As grandes doenças das empresas: Como evitar que sua empresa morra?

Publicado por Kadu em

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Sebrae, cerca de 56% das empresas no Brasil têm uma vida útil de 5 anos. Preocupante não é mesmo? Sabe qual o principal causador dessa fatalidade que atinge o empresário e uma grande parte da população empregada? Doenças empresarias, causadas por algo muito comum:

A má gestão! E ela será um ponto muito importante deste artigo!

Durante as próximas semanas pretendo trazer uma coletânea de artigos que listam algumas das grandes doenças das empresas. Apontarei alguns dos cânceres que abalam os alicerces das empresas e as levam à falência:

(14/11) - INSOLVÊNCIA FINANCEIRA

(21/11) - OVERTRADING

(28/11) - UNDERTRADING

(05/12) - EXCESSO DE ENDIVIDAMENTO


Hoje, na primeira semana, trataremos da Insolvência financeira!

O que é a insolvência financeira?


Insolvência financeira é uma situação em que a empresa não tem capital de giro (capital usado para financiar a continuidade das operações da empresa) suficiente para financiar a operação de seu negócio, compreendida pelo período entre a compra de insumos, matéria prima ou mercadoria para revenda, até o recebimento pela venda de seus produtos/serviços.

Quando a Insolvência acontece? 


1. A operação da empresa é muito robusta (estoques altos e prazos grandes para receber de seus clientes), ocasionando um alto ciclo financeiro (tempo em dias que a empresa demora a produzir e vender seu estoque, coletar os recebíveis e pagar seus fornecedores).

2. A operação do negócio não é capaz de gerar capital de giro suficiente para se auto sustentar ou esse capital de giro está sendo utilizado para outras finalidades (investimentos, imobilização, retirada excessiva dos sócios). Portanto, a empresa se utiliza de empréstimos de curto prazo, como desconto de duplicatas, cheque especial e demais empréstimos para conseguir financiar sua operação. Com isso,a capacidade de transformar um ativo em dinheiro, a liquidez, da empresa tende a diminuir, de tal forma que ela deixa de ter capacidade de quitar suas obrigações de curto prazo. Uma empresa com saldo de caixa insuficiente para honrar com suas obrigações se torna insolvente, uma vez que a operação de seu negócio não gera caixa, e sim consome.

Viu o tamanho do problema?

Como podemos prevenir doenças das empresas? 


Uma forma de evitar que doenças como essa venham a contaminar sua empresa é uma boa gestão empresarial, financeira e contábil. Na própria pesquisa do Sebrae, ao perguntarem sobre possíveis formas de evitar esse tipo de doença, cerca de 40% concordaram que uma consultoria empresarial seria a solução. Outra parte insistiu em culpar encargos e a economia do país.

Percebe a importância colocada na prática? Empreendedores que sentiram na pele trouxeram essas afirmações!

Um empresário que se atenta para a realidade de sua empresa, procura profissionais capacitados para prover análises, evita e, em casos extremos, remediar situações como a insolvência!

Vou listar aqui causas práticas da insolvência, seguidas de suas possíveis soluções.

Causas X Soluções: 


Causas:

• Financiar clientes e fornecedores por tempo inadequado;

• Baixo controle de estoque;

• Não acompanhar as cobranças e recebimentos;

Soluções:

Negociar prazos menores: quanto mais rápido a empresa recebe, mais dinheiro ela terá em caixa;

• Controle de estoque: entradas, saídas e contagem;

Criar formas de controle da inadimplência. Fazer régua de cobrança é uma das formas!

Percebeu o quanto as soluções se relacionam com aquilo que havia falado lá atrás, nos primeiros parágrafos deste artigo?  

É preciso uma visão geral da sua empresa! Não deixe que situações de fácil solução te deixem distante de seu sonho!  

Conclusão:


Atente-se para sua gestão!  Planeje, estude, faça análises baseadas em dados. Você se acha leigo no assunto? Não tenha medo de pedir ajuda! Profissionais como os contadores e consultores empresariais são braços direitos de empresário durante toda jornada! Um bom empreendedor tem como aliados os melhores profissionais!

Comece hoje mesmo a ter uma visão mais estratégica de seu negócio!  

Gostou desse artigo? Fique ligado para o próximo! Na próxima semana te contarei sobre outra doença financeira que amedronta muitos empresários: O OVERTRADING.

Kadu: 

Gestor de conteúdos da Nucont


Kadu

Especialista em Marketing de Conteúdos, SEO e redação. Apaixonado por música, pela Contabilidade e por um mundo melhor. Ativo na luta contra todas as chatices da vida. Contato: [email protected]

>