Diferencie o seu escritório contábil!

Publicado por admin em

Se você trabalha com contabilidade, sabe que ter um bom relacionamento com o seu cliente é fundamental. Afinal, essa é uma relação baseada em total confiança, já que os contadores têm acesso às contas do negócio. 

Sabemos também que, nesse cenário, nem sempre é fácil prospectar clientes, uma vez que a concorrência é grande e os clientes precisam se sentir à vontade para confiar os dados da empresa ao contador.  

Pensando nisso, separamos algumas dicas de atendimento e marketing contábil que toda empresa de contabilidade precisa saber se quiser prospectar e fidelizar clientes. Confira!

1º) Conheça seu Público

Tanto para a área de atendimento, como para o marketing, conhecer o cliente é importante para traçar estratégias eficientes. A melhor forma de conhecê-lo é, adivinhe? Ouvi-lo!

Faça pesquisas periódicas pedindo o feedback e estudos que permitam desvendar o comportamento desse consumidor.

Eu sugiro que você monte sua persona o quanto antes, pois ela servirá de guia para suas ações daqui para frente.  

A persona nada mais é do que uma construção semi-fictícia do seu cliente ideal, com base nas informações colhidas a respeito dos seus consumidores.

Sabendo quem é sua persona, é possível estruturar estratégias de marketing e vendas conforme a etapa da jornada em que ela está.

Algumas perguntas para conhecer o cliente e montar sua persona envolvem:

  • Mercado / verticais de negócio

  • Quais os principais objetivos

  • Quais desafios enfrenta

  • Quais responsabilidades tem

  • Quais os hábitos de compra

  • Como gosta de consumir informação

  • Quais redes sociais utiliza

  • Quais jornais e blogs costuma ler

Além disso, conversar com sua equipe de atendimento é uma boa dica para entender melhor as dores dos seus clientes, afinal, ela está em contato direto com todos os tipos de reclamações e sugestões que vem dos consumidores. Não perca essa oportunidade!

2º) Invista em Cultura Organizacional

Investir em cultura organizacional significa colocar o cliente como centro da sua estratégia e garantir uma boa qualidade de trabalho para sua equipe.

Para isso, trabalhe com prazos e métricas, além de adotar um sistema de bonificação para aqueles que cumprirem as metas. Isso ajuda a equipe a ter um propósito e trabalhar com motivação e eficiência.  

Essa é uma dica que ultrapassa as áreas de atendimento e marketing num escritório de contabilidade, mas envolve todos os setores.

Para construir uma cultura forte, integre seus times e garanta a comunicação entre eles. O marketing, por exemplo, tem em mãos informações valiosas para sua equipe de atendimento e vice-versa.

Além disso, não deixe de qualificar sua equipe para prestar um excelente serviço ao seu consumidor. Como dissemos, empresas de contabilidade lidam muito com a confiabilidade do cliente. Então, é preciso conquistá-lo; e quem faz isso se não seus colaboradores?

Por isso, treine seu time com as melhores práticas de atendimento do mercado, que servem não apenas para o suporte, mas para a empresa como um todo.

Com a concorrência acirrada no ramo da contabilidade, o que acaba fazendo a diferença para o cliente é a qualidade do atendimento recebido. Então, é necessário estruturar uma equipe disposta para lidar com as mais variadas necessidades dos consumidores.

3º) Automatize tarefas

Para quem trabalha na área contábil, é comum lidar com muitas atividades repetidas no dia-a-dia. Para economizar o tempo da equipe e garantir que ela empregue seu esforço naquilo que é mais importante, uma saída é adotar sistemas especializados para automatizar determinadas tarefas.

Pensando no setor de contabilidade como um todo, nada melhor do que transformar dados financeiros e contábeis em relatórios que oferecem insights poderosos para tomadas de decisão mais assertivas. E adivinhe? Há sistem​​​​as dedicados exclusivamente a esse fim!

Agora, quando o assunto é atendimento, um helpdesk pode ser a melhor saída. Com ele, é possível criar fluxos de trabalho, enviar mensagens automáticas aos consumidores e centralizar todo histórico de relacionamento com o cliente em um único lugar.

Ao tratarmos de marketing, há sistemas específicos para isso que permitem automatizar e-mails e criar landing pages, facilitando iniciativas de fidelização de clientes e a prospecção de novos consumidores.

Automatizar, no entanto, não significa substituir o componente humano envolvido em um serviço de contabilidade. Veja nosso próximo tópico sobre personalização e humanização!

4º) Ofereça personalização e tenha um serviço humanizado

Lembra quando falamos sobre confiança do cliente? Então, se você oferece um serviço personalizado e humanizado para o seu cliente, ele percebe que você se importa com o cenário dele, o que fortalece o laço que ele mantém com a sua empresa. 

Há muitas formas de personalizar e humanizar o seu serviço. Sistemas especializados em marketing permitem segmentar clientes e orientar estratégias específicas para cada grupo, que envolvem a produção de diferentes landing pages e de e-mails com o nome do cliente ou prospect para oferecer condições especiais de compra, por exemplo.

Na hora do atendimento, não robotize seu suporte e dê maior autonomia para sua equipe agir. Assim, ela conseguirá lidar com cada cenário que aparecer de forma especial. Lembre-se de que, nessa hora, é importante mostrar simpatia no trato com o cliente, dando espaço para que ele comunique qual sua dor.

.O mais importante é dedicar-se verdadeiramente a ele, isso faz com que seu serviço seja mais personalizado e humanizado, pois enxerga cada consumidor como único e desenvolve planos de ação específicos para cada um deles. O resultado? Clientes fiéis que indicam seu serviço para conhecidos; e, você sabe como a indicação é importante para um escritório contábil se manter, não é?

5º) Seja digital

Quando falamos em presença digital, não estamos falando apenas em manter uma rede social ativa. Estar online vai muito além disso e envolve, no campo do atendimento, oferecer diversos canais para o cliente entrar em contato, integrando-os na sua plataforma de atendimento. Busque saber quais os canais de preferência do seu cliente e disponibilize os meios de ele falar com sua empresa. 

Em relação ao marketing, você deve apostar em conteúdos ricos que eduquem seus clientes e prospects a respeito de assuntos que envolvem gestão financeira. Isso facilitará na hora de atender e vender, já que você terá material suficiente para demonstrar o valor do serviço que oferece, além de sanar as principais dúvidas que o cliente pode ter.

E aí, gostou das nossas dicas de marketing e atendimento? Depois, conta pra gente como você aplicou o que aprendeu aqui no dia-a-dia da sua empresa de contabilidade! Até a próxima!

Por Thalita Lilla do Octadesk

>