Os robôs vão substituir os seres humanos no mercado de trabalho?

16 de janeiro de 2019

O tema de hoje é um pouco polêmico e controverso. Com todas as atualizações e novas programações, os seres artificiais têm se tornado cada vez mais inteligentes. Será que estamos chegando na era “Skynet”? Os robôs dominarão o mundo? Você perderá seu emprego?  

Acalme seus circuitos, digo... Acalme seus nervos! Não é assim, a Inteligência Artificial tem se mostrado cada vez mais extraordinária e as realizações são incríveis, MAS as máquinas não vão sair por aí roubando oportunidades e acabando com seu trabalho. É muito pelo contrário, elas estão aqui para agregar! Automatizar processos, facilitar operações e te ajudar a focar em ações de planejamento e contato com clientes. Os robôs vão te ajudar! 

“Se você trabalha feito um robô, você pode ser substituído por ele” - Murilo Gun

Essa frase é de matar, não é?! O que ela nos traz é um grande ensinamento para elaboração do nosso mindsetPrecisamos fugir da mesmice, dos padrões, dos algoritmos robóticos que tornam nosso trabalho comum! 

Se você realiza seu trabalho roboticamente, além de odiá-lo, você vai perdê-lo! O mercado não procura mais do mesmo. Querem diferenciais, querem sentir que aquilo está em constante atualização e está sempre em transição. 

Até os mais altos níveis da operação devem estar se atualizando e fazendo tarefas novas! Seus clientes, seus chefes, todos querem um ser humano por trás de seu trabalho! Não chamo só trabalho automáticos de robóticos. As tarefas, quando realizadas sem o calor e a paixão humana, se tornam robóticas. Tenha paixão por aquilo que realiza, ou fracassará.

O simples fato de ser humano nos faz diferentes! A criatividade muda tudo. O próprio Murilo Gun já gravou um vídeo falando um pouco sobre isso:

Então, a tecnologia é minha aliada? 

Lógico que é! O ser humano desenvolveu facilitadores de seu trabalho para que consiga deixar de lado o operacional, focando no estratégico e na comunicação! Você não pode temer a tecnologia. A era do exterminador do futuro não está nem próxima.  

Tome cada atualização de sistema como uma ajuda! Uma Inteligência Artificial por exemplo pode otimizar buscas, pode te ajudar a analisar de forma mais assertiva os números, ou até te mostrar o melhor restaurante para aquele jantar especial de aniversário de namoro. Você vai mesmo negá-la? 

Conclusão:

Entendeu o recado? Relaxe, os robôs não vão sair por aí matando e saqueando empregos. A tecnologia é uma otimizadora de processos e está aqui para maximizar suas formas de atuação! 


Seja receptivo e adepto as novas tecnologias! Você só tem a ganhar. 

Por Kadu: Gestor de Conteúdos da Nucont


>