Hoje quero trazer um assunto que está em alta nos últimos dias. Estamos naquela época em que os estudantes de todo o país estão com os nervos à flor da pele… O momento da maior e mais complicada escolha da vida de adolescentes brasileiros: O uso da nota do Enem para ingressar em uma Universidade.
Estratégias de marketing digital para você aplicar em seu escritório contábil
Neste kit, você encontrará métodos que te ajudarão a vender seus serviços contábeis. Desde o Marketing Digital (emails e redes sociais) até métodos de proposta!
Tratarei especificamente da nota do Enem, pois analisando uma pesquisa consegui chegar a uma conclusão absurda: A nota de corte para a entrada no curso de Ciências Contábeis teve uma diminuição significativa! E o qual o significado disso para os contadores?
Antes de qualquer coisa, precisamos entender um pouco mais sobre esse sistema de classificação: O Sisu.
Como isso funciona?
O SiSU é o sistema informatizado do MEC no qual instituições públicas de ensino superior oferecem vagas para candidatos participantes do Enem.
O candidato escolhe até duas opções de curso, podendo alterar suas opções durante as datas de inscrição.
Para alguns cursos, existem pesos diferentes para certas categorias da prova do Enem. Ex: Um curso de física pode dar mais peso à nota de Ciências da Natureza.
A partir dessas categorias vão se desenvolvendo notas de corte: a menor nota para ficar entre os selecionados na modalidade escolhida de um determinado curso, com base no número de vagas e no total de candidatos inscritos.
A nota de corte é uma referência para auxiliar o candidato no monitoramento de sua inscrição.
Resumindo, os candidatos são selecionados de acordo com a nota do Enem, dentro do número de vagas em cada curso, por modalidade e concorrência.
Bem, agora que você entendeu um pouco sobre esse processo, vamos para o que nos importa.
O que aconteceu com o curso de Ciências Contábeis no Sisu com o passar dos anos?
Bom, uma análise feita pelo site Quero Bolsa nos mostra a variação de notas para o curso com o passar dos anos. Olha só esse gráfico:
Conseguiu perceber alguma coisa?
A nota de corte, com o passar dos anos, diminuiu significantemente! E podemos tirar certas conclusões em relação a isso.
O que essa diminuição nos faz supor?
Não é de hoje a desvalorização do profissional contábil. A visão pejorativa vem trazendo insatisfação e até a desistência da profissão. Teria ela chegado a mentalidade estudantil?
Essa suposição pode ser bem lógica, aplicando a teoria de que a quantidade de alunos é diretamente proporcional a nota de corte. Será que os futuros universitários estão fugindo do mercado Contábil?
É… Não podemos aceitar situações como essa. A “desvalorização” de uma profissão deve ser captada como uma oportunidade para fazer melhor e SER O MELHOR!
Faça melhor! Fuja das estatísticas
Uma forma de reverter esses dados e a situação na qual o contador se encontra é buscar pelo melhor. Não podemos ser mais do mesmo!
O contador detém toda a informação e todo o conhecimento para trazer sucesso e organização financeira para uma empresa. Você não é um apurador de impostos! Você não é funcionário do governo. Falta a alguns contadores a visão empreendedora. Seja inovador, empreenda!
O empresário carece de informações, ele implora por informações e por ajuda financeira. Só não viu quem ainda não tomou uma atitude (ou finge que não viu).
Comece hoje a ser melhor e ser diferente! Faça parte das empresas, seja um contador diferente e acabe com as estatísticas! E o futuro da contabilidade não correrá riscos.