#CSC Na Estrada – O Evento Itinerante do #CSC

22 de março de 2018
Movimento contabilidade sem chatice

Meu nome é Bruna Alves e como muitos sabem, trabalho para o movimento Contabilidade Sem Chatice. Vim contar para vocês sobre o nosso primeiro evento itinerante! Mas antes vamos relembrar um pouco do que é o Movimento...

O Movimento Contabilidade sem Chatice que começou com um vídeo da Fernanda Rocha manifestando sua revolta em relação à desvalorização da sua profissão no final de 2016, hoje atinge mais de três mil pessoas que se identificam e compartilham a mesma dor. Dessa forma, estamos revolucionando e reeducando o mercado contábil para que não sejamos mais vistos como um mal necessário e que não sejamos sufocados pela burocracia estatal. Devemos ir à luta! Parar de reclamar e fazer a mudança acontecer! Basta começar! O protagonista dessa revolução é você, contador!

Nossos valores movem o Movimento: a união, o inconformismo, a busca contínua pela mudança e ser protagonista fazem pessoas como nossas embaixadoras de São Paulo, Amanda Medeiros e Daiane Oliveira, dizerem que são pessoas diferentes depois do #CSC, depois de começarem a fazer contabilidade consultiva. Elas se sentiam sozinhas antes de fazerem parte do Movimento. Amanda pensava em desistir de ter sua própria empresa contábil e foi quando conheceu nosso Movimento. Hoje continua na luta de estabelecer sua empresa, mas não está mais sozinha, ela pode contar com mais de mil contadores membros do Contabilidade Sem Chatice! Já Daiane, diz que foi um divisor de águas fazer parte do Movimento, “Fiz amizades e parcerias... Foi um divisor de águas, existe a Daiane antes do #CSC e depois do #CSC, amando mais a contabilidade consultiva”.

Entretanto, para revolucionar um mercado já estabelecido, é fundamental sair da zona de conforto! E começa na educação dos contadores! Os conteúdos produzidos para o #CSC tentam mostrar para o contador que não podemos mais aceitar ser o mal necessário, que a classe deve se unir e fazer a mudança acontecer. Queremos inspirá-los... “Não estamos criando um Movimento para melhorar só a contabilidade, estamos criando um Movimento para melhorar as pessoas.” – Vinícius Flores, embaixador de São Paulo.

Para isso, contamos com vídeos, artigos, newsletters, campanhas e encontros regionais, que acontecem simultaneamente em todo o Brasil. Mas isso não era suficiente! E assim lançamos o #CSC Na Estrada, o primeiro evento itinerante do Movimento, muito mais elaborado e impactante!

O evento rodará o Brasil, sempre com um tema principal e levando um novo conceito de contabilidade, aquela que mostra nosso verdadeiro valor. Em um dia intenso cheio de palestras, discussões e networkings, o primeiro #CSC Na Estrada “Aplicando a contabilidade consultiva na prática” foi no CUBO Itaú em São Paulo, e contou com 91 contadores.

Quero compartilhar com vocês um pouco da minha experiência #CSC Na Estrada... Não tenho palavras para descrever a emoção de ver algo que, antes estava somente no papel, se materializar com maestria. Um evento que eu ajudei a construir...

Poder ver um auditório lotado, um mar de #CSC’s, todos vestindo a camisa, envolvidos emocionalmente, com ideais alinhados me fez entender que nossos propósitos não são utópicos, podemos sim fazer a revolução acontecer.

A fim de continuar na qualificação dos contadores, planejamos um evento com palestras sobre a verdadeira contabilidade (a consultiva) e painéis para o aperfeiçoamento do seu escritório. Tivemos a oportunidade de aprender com influências contábeis como Gabriel Gaspar (CEO do NIBO) que apresentou a palestra “Como se tornar contador consultor e ser valorizado”, o Clube de Contadoras (Lucia Regiane, Simoni Luduvice e Elaine Serra) com a palestra “Se organizando e criando relacionamento ideal com seus clientes”, e obviamente a fundadora do nosso Movimento, Fernanda Rocha e que falou sobre “Como vender contabilidade sem vender a alma”. Alem disso, preparamos um Happy Hour no final do evento que contribuiu para o estreitamento de laços entre os participantes e consequentemente fortaleceu mais ainda o nosso Movimento. 

Um momento que me marcou muito foi a palestra da Fernanda Rocha, ver o brilho no olhar, a paixão pelo #CSC me inspirou. Perguntei a ela o que estava sentindo enquanto estava no palco, e sua resposta foi “AMOR”. Amor por todas as pessoas presentes, amor por conseguir tocar seus corações, amor pelo Movimento, amor puro. No próprio evento, Fernanda também me disse que estava em êxtase, a adrenalina, o sentimento de dever cumprido, e até mesmo o medo tomaram conta do seu corpo, ela estava realizada, completa.


Recebemos muitos feedbacks FODAS e não poderia deixar de compartilhar com vocês!

“CSC na Estrada foi mais um evento revolucionador e inspirador, pois quando consegue-se reunir um grupo de 100 profissionais de uma mesma área, CEOs de startups já consagradas da área de tecnologia na qual lutam e defendem nosso propósito, estar ali debatendo e discutindo assuntos pertinentes ao crescimento dela mesma, é no mínimo motivacional e revolucionário... No meu caso em particular, poder participar ou fazer parte do Painel do Evento, foi uma honra e satisfação, porque pude reviver minha trajetória que não foi fácil e compartilhar c os demais que estão iniciando e pactuar c os que viveram o mesmo que eu em.minha iniciação na área contábil e também como empresário. Enfim, foi maravilhoso e que venham os próximos.” – Ricardo Lemes, embaixador de São Paulo.


“Participar do primeiro #CSC Na Estrada foi algo mágico. Conhecer e compartilhar ideias com contadores de varias regiões do Brasil. Fiz amizades e parcerias. As palestras foram top.” Daiane Oliveira, embaixadora de São Paulo.

“Bruna, jamais esquecerei desse dia . Já fui em alguns eventos e posso dizer que nenhum foi como #CSC .” - Amanda  Medeiros, embaixadora de São Paulo.

Sem dúvida, o #CSC Na Estrada SP não seria possível sem ajuda dos embaixadores paulistas. Eles entraram de cabeça na organização e fizeram um evento FODA! Agradecemos também a todos os palestrantes, que nos passaram ensinamentos tão valiosos. Mas a quem devemos nosso maior agradecimento é a vocês contadores inconformados e protagonistas do nosso Movimento. Enfim... Nosso evento foi um SUCESSO!

Onde será próximo #CSC Na Estrada?
Qual será o próximo tema?
Quem serão os próximos palestrantes?
Essas perguntas serão respondidas em breve...

Quer ter acesso a todo material das palestras do #CSC Na Estrada? Basta entrar no link, se cadastrar e fazer o download das apresentações!

Quer relembrar tudo que rolou no nosso evento e ainda ficar com gostinho de quero mais? ASSISTA o teaser do #CSC Na Estrada SP.

Bruna Alves

Estudante de Relações Públicas.
Ativista feminista, mãe de duas gatas, Frida e Ayla.
Amante da natureza e da comunicação.
 Como produtora do #CSC, zelo para que o Movimento continue, cada vez mais, fazendo contadores inconformados se apaixonarem pela causa e saírem para luta.


>