Checklist do contador do futuro

As profissões têm evoluído com o passar dos anos. A tecnologia automatiza, otimiza e facilita processos. A rapidez com que as informações circulam é absurda e precisamos ter um mindset muito bem evoluído para acompanhar tendências e ser destaque no mercado!  

A contabilidade transita por novos caminhos e as novidades alteram as formas de trabalhar. A própria Contabilidade Online chegou com os pés na porta, assustando muitos contadores despreparados. 

Não podemos temer novidades, precisamos conhecê-las antes que nos atropelem! A tecnologia na Contabilidade está aqui para te ajudar.

Nesse artigo vou te trazer um checklist para que saiba se de fato está evoluindo com a profissão e é o CONTADOR DO FUTURO. 

1- Você não deve temer o NOVO:

Bem, assim como disse, é preciso acompanhar as inovações do mercado e torná-las aliadas! Um contador do futuro não fica preso ao mesmo. Ele tem sede de conhecimento e de atualizações.  

Se você tem medo da tecnologia e acha que ela vai roubar seu papel no mercado, está seguindo o caminho errado. A definição mais exata do que é tecnologia nos lembra muito bem o quanto ela é útil:

tecnologia-contador-do-futuro

Resolução de problemas é o ponto! Desde os primórdios nos munimos de ferramentas para solucionar dificuldades. Não seria diferente hoje! Precisamos de facilitadores e de usá-los como parte do processo.

2- Você deve estar disposto a ouvir:

listening-contador-do-futuro


Assim como estar pronto para o novo, é essencial estar preparado para receber feedbacks! O contador do futuro é todo ouvidos” quando seus clientes ou equipe querem trazer algum ponto a jogo.  

Ouvir é estar disposto a melhorar! Quando você se torna mais receptivo, você evolui e constrói uma relação de confiança com seu interlocutor! (Seja ele sua equipe ou seus clientes)

3- O contador do futuro precisa estar no futuro:

entre-contador-do-futuro

Meio óbvia essa, né?! Por incrível que pareça, não é para todos... Inúmeros contadores se denominam o FUTURO, mas estão longe de estarem atualizados 

Não é só ter todo escritório automatizado, funcionários 100% conectados e uma página no instagram. Você precisa ter um mindset atualizado, seu trabalho e sua comunicação precisam conversar com o futuro! Um contador preparado e atualizado, está sempre de olho nas necessidades de seus clientes. (É aquilo que disse no ponto “2”, ESCUTE!)

4- Você precisa se dedicar

Um dos maiores erros de qualquer profissional, para uma atualização, é a falta de dedicação. É preciso foco! Você só conseguirá ser o melhor na inovação se focar para isso. 

Não basta só ter o aplicativo inovador que automatiza todos os processos. Você precisa entender o motivo desse app e entender quais são seus efeitos em todo seu processo contábil. Não deixe que uma viseira te impeça de ser o melhor! Dedique-se!

 5- Não siga o fluxo, esteja adiantado!

Seguir a manada é também um erro. A maioria dos contadores tende a mudar quando todos já estão nesse processo. Um contador do futuro pensa antes, se antecipa! 

Busque pelas novidades, leia, estude. 

Sua concorrência está na porcentagem desatualizada. Se você der passos na frente, você se destacará e quem vai te acompanhar são eles! Seja o puxador de filas, e o melhor!

6- O Contador do Futuro começa no presente!

É isso mesmo! O presente interfere totalmente no seu futuro. Você não pode deixar tudo para amanhã. É preciso começar!  

Comece hoje a mudar seu mindset, sua estruturação de pensamento. Seja o contador do futuro, sei que você consegue! O futuro está aqui! Esse #clichêdodia é maior verdade já dita. Por isso é um clichê, uma verdade dita muitas vezes se torna óbvia. Só quem não se atualiza que, não enxergou ainda!

Por Kadu: Gestor de Conteúdos da Nucont

About the author

Kadu

Especialista em Marketing de Conteúdos, SEO e redação. Apaixonado por música, pela Contabilidade e por um mundo melhor. Ativo na luta contra todas as chatices da vida.