uma dica para manter um bom clima organizacional no seu escritório é promover ações que incentivem a interação entre os membros da equipe de Contabilidade Consultiva, tais como comemorações de datas especiais, de alcance de metas, happy hours virtuais.

Também não se esqueça de respeitar e incentivar a divisão entre vida pessoal e profissional, principalmente se a sua equipe de Contabilidade Consultiva estiver atuando de casa.

4. Promova atualizações constantes

Lembra do 4º pilar da Contabilidade Consultiva que falamos anteriormente? Bem, ele deve ser uma constante no seu negócio.

Motivar e colaborar para que a sua equipe de Contabilidade Consultiva esteja sempre se aprimorando é uma forma de manter o engajamento dos colaboradores.

Atualizar os conhecimentos é uma maneira de agregar ao que já se conhece. Além disso, nesse segmento, é fundamental se atender às mudanças de leis e normas, a fim de sempre prestar serviços pontuais e livres de erros aos seus clientes.

5. Busque diferentes forma de motivar o seu time

Todo mundo quer crescer e evoluir na carreira, concorda? Por isso, nossa última dica para lidar com uma equipe de Contabilidade Consultiva é: busque novas formas de motivar o seu time.

Um bom caminho para isso é, se possível, criar um plano de carreira para os seus funcionários. Consiste em elaborar um programa que permita a evolução desse profissional na empresa.

Essa evolução pode ser, por exemplo, o escalonamento de salário, aumentando uma porcentagem de acordo com o seu “tempo de casa”, ou a mudança de cargo conforme esse se aperfeiçoe academicamente ou apresente resultados representativos para a empresa.

Que aprender ainda mais como trabalhar com uma equipe de Contabilidade Consultiva, extrair o melhor de cada talento e entregar mais e melhores resultados para os seus clientes?

Então você não pode deixar de ler o nosso artigo “Gestão de pessoas no escritório contábil: tudo que você precisa saber

Deixe um Comentário

>
>