Como captar clientes de contabilidade usando a boa comunicação

14 de janeiro de 2019

Sou suspeito para falar sobre comunicação. Especialista em Marketing de conteúdos e graduando em comunicação social, me torno amante da boa expressão de ideias. As vendas dependem muito desse bom desenvolvimento! Vender é comunicar-se, comunicar-se é vender ideias.  

Hoje, vamos aprender o quanto a comunicação interfere no seu processo de vendas de serviços contábeis.

O que é uma boa comunicação?

O conceito de comunicação diz muito por si só:


Comunicar-se é transmitir uma informação a um interlocutor que interpretará um sentido. Comunicar-se bem é conseguir estruturar uma ideia e passar essa mesma a frente, sem a perda de sentido. Um bom vendedor precisa desenvolver essa habilidade! 

O público de um escritório contábil tem uma característica muito cruel ao contador: Eles são diferentes!  O contador tem uma linguagem diferente, um mindset diferente, costumes diferentes de seu público. Transmitir informações, sem perda de ideias, é um desafio gigantesco. Por isso é preciso atentar-se e estudar formas de comunicar-se melhor! 

Um passo para esse desenvolvimento é desenvolver a audição! Você precisa ouvir, precisa compreender e conhecer cada possível dor de seu cliente. Com isso em mãos, o desenvolvimento de uma linguagem assertiva é fácil.  

Faça visitas, converse, troca ideias, esteja presente e comunique-se bem!

Então é só ser amigo dos meus clientes? 

Claro que não! Você precisa desenvolver a cultura da boa comunicação. Você precisa entender e ser compreendido. As vezes aquele amigo de anos não entende o que você queria dizer e acaba “P” da vida. 

A proximidade com seu cliente é um passo para que você consiga desenvolver essa comunicação, mas não é o segredo de todo o processo. Você precisa falar a língua dele e fazer com que ele fale a sua! A partir disso é um desenvolvimento de Rapport e de técnicas de comunicação bem desenvolvidas.

Desenvolva a cultura do feedback!

Para a compreensão completa, você precisa de ouvir. Crie canais para feedback, estabeleça reuniões para escutar cada “pitanga chorada” por seu cliente!  

Ouvir é o passo mais importante do processo comunicativo. Para desenvolver um procedimento comercial de sucesso é necessário compreender o que seu cliente quer! Escute e otimize!

Organize sua rotina e consiga captar clientes com sucesso!

Agora que você consegue se comunicar bem, você precisa organizar cada tarefa e cada função. Uma boa forma de se organizar é adquirir um CRM. Nele você consegue agendar ligações, e-mails, mensagens, etc. 

O processo comunicativo, para que seja certeiro, precisa ser muito bem organizado. Esteja sempre antenado as atualizações do mercado e não perca clientes por falta de atenção!

Conclusão:

A boa comunicação pode te ajudar a captar muitos clientes. Não deixe que pequenos pontos acabem com seu sucesso!  

Organize-se, estude e esteja próxima a cada cliente. Seus resultados serão inacreditáveis!

Por Kadu: Gestor de conteúdos da Nucont

About the author

Kadu

Especialista em Marketing de Conteúdos, SEO e redação. Apaixonado por música, pela Contabilidade e por um mundo melhor. Ativo na luta contra todas as chatices da vida.