Criatividade em vendas: Como a criação pode impulsionar seu negócio

Publicado por Kadu em

A criatividade: uma condição humana que pode ser aplicada em qualquer área da vida. Ser criativo, o "think outside the box" (expressão em inglês que significa pensar fora da caixa), significa buscar pelo novo, por MUDANÇAS. Não seguir as normas pré-estabelecidas é uma grande característica de um ser criativo. O criativo busca nunca imitar o que já foi feito milhares de vezes!  

Bom, com toda minha experiência em vendas, posso afirmar com toda a CERTEZA que o processo comercial não pode se estender pela mesmice. O vendedor precisa inovar, precisa pensar fora da caixa!  

Praticar sempre o mesmo discurso, a mesma estratégia, o mesmo processo, pode banalizar seu processo. Corra da banalização! 

Que me perdoem os 1,4 milhões de operadores de telemarketing do Brasil, maaaas seu cliente não está de saco cheio de receber aquelas ligações com roteiro decorado. Você precisa surpreendê-lo com o NOVO. 

Seu processo pode ser por telefonepor e-mail, por sinal de fumaça, não importa! Você PRECISA trazer mudanças constantes. Por esse motivo, vou te trazer 5 dicas para exercitar sua criatividade e te possibilitar implantar o NOVO, o SUCESSO.  

1- Pratique o ócio criativo!

O que é esse tal “ócio criativo” que tanto falam? 

Ele é uma ferramenta, um exercício mental que pode te garantir ideias novas! São momentos de descontração e absorção de conhecimento.  

"Como assim? Divertir e aprender?? "

Exatamente! São aqueles pequenos momentos de prazer onde você consegue adquirir um novo conteúdo para sua biblioteca da vida. 

"Ahh, e quais são esses momentos?"  

Sabe aquela leitura num parque? Aquela série da Netflix que vai te agregar ideias? São elas as responsáveis por seus momentos de ócio criativo! Você vai mesclar trabalho com lazer. Tomar uma cerveja e assistir vídeos com conteúdos incríveis, TUDO é válido! Use a CRIATIVIDADE (rsrs). 

AAH, quase me esqueci, não confunda com procrastinação! São duas coisas MUITO diferentes. A procrastinação vai só atrasar seus afazeres e abafar suas ideias. O ócio criativo eleva seus pensamentos a outro patamar!

2- Mova-se, pense diferente! 

Gosto sempre de falar sobre inovação, principalmente em vendas. O vendedor precisa estar atento as novidades!  

Estude, busque o novo, não fique parado. Não se movimentar só vai te trazer prejuízos! O sedentarismo mental é o maior responsável pela mortalidades de ideias. Acabe com essa “doença”, coloque seu cérebro para se exercitar!  

A internet é o maior espaço de conteúdos gratuitos que já existiu. Não hesite, procure por cursos, textos, artigos, leia blogs (principalmente o da Nucont 😉). Não deixe seu cérebro parado!

3- Observe TUDO! 

Esteja atento a cada acontecimento! Essa dica bate muito com a anterior, pois estar atento as novidades faz parte do observar.  

Você precisa conhecer cada processo (os seus e de seus clientes). Não crie uma caixa protetora em torno de sua mesa! Você deve observar cada ponto e cada acontecimento (desde o caminho de casa para o trabalho). Esse olhar diferente vai te possibilitar comunicar-se melhor e criar com uma facilidade incrível.  

Obviamente, ideias não surgem de nada. Maas, elas vêm de algum lugar. (Quem sabe elas estão logo na sua frente).

4- Escute TUDO!

Além de observar, você precisa ouvir! Entender cada ponto e escutar cada opinião vai te ajudar a inovar. 

O feedback de seus clientes e de sua equipe vai te ajudar a estabelecer novos processos e otimizar os já estabelecidos. 

Trabalhe sua audição para ouvir aquilo que vai te agregar! Ouvir a fofoca da mesa do lado não vai te ajudar em nada. Foque em maximizar o bom! 

5- CRIE

A parte mais importante de todo processo criativo é a criação! É óbvio, mas muitas pessoas esquecem dessa parte. Inclusive, eu e você já esquecemos (eu tenho certeza de que você já ignorou uma ideia que lhe parecia medíocre). 

Criar e tentar ao máximo colocar em prática cada criação são pontos essenciais para sua evolução! Nós devemos nos permitir trazer o novo em pauta. Não incube as boas e as más ideias. Uma ideia genial é o conjunto de ideias medíocres! Deixe cada uma fluir!

Conclusão:

É isso aí! Ideias precisam surgir e seu processo de vendas precisa de inovação.  

Não perca tempo com atitudes e ideias que te subtraem! Abre sua mente para ações criativas! Permita-se criar! 

O seu sucesso em vendas depende de cada um desses pontos que tratei. Você precisa exercitar seu negócio e sua mentalidade para ser sempre o MELHOR!

Por Kadu: Gestor de Conteúdos da Nucont


Kadu

Especialista em Marketing de Conteúdos, SEO e redação. Apaixonado por música, pela Contabilidade e por um mundo melhor. Ativo na luta contra todas as chatices da vida. Contato: [email protected]

>