O Sufocante Calendário Tributário do Contador: Como ter sucesso diante de tantas obrigações?

8 de fevereiro de 2019

A rotina de um contador é extremamente corrida.  As chatices contaminam nosso dia. São tantas obrigações, fechamentos, mimimi de clientes, não dá! Como se organizar? Como conseguir conciliar cada afazer? 

Bem, uma das melhores formas de se conseguir concluir cada tarefa é desenvolver uma política estratégica de processos internos!  E o primeiro passo é se organizar e conhecer aquelas tarefas essenciais do seu dia, semana, mês, ano. 

Então, para chorar algumas pitangas... Digo, para desabafar... Digo, para termos de forma clara e expor para nossa equipe (No intuito de organizar rotinas), dá só uma olhada nos principais “fechamentos” do mês de fevereiro: 

Dia 01 a 07: Folha

Esse é o período para a entrega de guias e folha de pagamento, além de cada imposto relativo. É fogo! 

É um período de bastante cobrança e a situação do escritório fica crítica! O cabelo chega a arrepiar!

Dia 12 a 14: EFD Contribuições

Declaração mensal relativa à PIS e Cofins. Esse é o momento em que escritórios desorganizados passam MUITO SUFOCO! Esse momento deixará explícita sua organização.

18 a 21 : Simples + DCTF

 Essas são outras datas “dedo duras”! Um período beeeem tenso.  

É a data do vencimento da Guia do Simples e a DCTF, uma das declarações mensais mais críticas. Ela pode gerar multas altíssimas! E a organização do escritório é novamente escancarada.

25 a 28 : DIRF

Agora a TRETA ficou séria. A DIRF é uma declaração anual, relativa ao Imposto de Renda feita pela fonte pagadora. A empresa fala através desta declaração, quanto de IR cada funcionário teve retido na fonte. Posteriormente, essa informação é cruzada com as declarações de pessoa física, por isso não pode haver erro. 

Contadores novamente de cabelo em pé! Suor escorre na camisa e a equipe fica maluca!

Como ter sucesso e cumprir com todas essas obrigações?

Bem, acredito que você conheça cada detalhe dessas obrigações. E não entendeu o motivo desse meu informativo... 

É simples, quero te mostrar que É sufocante, É difícil, É estressante, mas fica pior se você não prega um bom desenvolvimento e uma boa organização interna. 

Essa rotina é completamente CHATA, não tenho dúvidas. Mas é preciso pensar fora da caixa e dos padrões para uma concretização perfeita de cada tarefa!  

Muitos contadores usam dessa rotina como desculpa para não inovar...  Mas inovar e pensar estrategicamente é o segredo para fugir desses processos irritantes.  Pense comigo, você só consegue preparar uma equipe nota mil, desenvolver processos robustos e ter uma gestão voltada para resultados, se estiver inovando e pensando de forma empreendedora.  

É um ciclo virtuoso. Inovar e ser estratégico te ajuda a completar tarefas com maestria! Não tenha medo de agir e ser diferente

Conclusão

Percebeu? Não seja atropelado pelas obrigações! Não seja o clichê, aquela imagem pejorativa do contador. Comece hoje a ser um empresário contábil, um empreendedor que faz acontecer! 

Por Kadu: Gestor de Conteúdos da Nucont


>