Case Nucont: Ativo Assessoria Contábil e a jornada da Qualidade na Contabilidade Consultiva

Publicado por Kadu em

equipe de sucesso da Ativo

"O que é a qualidade de serviços? Pregamos por 23 anos uma mentira? Começamos a nos questionar de forma a colocar todos os valores de um escritório renomado em jogo... Estaria a Ativo Assessoria Contábil, um dos maiores escritórios da região Sul do Brasil, fadada ao fracasso? "

 

A história da Ativo Assessoria Contábil começou há muito tempo atrás, especificamente há 23 anos. Foi fundado por André Bento Monticelli e Marcelo Bento Monticelli. Um escritório tradicional, consolidado no mercado e passado de gerações, sempre prezando pela qualidade de serviços. A Ativo com seus mais de 300 clientes, sempre pregou que a contabilidade não se resume apenas nas entregas obrigatórias.  

 

Sempre tentaram ser mais do que um simples escritório tradicional. Trabalhavam todas as informações contábeis produzidas e criavam apresentações detalhadas.  

 

Para que esse artigo não se estenda por mais 40 páginas, vou focar em um ponto muito importante dessa história: A jornada de um novo sócio diretor dentro do escritório, Arthur Tadiotto (filho de André, sócio fundador e idealizador do escritório) e uma percepção que colocou a Qualidade à prova 


Arthur, a Inovação e a tecnologia

 

Em abril de 2014, uma mudança transformava tudo: A entrada de Arthur. Era a oportunidade de inovação, de trazer a tecnologia na contabilidade e as novidades do mercado, unindo toda estrutura ao bom atendimento e a qualidade de entrega. A jornada de Arthur pela Contabilidade nos mostrará que nem sempre o renome e a estruturação são o segredo para o sucesso.  

 

É sempre preciso de mais!  

 

É necessário evoluir e acompanhar as necessidades do mercado. 

 

 E, graças ao destino, eles encontraram o “algo a mais” da situação.  

 

 

Já com 300 clientes, atendendo grande parte da região Sul do país e com algumas ações internacionais, a Ativo percebeu que não podia se manter na zona de conforto. E essa percepção foi trazida a jogo por um acontecimento trágico. 

 

Aquilo ampliou o campo de visão e quebrou paradigmas e dogmas estabelecidos na mentalidade da Ativo e de toda a equipe.  


O tempo transforma e a tecnologia muda:

 

A evolução do mercado trouxe inúmeras transformações para todas a profissões, não poderia ser diferente com a contabilidade. 

 

O “online” invadia com tudo o mercado contábil. Sistemas, produtos, integrações, cada dia surgia uma novidade. Junto com as novidades tecnológicas, nasciam novos escritórios e novas metodologias. 

 

Foi aí que perceberam que algo não estava bom...  

 

Algo precisava mudar... 


“Encontrei um escritório que me cobra mais barato, precisamos rescindir o contrato”

 

No segundo semestre de 2016, dois importantes clientes chegaram com uma bomba para Arthur:  

 

Eles iriam trocar de contabilidade, haviam encontrado um MELHOR PREÇO no mercado. 

 

Puts! 

 

Foi a frase mais dolorosa que havia ouvido: “Um MELHOR PREÇO”.  

 

O que seria um melhor preço? Estaria um concorrente cobrando menos por um serviço melhor? Estariam eles fazendo mais que a Ativo? 

 

A continuidade da história dói mais ainda. Eles descobriram um escritório que fazia o básico e cobrava menos. 

 

Eram simples “funcionários do governo” e tratavam a contabilidade como uma ferramenta de sonegação e de fuga de multas. Mesmo assim, “roubavam” clientes de um escritório renomado...  

 

Como assim??? 

 

A Ativo se esforçara tanto para desenvolver um serviço de qualidade. Tinham uma equipe robusta, estrutura bem desenvolvida, setores para um bom atendimentoe, um simples escritório, havia tomado seus clientes... 

 

O “x” de toda questão estava aí: O que era Qualidade? O que de fato era enxergado pelo público alvo como “QUALIDADE DE SERVIÇOS”? 


Qualidade?

 

A ficha caiu. 

 

Eles precisavam observar melhor e entender seus processos. 

 

O que havia de errado?  

 

A Ativo Assessoria Contábil sempre teve como prática realizar encontros periódicos com seus clientes para análise e crítica dos balancetes e resultados. Esse processo é imprescindível para o sucesso das empresas. 

 

Estariam os clientes de fato entendendo o que eles pregavam? As informações estavam bem estruturadas? O que pregavam como qualidade era absorvido como qualidade pelos clientes 

 

A frustação despertava no corpo de ArthurSeu trabalho estava sendo colocado a prova... Aquilo tirava suas forças... Seria tudo uma perda de tempo? Seria a contabilidade um leilão? 

 

Todos esforços e investimentos eram em vão... O investimento em uma equipe completa e a dedicação intelectual era jogada ao lixo. Toda a produção contábil e as informações extraídas e trabalhadas não eram levadas como ponto de partida para decisões empresariais. Ele perdia dinheiro e tempo, não dava!  

 

Seus clientes não entendiam as informações e também não davam valor... Informações que gastavam dias para serem produzidas e que eram analisadas pelos melhores profissionais. 

 

Como os clientes não entendiam? 

 

Podemos fazer uma analogia para explicar o problema em questão. É uma situação linguística e cultural.  

 

Valores, para pessoas distintas, são também distintos. Nem todas as pessoas conseguem compreender aquilo que queremos dizer e demonstrar. É muito simples, os clientes não davam valor àquela qualidade porque não entendiam aquilo como “Qualidade”. Eles enxergavam todas as demonstrações como um gasto a mais, algo dispensável.  

 

Esse era o problema!  

 

A forma de apresentação de todo um trabalho rico de detalhes que era realizado durante os meses acabava sendo desvalorizada e apreciada de maneira não desejada. Não alcançavam as expectativas do cliente e também da equipe contábil.  

 

O que faltava?  

 

Precisavam fazer algo. 

 

Precisavam transformar as informações. 

 

Precisavam traduzir as informações. 

 

Era como um médico faz quando recebe os exames e todas as informações brutas e técnicas. Ele traz uma explicação, ele traduz e traz para a realidade do paciente. Não basta só dizer que o paciente tem Bradipnéia, ele diz que o paciente apresenta uma lentidão anormal da respiração.  

 

Entende a metáfora? É preciso falar a língua do seu público alvo.  

 

Seu cliente deve entender o que você está passando para ele! 

 

Era isso!  

 

Não é de fato a Contabilidade Consultiva se os clientes não enxergam isso. É preciso sentir a presença. Sem essa certeza e esse sentimento, a Contabilidade se torna um gasto não priorizado.  

 

Seus clientes necessitavam do entendimento daqueles números. Não bastava só criar uma apresentação repleta de informações, termos e toda riqueza de detalhes. Era necessário que passassem a informação de forma que seus clientes entendessem de fato.  Mas como?  

 

Agora que o desafio estava traçado, precisavam de uma forma de superá-lo. Era necessário um estudo completamente aprofundado. Eles não poderiam perder todos os clientes de sua carteira para a concorrência que fazia “contabilidade” à preço de banana. 

 

A busca foi intensa. Precisavam de uma nova metodologia, uma nova solução. Sem isso, o escritório estaria com os dias contados. 


A tradução e a tecnologia:

 

Uma ideia veio da conversa com um colega de profissão. 

 

Trocando algumas figurinhas e apresentando alguns sistemas que automatizariam processos, Arthur conheceu o Nucont.  

 

Seu amigo Luis da empresa Guimarães Soluções Contábeis, apresentou a ferramenta e os olhos de Arthur brilharam. O software conseguiria transformar toda a produção contábil bruta em indicadores certeiros. 

 

Era uma tradução linguística completa! Toda a apresentação teria informações que os clientes de fato precisavam e que usariam como fator decisivo para qualquer movimentação. Ele não gastaria tanto tempo na elaboração e teria uma apresentação muito mais certeira. 

 

Os Dashboard conseguiriam explicitar as informações de maneira muito mais assertiva. 

 

Precisavam disso! 

 

Resolveram dar uma chance e apostaram na nova tecnologia. O problema da falta de entendimento por parte dos clientes seria resolvido e o sucesso era garantido.  

 

Maas, não foi fácil... A implantação da nova tecnologia trouxe uma nova metodologia de trabalho, que dependia de um engajamento de toda equipe do escritório.  

 

Não foi uma simples implantação...

 

Não foi só apertar um botão. Eles precisaram colocar a mão na massa e misturar todos os ingredientes com bastante empenho 

 

Os desafios estavam lançados! 

 

Nucont entrou para o time da Ativo e a metodologia de atendimento e de tratamento de informações foi atualizada por completo. A Contabilidade Consultiva e as ferramentas aplicadas a ela começaram a fazer parte do dia a dia. Precisaram treinar toda a equipe para a implantação da nova forma de trabalho. A meta era dominar todas as tecnologias e transformar cada uma delas em aliadas do serviço de qualidade.  

 

Tiveram um grande gasto intelectual e de tempo, mas sabiam que valeria a pena. Toda e qualquer mudança exige esforços iniciais.  


“Prefiro dizer que tivemos desafios ao invés de dificuldades” - Arthur  

 

A implantação da nova tecnologia exigiu um treinamento intenso de toda equipe. Precisavam preparar cada um para apresentação e tratamento correto de cada informação. Era preciso a extração dos dados contábeis da forma mais certeira possível e esses dados deveriam ser apresentados com cautela e destreza.  

 

Foi um momento bem turbulento. Precisaram conciliar todas as obrigações e processos do escritório com os treinamentos, estudos e a implantação. 

 

Foi um sufoco! 

 

Um sufoco que valia a pena. 

 

 

Uma outra percepção que tiveram com a implementação da nova metodologia era a de que precisavam incorporar toda essa transformação no processo de vendas. As ideias dissipadas pela Nucont de vender contabilidade acenderam ainda mais a chama comercial da Ativo Assessoria Contábil.  

 

Começaram a desenvolver uma abordagem mais agressiva, com o ideal de ampliar cada vez mais a carteira e com clientes melhores. Desenvolveram uma proposta de serviços diferenciada e usaram a ferramenta para uma captação direta. 

arthur tadiotto sócio ativo contabilidade consultiva

Arthur Tadiotto 

“A Ativo passou a ter uma visão inovadora e diferenciada de cada caso” 

Os resultados foram incríveis! A recepção por parte dos clientes foi melhor do que imaginavam. Depois disso, até eles conseguiam ter uma visão mais assertiva das empresas e de toda a relação contábil e financeira dos clientes. A aplicação dos serviços consultivos guiados por indicadores possibilitou feitos incríveis.  

 

Um ótimo exemplo é a redução de custos de compra de grandes industrias da carteira. A análise trouxe insights financeiros que mudaram por completo a estruturação de certos clientes. Conseguiram espalhar a transformação por toda a carteira, em cada atitude e processo.  

 

A Contabilidade Consultiva ainda proporcionou uma transformação interna gigantesca. Um ambiente tomado por profissionais jovens e sedentos por tecnologia e inovação foi perfeito para o desenvolvimento de uma cultura de sucesso e de bons relacionamentos. O sucesso da Contabilidade Consultiva vai além dos serviços, ele é visível em cada situação.  

 

Contabilidade de QUALIDADE, a arte da tomada de decisão:

 

Qualidade:


FIGURADO (SENTIDO)•FIGURADAMENTE 

capacidade de atingir o(s) efeito(s) pretendido(s); propriedade, virtude. 

 

A Ativo conseguiu superar um ponto de grande turbulência na história do escritório.  

 

A Jornada pela qualidade trouxe um insight muito valioso. 

 

Qualidade é um substantivo extremamente subjetivo. Seus clientes precisavam compartilhar do mesmo ponto de vista para aceitar que o serviço pregado era de qualidade.  

 

A metodologia da Ativo foi transformada com essa descoberta e a tecnologia ajudou a ampliar os horizontes de atuação. 

 

Não era só mais um serviço contábil adjetivado por “de qualidade”. Ele era interpretado também como algo que fazia diferença!  

 

A Contabilidade Consultiva permitiu que a Ativo tivesse a cultura completamente transformada.  

 

O escritório conta com uma equipe completamente preparada e um ambiente descontraído.  

 

Jovens fazem parte da mudança e a tecnologia é a maior aliada do processo.  

 

A Ativo Assessoria Contábil é um novo escritório.  

 

arthur tadiotto sócio ativo contabilidade consultiva

Arthur Tadiotto

A contabilidade é a arte de enxergar as questões contábeis, tributárias e trabalhistas das empresas, estas que se tornam invisíveis aos olhos dos empresários e traduzi-las da maneira mais clara e eficaz para o mesmo. Possibilitando tomadas de decisões importantíssimas para a continuidade da organização no mercado e com isso mudar a vida de nossos clientes, amigos, colaboradores e sociedade.

 

 

 

Categorias: Nucont

Kadu

Especialista em Marketing de Conteúdos, SEO e redação. Apaixonado por música, pela Contabilidade e por um mundo melhor. Ativo na luta contra todas as chatices da vida. Contato: [email protected]

>