Contabilidade Consultiva

Diferencie o seu escritório contábil!

04 set

Se você tem um escritório contábil, sabe que ter um bom relacionamento com o seu cliente é fundamental. 

Afinal, essa é uma relação que precisa ser baseada em total confiança, já que os contadores têm acesso livre às contas e movimentações financeiras dos negócios que assistem.

Sabemos também que, nesse cenário, nem sempre é fácil prospectar clientes, uma vez que a concorrência é grande e os empreendedores precisam se sentir à vontade para confiar os dados da empresa ao contador.

Pensando nisso, separamos algumas dicas de atendimento e de marketing contábil que toda empresa de contabilidade precisa saber e colocar em prática se realmente quer prospectar mais possíveis clientes.

No final, você terá algumas orientações de como diferenciar o seu escritório contábil e, com isso, elevar as suas taxas de retenção e fidelização.

Confira agora e não perca mais nenhuma oportunidade de vender contabilidade!

5 dicas de marketing contábil e atendimento ao cliente

Para uma estratégia de prospecção de resultado, entre outros pontos, é bem importante que você tenha um bom plano de marketing contábil.

A ideia é que o seu escritório contábil atraia potenciais clientes e, baseado em um atendimento de qualidade, conquiste-os para prestar os seus serviços contábeis.

Para conseguir tudo isso, as nossas dicas são:

1. Conheça o seu público;

2. Invista em cultura organizacional;

3. Automatize tarefas;

4. Ofereça personalização e tenha um serviço humanizado;

5. Seja digital.

Conheça o seu público

1. Conheça o seu público

Tanto para a área de atendimento quanto para a de marketing, conhecer o cliente é essencial para traçar estratégias eficientes. A melhor forma de conhecê-lo é, adivinhe? Ouvi-lo!

Faça pesquisas periódicas pedindo o feedback e estudos que permitam desvendar o comportamento desse consumidor.

Sugiro que você monte a sua persona quanto antes, pois ela servirá de guia para suas ações daqui para frente.

A persona nada mais é do que uma construção semi fictícia do seu cliente ideal, com base nas informações colhidas a respeito dos seus consumidores.

Sabendo quem é a sua persona, fica muito mais fácil estruturar estratégias de marketing e de vendas, indo ao encontro da etapa da jornada de venda que ela está.

Algumas questões que você pode levantar para conhecer melhor o seu cliente e montar a sua persona envolvem:

  • mercado / verticais de negócio;
  • quais os principais objetivos;
  • quais desafios enfrenta;
  • quais responsabilidades tem;
  • quais os hábitos de compra;
  • como gosta de consumir informação;
  • quais redes sociais utiliza;
  • quais jornais e blogs costuma ler.

Além disso, conversar com a sua equipe de atendimento é uma boa dica para entender melhor as dores dos seus clientes. Afinal, é ela que está em contato direto com todos os tipos de reclamações e sugestões que vem dos consumidores diariamente. 

Não perca essa oportunidade!

2. Invista em cultura organizacional

Investir em cultura organizacional significa colocar o cliente como centro da sua estratégia e garantir uma boa qualidade de trabalho para a equipe do seu escritório contábil.

Para isso, trabalhe com prazos e métricas, além de adotar um sistema de bonificação para aqueles que cumprirem as metas. Isso ajuda o time a ter um propósito e a trabalhar com motivação e eficiência.  

Essa é uma dica que ultrapassa as áreas de atendimento e de marketing em um escritório de contabilidade e envolve todos os demais setores.

Assim, para construir uma cultura forte, integre os seus times e garanta a comunicação entre eles. O marketing, por exemplo, tem nas mãos informações valiosas para sua equipe de atendimento e vice-versa.

Além disso, não deixe de qualificar a sua equipe para prestar um excelente serviço ao seu consumidor. Como dissemos, um escritório contábil lida muito com a confiabilidade do cliente. Então é preciso conquistá-lo, e quem faz isso se não os seus colaboradores?

Por isso, treine o seu time com as melhores práticas de atendimento do mercado, que servem não apenas para o suporte, mas para a empresa como um todo.

Com a concorrência acirrada no ramo da contabilidade, o que acaba fazendo a diferença para o cliente é a qualidade do atendimento recebido.

Também por esse motivo é necessário estruturar uma equipe disposta a lidar com as mais variadas necessidades dos consumidores.

3. Automatize tarefas

Em um escritório contábil é comum lidar com muitas atividades repetidas no dia a dia. 

Para economizar o tempo da equipe e garantir que ela empregue esforço naquilo que é mais importante, uma boa abordagem é adotar sistemas especializados para automatizar determinadas tarefas.

Pensando no setor de contabilidade como um todo, nada melhor do que transformar dados financeiros e contábeis em relatórios que oferecem insights poderosos para tomadas de decisão mais assertivas. E adivinhe? Há sistem​​​​as dedicados exclusivamente a esse fim!

Agora, quando o assunto é atendimento, uma ferramenta especializada pode ser a melhor saída. Com ele é possível criar fluxos de trabalho, enviar mensagens automáticas aos consumidores e centralizar todo histórico de relacionamento com o cliente em um único lugar.

Ao tratarmos de marketing, há sistemas específicos para isso que permitem automatizar e-mails e criar landing pages, por exemplo, facilitando iniciativas de fidelização de clientes e de prospecção de novos consumidores.

Automatizar, no entanto, não significa substituir o componente humano envolvido em um serviço de contabilidade. Veja nosso próximo tópico sobre personalização e humanização!

Ofereça personalização e tenha um serviço humanizado

4. Ofereça personalização e tenha um serviço humanizado

Lembra quando falamos sobre confiança do cliente? Então, se você oferece um serviço personalizado e humanizado, ele percebe que você se importa com o cenário dele, o que fortalece o laço que esse empreendedor mantém com a sua empresa.

Há muitas formas de personalizar e humanizar os serviços de um escritório contábil. Sistemas especializados em marketing permitem segmentar clientes e orientar estratégias específicas para cada grupo, que envolvem a produção de diferentes landing pages e de e-mails com o nome do cliente ou prospect para oferecer condições especiais de compra, por exemplo.

Na hora do atendimento, não robotize o seu suporte e dê mais autonomia para sua equipe agir. 

Dessa forma, seus colaboradores conseguirão lidar com cada cenário que aparecer de forma especial. Lembre-se que, nessa hora, é importante mostrar simpatia no trato com o cliente, dando espaço para que ele comunique qual a sua dor.

O mais importante é dedicar-se verdadeiramente a ele, isso faz com que o seu serviço seja mais personalizado e humanizado, pois enxerga cada consumidor como único e desenvolve planos de ação específicos para cada um deles. 

O resultado? Clientes fiéis que indicam os seus serviços para conhecidos — e você sabe como a indicação é importante para um escritório contábil se manter, não é?

5. Seja digital

Quando falamos em presença digital, não estamos nos referindo apenas em manter uma rede social ativa. Na verdade, essa participação engloba vários outros pontos.

Estar on-line vai muito além disso e envolve, no campo do atendimento, oferecer diversos canais para o cliente entrar em contato, integrando-os à sua plataforma de atendimento. 

Busque saber quais os canais de preferência do seu público e disponibilize os meios preferidos para os seus clientes falarem com a sua empresa.

Em relação ao marketing, você deve apostar em conteúdos ricos que eduquem os seus clientes e prospects a respeito de assuntos que envolvem gestão financeira, por exemplo. 

Isso facilitará na hora de atender e vender, já que você terá material suficiente para demonstrar o valor do serviço que oferece, além de sanar as principais dúvidas que o cliente possa ter.

Dica extra! Assista este vídeo da Fernanda Rocha, fundadora do Movimento Contabilidade Sem Chatice e da Nucont para saber mais sobre vendas e o que não fazer nas redes

5 maneiras de diferenciar o seu escritório contábil

Mas depois de atrair e trazer o cliente para a sua base, é preciso garantir que ele permaneça, concorda?

Como a concorrência nesse mercado é acirrada, encontrar um diferencial competitivo é essencial. 

Diferencial competitivo na contabilidade consiste em, basicamente, oferecer algo que os seus concorrentes ainda não oferecem e, dessa forma, destacar o seu escritório contábil dos demais.

Para definir o que você pode entregar de diferente para os seus clientes, os primeiros passos que deve seguir são:

  • pesquise sobre os seus concorrentes diretos;
  • descubra o que os seus clientes precisam;
  • tenha uma equipe atenta para identificar novas necessidades e oportunidades de negócios;
  • se conecte com as atualizações do setor contábil e da área de atuação do seu cliente;
  • foque realmente no sucesso do seu cliente.

1 Pesquise sobre os seus concorrentes diretos

Não há outra maneira de saber o que os outros escritórios de contabilidade estão oferecendo aos clientes do que pesquisando.

Para isso, comece identificando quem são os seus concorrentes diretos, ou seja, aqueles que atuam próximo de você, que atendem o mesmo nicho etc.

Após fazer essa seleção verifique sites, redes sociais e outros pontos de contato que apresentam os serviços oferecidos e compare com os que você e o seu time estão ofertando.

A proposta aqui não é “copiar” o concorrente, mas, sim, se inspirar e, principalmente, descobrir o que ele ainda não entrega para buscar sair na frente.

2 Descubra o que os seus clientes precisam

E para deixar a sua pesquisa ainda mais completa sobre quais diferenciais o seu escritório contábil pode entregar, é essencial descobrir o que os seus clientes precisam.

Durante as reuniões com o cliente, sejam elas online ou presenciais, aproveite para identificar novas dores e necessidades durante a conversa.

Por vezes, ele está com um problema relacionado ao mundo contábil que você pode facilmente ajudar, só não sabia disso.

Dentro da Contabilidade Consultiva, por exemplo, atuar como um contador consultivo faz parte e é primordial para estreitar o relacionamento com o cliente.

Além de, por si só, já ser um diferencial, trabalhar dessa forma ajuda a mostrar ao seu cliente o valor agregado dos seus serviços e, com isso, elevar as chances de fidelizá-lo ao seu escritório contábil. 

3 Tenha uma equipe atenta para identificar novas necessidades e oportunidades de negócios

E sobre essa busca para identificar novas dores e necessidades dos clientes, a participação dos seus colaboradores é fundamental.

Lembra que falamos que são eles que lidam diariamente com o seu público? Pois então, um time bem treinado e atento saberá reconhecer de maneira fácil novas oportunidades de negócio que podem realmente fazer a diferença para o seu escritório contábil.

Para conquistar isso, o primeiro passo é saber estruturar a sua equipe, em seguida fazer uma boa gestão de pessoal, disponibilizar bons treinamentos e buscar sempre deixar os seus colaboradores motivados.

4 Se conecte com as atualizações do setor contábil e da área de atuação do seu cliente

Um escritório contábil moderno e competitivo precisa estar alinhado às atualizações do setor, tais como uso de novas tecnologias para prestação de serviços mais eficientes e precisos.

Porém, se você realmente quer diferenciar a sua oferta, é fundamental também se atentar às novidades do ramo de atuação do seu cliente.

Quando se está “por dentro das novidades”, fica muito mais fácil oferecer soluções que realmente farão a diferença no dia a dia da empresa que está assistindo.

Somado a isso, é uma maneira de estreitar os laços com o seu cliente e mostrar que você realmente deseja e se preparou para colaborar com o sucesso dele.

5 Foque realmente no sucesso do seu cliente

E por falar em sucesso, toda a sua estratégia deve ter um foco principal: a prosperidade do seu cliente.

É claro que o crescimento do seu escritório contábil é de suma importância. Porém, é preciso ter em mente que isso é uma consequência dos serviços que você prestar.

Em outras palavras, quanto mais resultados você e o seu time entregarem aos clientes que atendem, maiores serão as chances de sucesso de vocês. 

E não se esqueça que uma coisa leva a outra: um cliente satisfeito indicado outro, que indica outro, que indica outro e assim por diante. Quando você percebe, a sua base está repleta de novos contratos fechados apenas por indicações.

Como resultado, o seu escritório contábil prospera e a empresa dos seus clientes também! E todos ganham!

E aí, gostou das nossas dicas de marketing, atendimento e de como diferenciar o seu escritório contábil? Esperamos que sim!

Então deixe o seu comentário neste artigo e conte para nós como você aplicou o que aprendeu aqui no dia a dia da sua empresa de contabilidade! Até a próxima!

Deixe um Comentário

>
>