Contabilidade Consultiva

Como o controle do ciclo financeiro e operacional afeta sua empresa?

03 maio

No primeiro artigo da trilogia, aprendemos sobre os prazos médios, de recebimento (PMR), estocagem (PME) e pagamento (PMP).

Estratégias de marketing digital para você aplicar em seu escritório contábil

Neste kit, você encontrará métodos que te ajudarão a vender seus serviços contábeis. Desde o Marketing Digital (emails e redes sociais) até métodos de proposta!

Aprendemos também que eles devem ser analisados em conjunto, visto que, individualmente eles fornecem poucas informações.

Visto isso, hoje vamos falar de dois Ciclos: Ciclo Operacional e Ciclo Financeiro, e com eles, conseguimos analisar melhor a relação dos prazos médios.

Ciclo Operacional (CO)

Também pode ser chamado de ciclo de caixa. Este período irá dizer a respeito ao pagamento da matéria-prima até o recebimento pela venda do produto. Ou seja, é o caminho do dinheiro desde sua saída para entrega do produto até sua volta.

Ciclo Financeiro = PME + PMR – PMP

Destrinchando o Ciclo Financeiro com exemplos

Imagine uma empresa que os Prazos Médios são:

PME= 10 PMR=20PMP=40,

Aplicando as fórmulas acima, o Ciclo Operacional = 30 e o Ciclo Financeiro= -10.

Nesse exemplo, podemos concluir que o tempo que o fornecedor disponibiliza para o pagamento da mercadoria é tão grande, que a operação da uma volta completa (PMP > Ciclo Operacional).

Isso significa que o fornecedor está financiando a operação para a empresa, o que é muito bom. Não é necessário injetar capital para a operação dar uma volta completa.

Agora imagine o caso em que os Prazos Médios são:

PME= 10PMR= 20PMP=10

O Ciclo Operacional =30 e o Ciclo Financeiro=20Nesse caso possuímos um CF positivo (PMP < Ciclo Operacional).Isso significa que a empresa necessita financiar a operação durante os 20 dias para manter seu negócio funcionando.

Assim podemos concluir que, quanto menor for o ciclo financeiro, melhor para empresa. Pois mais rápido o dinheiro da uma volta completa, e menos tempo a empresa precisa financiar suas operações (se for negativo, melhor ainda!!!).E quanto maior o Ciclo Financeiro, pior para a empresa, pois, maior será sua necessidade de capital de giro para manter sua operação rodando.

 

Após calcular seus ciclos, é necessário criar estratégias para reduzir o ciclo financeiro e o ciclo operacional.

Para fazer isso, é necessário analisar individualmente seus prazos médios, e defirnir formas de aumentar o PMP e reduzir os PME e PMR.

 Além disso, é necessário analisar também outros indicadores que conversam diretamente com os prazos médios e ciclos, por isso.

Fale Com Um De Nossos Especialistas

Pedro DiasHead de Sucesso do Cliente do Nucont.

Deixe um Comentário

  • […] da empresa é muito robusta (estoques altos e prazos grandes para receber de seus clientes), ocasionando um alto ciclo financeiro (tempo em dias que a empresa demora a produzir e vender seu estoque, coletar os recebíveis e […]

  • […] ​Ciclo Financeiro e Ciclo OperacionalCapital de Giro e Necessidade de Capital de Giro […]

  • […] capital de giro é uma etapa importante para o empresário. Anteriormente, abordamos o cálculo do Ciclo Operacional (CO) e do Ciclo Financeiro (CF) e mostramos como o primeiro interfere na tendência do segundo. O Ciclo Financeiro, por sua vez, […]

  • >
    >