Contabilidade Consultiva

Como se tornar o contador do futuro? 10 habilidades que você precisa desenvolver!

14 jan

As profissões têm evoluído ao longo dos anos, e no mercado de contabilidade não seria diferente. 

Estratégias de marketing digital para você aplicar em seu escritório contábil

Neste kit, você encontrará métodos que te ajudarão a vender seus serviços contábeis. Desde o Marketing Digital (emails e redes sociais) até métodos de proposta!

A tecnologia veio para transformar a realidade de diversos setores, otimizando processos e facilitando as rotinas, para entregar performance e qualidade ao maior número de pessoas. Afinal, as informações circulam de forma absurda, e ter uma rotina adaptada para conseguir acompanhar as tendências e melhorar a sua empresa diante o mercado é primordial para o crescimento sustentável e constante.

Para a contabilidade, as mudanças e novidades não param: o mercado transita por diversos novos caminhos e isso acaba alterando a forma com que os contadores atuam. A contabilidade online, por exemplo, chegou com os pés na porta, e está fazendo com que alguns contadores mais tradicionais acabam tendo uma certa resistência para essa novidade.

Mas não se preocupe: a tecnologia na contabilidade veio para te ajudar, e entender quais são os próximos passos para se tornar o contador do futuro é fundamental.

Quer entender mais sobre o tema e descobrir como otimizar sua rotina e a sua atuação no mercado? Continue a leitura!

Por que a contabilidade precisa mudar?

Por que a contabilidade precisa mudar?

Os hábitos de consumo mudaram, e isso é fácil de ser observado. Basta pensarmos em nós mesmos: hoje, você consome como consumia há dez anos atrás? Ou está mais conectado?

Sem dúvidas, o cliente mudou sua forma de fazer escolhas e compras. Antes de fechar negócio com qualquer empresa, é um caminho quase natural buscar informações nos mecanismos de busca para fazer uma escolha mais assertiva.

No mundo B2B, não é diferente. Com o aumento das soluções iguais ou semelhantes no mercado, as empresas têm muito mais opções de serviços e ferramentas para contratar. Por isso, é importante que, aqueles negócios que querem garantir a sua competitividade estejam presentes nas plataformas digitais.

Os gestores ou responsáveis pela contratação de um determinado serviço certamente fará uma pesquisa antes de contratar, e é preciso que você esteja lá, disponível, como uma opção para essas pessoas, ressaltando todos os seus diferenciais.

Os clientes querem modernidade e praticidade no dia a dia, e todos os setores precisam se atualizar para atender a essa nova demanda e conseguirem entregar maior qualidade e agilidade para seus parceiros.

Como se tornar o contador do futuro?

Como se tornar o contador do futuro?

Como foi dito anteriormente, se atualizar e acompanhar os novos hábitos de compra é fundamental para conquistar cada vez mais clientes. Se você quer ser o contador do futuro, existem alguns detalhes que não podem ficar de fora — e habilidades que precisam ser desenvolvidas para que você transforme sua carreira.

1. Não tenha medo do que é novo

O primeiro passo para se tornar um contador do futuro é não ter medo do que é novo. A contabilidade costuma ser bem conservadora, e alguns profissionais têm muita resistência em abraçar as novidades! O contador do futuro precisa estar aberto a usar da tecnologia para melhorar suas entregas e sua performance, além de se atualizar constantemente a respeito do mercado e como pode entregar um atendimento diferenciado para os seus clientes.

Sabemos que, muitas vezes, o modelo tradicional é confortável. Mas não se engane: sem se atualizar e buscar aprimorar diariamente, você perde a competitividade e seus clientes acabam indo para outro escritório.

2. Ouça o seu cliente

Ouvir o seu cliente e estar disponível para receber os mais diversos feedbacks é fundamental para construir uma contabilidade de sucesso. O contador do futuro será capaz de ouvir todos os clientes e saber fazer uma análise estratégica dos depoimentos que está recebendo.

Se você escutou um elogio de um cliente por uma entrega específica, por exemplo, avalie como outros consumidores estão percebendo essa mesma entrega. Se algum cliente deu um feedback ruim a respeito de algo, sinal de alerta: é hora de avaliar e ver se você realmente está pisando na bola ou se é apenas uma questão pontual.

De qualquer forma, a orientação é a mesma: esteja disposto a ouvir e crie um ambiente de conforto e receptividade, para estimular que seus clientes sempre abram o jogo com você! Uma vez que os feedbacks foram recebidos, seja estratégico.

3. Ofereça um atendimento diferenciado

Um atendimento diferenciado também é a chave para manter clientes satisfeitos e fiéis. Com o aumento das soluções disponíveis no mercado, a qualidade do trabalho deixou de ser um diferencial, e se tornou uma obrigação.

No entanto, um detalhe que todo cliente observa, e pode ser um fator decisivo para o seu negócio, é o atendimento. É fundamental que você seja capaz de entregar um serviço completo, prestativo e mais atencioso para seus clientes.

Aprenda a conversar com essas pessoas, entender quais são suas reais dificuldades, necessidades e como elas esperam que o seu escritório as ajude a resolver essas questões.

Veja aqui mais dicas de como fazer seu cliente amar Contabilidade:

#038;feature=oembed" frameborder="0" allow="accelerometer; autoplay; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture" allowfullscreen>

4. Abrace a tecnologia

A tecnologia é a melhor aliada do contador que quer se modernizar e transformar a sua forma de trabalhar. Com o passar do tempo, surgiram novas ferramentas e plataformas que auxiliam não só na organização de tempo e tarefas desses profissionais, como também na automação de alguns processos e otimização de rotinas.

Hoje, ferramentas que fazem cálculos, ajudam a acompanhar pendências de cada cliente e ainda permitem uma visão muito mais clara e ampla da realidade do seu negócio são fundamentais para contadores que querem crescer e se destacar no mercado de atuação.

Identifique quais são as suas necessidades e que tipo de ferramenta poderia te ajudar a se organizar melhor, aumentar sua produtividade e entregar um serviço muito mais completo e diferenciado para os seus clientes. Feito isso, é hora de buscar as opções no mercado e descobrir quais delas são mais interessantes para o seu negócio.

5. Busque pela inovação

A busca pela inovação não se resume à tecnologia. É necessário que os profissionais revejam todos os processos que costumam utilizar dentro do escritório e adaptem aqueles que estão defasados.

Os cuidados com o atendimento, por exemplo, que citamos anteriormente, é um dos exemplos de inovação que precisam ser considerados. Chega de um atendimento quadrado e tradicional: é hora de saber investir em um atendimento diferenciado, personalizado para cada cliente, para cada necessidade e, a partir daí, conseguir encantar e fidelizar os clientes.

Escute mais aqui sobre inovação na contabilidade:

O mesmo se aplica aos serviços prestados. Não vivemos mais naquela época em que os contadores só lidam com as burocracias. Hoje, é preciso que o contador se posicione como um parceiro para os empresários, e isso só será possível se a inovação estiver caminhando junto com a parceria.

Busque a atualização profissional

6. Busque a atualização profissional

A atualização profissional é fundamental para que você se mantenha ativo e seja capaz de entregar as melhores soluções para os seus clientes.

Quanto mais você aprende sobre o seu mercado e as novas possibilidades de atuação dentro da contabilidade, maiores são as chances de conquistar a confiança dos clientes e trabalhar com resultados muito mais eficientes.

Um profissional atualizado será capaz de se diferenciar no mercado e entregar muito mais valor. A especialização em determinadas áreas de atuação também pode ser uma ótima alternativa. Tudo irá depender do seu propósito e como você quer ser percebido pelos clientes.

7. Comece a transformar a sua rotina agora!

Para começar a se transformar no contador do futuro, é preciso começar a mudar sua rotina agora. Não existe um “momento ideal” para começar. O primeiro passo precisa ser dado, e ele pode englobar os mais diversos aspectos: atualização profissional, investimento em marketing digital, mudança no atendimento, mudança no posicionamento do escritório contábil, etc.

A mudança da mentalidade do contador é parte primordial desse processo: se o profissional não mudar seu mindset, como irá se adaptar para as demandas dos clientes do futuro?

8. Invista em marketing digital

O investimento em marketing digital já deixou de ser uma opção há muito tempo. Hoje, qualquer negócio e qualquer profissional que quer se manter competitivo no mercado precisa investir nesse tipo de estratégia.

O consumidor está cada vez mais conectado, e essa deve ser, também, a realidade das empresas.

Se você ainda não trabalha com o marketing digital em suas mais diversas possibilidades (produção de conteúdo, redes sociais, e-mail marketing, etc), está na hora de começar.

Os novos hábitos de consumo trazem os possíveis clientes para o digital. Basta pensar sobre como você se comporta quando vai contratar um serviço ou fazer uma compra. Hoje, com a internet e maior facilidade à informação, nosso primeiro instinto é fazer uma pesquisa para conhecer quais são as possíveis soluções, preços, empresas e a opinião de outros clientes.

Ouça aqui como sair da mesmisse do Marketing Contábil

Seu consumidor certamente faz a mesma coisa, e é por isso que além de estar presente nas redes sociais, também é importante que você seja capaz de construir uma imagem positiva, com feedbacks positivos e com conteúdos que realmente respondam às dúvidas dessas pessoas.

9. Invista em fidelização dos clientes

A fidelização de clientes é um dos passos mais importantes para conseguir construir um negócio com crescimento sustentável e mega rentável.

Basta pensar em quanto você gasta todos os meses para atrair novos clientes e qual é o seu ticket médio.

Por exemplo, se você gasta, atualmente, R$2.000,00 para atrair novos clientes, e conquista 10 novos negócios, cada cliente custou R$200,00.

No entanto, é preciso avaliar o seu ticket médio, porque é isso que irá definir como estão os lucros:

  • se seus clientes pagam menos de R$200,00: o ticket médio está abaixo do custo por cliente. O que significa que ele não está te dando lucro no primeiro momento. É importante que ele continue com a recorrência de compra para se pagar e, finalmente, começar a representar números positivos dentro do seu negócio;
  • se os seus clientes pagam exatos R$200,00: nessa situação, o valor fica no zero a zero. Ele não está te dando prejuízos, como no primeiro cenário, mas também não está dando lucros. Nesse momento, também é primordial que ele continue com a recorrência de compra para trazer lucros;
  • se os seus clientes pagam mais de R$200,00: aqui, finalmente, a primeira mensalidade, ou a primeira compra, já serão suficientes para pagar o valor de investimento e ainda deixar uma sobrinha positiva no caixa.

Dito isso, concluímos: ter clientes fiéis é o verdadeiro segredo para ter um negócio mais lucrativo.

Para ser o contador do futuro, mantenha-se atualizado, transforme seu atendimento em uma referência, criando uma imagem positiva e influenciadora no mercado e, claro, entregue aos clientes aquilo que eles precisam.

Para isso, que tal começar a investir em contabilidade consultiva? Essa tendência promete transformar a relação entre contadores e clientes, levando mais sucesso e largando a mão daquela ideia de que contador só mexe com burocracia!

Deixe um Comentário

  • […] Tome cada atualização de sistema como uma ajuda! Uma Inteligência Artificial, por exemplo, pode otimizar buscas, ajudar a analisar de forma mais assertiva os números, ou até te mostrar o melhor restaurante para aquele jantar especial de aniversário de namoro. ​ […]

  • >
    >