Aumente sua carteira de clientes com ferramentas de vendas

Publicado por Kadu em

Para que você aumente sua carteira de clientes rapidamente, é preciso ter acesso e conhecimento acerca da evolução do setor. Os avanços da tecnologia surgem com muita frequência. De modo que, hoje, nós podemos encontrar um amplo leque de ferramentas de vendas, as quais podem auxiliar você no faturamento do seu negócio.

As ferramentas de vendas, os processos estruturados e a gestão consciente e orientada por dados são os requisitos necessários para sobreviver no mercado. Ainda em tempos de uma concorrência acirrada, aqueles que possuem as armas certas sentem menos impactos.

Sendo assim, contar com recursos internos e próprios que garantam autonomia na geração de oportunidade de vendas - e não somente de indicação - é a escolha mais sensata para prosperar de uma maneira consistente. Especialmente no mercado de escritórios contábeis, em que a indicação é a única ou a principal origem de novos clientes, encontrar alternativas que estejam sob o controle da empresa pode ser o diferencial para crescer mesmo em meio à crise.

Neste post, abordaremos ferramentas de vendas que são capazes de aumentar sua carteira de clientes e fornecer leads qualificados de modo constante e eficiente.

Tempo de leitura: 6 min

Você vai ler sobre:

  • Quais são as ferramentas de vendas mais adequadas para vendas B2B
  • Como se dá a importância de desenvolver múltiplos processos de vendas
  • Metodologia para a construção e a estruturação dos processos de vendas

Fique por dentro das ferramentas de vendas

Infelizmente, é muito comum na área de escritórios contábeis não haver um processo comercial bem estruturado. Além de depender de indicações, um dos erros mais presentes é centralizar funções diversas sobre uma mesma pessoa, a qual pode ser responsável por vender, gerenciar e até se envolver na entrega de contabilidade. 

É praticamente impossível escalar o número de vendas e ampliar os negócios nesse tipo de modelo. Algumas funções acabam negligenciadas e a performance fica muito aquém do desejável.

A solução para você não passar por esses desafios é estruturar os processos de vendas. Portanto, aplicar as técnicas e ferramentas de vendas é necessário.

Em primeiro lugar, estruture o processo comercial adequadamente, de acordo com as etapas da jornada do consumidor. Aplicada às vendas, você terá 4 ações principais:

1- Prospecção

Nesse momento, o foco está em agregar novos leads à base, sendo que a alimentação pode ser realizada de maneira ativa ou passiva. 

A prospecção ativa é realizada por um departamento de Pré-vendas, que é responsável por buscar os leads e qualificá-los através do contato telefônico e coleta de dados ricos.

Já a prospecção passiva é feita através de Inbound Marketing. Nessa estratégia, geralmente focada em produção de conteúdo, o lead é atraído até a base e o mesmo departamento de Pré-Vendas, citado anteriormente, também faz o trabalho de qualificá-los para entender se, de fato, há possibilidade de compra.

2- Qualificação

O próximo passo é qualificar os leads coletados com as ferramentas de vendas escolhidas na etapa de prospecção. Mas, primeiro: por que é preciso qualificá-los?

É preciso qualificar os leads coletados para entender se eles realmente têm potencial de compra. Ao encaminhar um lead que não é qualificado ao departamento de Vendas, você corre o risco de fazer com que o vendedor desperdice seu tempo com reuniões improdutivas.

Em qualquer um desses casos, você perde e eleva o Custo de Aquisição por Cliente (CAC) da empresa. Ao qualificá-los, você previne esse revés. Isso porque leads não qualificados voltam para os fluxos de nutrição para que sejam aquecidos e se tornem vendas no futuro.

Além desse fator, as informações privilegiadas aceleram os processos de vendas e tornam a negociação mais assertiva. A geração de inteligência comercial, a partir da interpretação desses dados, também é positiva ao aprimoramento das ferramentas de vendas no futuro. Com um processo econômico e ágil, maior será o faturamento do ciclo orçamentário.

Conheça o passo a passo da implementação de um processo de qualificação de leads! 

3- Apresentação da solução

Aqui, o departamento de Vendas entra em ação de verdade. Uma vez que esteja “separado o joio do trigo”, só chegarão para a reunião de venda os leads de maturidade sinalizada através de lead scoring.

Durante essa apresentação, a abordagem deve ser executada de modo consultivo. Nada de empurrar uma solução a todo custo. Você precisa mostrar ao lead que o seu interesse está em conhecer - e resolver - as suas dores, mapeadas durante a qualificação, se colocando à disposição como um aliado.

As informações coletadas em Pré-vendas são muito preciosas nessa etapa, pois permitem um direcionamento na abordagem na reunião de venda.

Para que a qualificação e passagem de bastão seja precisa e eficiente, utilize algum software LRM capaz de integrar as duas áreas. Esse tipo, junto às demais ferramentas de vendas, é quase um pré-requisito para trabalhar nesse modelo de negócios.

4- Fechamento

Para conquistar o fechamento, prove ao lead que a sua solução é a mais adequada para sanar a necessidade dele. Utilize as demonstrações práticas de funcionamento e como irá reverter o problema mapeado. Apresente os cases de sucesso para conquistar a confiança do lead. Desenhe, se for preciso, como contratar um bom serviço e cuidar da contabilidade de um negócio é algo decisivo em seu sucesso.

Dividindo o seu processo nessas 4 etapas, você terá a clareza sobre quantos colaboradores necessita para aumentar sua carteira de clientes com efetividade. É o momento certo para “passar a bola” aos profissionais qualificados e focar na atividade que mais lhe convém - no caso, vendas, gerenciamento ou execução. Basta manter um bom diálogo com o time para compreender o que acontece e replanejar o que for necessário.

Como usar tecnologia para aumentar sua carteira de clientes?

Existem inúmeras ferramentas de vendas disponíveis para otimizar esses processos! As opções em tecnologia para empresas são das mais variadas. Temos softwares desde a pré-venda até a pós-venda.

Não faz sentido manter uma série de processos manuais, tais como cadastros e gestão de dados, que podem ser analisados por uma inteligência artificial.

A agilidade que essa tecnologia representa no dia a dia organizacional é imensa! Além de garantir resultados corretos e permitir a geração de relatórios para análise e apresentação aos gestores. Essas ferramentas de vendas podem ser encontradas nas áreas de:

Vantagens de utilizar as ferramentas de vendas

Quando contamos com a eficiência da inteligência artificial e outras ferramentas de vendas, temos todo o subsídio necessário para aprimorar outras áreas.

A inteligência comercial resultante da coleta de dados aprofundados é a verdadeira aposta de qualquer setor. Hoje, percebemos que estratégias Data-driven têm o maior potencial de sucesso. Como nos mostra João, CEO da Mobiliza. Junto à implementação de ferramentas de vendas voltadas ao LRM, a empresa duplicou o faturamento em tempo recorde!

Além do mais, os consumidores gostam de ser atendidos com tecnologia de ponta. Mais do que eficiência, um departamento comercial bem equipado causa uma boa impressão.

No campo dos LRMs, temos uma excelente sugestão brasileira para resolver as suas dores. Trata-se do Exact Spotter, sistema desenvolvido e implementado pela Exact Sales.

Atualmente, este é o único software LRM nacional, tendo sido planejado perfeitamente para a realidade do mesmo mercado. Possui ferramentas de vendas voltadas à segmentação e qualificação de leads, tais como:

  • Lead scoring;

  • Registro integrado de Pré-vendas e Vendas;

  • Dashboards intuitivos;

  • Geração de relatórios comercial práticos.

A implementação de um método, como o da Exact, permite a relação de qualidade com o cliente e garante as taxas de conversão mais altas. Junto à empresa, é possível criar um departamento de Pré-vendas que seja perfeito para o seu modelo de negócios.

Veja um vídeo demonstrativo! 

Ficou interessado? Agende um diagnóstico gratuito!

Entendeu a importância de otimizar o processo comercial com ferramentas de vendas? Elas estão aí para facilitar sua vida. Afinal, agregar agilidade e eficiência ao processo comercial é o sonho de todo gestor.

Por isso, pare de insistir no método antigo! Se atualize e busque alternativas tecnológicas que sejam capazes de elevar os seus processos internos a outro patamar.

Que tipo de tecnologia você já usa? No que acredita que ainda pode melhorar? Lembre-se: nunca é tarde para buscar o novo! Se abrir às tendências do mercado pode gerar novas oportunidades de vendas e trabalhos gerenciais com mais controle e objetividade.

Deseja ler mais sobre ferramentas de vendas aplicadas à prospecção ativa? Baixe o eBook sobre como vender serviços contábeis com o uso de Pré-vendas.

Winnicius Cunha:

Consultor de pré-venda da Exact Sales


Kadu

Especialista em Marketing de Conteúdos, SEO e redação. Apaixonado por música, pela Contabilidade e por um mundo melhor. Ativo na luta contra todas as chatices da vida. Contato: [email protected]

>